quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Taça da Liga e outras actualidades

- O Sporting entrou a perder na Supertaça de andebol. Perdeu por 5 golos contra o Porto e joga hoje com o Benfica.
- O Conselho Leonino renunciou ao seu mandato demitindo-se, como havia feito JEB.
- Adrien Silva renovou contrato até 2013 e será emprestado à Académica.
- Eric Dier, defesa-central de 17 anos, emprestado ao Everton até ao final da temporada.

- Taça da Liga:
O Sporting joga hoje em casa contra o Penafiel em jogo da Taça da Liga, competição que ganhou (ou devia ter ganho) uma importância extrema dada a actual conjuntura do futebol leonino. Com o Campeonato Nacional perdido e eliminados da Taça de Portugal... a Taça da Liga é a única competição nacional que podemos vencer. Por estas razões não pode ser substimada e têm de jogar sempre os melhores porque nesta competição um deslize é a morte do artista.
O Porto, em circustâncias normais, estará fora da competição devido à derrota sofrida no primeiro jogo e, por isso, talvez haja uma boa oportunidade de vingar a derrota vergonhosa sofrida na primeira edição da competição.

18 comentários:

vitor disse...

Bravo TI

A ausência de comentários á competição diz bem no pântano em que a renuncia da direcção nos deixou!

Há também ainda a liga Europa no futebol!

Força Sporting!

SL

Fito Rinaudo disse...

Apesar de não ser apreciador dos moldes desta "CUP", acho que é uma excelente hipótese para conseguirmos aumentar o nosso ego, ganhando hoje e esforçarmo-nos por ganhar a "CUP".

É com pequenas atitudes de nos vamos recuperando, é mais ou menos como um paciente ter uma depressão, é com pequenas coisas que se vai restaurando a naturalidade!

A GANHAR OU A NÃO VENCER, SPORTING ATÉ MORRER!!

Alexandre disse...

Vou ser sincero, a Taça da Liga não me aquece nem arrefece. Naturalmente a participar nela quero o SCP a ganhe, mas dá-me tanto gozo como a Taça Amizade.

Acho que já aqui disse isto antes, para mim o importante é prepararmos um plantel para a próxima época que seja equilibrado em quantidade e qualidade (e obviamente que a qualidade seja nivelada em alta).

Há por aí muitos jogadores no nosso campeonato que juntos poderiam fazer um plantel muito bom (na minha opinião), e estão espalhados em equipas como o Braga, o Guimarães, o Paços de Ferreira, a Académica, o Leiria, o Olhanense, Nacional da Madeira e Marítimo, etc. Da mesma forma poderá haver jogadores da Academia prontos para competir no nível mais alto.

Haverá jogadores da Academia prontos para dar o salto no escalão sénior no SCP? Porque não lançá-lo(s) agora (com peso e medida obviamente) para a equipa principal em que a pressão de obter resultados não é tão grande como será daqui a 7 meses? Qualquer trabalhador, independentemente da área, precisa muitas vezes de um tempo de adaptação.

Se há jogadores que estão na Academia prontos para a Liga Sagres mas não para o plantel sénior do SCP, porque não preparar os dossiers para emprestá-los a clubes da nossa liga, especialmente a clubes que possamos ter interesse na contratação de jogadores desse clube? Ou emprestar negociando também o direito de preferência de certos jogadores?

Emprestámos o Adrien à Académica, pelos vistos sem quaisquer contrapartidas: será que não seria inteligente tentar o direito de preferencia ou outra plataforma que facilitasse a contratação de jogador x por parte do SCP na possibilidade de o jogador destacar-se e/ou de concorrencia de outro clube? Na académica (sou de coimbra e também adepto do clube) lembro-me de André Costa, que não ficaria atrás de Grimi para ser suplente de Evaldo, e até poderia ser uma boa primeira opção se bem trabalhado. Emprestámos Pereirinha ao Guimarães, porque não tentámos o direito de preferência de tantos jogadores bons que eles para lá têm?

Porque não emprestamos o Cedric ao Braga durante uma época e meia (pelo menos), dado que eles precisam de laterais, e obtemos o direito de preferencia (ou mesmo a tranferência) de Helder Barbosa ou Pizzi (joga no Pç Ferreira). Para o próximo defeso trazemos de volta o João Gonçalves porque não tentar pôr Abel noutro clube em que possamos ter interesse noutro jogador?

Porque não tentamos trocar Saleiro por Rui Caetano e Rondon (Pç Ferreira)?

É este tipo de lógica de negociação que gostaria de ver no nosso clube, pois claramente beneficiaria o SCP, e jogadores formados nele, obrigando-os a trabalhar ainda mais para merecer jogar no plantel sénior. Além do mais, equilibrávamos o plantel e começávamos já a preparar um plantel para a próxima época, para não termos a desculpa de 'a equipa é nova' e 'os mecanismos não estão bem oleados'. Na próxima época não há desculpas!

Cumprimentos,
HC Marx

vitor disse...

Claro que há muita competição importante, independentemente da renuncia do actual elenco drectivo! Inclusive futebol!

Onde entretanto o nosso mister insinuou que desconfia que algumas figuras leoninas têm problemas de coluna!? Invertebrados!?

Processem já o forcado! E depois processem-me a mim que até concordo!

SL

Fito Rinaudo disse...

Alexandre,

Percebo a ideia e concordo plenamente, ainda ontem referi alguns aspectos acerca desses temas.

Embora já se tenha começado a fazer algum trabalho no lançamento de jovens noutras equipas para assim amadurecerem e ao mesmo tempo as equipas para onde vão ganharem alguma qualidade, esse tipo de acordos acho que tem obrigatoriamente de ser revisto. Vejamos por exemplo também o caso do jardel que foi para os lampiões, era um jogador que encaixava na perfeição naquilo que vem sido pre-estabelecido (altura, juventude e qualidade), mas se temos lá 3/4 jogadores emprestados como é possivel não termos prioridade na compra, e não aproveitarmos a qualidade de um jogador que se enquadra nas nossas necessidades?!

vitor disse...

Camoesas,

O Olhanense não riscou nada no Jardel. O jogador era da Traffic que foi quem negociou com o Benfica. Que está também no Estoril e que nesse tempo fartou-se de oferecer o jogador ao Sporting.

Estamos fartos de discutir o nosso futebol, a verdade é que não sabemos nada que por exemplo o Couceiro não saiba e mesmo não fazendo a mais pequena ideia quanto vale o novo director geral até há bem pouco tempo o Sporting estava paralisado para o futebol, no money. Acredito que a partir de agora as coisas vão ser diferentes.

Claro que podiamos ter tido o jogador emprestado como tinha o Olhanense por exemplo que serviu para lançá-lo, como nós temos o Tales que não joga se me faço compreender.

O futebol no Sporting tem feito muita confusão, há jogadores com contrato para sair e não havia capacidade para comprar. Depois há salários para gerir e aquilo não pode subir.

Só nos resta esperar que para o ano seja melhor.

SL

Gonçalo disse...

Eu quero ganhar a Taça da Liga!
Eu quero um excelente desempenho na Liga Europa!
Ainda há uma imagem a defender e esta estrutura de jogadores ainda tem uma palavra a dizer sobre a sua continuidade em Alvalade. Até 26 de Março, façam pela vossa vida e mostrem que merecem o Sporting.

Saudações Leoninas!

http://sportingunido.blogspot.com

Alexandre disse...

vitor,

a questão é que há coisas que podemos fazer já para melhorar o plantel, seja para agora ou num futuro próximo!

O cedric não joga, pq não emprestá-lo? se o paulo sérgio não acha que tales está pronto para jogar a este nível, pq não emprestá-lo? irão eles aprender mais nos treinos do plantel principal sem jogar ou a lutar por um lugar no onze de outra equipa?

O tales, não estando pronto segundo o treinador, tem potencial para vir a ser um bom jogador do clube? se sim, pq não se oferece uma extensão do vínculo para lhe dar confiança (salvo erro, tem contrato até ao fim desta época)? se não interessa, o que é que ele ainda está aqui a fazer?

@ Camoesas

também era dos que favorecia o Jardel para vir para o Sporting, pois mostra qualidade e é jovem, sendo que seria mais barato que os outros dois DC que contratámos este ano. Apesar disso, continuamos com a dupla que tínhamos o ano passado, e despachámos o Tonel.

No entanto, a contratação de um DC para o Sporting, só fará verdadeiro sentido depois de vendermos/rescindirmos/despacharmos Caneira e Polga, que são dos mais bem pagos no plantel. E nesse aspecto, há mais bons centrais a jogar no nosso campeonato, além de que poderemos ter um ou outro central da formação com qualidade para subir ao plantel principal (estou-me a lembrar por exemplo do Eric Dier e do Nuno Reis emprestado ao Cercle Brugge). Só a saída de Polga e Caneira, mesmo que fossem vendidos a custo zero seria bom para as finanças do clube, e os seus salários poderiam, p.e., ser usados para atrair um goleador de valia indiscutível. E os goleadores não têm que ser pinheiros ou eucaliptos.

vitor disse...

Alexandre,

O Sporting não pode emprestar jogadores que recebeu por empréstimo.

E já temos 4 centrais. Agora até andamos à procura de um Izmailov.

Isto tudo para dizer, nós pensamos de uma forma, quem lá está também tem essa legitimidade. E para falar a verdade o Sporting tem um plantel competitivo, sinal que alguém trabalhou com muitas limitações, caso contrário provávelmente tinhamos outros jogadores.

A verdade é que tem sido o treinador o grande responsável pelo falhanço. Nunca conseguiu sequer defenir um modelo de jogo ou uma equipa base. Decididamente não estava preparado para o desfio Sporting. Para sermos justos ninguém podia adivinhar tal.

Quanto ao resto eu estou convencido que não sabemos nada que Costinha não saiba. E no fim também vai ser responsável pelo falhanço.

SL

Alexandre disse...

Vitor,

posso estar redondamente enganado mas integramos o tales após o fecho do mercado por este se encontrar livre. Pelo que sei (não andei à procura, admito, e falo apenas de memória) isto só foi possível porque os direitos desportivos dele não pertenciam a nenhum clube. Peço que me digas se estou errado (e aonde), e clarifiques.

E quanto aos centrais, estou de acordo contigo. Temos quatro, e por muito que eu ache que jogador x ou y fossem bons para nós, se nós já temos a posição bem guarnecida vamos apenas gastar mais dinheiro e sem a garantia de que o agora excesso gerado seja transformado em fonte de receitas. Sou apologista de arrumar a casa primeiro.

Quanto ao Paulo Sérgio, é certo que ninguém poderia adivinhar, mas há apostas que têm algum sentido e percebe-se a lógica e outras que parecem verdadeiros "tiros no escuro". Alguém consegue explicar em que medida é que Paulo Sérgio é manifestamente melhor que Carvalhal (só para comparar com o seu antecessor) para justificar a aposta? Eu até gosto da postura do senhor, mas de 'bons rapazes' está o Sporting carregado. O Carvalhal ainda subiu o Leixões umas quantas divisões, levou-o à final da taça contra o SCP, ganhou a taça da liga (contra o SCP), tinha 'obra feita', resumidamente. O Paulo Sérgio é um gajo porreiro, dá-se bem com os jogadores (o que nos valeu ressuscitar o Vukcevic) mas tacticamente é um desastre.

Alexandre disse...

P.S.: crédito onde ele merece: esqueci-me de mencionar que o Paulo Sérgio também levou o Paços de Ferreira à final da Taça de Portugal. Vamos ver se, a ser substituído, Paulo Sérgio não dará lugar ao treinador que levou o Chaves à final da Taça o ano passado, pois parece ser um requisito nas contratações recentes de treinadores... assim vai a ambição do Sporting, infelizmente.

vitor disse...

Alexandre,

O Tales veio depois do fecho do mercado mas não é do Sporting. Não ficou no Braga onde tentaram colocá-lo primeiro porque no Minho não concordaram com a despesa, nem com as mais valias à posteriori.

Quanto ao treinador agora é fácil dizer que o Carvalhal é melhor e eu estou à vontade porque sempre disse que era um bom treinador.

Esta questão do Paulo Sérgio apanhou todos desprevenidos. O Sporting tem o treinador, assim como os jogadores que pode suportar. Era um treinador que vinha a desenvolver um bom trabalho. Qualquer entendido o defendia no início da época. Nunca se adaptou. Joga em função do adversário, baralhou-se com a competitividade no plantel, etc. Não foi o primeiro, nem vai ser o ultimo a falhar no Sporting.

Quanto ao Costinha assegurou um plantel para muito mais, não ponho duvidas.

SL

Alexandre disse...

Vitor,

não sou dos que põe a cabeça do treinador a prémio. Tem valias, obviamente que tem, mas nem agora e muito menos na altura da sua contratação se percebia que melhorias iria ele trazer.

Não gosto mais de um em detrimento do outro, estão ambos sensivelmente no mesmo patamar de qualidade apesar de terem valências e lacunas bastante diferentes. A minha questão prende-se exactamente com o patamar: Enquanto adepto penso que um treinador de um patamar superior pode dar algo mais à equipa.

Revendo a última década: Gosto muito do Boloni, mas ele tinha uma senhora equipa nesse ano: será que com este plantel seria campeão? Talvez não, mas penso que daria melhor resposta que Paulo Sérgio. Peseiro também pôs o Sporting a jogar um futebol de grande qualidade, mas teve uma semana má que se revelou crucial. Peseiro ainda anda amaldiçoado com "semanas cruciais", mas o valor dele é exposto todas as vezes em que chega a essas fases (ao chegar às finais de qq competição, que infelizmente para ele, tem perdido mais do que ganho). Pergunto-me se Peseiro não serviu, se Boloni ao fim de ser campeão não serviu, em que paralelo universo Carvalhal ou P.Sérgio serviriam?

vitor disse...

Alexandre,

O Paulo Sérgio foi contratado porque acreditaram nele, é sempre subjectivo, ainda há outra conversa, nunca vamos saber se o Sporting tivesse condições para asegurar os reforços que o treinador solicitou quais seriam os resultados. Faltam soluções na equipa. Estou convencido que melhores seriam.

Nem me atrevo a dizer que não foi só o treinador que correu mal, é preciso olhar para a frente.

Vou andando para o estádio.

Abraço. SL

Diogo Bernardo disse...

a ediçao vergonhosa foi a segunda e nao a primeira

Bruno disse...

Apenas dois reparos!

A vergonhosa derrota não foi a primeira, mas sim a segunda edição.

E o Tales chegou antes do fecho do mercado, quem chegou depois foi o Timo.

Saudações.

Bruno

Peter Pan disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Peter Pan disse...

Bom dia a todos,
Vamos então falar de competição .. eu gostaria de ver o Leão Revisor fazer um post sobre a extraordinária presença do Sporting na Supertaça de andebol em Portimão, confirmando todas as tremendas melhorias que o andebol do clube teve após a entrada do novo técnico.
Aguardo então com curiosidade.
Saudações ...