terça-feira, 14 de julho de 2009

Caso Izmailov

No meu entender, é uma vergonha o que se passa com Marat Izmailov. O departamento clinico do clube devia ser responsabilizado.
Como é possível então que Izmailov esteja lesionado desde o final da época passada, e andem com paninhos quentes, os tratamentos conservadores, ou lá o que lhe quiserem chamar, para agora ir à faca e ficarmos privados do jogador até Outubro? Mas isto cabe na cabeça de alguém?
Ou não teria sido lógico operar no final da época para estar agora pronto, ou quase pronto para a competição? Uma situação grave no meu entender e que devia ter consequências...

77 comentários:

JL disse...

Caro Titular Indiscutível,

Punir a incompetencia de alguém no SCP poderia criar um assustador precedente.

Depois o que é que se fazia ao Presidente, ao Treinador, ao Director Desportivo, ao Salema, ao Afra e a todos esses simpáticos inoperantes? Só num contexto de incompetencia sem consequencias é que eles podem trabalhar no SCP.

Já viu o que era se nos tempos do Carlos Freitas o tivéssemos castigado pela sua incompetencia? Era aborrecido.

Reitero aqui o escrevi no post anterior. O Izmailov, tanto ou mais que um jogador do SCP é um ser humano. Passou meses com dores e a recaídas por algo que se podia e ter resolvido na hora. O pós operatório teria passado e ele podia jogar. Isto vai deixá-lo condicionado uma época inteira. Porque, mesmo num Clube com um treinador de segunda como o nosso, a pré-época tem peso na preparação física dum atleta. E MI não a vai fazer. A 100%, só para o ano.

Parabéns ao Departamento Médico do Clube. São legítimos herdeiros da tradição de demorar muito a decidir e depois decidir mal.

SL

Anónimo disse...

Eu não sei se é azar ou se é incompetência, o que é certo é que os nossos jogadores são sempre os que demoram mais a recuperar.

Claro que alguém tem que ser responsabilizado, e esse alguém vai ter de ser o departamento clínico que me parece não estar ao nível do clube, mas como não sou um entendido em medicina, abstenho-me deste assunto.

Saudações Leoninas,
Mário A.

Gardunha disse...

Não tardará a aparecer o EDDIE VERDDE/Alma de leão a encontrar o culpado para esta situação- Paulo Bento ou JEB.

Isto com o Paulo Cristovão e o Erikson esta resolvido já á 15 dias.

JL disse...

Caro Mário A.,

Eu também não sou médico, mas acho que um médico que tenta evitar uma operação que dita uma paragem de 10 semanas com tratamento conservador, se ao fim de um tempo razoável percebe que a situação não evoluiu, percebe que não há ganho nenhum em não se operar o jogador...

Não acredito que ninguém responda por nada. Toda a gente vai pedir calma e confiança. Aliás, nem entendo possível outra solução. O Conselho Directivo é o mesmo há 10 anos, faz tudo mal e toda a gente pede calma, o treinador é o mesmo à 4, faz tudo mal e toda a gente pede tempo, porque seria o médico a ser responsabilizado?!

SL

JL disse...

Não Gardunha,

Os culpados são os que só dizem mal. Se disséssemos bem do Gomes Pereira, ele tinha operado o Izmailov mais cedo.

Assim, como só botamos abaixo, ele fez isto.

Realmente, como é que nos pode passar pela cabeça dizer mal de alguém, quando um tipo acorda, vê o jornal e se depara com medidas geniais como estas?

Deve ser pré-época para o Departamento Médico também e eles ainda estão a ganhar ritmo. Depois quando for a doer, eles logo fazem diagnósticos/tratamentos certos.

SL

leao09 disse...

Tenho que dar finalmente os parabens ao Titular Indiscutivel por este post.

Penso que haverão poucos a conseguir defender que não houve incompetência do departamento médico.

Pelo que acho que a discussão nem deve resvalar para se a situação foi mal gerida ou se houve incompetência, o que é indiscutível.

O que se deverá discutir é o que deve a administração da SAD fazer perante esta situação.

Recordo apenas esta parte do "manifesto eleitoral" de JEB:
"Definição da estratégia e implementação de um modelo de avaliação de desempenho assente em
metas ambiciosas individuais e colectivas".

Ora avaliando o ou os responsáveis pelo departamento médico do Sporting, estou realmente interessado em saber quais as suas metas individuais e colectivas e qual o resultado da sua avaliação.

E já agora, será que já existem metas definidas para Paulo Bento e, porque não, JEB?

SL

Rui Fiel disse...

Boas!

Colocam-se posts a pedir moderação e que não se culpabilizem as pessoas, sejam directores sejam treinadores, sem realmente avaliar o que se fez para depois colocar este!!!

Cada vez percebo menos este blog. O que hoje é verdade para uns amanhã é mentira para outros.

Mas cabe na cabeça de alguém que um jogador de 26 anos se preste a andar em tratamentos sem total conhecimento do se está a passar ou mesmo com a sua total concordância???

De facto algo vai mal nestes adeptos sportinguistas...

Clube e jogador, ambos optaram por não operar, optaram pelo tal tratamento conservador que agora se verificou não ter surtido os efeitos desejados.

Mas em vez de agora se vir pedir à Direção mais celeridade para colmatar uma ausência forçada e de todo inesperada não, ainda se vem criticar mais um departamento do clube, departamento esse que sempre pautou pela clareza e rigor.

Alguns adeptos do clube não merecem nada por parte de quem trabalha em Alvalade, são presos por ter cão e presos por não ter.

Compreendo que a falta de reforços incomode muita gente, a mim inclusive, mas daí a começar a disparar em todos os sentidos não faz sentido nenhum...

Esta direção só vai abrir os olhos quando o Real vier buscar o Moutinho a 30 de Agosto, aí sim vai ser o bom e o bonito.

Sempre disse que era preciso dar tempo ao tempo mas isto ultrapassa os limites do razoável. Entramos primeiro em campo, temos ausências importantes que não nos permitem ter o plantel completo e ainda andamos a ver se alguém nos dá algum jogadore. Não brinquem conosco.

E critiquem sim, mas construtivamente.

Abraço

Anónimo disse...

Ao contrario do treinador que lá temos penso que os corpo clinico é bastante aceitavel. As decisões em Medicina muito raramente são lineares... Um procedimento cirurgico é sempre algo invasivo que mais cedo ou mais tarde condicionara o jogador. Só deve ser efectuado em ultima circunstancia. Queremos ganhar, queremos que ele jogue mas acima de tudo queremos o bem da pessoa, Marat Izmailov. Obviamente não conheço o boletim clinico nem sei a que tipo de cirurgia vai ser submetido por isso penso que é preciso alguma calma e conhecimento do que se passa antes de falar. Quer dizer, andamos a jogar mal há 3 anos e não se pode falar do treinador que se pertence logo à minoria de bloqueio que não deixa o sporting evoluir. O corpo clinico do sporting nesses mesmos 3 anos tem uma decisão (possivelmente) menos boa e é uma vergonha. Levar 12-1 do Bayern não... Não haver espectaculo em Alvalade tambem não... Jogar para ganhar meio a zer não vergonhas nenhumas. O coitado do medico dá o tudo por tudo para não levar o jogador à faca, não consegue, opta por cirurgia e cai logo o carmo o trindade... Critiquem o que há para ser criticado, o resto tentem informar-se primeiro...
Pedro

JL disse...

Caro Rui Fiel,

Não acha sinceramente que o médico do SCP pediu uma opinião ao Izmailov, pois não?

Muito menos acha que o Izmailov, confrontado com as opções que lhe tivessem dado, tivesse escolhido ele, pois não?

É notório que os médicos do SCP decidiram assim e ele aceitou, como aceitamos que um médico nos receite um medicamento. Teve azar o rapaz, confiou no médico errado.

Quanto ao resto, não queria que brincassem consigo, não tinha votado neste. Ele avisou. Andou com os amigos a brincar connosco antes e agora lembrou-se que queria voltar. Ele disse-lhe que tinha a época preparada. Disse-lhe inclusive que tinha que ser assim, porque começávamos antes. Não está NADA feito. Comprou um suplente do Villareal com dinheiro caído do céu. E hoje já diz no jornal que não nos podemos precipitar, como que ainda querendo vender que ele está a ponderar tudo muito bem.

Não há ninguém a ser cogitado. Ninguém. E a prova é simples: alguém acredita que andávamos activos no mercado, a referenciar, perguntar por preços e negociar e não saía UMA notícia num jornal? Falámos 2 minutos com o Caicedo, já se sabia tudo!

Não há notícias porque não há movimentacoes. e o simpático JEB que vá vender a "cautela" a quem ele quiser.

SL

Anónimo disse...

Este departamento médico não é a primeira vez que mostra a sua incompetência. Mas não faz mal, que agora passam o caso para o barroso ranhoso.

É uma tristeza, mas tornem-se sócios, comprem gameboxes e camisolas, que isto é boa gestão.

João Moutinho no Real? Só se for o de massamá...Com os jogadores que eles têm (Sneidjer incluído), o Moutinho só serviria para levar as águas...Mas 22M € é muito para essa tarefa, para isso compram o Tiui.

Alma de Leão

Eddie Verdde disse...

A medicina não é uma ciência exacta e não estando nenhum de nós em posse dos dados clínicos do jogador, nem sabendo se as decisões foram tomadas exclusivamente pelo médico ou também pelo jogador (que também tem uma palavra a dizer, que o tendão ainda vai sendo dele), creio que em boa fé ninguém se pode achar no direito de imputar responsabilidades ao departamento médico desde já.

Mas atendendo ao registo de erros que este Dep. Médico já leva (não declaração de medicamentos para a asma que ia custando um processo por doping ao Rui Jorge; seringas usadas abandonadas num caixote de lixo de um hotal; erro de diagnóstico que ia custando a carreira a Carlos Martins) compreende-se perfeitamente que a competência do departamento médico seja posta em causa.

E nesse caso, depois de tantos erros a responsabilidade já não será exclusiva do Dep. Médico, mas dos responsáveis do clube que nele continuam a confiar.

P.S. - Gardunha, não tens mesmo vergonha na cara pois não?

Anónimo disse...

JL,

Como sabe que ele confiou no medico errado? Conhece o boletim clinico do Izmailov? Sabe se houve ruptura de ligamentos? Cruzado anterior, posterior, interno ou externo? Ruptura total ou parcial? Ou sera que foram os meniscos? Ou é so uma contusão? Ou que deu a ressonancia megnetica? Pensa que isto é somar dois mais dois? Não é e o tratamento cirurgico raramente é melhor que o conservador quando este funciona. Não funcionou, azar. Para já, não sabendo o que aconteceu, não tem direito de criticar o medico.
Pedro

Gardunha disse...

EDDIE VERDE/Alma de leão

"E nesse caso, depois de tantos erros a responsabilidade já não será exclusiva do Dep. Médico, mas dos responsáveis do clube que nele continuam a confiar."

Ora bem cá esta a formar-se o culpado. Ainda estamos moderados mas isto vai descambar...

Não tardará a aparecer algum a dizer que foi PB que não deixou operar.

Até parece que adivinho não é eddie/Alma de leão

leao09 disse...

Meus caros,

Bem sabemos que a Medicina será tudo menos uma ciência exacta, e cada caso é um caso.

Mas então como seleccionar ou avaliar um médico? Não será pelo resultado do seu trabalho? Não será pelo número de lesões ou o seu tempo de recuperação, ou a sua eficaz recuperação, ou até eventualmente pela condição física dos jogadores?

Segundo o Jogo de hoje, Izmailov está lesionado há 4 meses; ora bem, até Outubro/Novembro são mais 3/4 meses. Podemos estar a falar de um período de 8 meses sem um jogador muito importante.

Não seria tempo de já estar em condições físicas boas?

SL

Rui Fiel disse...

Boas!

Caro JL,

Antes de mais nada deixar bem claro que eu não votei em JEB. Quanto ao Izma não me parece que tenha tido azar com o médico em quem confiou como diz, mas antes no método conservador que lhe calhou que pode não ter sido o mais indicado para alguém com a sua fisionomia ou que por qualquer outro motivo não permitiu que o jogador se treinasse normalmente agora enquanto falamos.

Poderá dizer que ao afirmar isto se tratará de um acto de incompetência o facto de se ter escolhido um "mau" plano de tratamento para o atleta, o que não concordo visto que nem todos os atletas respndem de igual modo a tratamentos iguais como bem sabe. Acabemos então por considerar que foi azar, já que tratando-se um ser humano creio que tudo se terá feito para que este, principalmente, saísse salvaguardado.

Infelizmente tenho de concordar consigo quando diz que ele não tinha a época preparada. Já o treinador do clube, antes mesmo de se saber que seria parte integral de uma lista às eleições havia afirmado que mesmo não tenod contrato estaria já a preparar a época para que quem entrasse de novo tivesse tudo pronto.

Mas enfim, vê-se que assim não foi, e para mal dos nossos pecados vamos todos andar mais um ano a ver a caravana passar, pelo menos é isso que me apraz registar nesta fase da época.

Abraço

JL disse...

Caro Pedro,

O Izmailov tem uma "patologia tendinosa", o que significa que tem uma tendinite e não uma ruptura de ligamentos ou uma lesão meniscal (e para estas, digo-lhe eu que não há tratamento conservador, a menos que não se seja atleta. Sendo, só indo à faca).

Repare que eu não discuto os méritos do tratamento conservador vs. a cirurgia, o que eu defendo é que o tratamento conservador visa evitar a paragem prolongada do atleta e MI já leva mais tempo de "conservacao" do que levaria se tivesse sido operado. Das duas uma: ou quando se escolheu o tratamento conservador se sabia que só se poderiam aferir os seus resultados ao fim de 15 semanas, e aí mais valia ter-se operado logo, porque a paragem era de 10, ou então foi-se deixando andar.

A medicina não é, como bem diz linear. Mas também não é "Não funcionou, azar". Anda algures no meio. Quanto às críticas do departamento médico, leia os episódios que o Eddie relembra e que são factuais, e depois diga se é má vontade não confiar cegamente.

SL

PedroN disse...

Num clube cujos dirigentes premeiam a mediocridade (Paulo Bento é visto como um salvador e um treinador de top, quando a única coisa que fez foi ganhar 2 Taças de Portugal), não me admiro que este sentimento de mediocridade se alastre à restante estrutura.

É tempo de, uma vez por todas, mudar mentalidades. O 2º lugar deve ser visto como o 1º lugar dos últimos. O Sporting não é um clube qualquer!!!

Anónimo disse...

leao09,

As suas duvidas são legitimas e avaliação de um bom médico é também ela subjectiva. 4 ou 5 meses lesionado e conversa fiada... Esta há 4 ou 5 meses lesionado sob tratamento conservador e a jogar ao mesmo tempo!! A condição fisica do jogador pode ser optima e haver farmacos menos proprio por tras por isso tambem não me parece criterio. Lembra-se do Rodolfo Moura? Era um optimo fisioterapeuta nao era? Na verdade e enfermeiro e soubesse como eu sei o que ele usava para a recuperação dos jogadores... Quanto ao numero de lesão, não podemos utilizar o mesmo criterio num jogador como o carlos martins (estaleiro a toda hora) ou moutinho (parece um relogio). Percebo as suas duvidas e uma boa avaliação leva anos e é melhor feita por quem esta no meio.
Pedro

Anónimo disse...

Caro Titular Indiscutível,

Eu se fosse a si teria cuidado!!! Com esse tipo de discurso, vem de lá o seu colega Leão Revisor e ainda o chama de assassino, criminoso, Lampião, e sabe-se la mais o quê!!! (sim, Velho do Restelo deve ser - vindo dele - um verdadeiro elogio!!!)

Sabe o que eu acho??? É que de semana para semana o Plantel está mais fraco, mais desmotivado, e eu diria mesmo uma das piores pré-temporadas de que alguma vez me lembro!!! Não no sentido de haver poucas contratações, mas sim por dar a impressão de que a equipa está pior de dia para dia...

E agora pergunto... O que anda JEB a fazer??? Que raio de comentários anda o Homem a fazer sem nexo nenhum??? Ontem quase que empurrou o Moutinho para um avião... Antes de ontem duvidava de como os rivais arranjam dinheiro, em vez de se preocupar em ARRANJAR DINHEIRO!!! e foi ridículo, pois sabe-se bem como eles arranjaram guita, o FCP vendeu e os passarinhos fizeram o acordo com a Sagres...

Se o homem se calasse, trabalhasse, arranjasse guita e reforçasse a merda de equipa que temos... Em vez de andar aos saltinhos feito parvo, a dizer disparates e a não contratar ninguém...

Mas enfim, é cedo, muito cedo, temos que ter calma, muita calma, e pode ser que lá para Dezembro ele chegue às 20000 Box's vendidas!!!

Sempre em grande!

Cumprimentos,

Fanane.

Anónimo disse...

Ou muito me engano ou o homem não tem mãos para o ferrari...O problema é que solução não é transformar o ferrari num fiat, mas sim arranjar outro piloto.

Anónimo disse...

JL,

"Não funcionaou, azar" obviamente que o que significa é que se tomou determinada decisão cujo resultado não foi o esperado por isso parte-se para outra. Lesão tendinosa em que aspecto? Têm todas de ir à faca?! Se todas as tendinites em competição tivessem de ir à faca estavamos mal. Fez ruptura tendinosa, inflamação ou contusão? De que tendão? Acha que o medico do sporting andou 6 anos de curso mais 5 de especialidade a estudar como prejudicar um jogador? Acha que atraves de uma noticia de jornal (ainda por cima sabemos que a nossa comunicação social não é nada tendenciosa...)consegue ter conhecimento suficiente de todas as variaveis possiveis do que se passou para poder criticar como esta a fazer?
Quanto aos episódios anteriores que referiu sinceramente não me recordo de todos. Mas o carlos martins não passou a epoca lesionado no benfica? Deve ter sido o medico do sporting que foi la... Seringas no caixote lixo? Desde anti-inflamatorios a heroina podia ser tudo... Sabe o que la estava?
Pedro

El Greco disse...

A situação do Izmailov, é no mínimo lamentável!

Não sendo o primeiro caso do género, é bom que se responsabilize o departamento médico!

Quanto muito o médico que acompanhou o processo!

Acho piada que por aqui toda a gente critica jogadores!

Não servem, são toscos, está gordo....

Mas quando se começa a falar de outros "empregados" do Sporting!! temos de ter calma!

A culpa não pode morrer solteira! O Sporting tem de ter a coragem, como em qualquer instituição, de responsabilizar as pessoas pelos seus erros!

Nota: Apoiei o JEB, acho que poderá ser o presidente que precisamos!

Mas sempre pensei que por esta altura já tivéssemos mais novidades (tanto desportivas, bem como directivas)

JL disse...

Caro Pedro:

Se todas as lesões tendinosas precisam de cirurgia, não sei. Sei que esta precisa, conforme foi confirmado pelos próprios. E pelos vistos, sempre terá precisado (sob pena de se aceitar que o tratamento conservador até a agravou).

Acho que a estudar para prejudicar pacientes não anda médico nenhum. Isso não invalida que o façam e que tenham responsabilidades por isso.

Quanto aos erros anteriores e dando de barato o que escreve supra, não se lembra do Rui Jorge? Eu lembro. Esqueceu-se de que havia controlos anti doping, o Dr.

SL

Evaristo Cutileiro disse...

Bom dia,

Concordo inteiramente com este post. O que se passou/passa na situação do MI é no mínimo vergonhoso. Há que confiar no departamento médico do Sporting mas tudo têm um limite.

Se não existir nos tempos próximos uma explicação minimamente plausível sobre este assunto medidas têm que ser tomadas para que não volte a acontecer. Quando se cometem erros a atitude mais correta é vir a publico assumi-los. Quero lá saber se ficam pressionados pela opinião pública. Talvez é melhor solução para que tal não torne a acontecer.

Para os arautos da desgraça, em vez de tentar fazer desta situação outra campanha pré eleitoral, deviam comentar a noticia pelo que ela é! A equipa fica privada de um bom jogador, PB têm mais uma contrariedade, começamos outra vez atrasados. Mas nem ter em consideração o profissional (já nem digo o lado humano) tudo vos serve para dizer o que está mal no Sporting. Sou sincero, tento ser o mais imparcial possível, ouvir/ler as restantes opiniões mas o vosso negativismo, a critica pela critica, dá cabo da moral de qualquer um. Não somos um clube perfeito, estamos longe disso mas algo me diz que não é esse o caminho a seguir. A sensação que fico com as vossas intervenções, o cenário que mais prazer vos daria é que um dia o Sporting deixe de existir apenas para que possam dizer: "Eu bem vos disse".

E agora venham de lá os comentários que sou um betinho da linha que não gosto do Sporting, não sinto o Sporting como vós, que há 15 anos é que existiam os verdadeiros Sportinguistas, que parceria no BES, que sou filho da mulher a dias do JEB ou tenho futuro na atual administração. Eu sei o que me move!

SL

Sparks disse...

Boas,

Antes de mais, tenho de reconhecer que esta situação não é nada agradável... E todos temos 1001 motivos para ficar revoltados...

Dito isto, pela primeira vez concordo plenamente com o Eddie Verde...Medicina não é uma ciência exacta, para duas pessoas com o mesmo problema a solução pode ser completamente diferente...logo sem dados concretos, estamos a atirar pedras ao acaso...

Até porque intervenções cirurgicas deste género não são garantia de solução para o problema, além de deixarem marcas para sempre no jogador...e o Izma já tem historial...

É verdade que este Departamento já teve muitos situações no mínimo inconvenientes...mas não sei até que ponto esta decisão foi incorrecta... De certeza que foi inconveniente, mas incorrecta...não sou médico logo não acuso...

Para quem diz que temos muitos problemas clínicos...é verdade...mas também é verdade que são os mesmos jogadores com problemas...Vuka, Izma, Rocha...hummm...não me recordo de mais nenhum (pelo menos nas últimas épocas, estou a falar de problemas recorrentes)...

SL

Eddie Verdde disse...

Ó pedro a questão das seringas não tem nada a ver com o que estava lá dentro mas sim com o modus operandi. É que uma seringa usada não se mete dentro dum saco de plástico e se deita ao lixo como se fosse uma casca de banana. Um técnico de análises sabe isso, um enfermeiro sabe isso, um médico melhor do que ninguém sabe isso.

Quanto ao Carlos Martins, isso é um raciocínio um bocado simplista, não? O facto de passar a época lesionado no Beifica não branqueia o que se passou com ele no Sporting. Teve 5 lesões consecutivas na mesma perna que o impediram de jogar quase toda a época do Peseiro e a seguinte, e diziam-lhe que o problema era psicossomático e de cansaço muscular. Foi preciso ir à Alemanha para saber que afinal estava cheio de fibroses e lhe aplicarem a terapêutica adequada.

Eu não sou médico e reconheço que a medicina não é uma ciência exacta, mas como alguém disse aí atrás, um médico selecciona-se e avalia-se pelos resultados do seu trabalho. E cá para mim já são descuidos e erros a mais.

Anónimo disse...

Eu não sou médico, por isso não vou comentar muito o que se passa com o Izmailov... Mas tenho umas questões:

1º Quanto ganha o Abel mesmo? Começa a preocupar-me o quão menos que ele o JEB vai ganhar...

2º De dia para dia, jogadores mais desmotivados, Presidente a querer despachar o nosso capitão de qualquer maneira, e lesões a vir dar um 'cheirinho de festa'.

3º Plantel pior que o ano passado. Ninguém me diz que o Matigol seja mais que o Romagnoli, e duvido muito que arranjemos um Avançado que renda mais que o Derlei.

4º Lesão de Izmailov, enfraquece e de que maneira o Plantel. Veloso só vai 'correr' até ao fecho do mercado. Cheira-me que daqui por uma semana (com o JEB a ajudar...) o Moutinho vai ter outro grave problema pessoal e vai 'precisar' de sair, tal como no ano passado.

5º A nossa defesa é uma verdadeira merda, o Abel parece um matraquilho, o P. Silva só se sabe mandar para o chão, o caneira não é nem nunca será um lateral, e o Grimi é melhor nem comentar... Resta-nos o Carriço e um decadente Polga.

Resumindo, durante as eleições em 26 de Junho teríamos o plantel praticamente fechado... Estamos a 14 de Julho, a 13 dias de uma pré-eliminatória da Champion´s, e o Plantel está PIOR que o ano passado, e pior do que isso está com um ar completamente desmotivado e desesperado. Falar do ar perdido e desconcertante do PB, acho que nem vale a pena...

O 3º lugar este ano vai parecer uma festa no Marquês!!!

Keep up the good Work!!!

Fanane.

JL disse...

Caro Evaristo Cutileiro,

Sendo eu um dos supostos arautos, começo por lhe dizer que não me lerá um único insulto. Como pode constatar nos últimos tempos, os agoirentos são consideravelmente mais polidos e respeitadores que os defensores de São JEB y sus muchachos.

Quanto ao seu reparo de que as críticas "dão cabo da moral de qualquer um", tenho-o na conta de pessoa de bom senso, pelo que pergunto-lhe: se as críticas fossem mentira, a sua moral saia afectada?

Imagino que não. Não nego que a verdade tenha matizes negros e custe ler, especialmente numa altura da época em que sonhar não custa. Mas a verdade é a verdade, nada a fazer.

SL

Leão sem Palas disse...

Caro Fanane,

A diferença entre o Leão Revisor e o Titular Indiscutivel, é precisamente esta.

Ambos são Pró JEB, mas enquanto o LR vive no mundo dele (e de mais uns quantos) em que tudo o que JEB faz é bem feito, o TI consegue discernir o certo do errado apesar de algumas vezes não concordar com ele.

A diferença entre um seguidista e um não seguidista é a diferença entre LR e TI.

Quanto ao Izmailov, só tenho uma coisa a dizer. Num Clube profissional, alguém teria que ser responsabilizado. Mas como somos amadores o Iz será operado, recuperará e ficará tudo na mesma.

No departamento médico são todos sportinguistas, sócios, têm gamebox, são assinantes do jornal, logo está tudo bem. Siga o baile. Ficamos com menos um jogador até dezembro, porque ele voltará em inicios de Novembro, terá que fazer a "pré temporada", logo em Dezembro vamos ter JEB a anunciar o reforço de Inverno - IZMAILOV.

Para finalizar, resta-me referir que já coneço sócios (sim, no plural) do SCP que renovaram as gameboxes, logo no inicio, e que já dizem que se continuarmos assim(futebol de merda e sem reforços) ponderam despachar as referidas gameboxes para quem lhes der mais guito. Assim minimizam as perdas.

É este o estado de alma de muita gente. Mas quem os mandou comprar a gamebox?

Saudações Leoninas

EDDIE VERDDE disse...

Se são médicos como é que aqui fazem afirmações como se fossem entendidos?
UM médico para alem das competencias tecnicas tambem tem conpetencias humanas

JL disse...

Agora senhores,

"Sustine et abstine" ("Suporta e Abstém-te"), como recomendavam os antigos.

"Sustine" esta iluminada Direcção e o nosso treinador vitalício. E, em consequência disso, "abstine" de títulos, vitórias ou espectáculo.

Ainda bem que apareceu um grande senhor da banca a cobrar pouco dinheiro para ser Presidente. Não fora ele chegar, e a 13 dias da pré-eliminatória da LC ainda estávamos com o plantel for completar, um treinador que não presta, os dispensáveis todos pendurados e um dos jogadores mais importantes no bloco operatório depois a 4 meses a "ver se passava" uma lesão.

Valha-nos termos eleito um profissional que se soube rodear.

SL

Anónimo disse...

A todos mais umas questões:

1º Porque não há no site o número actual de sócios, como tem havido nos últimos anos;

2º Porque não há no site o número actual de GameBox's vendidas, como tem havdo nos últimos anos;

3º O Barbosa anda de férias? Faz alguma coisa? Ou porque tem Box, cartão de sócio, e aquela poupinha, tem direito a andar lá a receber ordenado e a comer croissants???

4º Lembram-se de (nesta fase da pré-época) terem a sensação que temos um plantel PIOR que o ano passado?

5ª Quando é que o JEB se CALA, para de dizer DISPARATES e apresenta resultados do - suposto - trabalho que anda a fazer há mês e tal???

Cumprimentos,

Fanane.

JL disse...

Caro Fanane,

1o - Porque há cada vez menos

2o - Porque se pusessem, andava tudo ainda mais desmotivado

3o - Não faz mais nem menos do que faz desde que lá está.

4o - Só no tempo do Waseige.

5o - Olhe que como ele trabalhou num banco, ele é que deve saber. E como tem 2 consoantes seguidas no nome, deve ter razão. 90% dos Sócios que votaram acharam que sim, e pelo que leio aqui, quando há maioria, é porque se tomou a decisão certa.

Este ano, em Maio, todos ao Marques. Parece que é a altura em que o Iz fica bom.

SL

Titular Indiscutível disse...

Eu deixo de responder a comentários quando vejo escrito "lá estaremos no Marquês a festejar o 3º lugar" !!!
Porque alguns do contra e especialistas em futebol, qual arautos da desgraça, já vaticinam o 3º lugar ao Sporting, quando o campeonato ainda nem começou.
O ano passado também íamos ficar em 5º e lutámos quase até ao fim pelo titulo.
Enfim... haja paciência!

Anónimo disse...

Em todos os posts continua-se a discutir as posturas daqueles que apreciam e daqueles que não apreciam os actuais dirigentes do SCP.

A verdade é que tirando os 10.000 que apoiaram JEB na eleição, onde andam os sportinguistas? Somos só estes? Eu digo que estão cada vez mais afastados do clube e alguns vão desistindo de lutar...Já não querem saber!

Porque estes meninos que entrarão de mansinho e à custa de apelidos no clube, têm-no deixado na penúria à custa das negociatas e cunhas para os amigos incompetentes, naquilo que tem sido apelidado de grande gestão.

Esse Gomes Pereira é mais um que se atirou ao osso quando despacharam o Fernando Ferreira, médico bem pago mas obviamente com resultados reconhecidos...

Alma de Leão

Evaristo Cutileiro disse...

Caro JL:

Não pretendo com a expressão arautos da desgraça ofender ninguem como sei que não pretende ofender quando diz"os agoirentos são consideravelmente mais polidos e respeitadores que os defensores de São JEB y sus muchachos." São opiniões.


A minha moral claro que sai afetada quando vejo a noticia de hoje sobre o MI. É no minimo incompetência mas acho que a minha opinião ficou bem expressa no post anterior se não estou em erro.

Agradeço ter me em boa conta como também já lhe disse a si que lhe reconheço imensas capacidades e apenas me entristece que a sua actuação apenas se centre nos problemas que existem e não na resolução dos mesmos.

SL

Anónimo disse...

Eddie,

Escrevi em algum lado que as seringas devem ser postas no caixote de lixo? Parece-me que isso é uma questao importante da mesma forma que me pareceu que nao foi isso que estava a criticar quando falou nessas ditas seringas. Pareceu-me que estava a criticar o uso delas em jogadores de futebol mas à falta de melhor argumento mudar o tema de conversa é sempre util. Quanto ao carlos martins não acho que seja simplista, é factual. Não jogou no sporting, não jogou no huelva e não jogou no benfica. Nunca vi em lado nenhum que lhe tinham dito que era psicosomatico ou seja fibromialgia que por acaso é uma doença que afecta cerca de 30% da população portuguesa (sendo assim não acho escandaloso que tenham pensado nisso. Mas o melhor sera esperar e ver como lhe correra a epoca no benfica...
Pedro

Anónimo disse...

Haja Paciência, caro TI???

Paciência é coisa que se está a acabar!!! Como se explica que o ano passado vendemos património, recebemos (finalmente...) a guita da CM Lisboa, etc e tal... e cada vez há menos, cada vez há menos dinheiro para investir???

O PB não motiva jogador nenhum nem adepto (quase...) nenhum!!! Como é possível um treinador com 4 anos de casa só ter uma táctica, que herdou do Peseiro??? E que por acaso não tem nada a ver com aquela que as nossas camadas jovens usam em todos os escalões???

Como é possível há 2 anos atrás sempre termos a opção do 352 ou 343 e porque correu mal no jogo em Braga, o super-PB cagou-se todo e nunca mais a usou?? É isto um treinador para o MEU GRANDE SPORTING??? Não percebe a ironia que utilizei??? Não sabe ver que os nossos FAMOSOS 2º's lugares têm tanto de mérito nosso com de desorientação do SLB???

Não sabe ver que o Jesus percebe de Futebol (principalmente de futebol Português) e que este ano os passarinhos não nos vão dar as abébias dos últimos anos??? Mas anda tudo cego??? Mas alguma vez o PB é treinador para o Sporting???

Sinceramente não percebo, uma coisa é amor ao clube, outra é CEGUEIRA!!!

Haja paciência, digo eu!!!

Cumprimentos,

Fanane.

Anónimo disse...

Fanane, Alma de Leão, Leão sem Palas, JL, Eddie Verde:

Só algumas perguntas. Este ano quando formos campeões vão festejar para o Marquês ou porque será o campeonato em que o Porto perdeu os melhores jogadores e o Benfica mudou de treinador não acham que merece ser celebrado?

Irão comprar gamebox no ano a seguir ou não compram porque a equipa marcou menos de 2 golos por jogo porque o PB sempre priveligiou a defesa em deterimento do ataque?

Irão apoiar a atual administração ou porque não reforçou a equipa mesmo tendo ganho o campeonato, não merece a minima consideração?

SL

Rui Fiel disse...

Boas!

Parec-me indiscutivel que esta direção não teve, até ao momento, o condão de unir os sportinguistas.

Não sou daqueles que considera que se perdeu o sporinguismo, ou que à uns anos atrás é que sabiamos viver o clube, considero sim é que alguém arruinou o nosso clube e ainda não foram imputadas responsabilidades a quem de direito.

Nasci em 1982 e tive a sorte de ter um pai que, sendo o único sportinguista da sua familia, teve a clarividência para me tornar sócio do seu clube desde a nascença, praticamente.

Há quem diga por isso que não tive hipótese de escolher clube, mas hoje com 27 anos vejo que não e assim e que de uma maneira ou de outra pertenceria a esta familia.

O problema é que agora que vamos ganhando alguns títulos, embora os considere de menor importância, que temos condições para estar confortavelmente instalados a ver uma partida de bola e que temos inclusive uma academia, temos o estádio vazio... Não temos dinheiro paa fazer cantar um cego e ninguém quer saber.

E não me venham com histórias de comprar game bos, pagar as quotas pois faço isso tudo há 27 anos e parece que a tesouraria do clube tem buracos.

Em vez de estarmos sempre a dizer mal deste ou daquele jogador que não tem categoria para envergar aquela camisola listada que tal TODOS propormos uma auditoria às contas do clube para sabermos quem nos deixou ficar mal e imputar-lhe responsabilidades.

Não teriamos dinheiro na mesma mas saberiamos o que aconteceu ao clube...

Abraço

Anónimo disse...

Caro anónimo das 11:14,

Que todos os sapos que eu tenha que engolir na vida sejam como esse!!! Não imagina o prazer que isso me daria, e - como já disse aqui variadíssimas vezes - serei o primeiro a vir aqui assumir os meus erros!!!

É um erro comum as pessoas pensarem que quem critica não quer a vitória... Eu só acho que é muito pouco provável.

Cumprimentos,

Fanane.

Anónimo disse...

Primeiro o nosso presidente dizia que faltava contratar um médio e um avançado, e agora 2 médios e 1 avançado?

Evaristo Cutileiro disse...

Fanane:

O meu conselho para si, como me disse também uma vez, não venha para aqui descarregar as suas frustações. Pegue nessa raiva toda que têm e faça algo de útil, sei lá apresentar uma lista para as próximas eleições. De certeza que quantidade de problemas que indica ao Sporting e supostamente as soluções preconizadas por si, será mais do que suficiente para ser eleito com uma vitória esmagadora.

Isto se JEB não fizer como nas ultimas e ande a distribuir electrodomesticos para votarem nele, preencher boletins, inventar nomes falsos, sei lá.

SL

JL disse...

Caro TI,

Eu este ano vou ao Marques festejar o regresso do Iz, caso ele recupere até lá. Não falei em terceiro lugar.

Diga-me com franqueza: Isto do MI não lhe mete raiva?

Diga-me com ainda mais franqueza: o jogo do NF foi a miséria que foi por estarmos em pré-época?

Não sei em que lugar vamos acabar, mas que estamos a começar coxos, não pode negar.

Caro Evaristo,

Eu sei que desmotiva. Mas o que desmotiva mais é que é verdade. Conte lá, que soluções gostava que lhe desse. Tenho muitas. Mas todas tem 2 pontos de partida: JEB e PB estão noutro lado qualquer a fazer outra coisa qualquer.

Na minha vida profissional e pessoal não acredito em remendos, em fazer as coisas funcionarem bem dentro dum contexto possível. Ou se quer que as coisas funcionem bem e se fazem as coisas, mesmo que de novo, ou então aceita-se que o que há não funciona bem, sem se demitir de ir apontando.

No passado dia 5 de Junho, os Sportinguistas consideraram que tudo funcionava bem. A SAD era bem gerida, o dinheiro bem aplicado e ao treinador só faltava sorte.

Interessava era fugir do polícia aventureiro, que não trabalhava num banco, não tinha muito dinheiro, não tinha um nome pomposo nem cabelo grisalho e até esteve uns anos sem pagar quotas (apesar de ser sócio há mais tempo que o outro candidato).

E o nosso Presidente confirmava isso mesmo, dizendo que isto era só para quem sabia, e que era melhor o polícia deixar os seniores para os crescidos.

Quando instado a pronunciar-se sobre potenciais efeitos nefastos de uma candidatura à pressa, tranquilizou as hostes: tudo estava a ser cuidado e ele sabia melhor que ninguém que o plantel tinha que estar fechado a 26 de Junho. Os Sportinguistas que se acalmassem: ele vinha para mudar as coisas.

Chegou o dia 5, JEB é vitoriado por uma eleicao estrondosa, assente no seu carisma e na sua garantia de que com ele, tudo seria diferente.

Um mes e uma semana depois, a menos de duas semanas do SCP jogar o seu futuro europeu, está tudo por fazer.

O plantel está em aberto. O futebol é o mesmo do ano passado. A mudanca, deve ter sido em qualquer coisa que não se ve, porque ninguém saiu, ninguém entrou, rodaram as cadeiras. O ignobil Salema ficou mais poderoso, o indescritivel Afra foi promovido a ninguém sabe bem o que. Enfim, os bons amigos todos juntos para mais 4 anos.

Um mês depois, vemos o fruto da perícia bancária de JEB: o BES fez-nos o especial favor de nos dar mais 3 meses para assinarmos o que Franco lhe prometeu. JEB, o mestre da negociação, indeed.

Aos 90%, digo-vos sem o mínimo de reserva: JEB chegou, mentiu-vos e voces alegremente engoliram a patranha.

Temos uma equipa miserável, futebol a condizer e estamos falidos. A culpa deve ser do Cristovao, minha e do Eddie Verde. É que somos nós que presidimos e treinamos esta miséria a que um dia se chamou Sporting Clube de Portugal. E acima de tudo, fomos nós que a quisemos neste bonito estado.

Estamos a ter o que merecemos. Venha de lá o Feyenoord, que estamos a precisar de sorrir ou de tirar dúvidas.

SL

Anónimo disse...

Evaristo,

É realmente frustrante ver o estado do nosso Clube, e ver o caminho que esta merda toda está a levar.

Acho realmente melhor seguir o seu conselho, cancelar a quotas e dedicar-me ao MEU desporto, que não tem nada a ver com esta merda de Gestão de Interesses, tachos, aldrabices e Ilusões.

Foi realmente dos melhores comentários que por aqui vi!!!

Obrigado,

Fanane.

henrique c disse...

Pura incompetência, uma vergonha e já existiram várias situações do género.Quem se responsibiliza, desde Abril que anda no tratamento conservador, e agora isto. Uma tendinite no SCP demora tanto tempo como roturas de ligamentos noutros clubes.

leao09 disse...

Caro Anónimo das 11:14,

As perguntas não me foram dirigidas, mas já agora aqui vai.

As duas primeiras perguntas são retóricas, porque não há um sportinguista que não deseje um Sporting Clube de Portugal campeão.

Agora o que se discute aqui não é se seremos campeões ou não, mas sim se o que está a ser feito está a ser bem feito para conseguirmos atingir tal objectivo!

Não percebo como alguém pode achar que a crítica objectiva pode vir a ser a causa dos maus resultados ou da desgraça do Sporting.

Noutra perspectiva, é por defender e proteger aquilo que está mal que vamos ganhar o campeonato?

Acham que o Sporting jogou mal no outro dia porque criticamos aquilo que está mal?

Ou que, caso o Sporting jogue bem e ganhe no próximo jogo, tal acontece porque alguns dos que por aqui passam defendem o Paulo Bento?

SL

Leão sem Palas disse...

Caro Rui Fiel,

Entendo a tua desilusão.

Agora mete-lhe mais 12 anos em cima e imagina como estou farto destes merdas que estão á frente do nosso Clube.

Fui o único Sportinguista da minha familia durante muitos anos.

Sei bem o que é engolir em seco, com as vitórias do slb, por isso acho piada alguns patetas virem aqui dar lições de sportinguismo.

O que dói é que se durante uns anos assumimos a liderança do futebol em Portugal (fora do campo), com a criação das Sads, Cotação em bolsa, construção de estádio novo, academia. Mas se assim foi, porque é que não dominamos também dentro do campo?

Se formamos os melhores jogadores em Portugal há 20 anos, porque não os aproveitamos?

A resposta é óbvia. Porque tivemnos Presidentes como Dias da Cunha, FSF, Santana Lopes. Nem sei o que estes senhores mereciam.

Saudações Leoninas

JL disse...

Caro Anónimo das 11.14,

Este ano, quando ganharmos o campeonato, vou estar ao volante do meu Aston Martin, dou uma volta a buzinar ao Marques e depois piro-me para Madrid para ver o SCP uma semana depois ganhar a Liga dos Campeões por 12-1 contra o Bayern.

No ano seguinte, como sou milionário, comprarei todas as GB, que oferecerei a Sportinguistas para termos sempre o estádio cheio.

Usando ainda da minha fortuna, comprarei todas as accoes disponíveis para ajudar a Direccao, cujo trabalho muito valorizo, a fazer crescer o Clube.

Já que só vai ser em sonhos, ao menos que sonhe pela medida grande, que eu cá sou ambicioso.

SL

Anónimo disse...

Anónimo das 11:14
Se isso acontecer, eu vou festejar e no ano seguinte vou continuar a apoiar a equipa esperando confirmar que não foi um mero acaso, mas que entrámos numa senda vitoriosa, que vai trazer os sportinguistas afastados de volta ao clube e vai também angariar mais uns quantos! Porque é de vitóprias que se fazem os grandes clubes e não de discursos caseiros tipo comprem isto e aquilo, e batam palmas a levar 5-0!

Mas o que eu queria saber é o que vais fazer se continuarmos sem ser campeões e a fazer exibições miseráveis? Vais apoiar o actual estado de sitio? Ou vais mudar alguma coisa? Não passaram já 4 anos?

Alma de Leão

JL disse...

Caro Fanane,

Não deixe de pagar as quotas, senão o Leão Revisor e outros que tais não deixarão de revelar que afinal que o Fanane é um perigoso lampião, por não concordar com tudo o que desde JEB à seguranca do Edificio do Visconde, um funcionário do SCP faz ou diz.

SL

Rui Fiel disse...

Boas!

Caro Leão Sem Palas,

Aquilo que diz terem sido as nossas lideranças fora de campo, deve-se sobretudo a sermos um clube diferente de todos os outros, a termos (supostamente) uma visão futurista do que o futebol neste burgo à beira mar plantado diz respeito. Mas enquanto abriamos caminho para que outros também entrassem nos tempos modernos esquecemo-nos do desporto em si. Dos meandros negros do futebolês nacional, que sempre deixamos entregues aso outros.

Embora concorde que diversas presidências nos prejudicaram, inclusive as três que nomeia, não me parece que só aí tenhamos falhado.

Temos sem dúvida a melhor massa adepta do país, e nunca ninguém se lembrou de nos agradecer nada do que por este clube fazemos.

Ao invés fazem-se game box's mais baratas para adeptos do que para sócios, perde-se vergonhosamente numa competição europeia e o treinador não tem a decência de pedir desculpa, pelo menos a quem lá se deslocou para ver aquela miséria, não se revela aos sócios nada do que se passa financeiramente no clube, enfim...

Eu estou é farto de não ganhar!!! Se ache que se deva dar tempo ao tempo acho também que se deve de uma vez por todas ter uma mentalidade vencedora. Não gosto do Bento mas achei bem que se tenha insurgido contra a derrota contra o Nottingham. Pena é que durante os jogos se esqueça de pressionar os jogadores, dar um berro para dentro de campo para que alguns deles acordem.

Sinceramente, e contra aquilo que preconizava há algum tempo, não vejo esforço, dedicação ou devoção neste Sporting!

Abraço

REBEL disse...

Prefiro não ganhar nada e ver o SPORTING jogar bem e cativar os adeptos,do que jogar mal durante 4 anos e ganhar umas tacitas de vez enquando.
O SPORTINGUISMO NAO SE MEDE.
O meu SPORTINGUISMO é assim.
Sou o único homem sportinguista na familia, sei bem o que é sofrer.
SPORTING SEMPRE

Eddie Verdde disse...

----------------------------------Eddie,

Escrevi em algum lado que as seringas devem ser postas no caixote de lixo? Pareceu-me que estava a criticar o uso delas em jogadores de futebol mas à falta de melhor argumento mudar o tema de conversa é sempre util.-----------------------------

Não. E eu também não escrevi em lado nenhum que a questão das seringas suscitava dúvidas quanto á legitimidade do seu uso. Tu é que começaste a falar em heroína e analgésicos e eu senti necessidade de esclarecer que o que estava em causa nesse episódio (e o que sempre esteve) foi o desleixo do médico. Se "te pareceu" que eu estava a criticar o uso de seringas em futebolistas é porque não tinhas a certeza. E se não tinhas a certeza, com que propriedade é que me acusas de mudar o tema de conversa da maneira que convém?



-----------------------------------Quanto ao carlos martins não acho que seja simplista, é factual. Não jogou no sporting, não jogou no huelva e não jogou no benfica. Nunca vi em lado nenhum que lhe tinham dito que era psicosomatico ou seja fibromialgia--------------------------------

Fibromialgia não é sinónimo de psicossomático. Se não viste em lado nenhum que lhe tinham dito que o problema estava na cabeça dele, é porque te escapou a entrevista que ele deu ao Record em Dezembro de 2007 salvo erro. Tanto era problema da cabeça dele, que as fibroses estavam mesmo lá a matá-lo com dores e a dar-lhe cabo do músculo e só o médico alemão é que deu com elas e as tratou convenientemente.

É factual que ele não jogou no benfica? É. É factual que ele não jogou no Huelva? Não, é falso. É factual que ele não jogou no Sporting? Sim, grande parte do tempo devido ao facto de a lesão não ter sido diagnosticada e tratada.

Evaristo Cutileiro disse...

Caro JL:

"Conte lá, que soluções gostava que lhe desse. Tenho muitas. Mas todas têm 2 pontos de partida: JEB e PB estão noutro lado qualquer a fazer outra coisa qualquer." - Como se costuma dizer na minha terra não venda o ouro ao bandido, aproveita todas as ideias que tenha, fundamente-as e depois apresente nas assembleias ou como disse ao sr. Fanane crie uma lista e candidate-se. Se me parecem válidos e a alternativa não me convencer têm o meu voto e apoio incondicional.

"No passado dia 5 de Junho, os Sportinguistas consideraram que tudo funcionava bem. A SAD era bem gerida, o dinheiro bem aplicado e ao treinador só faltava sorte."
Foi só isso? Ou apenas reconheceram que a alternativa não era de todo válida? Será que também não reconhecem capacidades a JEB ou foram só os amigos dele/interesseiros/tachos que foram votar?

"Quando instado a pronunciar-se sobre potenciais efeitos nefastos de uma candidatura à pressa, tranquilizou as hostes: tudo estava a ser cuidado e ele sabia melhor que ninguém que o plantel tinha que estar fechado a 26 de Junho. Os Sportinguistas que se acalmassem: ele vinha para mudar as coisas."
Iria jurar que a conversa do plantel fechado já foi mais que debatida aqui mas ainda o que não tinha sido debatido foi quando foi supostamente proferida essa afirmação: Agora já foi antes das eleições? Ok também posso viver com isso.

"Temos uma equipa miserável, futebol a condizer e estamos falidos. A culpa deve ser do Cristovao, minha e do Eddie Verde. É que somos nós que presidimos e treinamos esta miséria a que um dia se chamou Sporting Clube de Portugal. E acima de tudo, fomos nós que a quisemos neste bonito estado."
O que me vai custando é ver pessoas com capacidades e responsabilidade para fazerem muito mais mas que preferem seguir o caminho mais fácil e o da vitimização. Da mesma forma que já o vi defender que por ser contra não quer dizer que não seja do Sporting e têm direito a voto na matéria não creio que me esteja a exceder quando lhe digo que não pode por todos os sportinguistas no mesmo saco. Não me considero um iluminado mas tenho consciência critica.

Sr. Fanane:

"Acho realmente melhor seguir o seu conselho, cancelar a quotas e dedicar-me ao MEU desporto, que não tem nada a ver com esta merda de Gestão de Interesses, tachos, aldrabices e Ilusões.

Foi realmente dos melhores comentários que por aqui vi!!!"

Se realmente viu esse comentário meu e mais importante o leu saberá que não foi isso que lhe disse. Se não estou em erro até lhe pedi para ter uma vida mais activa no clube, obviamente se for possível, mas desde já as minhas mais sinceras desculpas pelo mau português que lhe deu a entender que pretendia sua excomunhão.

Para os restantes, estou cansado de fazer de papel de advogado do diabo. Como sportinguista que sou quero o melhor para o nosso clube. Critico quando acho que tenho que criticar e apoio quando acho que merece ser apoiado e nada nem ninguém me ditará de que forma tenho que pensar, dizer ou escrever.

Comecei por criticar o departamento médico por esta situação, e referi que os culpados teriam que ser responsabilizados depois de explicarem o que se passou, mas pelos visto como não recomendei eleições antecipadas e a expulsão do Gomes Pereira não estou no bom caminho. Sinto muito.

SL

Anónimo disse...

Acrescentando ao que aqui já foi dito, posso-vos dar exemplo de um sportinguista com 25 anos de sócio, que fez sócios os 5 filhos, 3 irmãos, 10 sobrinhos, 3 netos (no dia em que nasceram). Ia a quase todos os jogos de Futebol e Andebol. Hoje prepara-se para deixar de ser sócio à semelhança do que foi acontecendo com outros dos aqui referidos.

Penso que isto é o reflexo do que se passa entre a massa adepta...Isto que hoje temos vai tendo cada vez menos do que é ser sportinguista...

Alma de Leão

leao09 disse...

Caro Evaristo,

Os críticos da actual situação não enveredam pelo caminho da vitimização; os críticos apresentaram uma alternativa que, como diz, pelos vistos não foi considerada válida pela esmagadora maioria.

É pena, e infelizmente é típico Português, que se ache que temos que ser governados ou geridos por supostos iluminados. Que nós nunca faríamos tão bem como eles.

Então cada um de nós não é um gestor em sua casa (muitos de nós também o seremos no nosso trabalho)? Não tem um orçamento para gerir, despesas e receitas, filhos para criar (e dão de certeza mais trabalho que os jogadores...), médicos para consultar, empréstimos para pagar, etc, etc?

Pois eu tenho a certeza que até eu e você conseguiríamos fazer um trabalho melhor. Porquê? Porque somos humildes e não arrogantes, e acima de tudo porque o estaríamos a fazer pelo e para o Sporting.

E este pequeno pormenor faz toda a diferença.

SL

Anónimo disse...

Caro Evaristo, e restantes,

É óbvio que uma pessoa se sinta frustrada com o SCP, que por vezes exagere em comentários e/ou críticas, acho isso normal e aceitável (tanto de mim, como dos outros) visto isto não ser a nossa vida, não sermos jornalistas nem analistas de coisa nenhuma.

Somos o quê?? Somos SPORTINGUISTAS!!! O meu medo é só um, é que realmente muita gente perca a paciência, deixe de se querer chatear e irritar com uma coisa que deveria transmitir paixão, alegria e festa!

Estou cansado, são muitos anos de promessas, de recuperação, de vamos vender o pouco que ainda temos para podermos investir no futuro, etc, etc, etc... Percebo que hajam pessoas que ou por serem mais novas, ou por terem outra 'resistência' continuem a acreditar sempre, e a ter a esperança de que tudo correrá bem! Eu também já fui assim, e já acreditei em muita coisa sem ter reais razões para tal.

Acho que este espaço é um bom exemplo do 'estado' do nosso clube, no que aos sócios e adeptos diz respeito (que afinal é o que interessa...) e acho que o 'sinal' não é muito bom nem promissor...

Os 90% do JEB são óbvios, mas também sei que quase todos têm a noção que não existia uma real alternativa, logo o resultado só seria desviado entre uns 75% e 90%, não quer dizer (e volto a referir, que espero que me engane) que seja a melhor solução, principalmente porque não 'descola' dos seus antecessores.

Há muitos interesses, há muita manobra de bastidor, e infelizmente nunca saberemos para quem realmente os Dirigentes andam a trabalhar, se para o Clube se para serem 'recompensados' pessoalmente ou através das empresas onde trabalham, mas enfim.

É angustiante e frustrante ver o estado do Clube, o número de sócios actual e a motivação que não reina no nosso SCP.

Algo tem que ser feito, de fundo, de raiz, explicar BEM aos sócios o estado financeiro do Clube, justificar o aparente 'desaparecimento' de verbas, porque senão começamos a cair numa situação em que parte das pessoas se afastam, desiludidas, sem perceber o que se passa, e sem esperança.

Acho que estamos todos de acordo se disser que algo pelos sócios e pelo clube tem que ser feito, porque os princípios de actuação dos últimos 12 anos não foram nem são suficientes!!!

SL,

Fanane.

Anónimo disse...

Caro JL,

Perguntas-te porque teria de ser o médico a ser responsabilizado.

Eu não sei se o médico tem ou não que ser responsabilizado, o que eu sei é que se não for o médico não pode ser mais ninguém. Ou o Izmailov está Lesionado por o Paulo Bento estar no Sporting à 4 anos e nos pedirem calma?

SL,
Mário A.

leao09 disse...

Caro Fanane,

Porque considera que não existia uma real alternativa?

SL

Evaristo Cutileiro disse...

Sr. Fanane:

Obvio que não é o suficiente. Por apoiar esta direcção não significa que esteja 100% satisfeito com o obtido. Se existe defeito/qualidade que tenho é a minha ambição!Quero sempre sempre mais! Mas não invalide a reconhecer o que de bom é feito.

Peço desculpa se exagerei no comentário anterior nunca foi minha intenção desvalorizar a opinião de ninguém. Apenas pretendo uma critica justa válida fundamentada mas mais importante soluções. Não quero que me digam que cheiro mal...Toma banho, usa um desodorizante. Sei que aplicado à gestão de um clube é dificil, não é linear e têm muito mais emoção do que razão. Não concordo que o clube têm que ser gerido como uma empresa. Mas percebo que não pode dar prejuizo pois não temos a complacencia das entidades que existem noutros casos/clubes. É o preço de sermos diferentes acho eu...

Catiiii disse...

Boa tarde,
Penso que já é hora de deixar de haver "criticas pessoais" aqui nas caixas de comentários, mas contra isso já nem vale a pena fundamentar.
Acho que agora so temos é que torcer para que não ocorram mais erros clinicos e torcer mais ainda para que o Izmailov fique bom no prazo estipulado e volte em grande força para ajudar a equipa.
Saudações Leoninas

Anónimo disse...

Caro leão09,

Não considero primeiro pelos resultados... Mas isso é fácil de perceber, após se terem conhecimento dos mesmos.

E antes não considerava porque (sem querer tirar valor ou capacidades a um grupo de indivíduos que sinceramente não conheço) conforme sabemos a dimensão social e de Media que um Clube como o nosso tem hoje em dia implica e quase impõe que um candidato seja conhecido, seja 'público' não só uns meses antes das eleições mas bastante mais do que isso. A idade do PPC, a sua formação profissional, e a sua 'inexistente' ligação pública ao Clube no passado recente acho que condicionou automáticamente a sua candidatura, mas volto a dizer que não tenho qualquer opinião pessoal sobre PPC, e acho que foi isto que muitos outros sócios também pensaram.

Caro Evaristo,

Realmente não quero 'guerras' com ninguém, não preciso de confrontos para nada, e se realmente há alguma coisa que me tem dado frustrações no passado recente é o SCP. Não levo a mal o seu comentário, nem espero que ninguém leve os meus como ataques pessoais ou 'confrontos' desnecessários, apenas discutimos ideias mas é normal que em certos dias que acordamos menos bem dispostos hajam de todos algum excessos. Mas saber comunicar é também saber identificar essas situações!

SL

Fanane.

leao09 disse...

Caro Fanane,

Não pedi que me apresentasse uma avaliação dos resultados, mas sim que fundamentasse porque considerou, na sua opinião, que "não existia uma real alternativa". No fundo, o que significa a palavra real.

Não me vai justificar que não era uma real alternativa com os resultados eleitorais, pois não?

Atenção que não me estou a "meter" consigo, estou realmente interessado em perceber a sua opinião.

Gostava de perceber o que leva ou levou alguem que é crítico do actual momento a não considerar real a alternativa que foi apresentada.

SL

peixe-porco disse...

Catiiii disse...

"Acho que agora so temos é que torcer para que não ocorram mais erros clinicos..."

******************

Pois é, Catiiii... Torça muito mesmo!

Olhe que se o Vuk não tivesse metido os pés à barreira, ainda a esta hora (se) estava a torcer...com dores!

Para mim, este dep. médico já demonstrou que não tem categoria para o Sporting. A não ser que a categoria do Sporting tenha desvalorizado de tal maneira que já esteja ao nível destes profissionais da treta.

Correram com o Fernando Ferreira para meterem lá este senhor que só tem dado barraca, com destaque para as gringas no balde do lixo. Sensacional!

ateQUEaMORTEnosSEPARE disse...

boas tardes,
Desde À UM ano que tenho o mesmo problema que o izmailov (tendinite no joelho esquerdo , grande coincidencia). Basicamente nem consigo dar uma corridinha para ir apanhar o autocarro sem que este belo joelho me doa... Ja fiz fisioterapias, ginasios e tudo o mais para reforçar muscularmente o joelho de forma (como me dizem todos os medicos incluindo o medico do sporting a que eu ja fui)
Tudo começou assim: começou me a acontecer me no 12 ano e portanto fui ao seguro da escola... o medico tentou com pomadinhas comprimidinhos e nada feito.. depois de 4 meses ele teve a brilhante ideia de me operar... e mandou me para um especialista de joelhos para ser ele a operar-me juntamente com o outro... esse grande especialista entao disse me: à e tal vamos antes fazer fisioterapia esqueçe la isso da operaçao.. e assim foi passados 8 meses de fisioterapia tou na mesma...
Portanto este senhor comete o mesmo erro em lesoes IGUAIS!! sempre ou seja nao percebe um caralho disto!!!!
sry about language

João disse...

Leão09

Não me levem a mal meter na conversa(eheh) mas eu também não achei PPC uma "alternativa real".
O que quero dizer com isto: apesar de estar lá a candidatura no fundo é como se só existisse a de JEB.

É que toda a postura que PPC mostrou pareceu mais a de querer protagonismo do que ser Presidente do Sporting.

Episódios como quando o Dias Ferreira foi empurrado e poucas horas depois PPC aparecia a dar entrevistas a apontar o dedo e a fazer insinuações sobre a candidatura adversária.

Ou Episódios como o do Erikson. Eu já acho o Erikson fraco, pelo menos nos dias que correm (Relembro que não se qualficou para o Europeu com Inglaterra!!!?!?!, com o plantel do City quase que descia de divisão e foi corrido da selecção do México) mas mesmo que Erikson fosse bom, anunciar um "nome" que já ninguém quer, que está na curva descendente, que sería caro e que ainda por cima depois não confirmou a notícia como verdadeira, deu a impressão que se PPC já metia os pés pelas mãos numa simples candidatura definitivamente não seria real alternativa para um cargo complexo como Presidente do nosso clube.

Isto só para dar uns exemplos de forma muito rápida.

SL

João disse...

Quanto ao verdadeiro assunto do Post....

Se não gostasse tanto do Sporing e se não fosse tão grave quase que dava vontade de rir.

Para além de pessoa estamos a falar de um activo que vale milhões não pode ser assunto para tratar com leviandade e uma simples notícia a dar conta do facto no site do Sporting não chega.

João disse...

É verdade... Convém dizer mais uma coisa.

Tenho esgrimido aqui vários argumentos por ser defensor de Paulo Bento e tenho ficado muito agradado porque muita da gente que não concorda comigo consegue mostrar argumentos para tal, não fala só por falar e mostram ser verdadeiros Sportinguistas.

Mas quando vejo algumas pessoas aproveitar este Post para criticar Paulo Bento deixa-me uma pouco desiludido..

Dá mesmo a entender que daqui a pouco Paulo Bento é o culpado da fome no mundo, tudo serve para o criticar e isso depois só retira credibilidade a quem o critica pois parece que já não fazem por ter argumentos para isso mas simplesmente porque sim...

Acho que este post devia ser para falar do grande Izma, da falta que pode fazer e das consequências que os VERDADEIROS responsáveis devem ou deviam sofrer.

SL

Alexandre disse...

É só doutores neste blog. Nenhum médico digno da profissãoe toma a opção da via cirúgica a não ser que seja absolutamente necessário e o último recurso. Uma cirugia é um acto de violência considerável para o organismo e para os profissionais de saúde antes dos interesses do clube tem de estar a saúde e bem estar do jogador. Tenham bom senso, por favor.

Anónimo disse...

Caro leao09,

Não sei se me expliquei bem no anterior Post... Mas vou começar por lhe explicar como foi a minha tendência de voto...

1º para a presidência votei em PPC, porque sabia que não ia ganhar, mas não queria que o JEB tivesse os 90%, como acabou por ter;

2º Para a mesa da Assembleia Geral, votei no Dias Ferreira.

3º Para o Conselho Leonino votei na AAS.

Como pode ver, reparti os meus votos pelas 3 possíveis candidaturas.

Conforme lhe tentei explicar no outro comentário, acho que ninguém sabia bem quem PPC é, não era um «Sportinguista Público», e sabe que nos dias mediatizados que correm isso conta, e não é pouco! Depois, a sua carreira profissional (lá está, não faço ideia das suas possíveis capacidades, mas publicamente o que surgiu foi - mais - um 'caso') não ajuda! Pois sabemos bem a 'imagem' que há em Portugal da Polícia, seja ela qual for!

Resumidamente acho que PPC não era conhecido, muita gente tinha medo que ele quisesse ´usar´o Sporting para ter maior exposição mediática, e tinha muita gente jovem, sem grande expressão mediática, e que no enquadramento político e social actual do nosso país é logo meio caminho andado para ser 'excluído a partida'.

Não sei se ficou mais esclarecido, mas penso mesmo que o que muita gente pensou foi realmente a falta de conhecimento de quem é PPC e a sua equipa, e isso é suficiente para que muitos tenham duvidado.

A «ideia» de falar em reforços e Eriksson, também acho honestamente que num Clube como o Sporting não ajudou muito.

SL,

Fanane.

leao09 disse...

Caro Fanane,

Agradeço a explicação e a sinceridade em divulgar publicamente o sentido das suas votações.

Queria perceber as razões porque não considerou a candidatura da lista A como uma real alternativa.

Acaba de responder que votou em PPC para JEB não ter 90%. Significa que votou numa candidatura que não considera que foi uma real alternativa?

Mas depois as explicações que dá são para mostrar as possíveis razões da derrota da lista A, e não do sentido do seu voto.

O voto em Dias Ferreira (o já famoso "cambalhotas") é de bradar aos céus.

O na AAS perfeitamente de acordo.

Concordo que o dossier futebol (Erikson e eventuais reforços) foi mal gerido. É o preço que paga quem tem de mostrar alguma coisa, pois aqueles há que só necessitam de duas coisas: "existir" e dominar a comunicação social.

Vejo afinal que é possível discordarmos em tanta coisa, quando aqui nestes comentários estou de acordo consigo em quase tudo.

SL

leao09 disse...

Caro João,

Permita-me retorquir o seu comentário. Por partes.

Não há nenhuma razão objectiva para dizer que PPC só queria protagonismo. Apenas subjectiva.

O que significa querer protagonismo?

Significa que uma pessoa que vem de fora, não é conhecida, e quer mostrar as suas ideias e a sua equipa, não o pode fazer porque senão é porque "quer protagonismo".

Eu digo-lhe que só não conheceu as ideias e a equipa da lista A quem não quis.

É preferível ter um presidente que está umbilicalmente ligado à degradação da situação financeira do SCP.

É preferível ter um presidente que recusa discutir ideias e projectos para o SCP; que recusa um debate, algo que nunca vi em eleições democráticas.

Infelizmente não é a razão que decide...

Vamos à rábula Eriksson.

É indiscutível que o dossier foi mail gerido durante a campanha eleitoral.

Mas o que não consigo compreender é como alguém pode preferir Paulo Bento a Eriksson (mas é um facto que a grande maioria assim pensa).

Não me vão dizer que é por Eriksson ter sido treinador do Benfica, como já ouvi dizer.

Então qual é o clube de Paulo Bento? Qual o de Jesualdo? Qual o de Jesus? Não quereriam o Mourinho?

Algumas das coisas que diz sobre Eriksson não são verdade.

O Man City ficou em 9º (nono) lugar na época 2007/08 num campeonato com 20 equipas. Qualificou-se para a Taça Uefa via Uefa Fair Play Ranking. Nessa época tornou-se o 1º treinador do City, desde 1970, a ganhar os dois derbies de Manchester ao United, que foi campeão nesse ano. A mancha foi uma derrota por 8-1 com o Midlesbrough na última jornada do campeonato (faz lembrar a do Sporting no ano passado).

Portanto dizer que "quase descia de divisão com o City" revela no mínimo ignorância e facilitismo.

O trabalho no México correu mal, é público, não há como discuti-lo.

Com a selecção inglesa, foi eliminado pelo Brasil futuro campeão, e duas vezes por Portugal em penalties, isto em 3 fases finais seguidas para as quais qualificou a selecção Inglesa.

Pelo meio uma vitória histórica na Alemanha por 5-1.

Agora uma pergunta: se Eriksson em 2007-08 estava a treinar o City, como é possível que não tenha qualificado a Inglaterra para o Euro 2008? É possível pelo simples facto de que o treinador era Steve Maclaren, que perdeu em casa com uma Croácia já qualificada o derradeiro jogo da qualificação.

Tem de admitir que não sabia do que estava a falar, e que foi induzido em erro da forma que a (des)comunicação social quis.

Mas ou seja, um treinador que ganhou 20 títulos numa carreira de 32 anos, por ter tido uma época má, não serve para o Sporting.

Se tem currículo, é caro.

Se tem experiência, é velho e vem para passar férias.

Se é novo e é uma aposta, então não tem experiência e ainda não mostrou nada.

Sabe qual o problema daqueles que defendem a continuidade de Paulo Bento?

Têm medo da mudança e não concebem que possa haver outro treinador para o Sporting. Têm medo que aquele que venha não consiga fazer melhor. Têm medo que ao querer lutar para o primeiro lugar, acabemos por ficar no terceiro.

A questão é exactamente a mesma se falamos do Presidente.

Se é uma pessoa nova, não tem experiência (não terá mais vontade e ambição?).

Se vem de fora, não tem experiência no futebol (pergunto que experência tinha JEB e MRT anteriormente).

Se tem um programa e ideias, não as consegue concretizar.

Se não tem ideias e programa, é criticado por isso mesmo.

Também ou principalmente na questão do Presidente os sócios tiveram medo da mudança.

Mas a discutir esse assunto poderíamos escrever um livro...

SL

Anónimo disse...

O que eu sei é q mais um ano e continuamos com a mesma equipa q ja a varios anos se ve q apenas pode lutar pelo 2º lugar, os sportinguistas começam a ficar fartos disto, ano apos ano é sempre a mesma coisa, o futebol a varios anos q nao da prazer de ver jogamos mal, nao damos futebol espectaculo, estou muito triste com o meu sporting...

João disse...

Leão 09

Eu tinha clara noção de que Erikson por pouco descia com o City, tou errado, peço desculpa mas por algum motivo o mandaram embora.Independentemente do lugar onde acabou passou a maior parte da época a equacionar esse risco.

Que eu saiba, da selecção Inglesa também não saiu em ombros... Independentemente de quem acabou a campanha.

Mas o melhor que posso dizer sobre esse assunto é que quando o Benfica sondou Erikson no ano passado lembro-me de que o meu maior desejo era que o conseguissem. Só por aí dá para ver a noção que eu tenho desse treinador. Os títulos ganhos no passado não me dizem nada. Trapattoni deve ter os mesmos e não o queria no Sporting por nada deste mundo.

Quanto a Paulo Bento, relembro que é preciso ver que os adversários também jogam. Fazendo comparação com os últimos 20 anos: uma das épocas de Paulo bento só é igualada em percentagem de vitória com a de 1999/2000, 93/94 e 90/91 e so por uma vez foi superada... a época 1994/1995 em que a percentagem foi de quase 80%.

Isto é lutar para 2º? O Porto tem feito ainda melhor mas em 3 das 4 épocas lutamos até ao fim.

Eu apoio Paulo Bento porque duvid muito que chegue outro treinador e nos consiga dar percentagens de vitória que Paulo Bento dá. Mas se do outro lado tiver uma equipa que faz 90% por exemplo também há que dar mérito.

Nós este ano, desde que jogamos com Benfica no inicio da 2ª volta, empatamos no dragão e em coimbra e ganhamos os restantes jogos, com grandes reviravoltas como em Belém e Guimarães.. Isso é de uma equipa conformada?? Isso é uma equipa que se contenta com o 2º lugar??

Acho que tudo fizeram mas os outros, aqueles que quase eliminavam o campeão da Europa também conseguiram ganhar os seus jogos.

Simplesmente acho que se mantivermos esta percentagem aumentamos as possibilidades de ser campeões mas certezas ninguem pode ter.

Quanto a PPC é como diz o ditado "a mulher de Cesar não basta ser é preciso parecer" eu não o conheço como pessoa suficientemente bem para ter certeza de como ele é mas não gostei da postura nem da atitude, independentemente das promessas que tinha na lista. O que me PARECEU é que estava à procura de protagonismo, não consegui ter a certeza se estava a querer servir o Sporting ou se estava a querer servir-se do Sporting.
Então quando tentou aproveitar-se do episódio de Dias Ferreira ainda com menos dúvidas fiquei.

SL

Anónimo disse...

leão sem palas, és lampião até dizer chega.

Numantis disse...

Acho que se estão a esquecer de alguns factores...

O jogador não pode ser operado sem autorização do próprio. Se o departamento médico lhe propõe duas situações, a de tentar recuperar da lesão através de tratamentos que terão a probabilidade X de resultar ou a de recorrer à operação. Eu pessoalmente preferia em primeiro caso não ter de recorrer à operação.

Depois trata-se de decisões. O Departamento médico ser questionado após o culminar nesta situação é ridiculo, visto que foi tomada uma decisão baseada no que entenderam ser o melhor na altura e se soubessem o futuro concerteza tomariam outra decisão tal como muitos queixosos agora reclamam, depois de saberem que o tratamento não resultou.

Respeitem quem toma decisões porque a menos que sejam super-sortudos, também muitas vezes têm de tomar decisões na vida e nem sempre acertam na correcta.