terça-feira, 14 de outubro de 2008

Crise de militância parte II

Estas últimas semanas tem sido especialmente interessantes para o universo leonino, como não existiu futebol e assim não podemos malhar no Paulo Bento, não interessa se ganhou ou perdeu, porque se ganhou jogou-se mal e malha-se se perdeu malha-se na mesma. Como Vukcevic está de boca fechada e não diz asneiras, também não dá por ai para malhar no Paulo Bento.
Passa-se para o que se mais gosta, a cereja no topo do bolo, malhar do FSF.

Ora aqui, existe muitas coisas interessantes, por exemplo ele dizer que não houve uma única proposta da oposição para melhorar o clube, dizer que se não tivéssemos feito as operações financeiras que fizemos á 3 anos (que na altura a oposição dizia que iriam acabar com o clube), com a actual crise mundial iríamos ficar como o Boavista, dizer que finalmente ganhamos passados 8 anos a acção em tribunal á CML, em relação a estes temas é melhor colocar a viola no saco e ver se passa despercebido para poder deitar abaixo a direcção pela critica fácil.

No universo leonino acredito que a percentagem contra FSF esteja nos 60,70%, isto baseado obviamente no que leio em blogs, fóruns e comentários em jornais desportivos.
E isto dá que pensar, FSF ganhou as eleições com 75% dos votos, teve vitórias de 64% nas duas AG mais concorridas dos últimos 12 anos, porque nas outras foram sempre para cima de 90%.
Agora vocês que tanto gostam da crítica destrutiva, que não existe outra expressão para o que fazem, expliquem-me o porquê disto acontecer?
Eu só tenho uma resposta, vocês são todos é sócios da sporttv, da internet, e do sofá, ai vocês são os maiores sócios do mundo.

Bem sei que vai existir comentários “blog fonte segura é caneta da direcção”, “blog fonte segura é escrito por Miguel Salema Garção”.

Quem quiser saber quem realmente nós somos, é bastante simples, e não precisam de lançar boatos, vão ás AG do clube, são sempre os mesmo que vão e nós a 90% delas vamos, por isso é bastante fácil saber…. Mas como vocês são sócios do sofá …

Saudações Leoninas

16 comentários:

House disse...

Gostaria de comprimentar o meu amigo antes de dar a minha opinião, saudações leoninas.
Tem razão em muitas coisas que diz mas nem tanto ao mar nem tanto à terra, o PB e FSF não são perfeitos mas as criticas por vezes exageradas exprimem o descontentamento pela falta de futebol e de titulos de campeão, os Sportinguistas gostam de bom futebol e isso não tem acontecido. Devemos criticar quem?? O tratador de relva? (bom se calhar escolhi mal o exemplo)

Dou-lhe um exemplo, acha o meu amigo normal marcar uma AG para dia 14 de Outubro no dia 13?? Com 1 dia de antecedência?? Mas afinal querem militância e depois fazem uma destas, eu por exemplo soube há poucos minutos, por isso não vou poder ir porque estou a trabalhar e não tive tempo para trocar ou tirar o dia.

Um abraço.

Informador disse...

Caro House,
Apenas uma rectificação ao que disse sobre a assembleia. Os estatutos do clube obrigam que as assembleias sejam comunicadas com antecedência. Nesta também foi o caso, porque de outra forma seria muito fácil impugnar a Assembleia.
Relembro, que o meio de comunicação privilegiado do clube, para este tipo de comunicações, é o jornal “Sporting”.
Saudações Leoninas.

Anónimo disse...

Bom dia,
eu sou um apoiante desta Direcção e deste Treinador, mas não sou extremista... Foram feitas coisas muito boas e outras menos boas sendo que, a meu ver, o saldo é extremamente positivo. Ninguém gosta de medidas impopulares, ninguém gosta que se meta o dedo na ferida, ninguém gosta que se seja prático e não lírico e esta Direcção e o PB têm sido, essencialmente, práticos (não perfeitos).
Têm-se ganho títulos contra mega-orçamentos de "dream teams", as contas tÊm sido consolidadas, o passivo tem sido reduzido, pouco mas seguro (apesar da subida dos juros que eu creio que os contestatários também sentem), têm sido resolvidos problemas e processos que pareciam querer eternizar-se (a meu ver falta apenas mais dureza na acção/reacção, falta mostrar mais indignação sem bacoquismos como os da cor azul/vermelha, claro...).
Dizem que não somos campeões, é um facto. Mas as outras provas não existem? Só conta o primeiro lugar? Assim termine-se com estas competições todas, com as formações, com os acessos à champions e uefa... pois só o primeiro conta!
Os "reaccionários maldizentes profissionais", que só aparecem em tempo de crise mas que não apresentam ideias, alternativas, soluções, nada, deveriam ser apenas... benfiquistas.
Saudações Leoninas

Titular Indiscutivel disse...

Queria felicitar os amigos Virgilio e House pela lucidez do seu comentário. Concorde ou não com eles estão bastante sólidos.
abraço

House disse...

Caro amigo Informador, gostaria de explicar ao meu amigo o porquê de não ter acesso fácil ao jornal, moro no "campo" (Azeitão), não tenho nenhuma papelaria ou quiosque perto por isso o meu meio de informação oficial do Sporting é a net. Pode o meu amigo dizer que e bem que poderia receber o Jornal em casa mas com a crise todos os tostões contam, infelizmente temos de fazer opções.
Mais uma razão para a SAD do Sporting divulgar a AG de todas as formas possíveis e com antecedência. Creio que o presidente ainda não entendeu bem a crise que a classe média está a passar, isto a propósito de militância, e como sabem a maioria dos adeptos do Sporting são dessa classe social.

Um abraço.

http://rugidos.blogspot.com/

Anónimo disse...

Os "merdas" parte 2...
Sinceramnte não precebo como os sportinguistas ainda vem a este blog...
Sim esta direcção fez coisas boas mas também mentiu e fez coisas menos positivas.

Quem não a apoia esta direcção não é sportinguista segundo a vossa logica.Mas que logica!

Eu sou sócio com gamebox.
Faço deslocações a outros estádios e mesmo ao estrangeiro.
Vou a Ag's e tudo mais.

Não apoio esta direcção.
E agora?Tambem sou um merdas?Um sócio da sportv?

Voces com estes discursos só dão razão a quem vem para aqui dizer que este blog é patrocinado pelo clube.

Eu vou deixar de visitar este blog.

Parece que não sou um sportinguista tão bom como voces.

E sinceramente dou graças a deu por isso!

Passem bem e viva ao sporting!

leao revisor disse...

Não explicaste é o porque dos resultados em eleições e AG e o que vamos lendo em blogs, e foruns.

Estás enganado, o problema nao está em apoiar ou deixar de apoiar a direcção, está na forma como se critica.

Leão sem Palas disse...

Sou Sportinguista e como tal sei pensar pela minha cabeça. Se fosse seguidista era lampião.
Este Leão Revisor parece que tem palas, ou então não quer ver a realidade.
Não sei que idade tens, mas eu tenho 38 e sou do tempo em que o SCP tinha um monte de modalidades que ganhavam titulos (como o fcp tem hoje).
Ia de manhã para o antigo Estádio, ver os jogos de futebol das camadas jovens Ficava para a tarde para ver o andebol, hoquei, voleibol, basquetebol. HOJE NEM MODALIDADES, NEM PAVILHÃO.
Sou do tempo em que ia para a JUVE LEO, corria o País todo a minha conta. Nas 4ª feiras europeias ficavamos na célebre rampa da bancada nova, desde a 15.00 h até ás 21.00 h em pé como sardinha em lata para entrar no estádio e tinhamos assistências de 70.000 pessoas.
Tu não deves saber o que é isto.
NAQUELA ALTURA VIVIA-SE O SCP.
E hoje o que é o SCP?
- 55000 sócios pagantes.
- Não temos pavilhão
- Assistência de 35.000 com o fcp
- modalidades que são uma vergonha
A culpa é de quem?
MINHA NÃO É.
Porque carga de água é que tenho de estar de acordo com esta direcção, se não resolve os problemas do SCP?
VÃO-SE EMBORA. SE NÃO SABEM RESOLVER OS PROBLEMAS ASSUMAM-NO E SAIAM.
Lá pq sou do SCP, tenho que meter umas palas e concordar com tudo.
Será que não percebem que o pessoal não vai á bola pq não confia na equipa e na direcção.
Pela 1ª vez NÃO comprei gamebox e sabes pq?
PORQUE SE A DIRECÇÃO NÃO INVESTE NA EQUIPA EU TB NÃO LHES DOU O MEU GUITO.
INVISTAM QUE EU COMPRO AMANHÃ A GAMEBOX.
NÃO ENGANEM NEM CRIEM FALSAS EXPECTATIVAS NAS PESSOAS.
Como é que é possível uma equipa ficar a 20 pontos do fcp e a direccção querer que as pessoas acreditem que com o reforço do Postiga (suplente no fcp), Roca e Caneira conseguiremos lutar pelo titulo.
OBVIAMENTE QUE SÓ O CONSEGUIREMOS POR MILAGRE.
ISTO É CRIAR FALSAS EXPECTATIVAS NO PESSOAL.
Relativamente ao PB, penso que a culpa nem é dele. Não sabe mais. A culpa é desta direcção.
Com o guito que (não) temos, acho bem que o PB fique. Para vir um pior mais vale este.
Invistam num treinador de jeito.
Apostem na equipa que os sócios correspodem logo.
VIVA O SCP.

Anónimo disse...

Creio que a actual situação do Sporting exige um debate coerente e consistente, em todas as suas vertentes, e, acima de tudo, esclarecedor para que se possa desenhar um rumo que nos aproxime da nossa real grandeza e que sublinhe, de forma clara, o que nos diferencia dos demais clubes. Contudo, há quem persista em enveredar por uma pseudo-encenação ainda por cima animada por uma pérfida e espectacular campanha de bastidores, na qual todos os não acólitos/lacaios desta Direcção se subsumem num elenco de personagens, no mínimo, duvidosas...e de sofá...
Independentemente, e num exercício de humildade e de inteligência, esta Direcção (e seus lacaios!) deveria, pelo menos, esboçar um leve resquício de arrependimento pela triste imagem que vem dando de um grande Clube... Quanto mais não fosse porque dos arrependidos é o Reino dos Céus!
Naturalmente que reconheço e aceito, em absoluto, o pleníssimo direito desta Direcção em continuar a promover no Clube os comportamentos com que tem brindado todos os que realmente sentem a mística do Sporting, até porque assim contribui para que todos os sócios, adeptos e simpatizantes tenham a oportunidade de olhar severamente para dentro de si próprios, quiçá através da perspectiva crítica de um... simples adepto.
A julgar pela vincada incapacidade em mobilizar adeptos para Alvalade para assistir ao jogo com o FCP (pedia-se um vulcão que redundou numa simples fogueira), parece que o discurso desta Direcção já não convence ninguém...
Saudações leoninas!

Anónimo disse...

Caros consócios,
não creio que o problema sejam palas, seguidismos ou lacaios, que isto não é um estado feudal... O Sportinguista sempre se assumiu como um livre pensador, alguém que é capaz de ver para lá "das cortinas de seda ilusórias", que é capaz de perceber se o lixo está a ser metido debaixo da carpete para parecer que a casa está limpa e arrumada...
O problema é de motivação? Assim parece. Mas também há um contexto económico e sócio-cultural que impera, e uma conjuntura desfavorável (nem que sejam os horários televisivos). As Gamebox são um pau de dois bicos: se estão 30000 vendidas e se nenhum dos detentores for ao estádio, existem apenas 15000 lugares para venda e nas bilheteiras aparece a placa "Esgotado". Sim, porque o Sporting é Clube de Portugal e não de Lisboa. Muitas vezes fiz centenas de km's, apanhei chuva na testa e frio no pelo, passava o dia no estádio... Mas agora a direcção resolve levar 5€ a mais por bilhete no dia do jogo, como se os sócios e/ou simpatizantes tivessem de viver ao lado do estádio.
Mas esta direcção também tem feito coisas boas, como a equipa técnica tem feito, com os orçamentos que temos (comparativamente aos outros grandes, o nosso rácio orçamento/título e/ou resultado é muito mais positivo).
Não podemos viver num mundo de ilusão, não há aqui nenhum Abramovich!!! Sou do Sporting pelo lema que tem, sou do Sporting pelo ecletismo que, infelizmente, tinha, e não apenas pelo futebol. Sou do tempo em que tivemos 18 anos sem ganhar mas com 45000 no estádio todas as jornadas (tempo do queirós) mas quando nada ganhámos! E quando nos afundámos financeiramente!
Porque não nos revoltamos nós contra os VERDADEIROS culpados desta situação? A CM Lisboa, pelo prejuízo que nos causou, o Estado POrtuguês (pelo menos o Dr. Santana Lopes enterrou-nos inúmeras vezes, com prejuízos enormes!) As pessoas esquecem-se, mas somos prejudicados desde o mundial de sub-21 de 1991, quando o nosso estádio não foi seleccionado, continuou no Euro 2004 com a estória, mal contada dos acessos, interiores e exteriores, com o interface do Campo Grande, etc etc etc, sempre em desfavor dos outros ditos "grandes" criando concorrência desleal (se os outros não precisam de gastar ou se lhes dão mais, mais tÊm para investir, criando assim um ciclo virtuoso, contra o nosso ciclo vicioso...).
Creio que esta Direcção tem posto cobro a isto, com falta de fleuma, é certo, de paixão, de garra. E creio que é esse o seu principal defeito e é disso que a podemos acusar.
Saudações Leoninas

leao revisor disse...

Para ver a realidade, tens que contar a história toda e não só contar a parte que te interessa.
1º O scp por exemplo perde e perdeu socios desde a altura em que santana lopes teve a brilhante ideia de impor a cota extraordinaria aos socios.
Podes ir ver aos registos de numero de socios qual foi o ano que começou a dminuir.
2º Desde que FSF está na presidencia o SCP aumentou o nº de modalidades, não acabou com nenhuma ao contrario dos anteriores presidentes.
3º Os orçamentos para as mesmas modalidades depois de um descrescimo em anos anteriores têm agora sofrido um ligeiro investismento.
4º O scp tem em media 100 pessoas a ver os seus jogos, sempre os mesmos 100, no andebol e no futsal, e aqui sim podem culpar FSF de não cumprir a promessa de fazer o pavilhão.
Compreendo tambem que é pedir o mundo para se deslocarem a loures ou ao casal vistoso para apoiarem o clube.
5º Realmente a passagem dos jovens para academia, fazendo com que os jogos não se façam em alvalade, juntando ao facto de não haver pavilhão tirou muito do "ambiente" que existia em alvalade aos fins-de-semana.
É preciso ver que isto acontece á 10 anos e não a 3.
6º Nós cometemos varios erros ao longo dos ultimos 10 anos, demasiados até, mas não existe duvidas para todos acho eu, que temos menos de metade do orçamento de porto e slb, e eu pergunto-vos, acham que é igual fazer uma equipa com 20 milhoes ou 50 milhoes?
7º Nós pagamos pela nossa academia 15 milhoes de euros, pagamos de juros ao longo de 8 anos pela não resolução do conflito com a CML mais de 20 milhoes, isto dá menos 35 milhoes de investimento no futebol que o FCP, que foi-lhe oferecido o centro de estagio, e recebeu logo o dinheiro dos seus antigos terrenos do estadio.
Será que isso não interessa para nada?
8º E por ultimo volta a perguntar, mas será que só os "lacaios" os "seguidores" os "que têm palas" é que são socios? Porque todas as propostas sao aprovadas nas AG?
Vivemos numa democracia ou estou enganado?

Anónimo disse...

Invistam é num treinador com curriculum, equipa temos.

Leão sem Palas disse...

Caro Leão Revisor,
Voltando ao nosso SCP, queria antes de recomeçar de dizer:
1 - deixer de ser sócio na altura do santana lopes, pq eram os meus pais que na altura pagavam as quotas.
2 - sou novamente sócio, mas este ano não comprei a gamebox pq os jogos são uma seca. Vou a alvalade e passo os jogos a sofrer. O ano passado em alvalade, se te lembras, quase todos os jogos foram um sofrimento. Marcavamos 1º e a equipa desligava. Era necessário sofrer um golo ou sermos encostados lá atrás para que acordassem. Achas que as pessaos querem sair de casa para ir á bola a um sábado ou domingo ás 9 da noite para ver espectáculos mediocres? para mim chega. A culpa da equipa não jogar após marcar um golo é de quem? minha? Do PB como é óbvio.
3-Relativamente ao nº de modalidades não ter decrescido, penso que não terás percebido o que quis dizer. Eu não me refiro ao judo, tiro com arco, pesca desportiva, chinquilho, carica, etc. Eu quero é equipas de andebol, basquuetebol, voleibol, hoquei em patins, atletismo, etc a ganhar campeonatos. Foi a isto que o SCP me habituou quando era adolescente e aprendi a gostar do clube. Eu quero lá saber se o FSF cria modalidades de tanga. Eu quero é as outras que referi (o FCP tem todas e as que não ganha, discute até ao fim - basquetebol, andebol, hoquei, sabes porquê? pq tem dirigentes de jeito).
4-Nem me importo que disputemos um lugar no meio da tabela, mas compitam. quero lá saber se é no casas vistoso ou em loures.
5-relativamente aos 100 adeptos nas bancadas, mas uma vez a culpa é de quem? minha? dos dirigentes claro. promovam a modalidade. Dominavamos o futsal e neste momento nem podemos com o slb.
6-mas o que eu não posso aceitar é quando se fala de orçamentos e o que a seguir digo é válido tb para o futsal.
COMO TEMOS DIRIGENTES INCAPAZES E SEM IDEIAS, QUE NÃO CONSEGUEM REVITALIZAR O CLUBE, RESULTANDO EM ORÇAMENTOS BAIXOS, TEMOS QUE NOS CONTENTAR. SABES PQ É QUE TEMOS O ORÇAMENTO MAIS BAIXO DOS TRÊS GRANDES? PQ OS NOSSOS DIRIGENTES NÃO VALEM NADA. SE É ASSIM PQ É QUE DIZEM QUE VAMOS LUTAR PARA SER CAMPEÕES? PARA ENGANAR OS ADEPTOS. INVARIAVELMENTE QUANDO CHEGA O FIM DA LIGA VÊM COM A DESCULPA DOS ORÇAMENTOS.
SE NÃO TÊM CAPACIDADE PARA AUMENTAR O ORÇAMENTO - RUA.
COMO SE AUMENTAM OS ADEPTOS? CAMPANHAS DE SÓCIOS - VÊS ALGUMA? ESTA QUE ESTÁ A DECORRER? É UMA VERGONHA. ANDAMOS A GOZAR O ORELHAS POR IR PARA ANGOLA VENDER KITS, MAS O QUE SEI É QUE ELES TÊM 150 MIL A PAGAR QUOTAS.
7-Quanto ao diferendo com a CM Lisboa é vergonhoso. ENTÃO FOI-NOS DADA RAZÃO NO CONFLITO E NÃO VAMOS PARA TRIBUNAL SACAR Á CML AQUILO A QUE TEMOS DIREITO.Então o estúpido do santana lopes deixou o slb construir o estádio em cima da 2ª circular e nós em vez de apertar com a CML convidamos o merdas do presidente para o camarote? Estão a brincar com o SCP. Não nos damos ao respeito.
Sabes pq é que o fcp e o slb conseguiram tudo das CM e nós não? pq têm dirigentes capazes. Eu fiz parte da equipa de projectista do nosso estádio e do estádio da luz. nem imaginas a diferença. em alvalade eram só meninos. no slb eram só patos bravos mas que resolveram TUDINHO.
8-Quanto ás assembleias gerais, já lá estive e digo-te. Não vale a pena. quando os temas interessam cada pessoa tem 2 minutos para falar. FAÇAM O CONGRESSO E AÍ SIM VALERÁ A PENA.
9-Tenho pena que o nosso SCP se esteja a afundar e há muitos anos que digo isto aos meus amigos, sem me enganar. com dirigentes destes não vamos lá. precisamos que homens que tenham a paixão pelo futebol.
10-Tenho dois putos e não lhes admito que não sejam sportinguistas, mas sabes quantas vezes os levei á bola? 1.
Saudações Leoninas e abram os olhos enquanto é tempo.

Anónimo disse...

Sem palas mando-o içar a vela e fazer-se ao vento...

Anónimo disse...

A actual direcção ganha eleições e faz passar algumas propostas em assembleias gerais(ainda que de uma forma habilidosa)porque a dita democracia que o nosso clube vive é: muitos sócios 1 voto, alguns sócios muitos votos. Assim, basta "agradar" sempre aos mesmos, ou seja, aos que têm mais votos.

Saudações Leoninas

Anónimo disse...

Só um último comentário, relativamente ao número de votos: eu até sou contra que se vote aos 18, por considerar que não se tem maturidade suficiente, mas sou COMPLETAMENTE CONTRA que se deixe votar, e não me importa o número de votos a que eventualmente tenham direito, quem pura e simplesmente denigre a imagem do clube, agride dirigentes e atletas do clube, rasga a camisola do clube, símbolo máximo depois da bandeira, invade o próprio estádio, aproveita o nome do clube para fazer negócios ilícitos, promove a violência e a marginalidade e ainda por cima grita mais por si que pelo clube: obviamente que me estou a referir à JuveLeo...
Concordo que por vezes somos muito "betinhos", que queremos fazer as coisas pela certa quando neste país isso é quase ridicularizado, que deixamos que nos pisem e "damos a outra face", como pessoas de bem ou aristocratas orgulhosos...Concordo com muito do que foi escrito atrás, mas se apenas se vê o que de mal é feito sem se valorizar o que de bom for feito, e fazendo valer também o inverso, por puro facciosismo, um dia destes, nos livros de História que os nossos filhos estudarem, corremos o risco de ver Hitler e Salazar retratados como grandes estadistas... Como em tudo devemos colocar os pesos na balança e ver; como na nossa vida pessoal e profissional devemos melhorar competências e corrigir defeitos. Agora bota-a-baixo como doutrina não me parece justo, quando não se apresentam alternativas. E abutres, que apenas aparecem quando aparece carniça, esses então detesto!
Os grandes sportinguistas têm de se ver nos bons e maus momentos, saber viver os bosn e maus momentos, saber conviver com os bons e maus momentos e saber criticar nos bons e nos maus momentos.
E pato-bravo nunca quero ser...
Saudações Leoninas, saudo quando aparecem opiniões diferentes, com argumentos válidos e elevação e respeito na diferença. Creio que é isso que nos fará ser maiores e melhores.
PS: Mesmo que não leve os seus filhos ao Estádio, faça como eu, frequente a Academia. Lá ainda se respira alguma pureza e Sportinguismo À antiga (excepto quando não está minada de abutres-empresários e meninas a tentarem a sorte...)