terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Com um sorriso

Acho que é desta forma que devemos olhar para estes numeros. Não procurei em nenhum local mas devemos estar perto de algum record qualquer, pelo menos no nosso clube não me lembro de tal coisa... nem perto!

Ficam os numeros:
Bolas nos ferros do Sporting em jogos oficiais
Liga (14 jornadas): 10 bolas nos ferros
Taça de Portugal (3 jogos): 2
Liga Europa (10 jogos): 6
Taça da Liga (1 jogo): 2
Total: 28 jogos, 20 remates nos ferros


E quem acerta mais?
Postiga: 7 remates aos ferros (4L+2LE+TL)
Vukcevic: 2 (L+LE)
Liedson: 2 (L+LE)
Polga: 2 (TP+LE)
João Pereira: 1 (L)
Salomão: 1 (L)
Pedro Mendes 1 (L)
Yannick Djaló: 1 (L)
Valdés: 1 (TL)
André Santos: 1 (TP)
Nuno André Coelho: 1 (LE)

Sabado quem vai ser o vencedor do prémio bola no ferro?

Saudações Leoninas

47 comentários:

Lionheart disse...

Sim, mais vale rir que chorar, até porque nunca mais nos vai acontecer nada assim, e isto só pode melhorar. Mas não se trata de acertar no ferro, mas de falhar a baliza. Os número de todos os jogadores, com excepção do Postiga, são normais, acho eu. Pode fazer uma estatística de quem mais remata desenquadrado que vai certamente ao encontro das estatística das bolas nos ferros. É falta de classe e não azar.

Lionheart disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lionheart disse...

Seria interessante que se fizesse uma estatística sobre a eficácia do remate. Quantos remates enquadrados com a baliza deram golo, por jogador. Verifica-se de certeza que quem mais "acerta" nos ferros também precisa de fazer mais remates para fazer golos. É uma questão de qualidade/produtividade.

Era muito útil que se fizesse uma estatística do desempenho de cada jogador, porque os números ajudam a evidenciar a qualidade (ou falta dela) de cada jogador e também servem para educar o público. Os clubes (pelo menos os de topo) de certeza que fazem esse controlo. Não se trata só da eficácia do remate, mas também do passe, número de assistências, número de desarmes e percentagem de eficácia das tentativas de desarme, roubos de bola, etc. Há desportos em que tudos os aspectos são monitorizados. No futebol não tanto, ou pelo menos as estatísticas não são tornadas públicas pelos clubes, e como os jornalistas não as fazem, há pouca informação. Mas acho que o deviam fazer porque é interessante e pedagógico.

Ophiuchus disse...

Com um sorriso? Hm... Esta questão das bolas nos postes é completamente inócua; quantificá-las é até ridículo.

É como que fosse motivo de criar em nós, adeptos, riso? Creio que nem todos nós sportinguistas, estejamos maníaco-depressivos.
Digo isto, porque até parece, vermos o Sporting apresentar fio-de-jogo e futebol digno de se ver...

vitor disse...

A mim também me parece esta conversa à volta das bolas nos ferros tão lateral como a outra à volta do treinador. Especialmente neste mês de Janeiro interessava conversar à volta da constituição do plantel.

Pelo menos foram nesse sentido as ultimas declarações do presidente em que se queixou das duas unicas janelas de mercado.

A ideia que fica é que quem reforçou o plantel não o fez tendo em linha de conta o modelo a adoptar e vir agora com a conversa de competitividade não foi de todo a forma mais inteligente de sacudir responsabilidades.

Continuo à espera de ver respostas crediveis o quanto antes, de preferência já no jogo contra o Braga. Já que parece que a ideia é contituir a equipa consoante o adversário. O que nos tem saido muito caro até à data.

S.L.

NAM disse...

http://obancodamexicana.blogspot.com/2011/01/allez-sporting-allez.html

Isto não é culpa do PSérgio, é de alguém mais acima e que se quer mais responsável...

Filipe disse...

Conversar a volta do futebol nao da, ja todos sabemos que nao jogamos um chavo, e isto é desde ha 3 anos e isto nao vai mudar agora.
Conversar a volta de reforços nao serve para nada, ja que todos sabemos que nao vai haver reforços.
Entao nisto tudo acho bem falarmos de outras coisas, curiosidades a volta do sporting, porque o futebol este ano ja nao vai para o dreito.
Se tivessemos marcado todos esses remates a barra, podiamos ter ganho alguns pontos. Mas tembem podemos lembrar que o remate de Vuckcevic contra a naval entra com um desvio que é de sorte, e outros golos iguais vao entrar.
Em tudo é preciso sorte, as vezes ela bate a porta, as vezes nao.

vitor disse...

E ao que parece Postiga vai continuar nas costas de Liedson, que é a mesma coisa que dizer que se lixam dois avançados a quem a bola nunca chega porque não há ninguém nos 30 mts atrás para além do Maniche a correr daquela forma tremida como se as pilhas tivessem a acabar.

Agora reforçado com um Vuk que ao que parece já acordou com o treinador em passar a bola mais vezes e até em flectir para o meio. Claro que se as coisas não se resolverem nos primeiros instantes não podemos descartar de todo a ideia de assitirmos ao regresso do velho Vuk.

São estas e outras questões que eu muito sinceramente acho que era mais que tempo de estarem resolvidas.

Sobretudo a génese do problema, o meio-campo, que por ironia chegou a dar a ideia de poder vir a ser o ponto forte do Sporting da presente época. Pelo menos de falta de posse de bola ninguém o pode acusar até aqui. Já soltá-la em condições como se exige é que tem sido mais dificil. Sobretudo transportá-la com confiança como pareceria que ia ser fácil com os jogadores á disposição do treinador.

Será de forma céptica que os adeptos se sentarão nas bancadas a asistir ao jogo contra o Braga, sem duvida um dos melhores planteis da liga portuguesa.

Aguardemos pois, Paulo Sérgio até costuma ser muito bom quando focado no adversário, foi a sua formação.

S.L.

Anónimo disse...

É bola nos ferros a mais ? Correcto , mas depois percebemos que é o reicidentge ? Aquele que mais falha...dai ser normal. Postiga é fraco , falha muito , e a verdade é que uma bola ao poste é igual a uma bola ao lado.

SL

Anónimo disse...

reincidente

vitor disse...

Deverão alinhar de inicio contra o Braga: Patricio; João Pereira, Carriço e Polga, Evaldo; Vuk, Pedro Mendes e Maniche, André Santos; Postiga e Liedson.

Pelo menos ao que parece é do que estão convencidos muitos e chegará perfeitamente na minha opinião para derrotar o Braga.

Também na minha opinião o sucesso dependerá muito mais da forma como a equipa encarar o jogo como um bloco como fez contra o Porto e não toda partida como tem acontecido amiúde.

Gostava sobretudo que caso as coisas não nos corram bem de inicio, ver desfeito o duplo pivot do meio-campo e entrar o Valdez para jogar entre linhas logo atrás dos avançados.

Era fundamental vencer para continuar a prender os poucos adeptos que assistem aos jogos no estádio até ao fim do campeonato, até porque também profetizo que a verdadeira luta só agora vai começar.

Força Sporting! S.L.

Riga/V-1-Boy disse...

vitor

o maniche na joga contra o braga, porque levou o 5º amarelo.


revisor.

sao 20 nos ferros só em jogos oficiais, é que a contar com os particilares, sao mais 4 ou 5.

eu não acho que seja falta de pontaria...mas sim pontaria a mais, é que acho que se quisessem fazer de proposito nem acertavam metade

vitor disse...

Riga,

Muito obrigado, mais que corrigir o erro de alguns opinadores, deixa-me muito feliz! Mesmo que não tenha qualquer duvida que o Maniche pode vir a ser muito útil no Sporting, neste momento acho que é uma boa noticia o espaço que se abre para o Valdez, mesmo que inicie o jogo numa ala para mal dos pecados do Revisor, isso não quer dizer nada, basta que tenha instruções para flectir para o meio na fase ofensiva para que o lateral progrida nas costas.

Era inclusive ao mesmo tempo uma forma de constatar o que já percebi há muito tempo, os chilenos vêem todos com kilometragem limitada, tudo o que seja jogar em mais de 10 mts não é com eles.

De uma forma ou de outra temos mesmo que ganhar ao Braga!

Valeu Riga! S.L.

Lionheart disse...

O Braga vai fazer uma segunda volta melhor que a primeira, agora que já não está na Liga dos Campeões. Eles carregavam nas "vitaminas" a meio da semana na Champions e depois pagavam a factura na liga nacional. Agora que já não têm esse "peso", vão render mais cá. Temos imperiosamente de lhes ganhar no sábado para não os deixar ganhar embalagem já e à nossa custa.

vitor disse...

Lionheart,

O Braga para mim tem de longe o melhor plantel na liga! Nem percebo como é que não é unânime! Não tem é os mesmos prémios de jogo, nem o clube é tão influente nos canais decisórios, o que o vai impedir sempre de ser campeão!

Do ano passado para este, mandou embora o que não servia e reforçou-se muito bem. Tem jogadores de eleição em todas as posições, muitos deles trabalhadores honestos. Este ano já foi o Domingos a mandar nos reforços! Na frente por exemplo tem o dobro das nossas soluções.

Agora já chega de dizer bem de um adversário, mesmo que não faça a minima ideia de como conseguiremos ganhar o jogo, estou plenamente convicto que temos o treinador certo para isso.

Força Sporting! S.L.

vitor disse...

Esta semana o que era preciso era uma manifestação de apoio à equipa nas bancadas!

Ainda nos arriscamos a que o Salvador venha a Lisboa comprar mais bilhetes que os adeptos leoninos!

Que depois vêm para aqui mandar abaixo os nossos jogadores!

Realmente são os que se portam mais mal!? Sobretudo quando andam a correr lá dentro atrás do resultado, como ainda agora na taça da liga contra a Naval!

Um post para criticar adeptos deve ser pecado na blogosfera leonina!

Força Sporting! S.L.

Unknown disse...

Uma equipa que joga a passo em muitos jogos não se pode queixar de falta de sorte.Alias tentar justificar uma má época com isso é desculpa que não aceito(pois é ridículo).

O Sporting precisa de dois a três reforços de qualidade para atacar o segundo lugar(pensar em ser campeões neste momento é ser ingénuo ou demasiado sonhador).E alem disso também é preciso sentar de vez no banco Maniche.O "pé de meia" já esta garantido esta na altura de dar o lugar a alguém que possa ser útil e fazer a diferença na equipa.Valdés ou Matias Fernandez tem de ser titulares,é impensável jogar com tantos médios no miolo com características semelhantes.

Veremos como Couceiro vai gerir o futebol,espero que seja um pouco melhor que Costinha(que sabe se lá o que ainda esta a fazer no clube)para bem desta instituição.

Não sou contra a vinda de Couceiro,alias eu próprio sempre o disse que a estrutura do clube precisava de mudar,mas no entanto também o disse que precisava ser diminuída e não "engordada".

São demasiados dirigentes para tão poucos resultados.

Aproveito para dar os votos de um bom ano ao Fonte Segura e a todos os seus usuários.Que seja também um bom ano para o Sporting.

Lionheart disse...

Sinceramente, não acho o Braga assim tão bom quanto o Vítor. Tem mais soluções no ataque que nós (estamos muito mal aí), mas foi uma equipa que foi posta no seu lugar na Liga dos Campeões. Apenas ganhou aos coitaditos do Partizan e ao Arsenal em Braga jogando como os clubes pequenos quando jogam contra os grandes, em contra-ataque. O Wenger, que não está habituado a essas cenas, ficou furioso. Não sabe o que é o futebol em Portugal.

Em termos de influência estão claramente melhor que nós, porque são um satélite do porco e interessa aos andrades um braga forte para enfraquecer os clubes de Lisboa. O braga faz o papel do boabosta, actualmente. Aquele plantel só é possível por causa disso. Nunca na vida o braga teria acesso àqueles jogadores sem o porco por detrás. As arbitragens foram claramente favoráveis ao Braga na época passada. Além disso, o facto de terem sido eliminados muito cedo da Liga Europa (não estiveram na fase de grupos) foi crucial para poderem fazer o campeonato que fizeram.

Fala em prémios de jogo, mas esse óbice também o temos o que tem grande influência na aplicação dos jogadores(ou falta dela). Não tenho dúvida que se fossemos mais abonados os nossos jogadores jogavam com mais vontade mais vezes...

vitor disse...

Lionheart,

Não ponho duvidas que o Porto utilizou o Braga o ano passado, por isso é que provou do mesmo xarope. O processo do Vandinho ainda foi mais vergonhoso que o de Hulk. O ano passado ninguém se atravessava no caminho do Benfica como este ano ninguém se atravessa no do Porto. Nós ás vezes perdemos aqui muito tempo!

Isso não implica que não reconheça mérito na gestão desportiva do Braga que em termos financeiros está tão longe de nós como nós dos outros!

Resistiu ás vendas obrigatórias de jogadores fundamentais como os laterais e o guarda-redes e tem hoje na minha opinião mais soluções que nós em qualquer posição, não é só na frente. No meio campo tem por exemplo os jogadores que o Paulo Sérgio desejaria, só daquela forma é possivel jogar com dois pivots. Nós não temos um Salino, tão pouco á frente um desiquilibrador como o Mossoró. Eu reconheço muita valia ao plantel do Braga, acho inclusive que fez uma grande champions, logo a começar com o Sevilha que tem uma equipa brutal, com vários jogadores que valem o nosso orçamento.

A pergunta que interessará fazer é se conseguirá capitalizar estas épocas em infraestruturas que são ao fim e ao cabo o que definem um grande, em principio sim, basta ver a aposta na formação.

Claro que também cometem erros, como o empréstimo do Filipe para a champions como sempre esteve combinado e agora choram que ele se portou mal!?

Sobre o Arsenal não comento nada que tenha a ver com esses gajos, só que são muito inflacçionados em Portugal, em Inglaterra as SADs permitem maiorias de capital, inclusive estrangeiro, essas sim têm investidores.

Estou mesmo convencido que Domingos fará uma grande 2ª volta, assim como que Paulo Sérgio é dos treinadores que melhor saberá parar um Braga forte. O Wenger é um chorão, é o estado normal dele!

S.L.

vitor disse...

Lionheart,

Eu não posso com conglomerados de brasileiros, o Braga é o unico clube que conheço onde as coisas parecem correr bem!

Em Inglaterra por exemplo recorre-se muito mais a jogadores de origem africana, sobretudo formados em França.

Outra coisa que ninguém parece disposta a valorizar é a nossa aposta nos jogadores portugueses!? Ás vezes nem os adeptos leoninos!?
Somos de longe o melhor clube português com adeptos da treta, agora deu-lhes para andarem divididos?! Enquanto o presidente não comprar umas lentes de contacto para ter os olhos da cor que cada um gosta isto ainda vai ficar mais dificil!

S.L.

vitor disse...

Como este, acabo de ler no reporter 24 que o Severino anseia por um presidente para o Sporting como o Pinto da Costa!? Isto num post em que ataca a corrupção!? Depois de andar a malhar em JEB desde o 1º dia do mandato por ter afirmado que admirava a gestão desportiva a norte! Será que começo a ter dificuldades em interpretar o português ou é mesmo só a amplitude normal do jogo de cintura dos jornalistas? S.L.

Lionheart disse...

Tem que se reconhecer que o braga se movimenta bem no mercado, à sua escala. Tem quem saiba escolher jogadores. Caso falhe, não tem o mesmo escrutínio a que estão sujeitos os grandes. O facto de estar livre da pressão que tem um grande permite agora ao braga, como antes ao boabosta (que também chegou a ter uma boa formação, ou não fossem o João Vieira Pinto ou o Raul Meireles oriundos do Bessa), ter resultados acima da sua dimensão. Também não sofre contra-manobras no mercado.

Nós temos um problema muito grave nesta matéria. Terá muito a ver com a perda do saber-fazer na gestão do futebol profissional e com a instabilidade na estrutura do futebol. Continua-se a não se comprar jogadores em função do modelo que o treinador pretende e depois este tem de andar a fazer "remendos", adaptações, enfim, encontrar um "modelo" em que possa "encaixar" os jogadores que tem. Mas também nem sei se o Paulo Sérgio já sabia que modelo pretendia implementar no Sporting e se havia condições financeiras para lhe dar o que pretendia, porque um modelo de jogo próprio de um clube grande que quer ser competitivo em várias competições implica bastantes recursos.

vitor disse...

Concordo em absoluto, daí achar que grande parte das criticas ao Paulo Sérgio são injustas. Acho que foi corajoso em aceitar o desafio numa altura em que sabia que não ia ter os jogadores que desejava. Mesmo que continue a pensar que não só é possivel como obrigatório fazer muito mais, o que estou convicto que acabará por acontecer.

Eu continuo a achar que são os adeptos quem mais mal ficam na fotografia, não por responsabilidades próprias mas por manifesta incapacidade de não conseguirem antever as manobras de desestabilização, a maior parte delas internas.

S.L.

Lionheart disse...

Há uma falha de comunicação grave no Sporting (e que é aproveitada pelos rivais e pela oposição interna) que contribui muito para a desmotivação dos adeptos. Não podemos estar eternamente com um discurso de que fazemos "muito" com pouco ou que o orçamento é isto ou aquilo, porque isso inferioriza os sportinguistas e gera desinteresse. Era preciso que fosse explicado porque é que o futebol atravessa uma fase má e porque é que isso acontece desde 2002. Mas ao mesmo tempo era preciso assegurar às pessoas que o futebol vai melhorar, principalmente com a ajuda dos adeptos. O presidente tem de comunicar, tem de explicar isto aos sócios. No fundo era preciso que a direcção se comprometesse e garantisse que a "breve" prazo vamos competir de igual para igual com os outros. Só que não comunicam porque se calhar não querem ou não podem comprometer-se com o que quer que seja. Esta indefinição desmoraliza, desmotiva. A culpa não é só dos adeptos.

vitor disse...

Então a comunicação nem é bom lembrar que existe tal coisa em Alvalade! De qualquer forma e nesse caso, tenho a certeza que vai haver reforços, agora não interessa nada como e não há uma puta de uma noticia com pés e cabeça!? Pede-se aos senhores da direcção que apressem lá as coisas! Já não se suporta tanta expectativa! E juro que desta vez não estou a ironizar! S.L.

Lionheart disse...

Uma coisa é certa. Nunca foi tão fácil ir a Alvalade. Não só o estádio tem todas as condições e conforto, como através do site do clube, com o bilhete pdf (funcionalidade que entre os clubes só o Sporting tem em Portugal, é preciso que se diga) imprime-se o ingresso em casa e não é preciso mais nada. Maior comodidade não há.

CANOS SERRADOS disse...

é como diz o barba e cabelo da bola: "se o objectivo fosse atirar a bola aos ferros... o sporting só marcava golos!!!"

vitor disse...

Lionheart,

Deixando os reforços em que muitos não acreditam, para meu espanto até já há quem peça o Pongolle de volta!? a comunicação no actual mandato tem roçado o surreal, explicações para tal revertem ao tempo da saida de Sousa Duarte, bem como a outros boicotes já aqui abordados, Couceiro também aqui poderá ser importante.

Já quanto ás explicações que solicita, que nomeadamente têm a ver com a recente perda de competitividade elas foram dadas! A seu tempo por Roquette, que é bom que seja dito veio encontrar o clube numa situação muito parecida, paralisado. Foi admitido que as expectativas de retorno do negócio futebol que suportaram os investimentos estavam inflacccionadas. O que acontece amiude em qualquer actividade e que óbviamente tinha solução. Até penso que o maior erro de Roquette foi ostracizar as modalidades.

De lá para cá muito se passou, em vez de se trabalhar na solução dedicaram-se á guerra civil que justificou a saida de muitos sócios. FSF, com quem já disse que não vale a pena perder tempo, até porque o objectivo do Sporting é mais desportivo que imobiliário, fez muito pouco para estancar essa perda de competitividade. E a verdade é que não podiamos ter perdido esse tempo precioso.

O primeiro passo para travar qualquer passivo galopante que consome receitas cada vez mais escassas é equilibrar as contas, ainda mais que renegociar qualquer divida, e isso só agora foi conseguido.

Daqui para a frente há que trabalhar no mesmo sentido, a reestruturação financeira vem ajudar em muito a que o fundamental seja conseguido, assegurar competitividade á equipa de futebol. A construção do pavilhão assegurará também o retorno de muitos adeptos.

E como já disse muitas vezes era tudo mais fácil num clima pacifico, estranhamente ou não há quem continue a municiar a guerra civil.

O que tinha que ser feito está a acontecer, a mim resta-me apoiar o meu clube como fiz sempre, em instalações muito boas como diz o Lionheart, porque é bom que se diga, os investimentos que muito vieram desiqulibrar as contas existem, o clube usufrui diáriamente deles. Cada um terá a sua opinião, para mim Roquette lançou o clube no séc. XXI, inclusive com titulos, não pode ser responsabilizado de maneira nenhuma pelo que lhe sucedeu. Eu estou aliás convicto que vivemos um periodo muito similar ao seu, de renascimento do Sporting, contuno não falta quem todos os dias declare o epitáfio do clube, o que é muito perigoso no tempo em que vivemos.

Força Sporting! S.L.

vitor disse...

E quando digo que os adeptos têm o clube que merecem é a mais pura das verdades, aqui e em qualquer parte do mundo, nem adianta nada andar a falar de passivos, enquanto tivermos menos receitas no futebol actual ser campeão é uma missão impossivel. Foi ao fim e ao cabo essa situção que Roquette inverteu durante um tempo.

Muito dificilmente a terceira força em captação de receitas conseguirá assegurar outro lugar na classificação desportiva. Deviam dar graças a Deus continuar a haver quem pense quem pense que conseguirá ir mais longe! E se tal for conseguido para muito contará o legado de Roquette, sobrretudo a ideia da Academia de Alcochete, mas isso não interessa nada dizer.

Força Sporting! S.L.

vitor disse...

Já sobre futebol própriamente dito o jogo antecipa que o Revisor vai começar o próximo jogo contra o Braga sentado em Alvalade sob um ataque de nervos quando vir entrar o João Pereira e o Valdez para cada uma das alas!

E como eu me preocupo com o Fonte Segura resta-me fazer votos para que nada aconteça de mal ao Revisor. No que estou convencido que caso o Sporting ganhe ajudará. Já nem restará a usual malhação no treinador agora que prometeu não comentar mais as opções do Paulo Sérgio até ao fima da época.

E neste cenário eu quero aproveitar e mais uma vez expressar a minha solidariedade habitual, garantindo desde já que eu próprio cumprirei esse papel caso se justifique. E nem será contudo preciso agradecer Revisor, faço questão que seja de borla se o Paulo Sérgio se portar mal durante a partida, só peço que caso se passe precisamente o contrário, que é como quem diz o treinador ganhar o jogo do banco como no último, o Fonte Segura não se esqueça da atribuição dos méritos, o que no caso do treinador até seria original!

Força Sporting! S.L.

vitor disse...

E da minha parte queria ainda acrescentar antes do jogo que caso tal suceda não acho totalmente descabido resguardar no banco jogadores que são sempre verdadeiras alternativas como o Vuk.

Não deve haver nada mais exasperante para um treinador que olhar para o banco e não conseguir antever nehum jogador que possa realmente ter potencial para mexer com o jogo, no que tem sido a principal pecha do Sporting nas ultimas épocas.

Nunca chegará ter onze jogadores razoáveis, no que tornamos sempre a ir parar na menor capacidade financeira de uns em relação a outros. Não obstante é nesta situação que eu penso que o Braga se superiorizou no último defeso, ao fim e ao cabo o que eu exigia ao Sporting.

Um plantel competitivo, já ganhar 8o campeonato é uma coisa completamente diferente, mesmo agora que se reequacionou e bem o objectivo de prosseguir o acesso á Champions. Portanto que isso fique claro no sábado! Será sem duvida o principal objectivo do treinador e da equipa, bom era que fosse também o dos adeptos que enchessem as bancadas!

Força Sporting! S.L.

Manuel disse...

Já nem somos notícia na "bola branca" e "deporto TSF"
vergonha

AJS disse...

Se é porque se sabe tudo, é porque se sabe tudo, se não se sabe nada, é porque não se sabe nada... Decidam-se... Não sou o maior "apoiante" desta direcção, mas haja calma...

Lionheart disse...

Na minha opinião, o investimento no património imobiliário revelou-se um desperdício porque a demora da CML em aprovar o empreendimento Metropolis fez com que a zona à volta do estádio fosse uma zona "morta" fora dos dias dos jogos e assim o Alvaláxia foi uma desilusão. A venda dos terrenos foi um negócios altamente nebuloso, no mínimo. Depois o Sporting não teve as ajudas de porco e carnide na construção do estádio e academia de Alcochete, logo teve de se endividar mais. Mas o pior foi que, depois de um bom início de década, tudo correu mal a partir daí.

A equipa que venceu o campeonato em 2002 desfez-se e não foi à Liga dos Campeões na época seguinte. O Sporting ficou com a "despesa" de vencer os campeonatos em 2000 e 2002 sem receitas adicionais decorrentes dessas importantes vitórias, porque teve maus desempenhos nas competições europeias e as vendas do Ronaldo, Quaresmo e Hugo Viana foram para pagar os juros dos empréstimos para a construção das novas instalações, não para reinvestir no plantel. Assim a competitividade caiu a pique. Além disso o Sporting não capitalizou o êxito desportivo junto da população. Era nessa altura que se devia ter lançado campanhas de angariação de sócios. Já era um clube paralizado, com uma guerra interna entre notáveis que não deixava fazer nada. Pelo meio o Luís Duque "despedia" o José Roquette e em 2000/2001 "construía" a equipa "maravilha" que tanto jeito deu aos bolsos do José Veiga...

Em contrapartida, o porco foi buscar o Mourinho e nos anos seguintes ganhou tudo o que havia para ganhar. E é daí que vem o grande diferencial de competitividade para eles. O porco engordou com a vitória na Liga dos Campeões de 2004 como nunca antes. As receitas decorrentes da prova e da valorização dos jogadores permitiram o tetracampeonato de 2006 a 2009, depois de um ano de ajustamento. Foi Jesualdo Ferreira o treinador campeão, como podia ter sido outro qualquer.

Agora o mais importante é aproveitar o que de melhor ficou da fase Roquette (as instalações, sem dúvida) e partir para outra. A malta que desvaloriza isto não sabe do que fala. Principalmente os que falam dos anos 80 e que na altura é que era bom. Tinhamos um estádio velho, ficámos sem pavilhão por causa do Metro, e tinhamos apenas um relvado para treinar. Um relvado para seniores e todos os escalões da formação... Por essa altura o carnide fechava o terceiro anel, ficando com um dos maiores estádios da Europa, construía dois pavilhões e piscinas, para além de ainda ter três campos de treino. O porco baixava o estádio, construía o pavilhão e a piscina e tinha também melhores condições de treino. Mas nessa altura é que era "bom" ser sportinguista.

O melhor mesmo é parar com as comparações, aproveitar o que de melhor ficou de cada presidente e andar para a frente. Sendo que, a crise em Portugal vai ser tão grande que, como o Vítor já disse (desde que não haja favorecimento político e da banca) os nossos rivais vão ter de descer à terra e aproximar-se do nosso nível de despesa.

PS - O Soares Franco é o responsável por as divisões chegarem às bases. Fizeram-se não sei quantas Assembleias Gerais, falou-se de finanças tempo infinito, e deixou um passivo maior que o que encontrou e um plantel bem pior. Como se não bastasse, ainda foi abrir outra fractura por querer acabar com o ecletismo. Nunca soube comunicar e mobilizar os sócios. Paulo Bento foi outro a ajudar à "festa". Mais que espicaçar, se calhar era melhor explicar e pedir ajuda aos adeptos, em vez de os comparar com os adeptos dos rivais que podem gastar muito mais em reforços, ou mandá-los para o cinema. Perdemos muito tempo com estas merdas.

vitor disse...

Afinal o Lionheart quer explicações e assistiu à missa toda!? I´m joke! Eu nunca percebi que raio de auditoria reclamam, mas posicionei-me que no fim do mandato de Soares Franco devia ter sido facultado tudo o que reclamam, sobretudo a venda do imobiliário no mercado em alta!? A verdade é só uma, temos menos receitas! Mas podia ser que se calassem!

O que eu reclamo é uma coisa completamente diferente, um plantel competitivo! Que é perfeitamente possivel! E depois ainda fica a faltar influência para uma imprensa boa e sobretudo na arbitragem. Infelizmente é assim em Portugal! Para sábado calhou-nos o Paixão!

As constantes alterações do Paulo Sérgio baralhou tanto os comentadores que vai jogar em 4x4x2e eles escrevem 4x2x3x1!? Só espero que não se tenha baralhado a ele! Sem verdadeiros extremos e com o Postiga a 10!? Como os pivots são quase estáticos obriga os avançados a um grande desgaste!

Nesta altura interessa como não podia deixar de ser ganhar o máximo numero de jogos! Sinceramente não sei como, o treinador é o Paulo Sérgio!

Força Sporting! S.L.

P.S. Bom contributo Lionheart! Agora é esperar que o Paulo Sérgio não enerve muito o Revisor!

Anónimo disse...

Nunca percebeu como assim vitor ? O pedido é bem explicito...auditoria a TODAS as empresas do Grupo Sporting Clube de Portugal...e nao apenas a SAD.

Caso nao saiba somos donos de 9 empresas IMOBILIARIAS !!! 9 !!!

Veja esta beleza

http://img246.imageshack.us/i/organogramascpiy6.jpg/

É este mundo sem fundo , á la bpn , que algumas pessoas querem saber o que se foi passando.

O que está auditado sao as partes da sad pertencentes á sgps (agora já alterado o titulo)

Anónimo disse...

E sabe onde está o tal passivo monstruoso?...nessa "zona desconhecida". Nem contas consolidadas existe,dai o proprio presidente evitar sempre em dar um numero certo do Passivo.

Gnitrops disse...

São 21 bolas nos ferros.

Falta aí 1 na LE...

SL

vitor disse...

5 de Junho,

Tenha mas é juizo! O passado de quem nos dirige não admite insinuações torpes!

Nem o ex-judiciária foi tão longe, ficou-se por chamar roquetistas aos faxineiros da Academia!?

Esse é que é sério, até contratos falsificaram!

Vale mais que continue pela azelhice, é dessa forma que perdem toda a credibilidade.

Aproveite e leia o que escreveu o Lionheart! E para a próxima comente só o que sabe! Não há nada mais triste que virem para aqui fazer insinuações falsas sobre o próprio clube!

S.L.

Anónimo disse...

Insinuado o que ? O organograma é disponibilizado pelo SPORTING CLUBE DE PORTUGAL !!!!!!!!!!!!!!!!

A participacao é aquela , e o passivo das contas auditadas é na ordem dos 80 milhoes. O resto NAO É CONHECIDO !!!

Parece-me que continua a tentar esgrimir argumentos sobre materias que desconhece completamente.

Eu nao dei uma opiniao , relatei FACTOS. É só consultar o que foi auditado e o que nao foi. O que está consolidado e o que nao está !!

O pedido é MUITO SIMPLES. Todas as empresas do Grupo Sporting Clube de Portugal merecem ser escrutinadas.

sl

vitor disse...

Para quê? Tem alguma fortuna para investir? Porque quem esteve lá sempre fez questão de pagar! É mesmo por isso é que não temos a equipa que gostariamos! Tomara todos poderem dizer o mesmo! O Sporting é, sempre foi e sempre será um clube de bem! O que mudou foi a recente alternativa da arruaça! Já lhe disse que pela idoneidade dos dirigentes leoninos fala o curriculo de cada um! E outra vez ou as que forem necessárias, não temos problema nenhum de passivo! Temos é que aumentar as receitas! Uma das vias é o aparecimento de um investidor. Caso esteja interesado ponho-o a falar com o Nobre Guedes, até porque já percebi que não gosta da cor olhos do Bettencourt! S.L.

vitor disse...

Outra coisa que devia saber é que isto não funciona por merecimentos mas por obrigações legais! E essas sempre foram cumpridas! Eu também podia escrever que o Sportinng não merece adeptos como o 5 De Junho, só que cada vez que o faço ainda fica chateado!? S.L.

Anónimo disse...

O curriculo ? Refere-se á prisao , mandatos de captura , e ordens judiciais ? Refere-se ao homem dos correios , que andou por lá com segredos dos dirigentes , saiu , levou dinheiro e agora responde ás cartas do pai natal ? Refere-se aos conselheiros leoninos e a manta de favores ? Se existe coisa que o clube nao promove é a competencia das pessoas.

Só hoje o rui meireles e luis duque foram indiciados. Para o vitor sao anjinhos de certeza....

Aconselho a acompanhar alguns ex-dirigentes do Sporting dos ultimos 15 anos. Estão quase todos envolvidos em processos de corrupcao.

Sobre a analise patética que o Vitor faz das nossas finanças , nao me preocupa o seu desconhecimento pois é normal para quem nao domina as matérias. Deixa-me algo triste ve-lo defender algo que claramente nao domina. Mas eu tenho toda a paciencia do mundo para o elucidar. O nosso problema actual de receitas advém directamente do Passivo e as necessidades que este obriga em restringimento de outras.

Sobre obrigações legais , espero ouvir o mesmo discurso no dia em que alguns dirigentes forem criminalmente acusados pelas suas accoes sobre o clube. Nessa altura espero para ver a sua reaccao. E nao é nada de novo , o Barcelona vai fazer algo semelhante sobre o Laporta e imagine-se o homem até fartou de ganhar...mas sabe vitor existe caracter e honestidade , e essas as vitorias nao promovem.

sl

vitor disse...

5 de Junho,

O que eu acho mais engraçado é que ainda há uns dias não apoiava o policia!? Com quem eu não tenciono desperdiçar mais 1 caracter!

Quanto á sua preocupação doentia sobre eu não saber nada faça-me um favor, permita que me mantenha ignorante.

S.L.

P.S. E para que não restem mal entendidos, já supunha que argumentasse com a dupla Duque/ Freitas nunca passaram de funcionários do clube. Já por várias vezes referi que gastaram mais que o possivel. Ao fim e ao cabo a politica dos adversários e por isso é que também ganharam. Mas mais importante tiveram sempre sob alçada de um presidente, suficientemente sério para se responsabilizar pela divida. Ao fim e ao cabo o que define um clube sério.

vitor disse...

Só para que faça uma pequena ideia do que anda a falar transcrevo para aqui o que o futebol pensa dos responsáveis do Sporting através do Carlos Freitas, que diga-se em abono da verdade não passava de um jornalista quando Duque o convidou para SAD, referiu-se assim sobre os lideres que conheceu aquando da passagem por Alvalade, "...a impulsividade de Luis Duque, a nobresa de Ribeiro Telles, o gentleman que é Filipe Soares Franco. José Eduardo Bettencourt ajudou-me bastante porque me obrigou a olhar para as contas...".

Na mesma linha Carvalhal, enquanto comentador residente num programa desportivo na RTP, recusa há meses abordar o momento actual do Sporting pelo muito respeito que lhe merecem todos os dirigentes leoninos.

Isto é que é verdadeiramente " ser Sporting" !

Agora se pretender passar por um homem com juizo retracte-se de tudo o que insinuou, caso contrário que lhe faça bom proveito.



S.L.

Anónimo disse...

Está a ver , isso é que é preconceito . Sabe quem sempre defendeu o que eu defendo...Dias Ferreira , o actual Presidente da Assembleia Geral. Sempre o fez e numa reuniao misterio que teve,nunca mais quis abordar o assunto. Até lá era o seu cavalo de guerra. Todas as semanas exigia a auditorias .O que isto tem haver com policias ? Era só o que faltava eu agora nao ter opiniao propria....

Sobre Luis duque , simples funcionario ?!?! Presidente da Sporting SAD !!!!! Os outros é que lhe prestavam contas. Ó Vitor foi apenas engano ou nao sabia ?

Sobre carlos freitas , prefiro nem falhar desse pulha que conspirou contra o clube nos meses que foi posto a andar para depois ser restituído. Se isto é ser Sporting....ESTAMOS MESMO NO FUNDO !!! Mas sobre o carlos freitas quem conhece o mundo da bola sabe as historias...canalha e ladrao. Que se fique por funcionario.

E rui Meireles vitor ?

E carlos horta e costa vitor ?

Retratar ? Já vi que o Vitor nao gosta de ver exposto situacoes em que o CLUBE é lesado !

A auditoria virá e nesse dia quero ver a posicao do Vitor perante as conclusoes!


sl

vitor disse...

5 de Junho,

"Ser Sporting" é ter orgulho no respeito que o mundo do futebol tem pelo nosso clube apesar de tudo o que se diz e não ninguém de uma forma individual.

Contam-se muitas histórias sobre a Sporting SAD, sempre foi do clube e enquanto prevalecer a actual legislação sempre será. Já devia ter percebido que não é a mim que informa quem foi Duque no Sporting!

Sobre o que tentou falar hoje precisa de dar muitas voltas ao mundo para encontrar um clube como o Sporting!

S.L.