sexta-feira, 3 de abril de 2009

Uma questão de contas

Uma das coisas muito faladas durante o congresso, referente ao Ecletismo, foi o aumento da percentagem sobre a Quotização de 25% para 50%, com o objectivo de aumentar a competitividade das modalidades bem como a reactivação das mais emblemáticas.

Sobre isto tenho que só dizer o seguinte:
Não sei o valor exacto anual da quotização, mas vamos dar um valor para facilitar o entendimento de 10 milhoes de euros/ano.
Actualmente ficariamos com 2,5 milhoes para as modalidades amadoras e os restantes 7,5 milhoes para a SAD para juntar ao orçamento no futebol.
Que nao se tenha a menor duvida, que é o futebol e os seus resultados que fazem o aumento, a manutenção ou o decrescimo do numero de sócios.
Em qual destas situações garantiríamos o aumento do numero de socios? Sendo campeões em Futebol e ficando em 2º/3º e 4º nas restantes modalidades ou sendo campeão em TODAS as modalidades "amadoras" e ficando em 2º/3º ou 4º no futebol?
Tirando dinheiro ao futebol parece-me lógico que a possibilidade de vencermos o campeoanto deverá diminuir, se não vencermos o numero de socios deverá baixar, baixando o valor dos 50% para as modalidades, pelo lado oposto, vencer o campeonato aumentando o numero de socios irá fazer aumentar o valor dos 25%.

Mas mais, quem critica, e vai ás AG de aprovação do relatório e contas, sabe que as modalidades dão sempre prejuizo, e o dinheiro para cobrir tem que sair de algum lado... De onde acham que ele sai?

Saudações Leoninas

6 comentários:

Leão sem Palas disse...

Caro Leão Revisor,

E que tal se tentarmos ganhar tudo?

E que tal termos uma direcção que inspire confiança aos adeptos?

E que tal campanhas de mobilização de sócios?

E que tal uma direcção que não se dedique ao clube a partir das 18.00 h?

Com uma Direcção como deve ser, se calhar vendes mais 10.000 boxes relativamente a este ano. Sabes de quanto estamos a falar?
10000 x 250 € = 2 500 000 €. +/- os tais 25% da quatização.

Saudações Leoninas

leao revisor disse...

Não sei se sabes que foi esta "direcção como deve ser" que o ano passado vendeu 34 mil gamebox, o que foi um record europeu.

Mas pronto eles são muito maus....

De resto concordo contigo, ganhar tudo direcções a tempo inteiro, etc etc etc

Tiago Silva disse...

Boa noite Leão Revisor.

Não tenho bem presente a história, mas peço uma pequena ajuda para me recordar.
1) Nos tempos em que ficamos 18 anos sem ganhar o campeonato, ainda tinhamos modalidades amadoras competitivas?
2) Não seria essa uma altura em que o Sporting chegou a ter o maior número de sócios em Portugal e era um clube realmente rico devido a muitos terrenos que tinha?

Bem sei que estamos noutros tempos, noutras realidades, mas não sei até que ponto é que um Joaquim Agostinho, um Carlos Lopes, um António Livramento (só para citar alguns nomes) não conseguem mais sócios e simpatizantes que uma equipa de futebol campeã nacional.

Estamos a falar de simbolos não só do Sporting mas sim de Portugal e que enchem de orgulho muitos emigrantes que podem ser um grande recurso de associados.

Como nota final apenas digo que não sou sócio do Sporting sendo a minha unica contribuição uma Gamebox.

Tiago Silva

leao revisor disse...

Tiago Silva tem muita razão no que diz...
Mas como disse os tempos sao outros, no ciclismo era um mar de gente na estrada com bandeiras, no atletismo era a bancada central repleta, no hoquei era o velho pavilhao B "á pinha" com mais de 6 mil adeptos... E nestes tempos onde isso acontece, e nao falo no nosso clube falo no panorama nacional?
Nesses 18 anos, fomos dominadores a nivel de modalidades amadoras e só houve a inversão com a entrada do Roquette que foi na mesma altura em que as amadoras passaram a ser pouco amadoras...
Quanto aos terrenos, o SCP teve os mesmo que o nosso vizinho SLB, porque o que a Camara dava a um por contracto teria que dar ao outro...

Anónimo disse...

E com esta direcçao que as cadeiras as cores servem pra iludir, com as piores assistencias...

Leão sem Palas disse...

Caro Leão Revisor,
Relativamente ao teu comentário das 21.49 h, como dizes e bem as tais 34000 boxes vendidas foram o ano passado. E este ano? 27615 são os dados do site do Sporting. Não tenho dúvidas que com uma Direcção que inspire confiança e dê animo aos adeptos vendes mais 10.000 boxes nas calmas.
Numa coisa concordo contigo, o que digo é tudo conversa, se não encontrarmos o tal D. sebastião.
Se o FSF continuar ou muito me engano ou para o ano vendemos 20000 a 25000 boxes.
Já agora essa do recorde europeu com as 34000 boxes vendidas é muito esquisita (e já não é a primeira vez que a ouço). Então por exemplo o Man Utd tem 75.000 adeptos em cada jogo e não venderá 50 ou 60 mil lugares anuais. Estás a ver 40000 ingleses de 15 em 15 dias nas filas a comprar os tickets? mesmo que seja pela net. Achas? não me parece.
Saudações Leoninas e vamos encavar os pescadores