segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Cenários

A derrota com o Paços originou as consequências que todos conhecemos. E agora surge a especulação habitual, e penso que apenas lá para quarta-feira começaremos a ter noção do que aí vem em termos de calendário eleitoral, etc.
Não admito o cenário que já li e ouvi da marcação de eleições ser feita para próximo do final da época desportiva. Acho que esse seria o pior dos cenários. Quanto mais rápido se resolver a questão e mais tempo tiver o novo elenco directivo (seja ele qual for) ainda durante a presente temporada para preparar a próxima convenientemente....melhor! Como consequências imediatas prevê-se a não aquisição de qualquer reforço durante a janela de transferências e o continuo declínio da equipa de futebol.
É expectavel também que haja varridela na estrutura do futebol, sendo que a sua dimensão (da varridela) estará obviamente dependente da "facção" que vença as eleições.Mas espera-se que "pelo menos" Costinha e Paulo Sérgio tenham guia de marcha!
Quanto a candidatos... apenas PPC, por simbolizar tudo aquilo que não quero num presidente do meu clube, não entra nas minhas escolhas. Todos os outros projectos e candidaturas terão a minha atenção. Penso sinceramente que o melhor que nos podia acontecer era sangue novo dos pés à cabeça, novas ideias e um corte (mesmo que não seja radical) com o passado recente.
Há coisas que foram feitas (e bem) que devem ser aproveitadas mas que surjam listas com ideias bem pensadas para o futebol para nos unir de uma vez por todas, acabar com as guerrilhas e que elevem a equipa de futebol ao patamar que o clube, e todos nós merecemos.
Façam-se as eleições quanto antes, debatam candidaturas, expliquem o que pretendem aos sócios com clareza e elevação digna de um clube como o Sporting.
Nunca se esqueçam de uma coisa: O Sporting somos nós!!!

31 comentários:

Mike Portugal disse...

Titular, uma questão: se queres um corte com o passado, porque não aceitas o PPC? É algo pessoal?

Atenção que eu também não gosto dele. É só mesmo curiosidade.

Titular Indiscutível disse...

Mike: Quando digo corte com o passado digo nao ser uma destas figuras que por la andam há 10 anos e todos conhecemos.
Quanto a PPC simboliza tudo o que detesto. Demagogia da mais pura, populismo e tudo mais. Não é nada pessoal é apenas um tipo de perfil que abomino. Ele que continue a fazer os programas da manhã da Sic que lá é que está bem.

um abraço,

Schmeichel disse...

Eu também não quero o PPC. A campanha que fez demonstrou que lhe falta sensibilidade, um autoritarismo surreal (deve pensar que lidar com os jogadores é como fazer um interrogatório na PJ) e capacidade para lidar com uma estrutura desta natureza. Os reforços que anunciou na campanha demonstraram, além de uma certa ingenuidade (como demonstrou no anúncio do treinador), que ia apostar em jogadores de renome já acabados (ainda pior que apostar em jogadores que ainda fazem umas 2 épocas a bom nível, como o Valdés ou o Pedro Mendes) quando o nosso futuro é apostar em jovens para valorizar e transferir.

Rogério Alves também não. Pavões já t(iv)emos demasiados!

Leão de Alvalade disse...

TI,

Seria muito ingénuo pensar que foi a derrota com o Paços que originou a demissão de Bettencourt...

Titular Indiscutível disse...

Leão de Alvalade:
Com toda a certeza não foi (só) a derrota com o Paços que o fez demitir-se. Mas acha que se temos ganho se tinha demitido na mesma?

SL

5 Junho disse...

Nao digo melhor que ele

António Bessone Basto apoiou Bettencourt na última campanha eleitoral, mas rapidamente se tornou num dos mais ferozes críticos do presidente demissionário. Triste com o presente do clube que serviu em diversas modalidades, o antigo atleta do Sporting não encara o cenário de cooptação com bons olhos, defendendo alterações de fundo. "Cooptação? Já vi esse filme! Não é solução. Bettencourt não é má pessoa, mas rodeou-se muito mal. Bem o avisei", revela Bessone Basto que dispara a alvos identificados: "Há muita porcaria por limpar. Dias Ferreira e Paulo Abreu têm de sair. Aproveitam-se do clube há anos, saindo por uma porta e reentrando por outra. Dei suor e dinheiro ao Sporting e não admito brincadeiras. É preciso levantar a relva e queimar as minhocas. Mário Casquilho é a única pessoa séria que lá está."

sl

João Santos disse...

PPC pior que JEB não pode ser...

vitor disse...

A percepação errada da blogosfera leonina induz muitos adeptos em erro!

Não se abandona o comando do Sporting depois de afirmar que pretende ser presidente para sempre! Por causa de meia duzia de mal educados!? Tão pouco será um catita qualquer que destroi o sonho do presidente do Sporting e o futuro do clube!

O mais óbvio é os orgãos sociais nem aceitarem a renuncia. A haver novo acto eleitoral JEB prosseguirá o seu designio e o do clube! Aos orgãos sociais cabe impedir esse ónus!

Tão pouco a janela do mercado será desperdiçada. No actual cenário JEB prossegue no comando até ao fim do mês de Fevereiro!

Já chega ao que se assitiu durante o fim de semana nos media, que devia ter terminado com o Sporting a bater à porta do 2º lugar, pertença de um orçamento que se diz milionário.

É também para isto que serve o site oficial!

Força Sporting! S.L.

Fito Rinaudo disse...

Concordo com o post, a haver elieções que seja o mais breve possivel e que não se caia mais uma vez na asneira de fazer eleições na altura do verão (época de transferências!) para que tudo seja planeado com tempo e cabeça!

A meu ver a saída de Bettencourt já estava planeada, fosse qual fosse o resultado, se calhar até a tremideira na equipa tenha sido consequência de já se saber internamente!

De positivo de Bettencourt apenas guardo a excelente reforma que fez nas contas do Sporting, ao conseguir negociar com a banca as dividas, e as estratégias de gestão para equilibrar as contas. Quanto ao resto nem quero comentar, é olhar para a frente e não perder mais tempo, olhar com clareza e calma, sobre brasas já andamos há muito tempo!

O Paulo Sérgio sair para mim é mais que imperativo, um gajo que contra um dos melhores meio-campos do campeonato deixa o André Santos a jogar sozinho não merece o ar que respira, foi claramente um atentado ao futebol e ao Sporting Clube de Portugal!

vitor disse...

5 De Junho,

Logo vamos ver quem está a sonhar! E em momento algum expressei o que é a minha vontade pessoal, como faz amiúde Bessone Basto, que até devia ter vergonha de trazer para aqui, lá voltamos nós à conversa sobre ser sério.

Devia saber perfeitamente que o problema dele prende-se exactamente com os acordos que possibilitaram a eleição, no fim das contas não houve lugar para todos.

A haver novo acto eleitoral só servirá para isso mesmo, para reajustamentos na estrutura, o próprio conselho directivo não estará tão bloqueado como desejável como ainda agora se confirmou.

E depois volto a afirmar, a blogosfera leonina nunca conseguiu apreender o capital de confiança da actual direcção junto da massa associativa, mesmo da massa anónima adepta.

Quanto ao resto teremos mesmo que aguardar, tanto o clube como o futebol estão salvaguardados para já, que é o que realmente importa.

S.L.

5 Junho disse...

Vergonha em trazer Bessone Basto ? Vergonha ?

Um dos atletas mais ecleticos da historia do clube , uma referencia do Desporto Nacional ?

VERGONHA ?!?!?!??!

O senhor para escamotear tudo e todos fa-lo á vontade , mas depois sobre Bessone diz que nao sobraram lugares...lol.

vitor disse...

Outra mentira que choca na blogosfera prende-se com a estrutura do futebol onde se chega a falar de tachos!?

Quando todos sem excepção puseram o lugar à disposição de Bettencourt, sempre assim foi aliás.

Se permanecem foi a pedido de Bettencourt, prende-se precisamente com a realidade que acabei de relatar.

Teriam que se tomar muitas más decisões para se colocar tudo em causa.

Força Sporting! S.L.

vitor disse...

5 de Junho,

Sobre essa argumentação bacoca que todos os atletas têm que fazer parte do futuro do clube integrados na estrutura dei há pouco tempo aqui outro exemplo: Vá ler as declarações do Paulo Torres sobre as expectativas do Sporting antes do inicio da época quando havia cogitações sobre o seu nome e as que proferiu há pouco tempo, devem ambas aparecer trasncritas nos media.

Para os que vivem obcecados com actos eleitorais num clube desportivo aproveitem o próximo fim de semana que o país vai às urnas!

E que permitam de uma vez por todas verdadeiras condições de governabilidade no nosso clube.

S.L.

5 Junho disse...

Mas qual argumentação que têm de fazer parte do futuro do clube ? Mas eu disse isso ? Para já bessone bastos nao é apenas um atleta qualquer do SPorting , e o Vitor que me parece conhecedor da historia do clube , nao tem problemas em reconhecer isso. É uma das bandeiras do ecletismo que tanto nos orgulha.Eu apenas citei-o porque nao diria melhor do que ele. É preciso levantar o relvado e queimar as minhocas....o clube nao pode continuar a viver com um conjunto de pessoas que salta de posto em posto , e se for preciso dao facadas.

A diferença entre aquilo que os opositores a jeb fizeram e esses , sao que os opositores sempre deram a cara , sempre demonstraram o seu desagrado e nunca tiveram problemas em o fazer. O problema sao os sonsos , os que fingem , os que nao têm espirito critico e que seguem aquilo que vem de cima...esses que estao prontos num piscar de olhos a mudar tudo aquilo que disseram e apoiaram para conspirar interiormente o presidente. Esses é que sao a vergonha do Sporting.

Eu dou-lhe um caso de alguem que , nao pode nem pintado, ver um conjunto de pessoas que esteve no Sporting. Chama-se Rogerio Alves , toda a gente o conhece e muitos acham que ele é alinhado com muita gente...mentira ,nao o é. Tem uma coisa que falta aos outros que conspiram...espirito critica mas falta-lhe o essencial...RESPONSABILIZAR-SE. Dar a face e mostrar o seu descontentamento. Em vez disso finge apoios e ideias com as quais nunca concordou. Acha isto saudavel ? Claro que não . Agora imaginem os rogerios alves dentro do Sporting , que nem sequer se preocupam em pensar realmente o clube , e estao ali como armas de arremeso.

Bettencourt teve uma oportunidade unica....ele sozinho ganhava as eleicoes contra qualquer pessoa. E em vez de a aproveitar e limpar o clube , nao quis mexer na lama e disse " eu nao tenho nada haver com isso, escolham lá voces"....foi o seu golpe de morte. A coisa nasceu logo torta e ele , em vez de ter a confiança total dos socios , achou que era mais seguro avançar sem chatear ninguem.Deu-se mal e sabe muito bem disso. Ninguem mais vai ter essa oportunidade de ganhar facilmente e ter condicoes para romper com tudo...quem o fizer ganhará sempre contra um qualquer opositor.


sl

5 Junho disse...

A minha previsao , como disse logo no dia , e lendo o que dias ferreira foi dizendo ontem.-..a cooptação é o caminho a seguir. Será nomeado um Presidente do conselho directivo sem pelouro no futebol e nomeado presidente da sad. Nao interessa sequer o nome , pois é o Filipao que manda na sad. Era com o jeb e continuará a ser. O futebol fica a cargo da ultima contratacao...Jose Couceiro. Tambem como tinha escrito , os poderes do jeb tinham-se vazado de tal forma que ele era praticamente uma figura puramente institucional. As ferramentas financeiras sao exclusivas ao filipao , as modalidades estão entregues á muito tempo ao boxista (e , pondo de lado a critica que lhe faço ao seu comportamento , o trabalho é muito bom , especialmente na colaboracao com os directores das seccoes) e o futebol tem uma nova face. O importante é esta roda nao parar.....eu tenho é sérias duvidas que os sócios aceitem esta solucao. Ao primeiro deslize vai tudo abanar de tal forma que irá colapsar. Porque uma coisa é o presidente votado ter legitimidade para cumprir o mandato , outra é uma cooptação suja , vergonhosa e sem escrutínio dos associados.

vitor disse...

5 de Junho,

Finalmente concordamos, inclusive quanto ao hipócrita do centurião.

Claro que há gente a mais no Sporting, é fácil falar, mas para avançar tiveram que se fazer cedências.

Vou fazer uma confidência, desde a época passada que não me sento no lugar que pago, onde só há gente a conspirar. Usufruo de um beneficio da entidade patronal, precisamente do lado oposto do estádio.

O trabalho que não dá titulos foi conseguido, falta só acertar o pavilhão e andam oportunistas a dizer nos media que o Sporting está mais pobre desde que JEB tomou posse!?

Até lhe digo foi a altura indicada para reconfirmar a legitimidade. Ainda será melhor se os conspiradores avançarem, tirarem a máscara de uma vez por todas. No fim fazem-se as contas.

Há um projecto no Sporting legitimado para mais duas épocas e tem que ser levado a cabo.

E também mentem quanto aos resultados do futebol, na liga ocupamos precisamente o lugar que podiamos ambicionar, exceptuando um jogo ou outro. O que correu mal na taça de Portugal foi compensado na liga Europa.

Vou continuar como sempre, actualmente só falo com actuais dirigentes quando me cruzo na garagem do estádio ou quando algum sente a minha falta na bancada e me liga. Faço sempre questão de enviar um abraço solidário. O mesmo on-line!

O Sporting não se pode desviar do rumo traçado. É assim que vamos lá chegar. Nem há outro caminho!

Força Sporting! S.L.

PG disse...

Ontem na TVI24, PPC deu a entender que não se candidata a Presidente. Ofereceu-se antes para adjunto do Paulinho. Especialista em roupa suja,acho que é o sítio onde rende mais.

5 Junho disse...

Isso é que é enfiar a cabeça na terra...perdemos 12 pontos em casa !!!! Lugar que podemos ambicionar ?!?!?


Sobre estarmos mais pobres ...é factual. O Sporting Clube está pior agora que há 18 meses. Ainda para mais com a perda continua de representatividade na sad , fruto da vmocs.

vitor disse...

Uma boa semana para o 5 de Junho! S.L.

5 Junho disse...

Nao pode ser boa quando se le coisas destas

BES escolhe sucessor de Bettencourt

Entidade bancária é credora de mais de 100 milhões de euros do Sporting e quer garantias de reaver o dinheiro.

LOL. Quais sócios quais quê...

vitor disse...

5 de Junho,

Isso é mesmo conversa da treta, parece a dos outros blogues.

Dá-se conta que estamos em Janeiro? Se JEB fosse como outros hoje mesmo apareciam 3 ou 4 jogadores e um treinador novos e não se falava mais nisto, quiçá do roubo do Catita!? Contudo a intenção é que o Sorting prossiga!

FSF saiu do Sporting mesmo pela acusação que faz, deixou de merecer a confiança dos adeptos, o que até os nossos parceiros perceberam.

Podem acusar Bettencourt de muita coisa mas é uma pessoa de bem que trabalhou só em pról do Sporting e aturou o que nunca nenhum de nós aturaria.

E é a ultima vez que digo que o projecto continurá, para bem do Sporting!

S.L.

Lionheart disse...

5 de Junho, o papel do CM é conhecido. Essa manchete venenosa visa virar os sócios contra o próximo presidente, quem quer que ele seja, por cooptação, ou eleito em próximas eleições. Se, por absurdo, o Pereira Cristóvão fosse eleito, essa mesma comunicação social fazia-lhe a folha logo a seguir, dizendo que ele estava feito com os bancos e só tinha ganho com a sua ajuda. É fácil, facílimo, fazer intriga, minar. Basta as pessoas acreditarem.

De resto, ninguém pode ser eleito se não for credível junto de credores, investidores, parceiros e principalmente os sócios. Precisamos deles, assim como eles precisam do Sporting.

NAM disse...

Tenham calma que se calhar vão facilitar-vos a vida e nem eleições convocam ....

vitor disse...

O Menezes Rodrigues já veio pôr a canalhada na ordem! É sempre a mesma coisa! Mesmo assim há sempre dispostos para a brincadeira. S.L.

5 Junho disse...

menezes rordigues , esse sim um grande canalha.

vitor disse...

5 de Junho,

Por amor de deus 5 de Junho.

Quem é o Filipão?

S.L.

5 Junho disse...

Ó vitor voce é que chama anormais e canalhas a sócios do Sporting. Nao posso ? É daqueles que "agarrem-me senao eu vou a eles"....

Quem é o Filipão ? Neste momento é o cabeçilha do clube...todos prestam contas a ele. Nao é mistério nenhum o papel do Filipe Nobre Guedes no Sporting...

SL

vitor disse...

Ok, ainda pensei que á tarde se estivesse a referir ao Soares Franco, já vi que temos outro Filipão. O homem até está em restabelecimento. E ninguém lhe presta contas, pelo menos por enquanto.

O Menezes Rodrigues defende-nos há muito tempo, não receie que ele não avança, foi só para pôr uns oportunistas em sentido.

Ainda agora lembrei ao Revisor que era mais que tempo de nós sportinguistas agradecermos a Bettencourt o trabalho até aqui.

S.L.

Daniel disse...

Com que direito, explique-me, é que exige seja o que for à "oposição"? A "oposição" que refere não é a que existe agora, amigo Sportinguista.

Os resultados, desportivos ou financeiros, são a real "oposição" a este estilo de gestão que tem vindo a ser pratico no nosso clube.

Se JEB não têm enveredado por aquilo que tem caracterizado a sua curta e nojenta era no Sporting, a história seria certamente outra.

O Sporting está como está devido à falta de exigência, de rigor, e de critério da vossa parte de dos vários milhares de sócios do Sporting que têm dado carta branca a uma liderança, um estilo, que não tem produzido nada a não ser dívida, resultados fracos e um clube em estado semi-vegetal.

Antes de clamar por soluções, que surgirão, clame por transparência e explicações. Clame, amigo, clame.

GBC disse...

Titular indiscutível, poder-me-ia explicar melhor a questão da demagogia e do populismo de Paulo Pereira Cristóvão ?

Sem ser grande apreciador do homem em questão, não me parece que o projecto que tenha apresentado seja tão populista ou tão demagógico assim. É uma questão de se ver o projecto... E, volto a dizer, não fui nem sou apoiante do P.P.C.

vitor disse...

Há que desautorizar estes tansos que nos representam ás segundas ás noites na televisão. Valha-nos o Dias Ferreira já não dormir há dois dias, entalado por JEB! S.L.