quarta-feira, 13 de maio de 2009

Apreensão

É com alguma apreensão que vejo uma potencial candidatura de Dias Ferreira. Em primeiro lugar porque não tenho a memória curta e me recordo dos muitos episódios passados com Dias Ferreira e o nosso Sporting. Depois, porque no meu entender, Dias Ferreira é daquelas personagens cameleónicas que hoje diz e amanhã desdiz, dando sempre a sensação de sede de poder… de se encostar onde parece poder tirar maiores dividendos, isto não questionando jamais o seu sportinguismo, que parece ser evidente para todos. Até acho graça ao “Dia Seguinte” onde defende sempre o clube com unhas e dentes, mas uma coisa é ser comentador, mandar umas bocas, outra é ser presidente de um clube com a grandeza do nosso.
E é exactamente aqui que entra o meu maior receio. O facto de ser comentador num programa de televisão confere-lhe um perigoso mediatismo que está ao alcance de poucos, para além do tempo de antena para fazer campanha eleitoral que nenhum dos outros candidatos tem.
Posto isto, se Dias Ferreira se candidata, receio que nenhum dos actuais candidatos lhe consigam fazer frente, tal como o próprio Dias Ferreira não teria hipóteses (no meu entender) caso concorra contra um Rogério Alves, Bettencourt ou Ribeiro Telles.

SL

8 comentários:

Anónimo disse...

Caros Gestores do Blogue,

Sou leitor e comentador (como incógnito) há mais de um ano do vosso prezado Blogue, e hoje quando me pretendi registar no mesmo deparei-me com o seguinte 'constrangimento'... Quer dizer, um blogue que se quer universal, para todos poderem comentar e participar... vai-me condicionar ou 'obrigar'a acriar uma nova conta de e-mail??? Eu uso a nível pessoal o mesmo e-mail desde que praticamnete eles existem (há mais de 15 anos...) que é (passe a publicidade) do Hotmail... Pela minha rápida tentativa de me registar, fiquei com a vincada impressão que através do meu hotmail não será possível!!!

Eu sou capaz de compreender que seja uma questão acima de Vós, e sobre a qual não tenham qualquer responsabilidade, mas queria aproveitar para deixar a questão se realmente tenho que criar um e-mail (naquleas 3 hipóteses...) para me poder registar!!!!

Fica a nota que não o farei!

Cumprimentos,

Fanane.

Titular Indiscutível disse...

De facto a sua pergunta é pertinente e vou averiguar isso porque de momento não lhe sei responder.

Informador disse...

Caro anónimo, é possível, visto que eu utilizo um mail do yahoo para me registar. É algo confuso segundo o que me lembro mas é possível.

Anónimo disse...

Ora aqui está uma grande verdade. Neste país só é famoso quem aparece na TV. No nosso caso concreto torna-se muito perigoso que esse mediatismo leve um individuo com o (mau) nível de Dias Ferreira a transformar-se em presidente.
Que ele é sportinguista ninguém tem duvidas, mas como em todas as agremiações há maus elementos e bons elementos. Espero muito sinceramente que ele fique sossegadinho no seu cantinho de fama da Tv e não nos venha chataer para as eleições. Parece que a maioria dos sócios não reconhece (e não se lembra)do mal que este senhor já fez ao nosso Sporting.
Eu só tenho uma certeza, darei todos os meus votos a qualquer candidato, excepto este !
Volta "bigodes" que até tu estás perdoado ...

SL

Anónimo disse...

Dias Ferreira tem-se revelado um daqueles cãezitos que ladram, ladram, ladram mas não fazem mal a uma mosca. Como já foi dito aqui, provavelmente ele já está a defender o Sporting da melhor maneira que sabe ao participar em rubricas acéfalas do género "Jogo Falado", "Dia Seguinte" etc.
Em 2006 foi das vozes mais contestatárias à venda do património, defendeu uma auditoria externa e mais tarde assumiu-se como candidato às eleições, desistindo à última hora sob a justificação de que a sua candidatura não servia os superiores interesses do clube e que "não ia entrar em guerra com a banca". Quem quiser um verdadeiro exemplo da facção que "só bloqueia mas não apresenta alternativas" encontra-o em Dias Ferreira: com o seu voto desfavorável à proposta de alienação do património, contribuiu para a demissão da direcção e para a convocação de eleições antecipadas mas perante a oportunidade de defender uma alternativa com a sua própria candidatura, não lhe restou senão resignar-se à sua impotência para fazer melhor e acabou por desistir, porque por um lado não queria vender o património e por outro lado não queria "entrar em guerra com a banca".
Dias Ferreira, se quer ser levado a sério nestas eleições, terá agora que explicar muito bem o que é que mudou desde 2006 para que agora a sua candidatura já não interfira com os "interesses superiores do clube" e terá que explicar:

- se (e em que medida) essa mudança de conjuntura viabiliza aquilo que outrora preconizou para o clube (integridade do património, clube virado para os sócios)

- se mudou de ideias quanto àquilo que deve ser o Sporting

- ou se o que ele quer é apenas ser Presidente do Sporting, para isso bastando-lhe seguir uma agenda que já vem estabelecida da direcção anterior e à qual ele apenas terá que dar continuidade.

SL

Anónimo disse...

Correio da Manhã em 16-02-2006.

DIAS FERREIRA ELOGIA DIAS DA CUNHA
Dias Ferreira, candidato ao acto eleitoral, congratulou-se com a entrevista de Dias da Cunha, na qual o ex-presidente se mostra, entre outras críticas a Soares Franco, contra a venda de património. “O depoimento é de importância fundamental. Já se tinha visto que não estava de acordo com o rumo que as coisas estavam a tomar, mas agora é vir a púbico dizer que não compreende esta viragem. E se ele não a compreende então quem é que pode compreender?”, questiona o advogado, pronto para continuar a bater-se pelas suas ideias. A venda de património gera-lhe enormes dúvidas: “Se as pessoas demonstrarem que não há outra alternativa, pois então terá de ser. Mas isso não me parece. Há muito para esclarecer."

Anónimo disse...

Será que o Dias Ferreira continua a ser adepto da auditoria como era aqui á uns meses? Não admira que os Carlos Cruzes não queiram nada com ele, é um catavento e se acordasse mal disposto...

Anónimo disse...

Para já o candidato mais forte parece-me o Pedro Pinto Souto... vamos ver. Com os candidatos actuais acho que não ha duvidas de que vai ser o vencedor.