terça-feira, 7 de abril de 2009

Eleições

Penso que este é o tema quente da actualidade leonina. E é este porque felizmente a equipa está a ganhar, não permitindo desta forma que os habituais abutres e visionários da desgraça venham dizer que a equipa não ganha por isto ou por aquilo, culpabilizando principalmente a direcção. Mas ainda bem que a equipa ganha, porque assim, ficamos felizes e fundamentalmente porque deveria permitir que se discutissem ideias para o nosso Sporting.

Raramente falho uma assembleia-geral, desde o tempo que estas eram feitas no antigo pavilhão, e estive presente no congresso. Penso que muito mais que nas assembleias, o congresso teve o mérito de colocar as pessoas a conversar de forma civilizada. Não se diga que as coisas foram manipuladas, porque na realidade não foram, na secção em que estive existia sem duvida todas as correntes do Sporting e não me parece que tenha existido qualquer manipulação. Assisti em directo, ao vivo e a cores, a escassos metros de Abrantes Mendes a infeliz (para não dizer outra coisa) conferencia de imprensa que deu a dizer que o congresso estava a ser manipulado. Foi triste e retirou o pouquíssimo crédito que este consócio podia ter.

O meu ponto de vista sobre as eleições (e perante os factos que hoje se conhecem) é o seguinte: FSF, de quem não gosto e nunca gostei, como já aqui escrevi, não deveria voltar com a palavra atrás. Primeiro porque os anti-corpos que tem na maioria dos sócios e simpatizantes do clube já são muitos e porque mesmo que voltasse atrás e se candidatasse iria criar uma divisão no clube que não é benéfica para o SPORTING!

Se pudesse escolher quem seria o meu candidato, não tenho duvidas que seria José Eduardo Bettencourt. Ouvi o que disse no congresso, ouvi as suas ideias no dia em que terminou o congresso, na entrevista que deu na TVI24, e sem dúvida que me identifico com aquelas ideias. Ideias como a diminuição das empresas do grupo, um conselho directivo mais pequeno e forte de forma a tratar de todos os assuntos de forma transversal com o objectivo de ser mais eficiente e eficaz, o sentido de responsabilidade que transmite o enorme sportinguismo que já demonstrou. Mas como sabemos não vai avançar. O que tenho achado interessante é os jornais tenham feito referencias ao potencial candidato Pedro Souto, defendendo ideias muito semelhantes às de Bettencourt. É verdade que ambos já falaram, é verdade que Souto já defendeu o as políticas económico/financeiras desta direcção… mas vamos esperar para ver o que acontece. Não tenho dúvidas que se Souto avançar com o apoio de Bettencourt/Ribeiro Telles (podem fazer parte da direcção), será o próximo presidente do Sporting. Veremos se têm o apoio destes e se tiver qual a posição dos restantes órgãos sociais do Sporting.

Por último a chamada”oposição”. Ontem foi dia de jantar, segundo se diz, para discussão da realidade do Sporting. Tenho ouvido muitas críticas, umas recentes outras nem tanto, mas projectos alternativos nada. Defende-se generalidades mas não se diz como se actua. Queixam-se que a actual direcção não fornece dados sobre o clube, mas não apresentam uma lista para que a cerca de 2 meses das eleições, se comecem a discutir ideias de forma estruturada e para que a Direcção seja obrigada a dar informação. Os rostos da actual “oposição” não me merecem confiança, Abrantes Mendes, Isabel Trigo Mira, Aguiar de Matos, Paulo Andrade (este senhor deveria ter vergonha! Desde que abandonou a equipa em paços de ferreira, não deveria ter nem 1 minuto de antena), Dias da Cunha, etc..

Estamos a 2 meses das eleições, e muito pouco se falou de projectos, sabemos que as ideias de Souto e Bettencourt são idênticas, mas ainda não se viu nada estruturado. O site www.sersporting.org, demora a apresentar um projecto consolidado, lançando ideias orientadoras interessantes, mas também ainda sem rosto. A oposição, e tenho pena, não apresentou nada… apenas criticas. Espero que rapidamente apareçam projectos estruturados, para que e como se fez durante o congresso se vote. Porque é votando que se tomam as decisões. Por muito que eu não goste ou que outros não gostem, se a maioria dos sócios (ou uma minoria que seja suficiente para bloquear uma decisão) optar por um caminho, os que não concordarem devem aceitar. Isso é a democracia.

Por ultimo uma palavra sobre Paulo Bento, renovem com o treinador! FSF, quer a continuidade, Bettencourt também, Souto idem, a chamada oposião também! E já agora eu também! Se as diversas correntes de opinião querem então renove-se! Isto se ele quiser continuar… mas algo me diz que ele só continua, ou toma a decisão de continuar, depois de saber quem é a direcção.

Saudações leoninas

6 comentários:

Leão sem Palas disse...

Caro Informador,

É mesmo isto. Do inicio ao fim. Tiro o meu chapéu a este post.

Já agora, a "oposição" parece que ainda não percebeu que o candidato que escolher, se tiver o apoio público do Dias da Cunha e/ou Abrantes Mendes e/ou Paulo Andrade, será trucidado nas eleições, mesmo que o FSF lá fosse (espero que não). Não terão mais de 20%.

Saudações Leoninas

Anónimo disse...

Resumo:

Li o o titulo do texto,pensei para mim este é um tema que me interessa vou ler!

Começo a ler e deparo me com isto:


Penso que este é o tema quente da actualidade leonina. E é este porque felizmente a equipa está a ganhar, não permitindo desta forma que os habituais abutres e visionários da desgraça venham dizer que a equipa não ganha por isto ou por aquilo, culpabilizando principalmente a direcção.


A partir daqui qualquer credibilidade que o texto tivesse perdeu a imediatamente.

Vocês criticam os ditos da "oposição"(termo parvo eu considero todos sportinguitas...)que admito que por vezes exageram nas suas convicções.Mas vocês com estas atitudes não são melhores,na verdade acabam por ser ainda piores.

Podem apagar o post se quiserem...

Saudações leoninas

João Santos

Informador disse...

Caro João Santos,
eu sou o primeiro a querer que a "oposição" (e chamo oposição, porque quando alguem não concorda com uma determinada linha de pensamento, defendendo oposto, está na oposição), deve ser estruturada, credivel, e com um rosto sério, porque só dessa forma o SPORTING fica a ganhar.
Não compreendo porque diz que com o primeiro paragrafo o post perde a credebilidade. Eu vivi, sempre o SPORTING de uma maneira, apoiando a equipa, não só o futebol, mas sim todas as modalidades, eu passei grande parte da minha juventude sem ganhar nada (e quando digo nada era mesmo nem uma taça...) e aprendi a sempre apoiar o clube, mesmo nos maus momentos, criticando de forma construtiva. Aquilo que acontece hoje em dia é que mal acontece um mau resultado, vêm logo para o jornal e rádios dizer mal de tudo e todos (esses são uns abutres... por vezes acho que só estão mesmo à espera que o SPORTING perca!). Gostaria contudo convida-lo a emitir a sua opinião sobre quem se perfila para as eleições.
Saudações

Anónimo disse...

Informador.

Ao começar um texto sobre um tema que me interessa a mim na qualidade de sócio do clube e a todos os sócios do clube sporting clube de portugal em que a primeira coisa que faz é lançar uma "farpa" aos ditos da "oposição" para mim foi de muito mau tom.Caiu no mesmo erro dos que o criticam a si.
Para mim perde logo toda a credibilidade, alias perdi logo a vontade de ler algo que ate podia ser interessante.

Adiante.

Quantos ao candidatos,bem candidatos não seria a melhor forma de os descrever pois não existe nem sequer um!

Nem da actual direcção nem uma alternativa independente.

Neste momento o me preocupa é a Ag.

Afinal vamos aprovar o que?E para quem?


Primeiro de tudo melhor que ninguém o Informador deve ter noção de que mais de metade das pessoas que vão votar nesta Ag não sabem sequer em que estão a votar.

As pessoas não estão esclarecidas,ninguém lhes explicou o que implica os temas que vão a votação.Nem os benificios que podem vir a dar ao clube e claro lado menos positivo que podem trazer.

Segundo algo que me faz confusão...

Para que votar nesta altura em algo se supostamente esta direcção não vai continuar mais um mandato?

Ou seja a próxima direcção que viesse e imaginemos que seria uma alternativa a actual seria obrigada cumprir meramente protocolo por assim dizer.

Faz me confusão...mas deve ser só a mim que quando começo a pensar nestas coisas algo não bate certo!

E é tudo!Se o Informador tiver tempo de responder as minhas questões agradeço se não fica a saudação de um colega sportinguista.


Para terminar o já longo testamento gostaria de dizer que se vocês não gostam deste "afastamento" que há entre adeptos sportinguistas não sejam os primeiros a contribuir para tal.Sejam os primeiros a dar o exemplo.Pois uma coisa eu tenho certeza absoluta,seja da oposição seja defensor do Franco do Bento etc

Uma coisa temos todos em comum,todos queremos o melhor para o clube.

Divididos não vamos a lado nenhum mas unidos seremos vencedores!

Saudações Leoninas!

João Santos

Informador disse...

Caro João Santos,

para ser breve, por tenho que trabalhar, a AG de dia 17, servirá apenas e de forma sucinta para aprovar uma assembleia geral referendária (tipo referendo), a realizar até ao final do mês de Maio. Para votação por todos os associados das propostas da actual direcção. Penso, e esta é a minha opinião, que qualuqer processo de referendo ou eleições, é muito mais democrático que qualquer assembleia geral, que como sabemos muitas vezes as pessoas são conduzidas pela paixão e pelo calor do momento. Esta assembleia apenas vai aprovar ou rejeitar o "referendo" no clube, sendo a minha opinião que, quanto mais sócios forem ouvidos na decisão melhor para clube, e isso só pode acontecer através de referendos/eleições (na minha opinião deveria-se evoluir para o voto electrónico ou (apesar de em termos logisticos ser mais complicado) para o voto nos nucleos fora de Lisboa.
Estou a tentar arranjar alguma informação, e se conseguir, faço um post sobre as assembleias do clube e da sad.
Saudações

JL disse...

Caro Informador,

Não negará que é de vital importância a discussão das matérias constantes da ordem de trabalhos antes da votação.

Não negará ainda que o periodo referendário não conduz a uma discussão esclarecida e igualitária dos temas (veja o que aconteceu na regionalização ou no aborto), com uma agravante:

A medida apoiada pela Direcção terá SEMPRE mais visibilidade e presença mediática do que visão de quem a ela se opuser.

O palanque da AG é o púlpito do associado mais ou menos notório/notável, é o nivelador humano da discussão das matérias sujeitas a voto.

Nele posso falar eu, pode falar o caro Informador e pode falar o Presidente. De forma igual.

Associativismo, participação, igualdade de armas é isto. Não é um circo público de 2 semanas em que a verdade se vai confundir com mito e só uma das partes tem hipótese de pronunciar.

Imagine este cenário: somos os dois partes num processo judicial.

Eu exponho os meus argumentos na sala de tribunal, com a atenção total do julgador da causa. O Informador, por sua vez, tem que ir expor os seus argumentos para a rua, para quem o quiser ouvir.

Parece-lhe que há uma discussão contraditória igualitária?

Eu acho que não.

Mais ainda, é evidente que FSF quer fazer aprovar a assembleia referendária não porque queira aumentar a democracia (convém não esquecer que estamos a falar do presidente que defende o "Sporting sem Sócios"), mas para diluir a "minoria de bloqueio" e assim fazer passar a medida dos VMOCs.

Aliás, a justificar isto, cumpre salientar que a assembleia referendária, essa medida de enorme democracia que devolve o Clube aos Sócios tem carácter TRANSITÓRIO.

Porque será? Porque será que uma medida histórica, que devolve o Clube aos Sócios só vale pelo tempo e para os efeitos estritamente necessários de aprovação dos VMOCs?

Caro Informador, onde está este aumento de democracia?

Saudações Leoninas