terça-feira, 5 de maio de 2009

Eleições - Nomes enquanto não se conhecem projectos

O processo eleitoral começou, finalmente, a mexer desde a passada segunda feira.

Ao contrário do que muitos esperavam, FSF não se recandidata deixando em aberto quem será o futuro presidente do Sporting.

Daquilo que se conhece hoje, irão existir 3 a 4 candidaturas. Pedro Pinto Souto, Paulo Cristovão, Rogério Alves e/ou Menezes Rodrigues. Irei falar apenas dos nomes que já são conhecidos, pois de projectos ainda muito se tem explicar aos sócios.

Começando pelo fim parece-me claramente que existe um divisão nos actuais órgãos sociais. Ambos defendem o mesmo projecto financeiro, mas com visões diferentes das pessoas. Pessoalmente, e se Rogério Alves ainda me faz ter alguma esperança que possa sair uma lista coerente e estruturada e “refrescada”, Menezes Rodrigues é uma pessoa que está no Sporting há tempo demais…ou com um cargo ou com outro…

Paulo Cristovão, sinceramente até me custa escrever, sobre os nomes conhecidos… Devemos andar a brincar com o Sporting. Paulo Cristovão – Presidente, Nuno Paiva - Vice-Presidente para as modalidades, João Mineiro – Vice-Presidente Financeiro, Isabel Trigo Mira – provedor do sócio, ainda não existe nome para o futebol, mas poderá ser que Paulo Cristovão assuma esse cargo.

Começando pelo candidato a presidente, pessoa que nunca esteve ligada ao Sporting, nem sequer na oposição, apareceu nos últimos meses. Não o conheço, o pouco já me apercerbi, não gostei. Já aqui escrevi que aquilo que ouvi no final da Assembleia -Geral deixou-me preocupado. Um projecto não se faz nem em 15 dias nem num mês. Pelas pessoas apresentadas, parece-me que foi isso que aconteceu. Se tomar conta do futebol, será também uma incógnita. Não sabemos se quer manter a estrutura actual ou mudar tudo, ficaremos a aguardar. Agora Nuno Paiva. Conheço Nuno Paiva à anos, e a pergunta que faço é Modalidades? Mas como é possível? Que é um fervoroso adepto do nosso clube não tenho duvidas. Mas nunca acompanhou nenhuma modalidade, nunca foi praticante de nenhuma. Talvez escape o futsal, mas nada mais. Então esta é a pessoa que vai defender uma bandeira da chamda oposição? A reabilitação das modalidades, que não as conhece, não as viveu por dentro… muito mau. João Mineiro, que protagonizou um momento de conflito na ultima assembleia. Este será o homem da reestruturação financeira, o braço direito do presidente para um aspecto que todos sabemos é importantíssimo nos tempos que correm. Que experiencia tem? Esteve envolvido nalguma grande empresa com funções semelhantes? Já teve que realizar alguma operação semelhante? A resposta a estas perguntas é sempre negativa. É quadro do Banco de Portugal. Eu também sou quadro de uma grande empresa de Portugal e considero que isso é muito pouco para ser dirigente com o pelouro Financeiro de um clube que, não tenho a mínima duvida, é muito mais difícil de gerir que uma tradicional empresa. Por último, Isabel Trigo e Mira, pessoa que sempre me mereceu a maior consideração, ficará como provedora do sócio. Considero que é a única pessoa no local certo. Considero mesmo que independentemente da lista vencedora poderia manter este cargo. É uma pessoa que sempre esteve perto dos sócios e dos núcleos, tem na minha opinião o perfil para desempenhar bem aquela função. Apesar disso não gostei da posição dela na ultima assembleia, porque me pareceu muito mais com um discurso encomendado do que outra coisa.

Pedro Pinto Souto, confesso que é a pessoa de quem tenho maior expectativa. Fervoroso adepto, nunca fez parte de nenhuma direcção, as ideias que já defendeu concordo com elas, parece-me (tal como aqui já aqui escrevi) que tem ideias semelhantes a Bettencourt. Gestor experiente em diversas multinacionais. Para o futebol tem aparecido o nome de Luís Duque. Para mim Luís Duque é uma faca de dois gumes, se por um lado fez um bom trabalho no futebol e na gestão da equipa profissional de futebol, foi, na minha opinião um desastre em termos financeiros… não podemos gastar o dinheiro que gastámos naquela altura, contudo parece-me uma pessoa muito credível, e enquadrado com os limites financeiros necessários poderá fazer um bom trabalho. Pedro Tavares, uma pessoa na área do marketing e imagem, passou pela coca-cola e pela interbrand é actualmente CEO da mybrand. Penso que é realmente uma área que tem sido deixada para trás nos últimos anos, é uma área onde muito é necessário fazer, não só para angariação de novos sócios como para valorização da marca Sporting. Ainda não apareceram mais nomes, nem para a área financeira nem para as modalidades. Disse que queria ter uma equipa pequena de 5 pessoas de forma a tratar de todos os assuntos.

Por enquanto só nomes… mesmo que se vislumbrem algumas coisas que poderão ser projectos, o que temos de momento é apenas nomes… Esperaremos pelos projectos!

Saudações Leoninas

22 comentários:

Unknown disse...

Informador,

Permita-me que lhe diga, que para quem diz ser de fonte segura está um pouco mal informado.

Se sou fervoroso adepto, nunca fui apenas fervoroso pelo futebol mas em todas as modalidades do nosso clube.

Quanto a praticante fui jogador do Sporting de Futsal, campeão júnior, e fui o mais novo treinador de sempre da 1ª divisão de Futsal no Forte da Casa.

Não preciso de fazer grandes explicações quanto ao acompanhamento que dou às modalidades, mas garanto-lhe que conhecimentos não me faltam.

Muito mau??? Para um sócio com tantos anos dedicados ao clube e a sofrer por ele é no mínimo injusto.

Nuno Paiva

Informador disse...

Caro Nuno,

as modalidades do Sporting não são apenas o futsal! São e deveriam ser o Andebol, o Basquetebol, o Hóquei em Patins, o Ténis de Mesa, o Atletismo, a Natação, o Futsal etc...etc... Quantos jogos viu destas modalidades (tirando o futsal) nos últimos 10 anos? Muito poucos! Não se esqueça que antes do futsal existia a modalidade futebol de 5, que tinha a sua secção numa salinha do antigo pavilhão B… Se é um apaixonado pelas modalidades, lembra-se do Vítor? Não falhava um único jogo nem no antigo pavilhão nem Nave... mas se calhar não se lembra... como se calhar não se lembra do Sr. Miguel...entre outros... Apaixonados pelo Sporting somos muitos, com capacidades para ter responsabilidades já somos menos... Quando diz que não tem que (fazer) dar grandes explicações do acompanhamento que dá às modalidades está enganado... é candidato a vice-presidente para as modalidades! Tem muitas explicações a dar!
Sou sócio à mais de 30 anos, fui atleta federado do Sporting mais de 10 anos tenho por isso todo o direito de opinar sobre o meu Sporting! Considero que a lista que vai fazer parte é pobre, e tenho pena, queria listas fortes, com ideias fortes, pessoas credíveis… a sua não vai ter…
Interessa pouco se foi treinador do forte da casa não é? ou passaremos a ter um clube de futebol e futsal?
De qualquer forma obrigado pelo comentário.

Unknown disse...

Informador,

Respondo sempre, desde que a conversa seja civilizada e em que se tente tirar algum proveito do debate.
Não sabia que para ser responsável pelas modalidades tinha de ter sido atleta em todas elas ou em mais que uma.
É claro que a modalidade hoje futsal, chamava-se futebol de cinco, e claro que me lembro da nossa secção no antigo pavilhão.
E claro que me lembro do Vitor... o nosso megafone!! :) Spoooorrrtting!
Passando às vezes que vi as modalidades, futsal e andebol acompanho com frequência, menos vezes do que gostaria, mas nem que seja pela TV, vejo sempre os jogos.
É óbvio que o Basquetebol não vi, com pena o Voleibol não vi porque não temos.
Mas também lhe digo, que uma das principais memórias que tenho de Sporting, é uma derrota contra o SLB na Nave em que ganhávamos por 2-0 e éramos campeões e perdemos 3-2.
O Hóquei vi poucas vezes em Sacavém, mas enquanto tivemos equipa na Nave era espectador assíduo.
Ténis de Mesa não vejo há muito tempo, desde os tempos do Pedro Miguel e do Portela. A vida é outra e não permite estar como quando era mais novo em Alvalade todo o fim de semana.
Mas embora diga que me conhece bem, devia então saber que sou um amante do desporto e não faço grandes distinções entre modalidades. Vejo de tudo um pouco e acompanho sempre os resultados das nossas equipas.
Com o lançamento do nosso programa, vai ver o que pretendemos para as modalidades e ver que afinal as nossas ideias até são boas e exequíveis.
Se o cumprirei? Espero estar à altura de um programa tão bem elaborado e tão ambicioso para o nosso clube e para as nossas modalidades.
Posso-lhe também dizer que já faria um bom trabalho se continuasse o trabalho do Mário Patrício, pois se houve pessoa que trabalhou bem nesta direcção ele foi um deles. Se calhar faltaram algumas coisas, mas se calhar não podia fazer mais. Até compreendo não ser fácil viver com tantos pró-futebol...
Com isto, espero estar a contribuir para dignificar um pouco mais a nossa lista, que embora jovem, com relativa experiência, conta com pessoas muito válidas, com muita vontade, com rigor, profissionalismo e sobretudo muito sportinguismo.

Nuno Paiva

Miego Daradona disse...

Informador,

E quanto ao resto? Já estás a assegurar a continudade do teu tacho ou tá complicado? Escolhe lá bem o cavalo que desde que o Pipinho saiu é só escarevlhos a sair debaixo das pedras.

Informador disse...

Nuno,

fico aguardar pelo projecto. Espero, sinceramente, que seja um projecto coerente e estruturado. Neste momento e por tudo aquilo que se tem passado, não me merece qualquer credibilidade. Mas só os burros não mudam de opinião...

Miego,
de uma coisa podes estar certo, até ao dia de hoje não recebi um único cêntimo do Sporting! Nunca tive nenhum cargo directivo, nem consultivo! Apenas sou um sócio com alguma antiguidade e ex-atleta do clube!
Aviso a todos deixarei de responder a estas provocações!

JL disse...

Caro Informador,

Ponto prévio: para ser "informador", convirá primeiro estar informado. Comentários como "quantos jogos das modalidades viu? Muito poucos" mostram bem ao que vem. Não sabe se o Nuno Paiva viu muitos ou poucos, interessa-lhe é que sejam poucos, de modo que toca a dizer como se fosse facto.

Retomo aqui um argumento que me parece óbvio e que parece escapar a TODOS quantos escrevem neste blog (ou devo dizer redacção paga pelo establishment? Não responda, já li o seu aviso):

Anos de filiação e prática de modalidades, para efeitos de qualificação de opinião, não têm valor. O Informador não sabe mais que eu sobre a sustentabilidade financeira, a venda de património não desportivo, a gestão do plantel ou mesmo história do Clube porque jogou ping-pong no SCP no tempo da Maria Caxuxa.

Esta postura de Sportinguista de 1ª e de 2ª(o´Sócio vs. Adepto; o ex-atleta vs não atleta; o Sr. Dr. do Banco ou da Leiloeira vs. o Polícia desconhecido) mostra bem o quão horrivelmente desfasados da realidade vocês são.

Não fui atleta e não sou Sócio há 30 anos. Venha-me dizer que tenho menos legitimidade para opinar sobre o Sporting por causa disso, que eu conto-lhe uma história.

Acho rídiculo que escreva sobre o Nuno Paiva:

"Interessa pouco se foi treinador do forte da casa não é?"

Mas depois arvore o cartão de Sócio com 30 anos e a prática duma modalidade. Praticou todas? acompanhou todas sempre? É que se não o fez, talvez não seja o puro-sangue que parece exigir para o SCP.

Mas o mais ridículo de tudo é ver-vos aqui tão preocupados com o tempo de sócio, mas depois ver-vos alegremente apoiarem um CD composto de grandes Sportinguistas, alguns com menos tempo de filiação do que muitas criancinhas do ensino de primário tÊm de vida. E ao Nobre Guedes, INformador, também lhe diz para ele estar calado porque é Sócio há meia dúzia de dias?

Por fim, uma nota: Dá-me algum gozo confesso, ver-vos tão aflitos por o vosso menino de oiro ter decidido sair. Era ver-vos aqui há uns tempos, a clamarem por projectos e ideias, por candidatos.

Agora, que eles aparecem lentamente, é ver-vos, sem conhecerem uns e outros, aparecerem com "requisitos de credibilidade" e a exigirem que o vice para as modalidades tenha visto todos os jogos de chinquilho entre 1978 e 1983 ou conheça a senhora que lava o chão do pavilhão do Illiabum para ser um "conhecedor" das modalidades.

Do pouco que conhecem e viram de projectos e candidatos, decidiram, na vossa luminosa sapiência, que estes não servem. Eu percebo-vos. Estes têm uma desvantagem grande em relação ao Pipinho: não vos pagam para serem sicofantes.

Nuno:

Força nisso, há quem acredite e esteja cá para a luta.

Miego:

Não chateies o Informador que ele desde que começou a ter que ler os classificados do jornal anda mais irritado...Quem eu gostava de ver por cá era o Leão Revisor, mas esse deve estar a ver quais serão as melhores botas para lamber no futuro, uma vez que as do Pipinho estão de saída...

Saudações Leoninas

Anónimo disse...

Ainda bem que vai haver várias escolhas.
Desde que um deles não seja o Dias Ferreira, tudo bem.

Anónimo disse...

JL disse...




E tu lambes quem? Ou será só ódio por aqueles que discordam de ti?

Vai ver o médico, rapaz! Vai tratar o teu "stress".Os que te lêem
não são obrigados a servirem de cobaia, para descarregares o mal que te corroi.

Levas qualquer discordância demasiado a sério e és muito reductor nas tuas análizes.

Depois de leres isto deves desligar o computador e marcares imediatamente e com o pedido de urgência, uma consulta com um psiquiatra.Tu és um caso clínico.

Anónimo disse...

O JL é de facto uma anedota. Pensa que o facto de dominar a lingua portuguesa transforma o que escreve em verdades de "La Palisse"! Só ainda não percebeu que o ódio visceral que tem ao FSF é tão ou mais patético que a vassalagem que lhe prestaram neste blog! E a ti quem te paga? O Abrantes Mendes? O ódio cega-te rapaz e turva-te a visão das coisas...

JL disse...

Caros Anónimos (ou serão o mesmo?):

Felizmente não tenho problemas de ódio. Gosto é pouco de incoerências e dessas tenho-as visto aqui em barda. O mínimo que esperava de quem aqui tanto me criticou por supostamente discordar gratuitamente de FSF era que ouvisse os projectos alternativos a ele antes de dizer "eu não nestes não voto". Não houve essa coerência, é um direito que assiste a quem lhe faltou, mas é algo que é digno de nota.

Não vos censuro as liberdades de expressão e de trato que usam para comentar as minhas palavras, mas perceberão que não alinhe por elas. É que isto de saber discutir com urbanidade não é só parecer, é fazer também.

PS: Salvo melhor opinião, não vejo onde está a suposta "verdade de Lapalisse". Aliás caro anónimo, creio que está enganado. Quem domina a língua portuguesa (não tenho essa pretensão, entenda-se) não escreve Lapalissimos, ou, como se chama por cá, tautologias.

Saudações Leoninas

Anónimo disse...

Pois é JL.... os outros são burros pq não ouvem propostas e dizem que não votam neste ou naquele antes de as ouvir. Precisamente o que você sempre fez em relação à direcção de FSF!

JL disse...

Não chamei ninguém de burro, meu caro senhor.

E eu ouvi as propostas de FSF, aliás, vivi-as durante os últimos anos. Nunca fui movido por discordância cega, não tenho culpa é do muito que ele fez mal.

Nunca disse que não votava em FSF por ele ser o FSF. Não votaria jamais nele por aquilo que ele preconiza para o meu/seu/nosso Clube. Mas pelo menos, antes de lhe virar a cara, vi ao que ele vinha. Por estas bandas, parece que não se estende a mesma cortesia à oposição.

A questão é bastante simples: se a minha (suposta) critíca arbitrária foi aqui repudiada e condenada, será porque quem a repudiou acha tal conduta errada. No entanto, é ver agora as mesmíssimas pessoas assumirem a postura de crítica gratuita.

Com uma diferença: eu sei do que falo mal. FSF e o seu Projecto não são desconhecidos ou acabados de aparecer. Pergunte aos ilustres contribuintes deste blog o que têm a apontar de mau aos novos candidatos excepto o facto de NÃO serem o FSF?

Mais, veja-se que só Souto "escapa", porque diz que fará o mesmo ou parecido com FSF (Deus nos livre).

Não se trata de burrice, caro anónimo. Só de incoerência.

SL

Informador disse...

Caro JL,
Não vou responder a algumas provocações que fez. Este blog é um espaço livre, tanto para os “donos” do blog como para quem livremente os vem ler e comentar. Se reparar no título do meu post e a forma como o termino, repara que apenas falei em nomes! Salvaguardando os projectos, porque esses ainda não são do domínio público (excepto do chamado candidato da continuidade). Alonguei-me uma pouco mais nos nomes da lista do Paulo Cristovão, e do Pedro Souto, pois são aqueles que são públicos.
Relativamente à troca de “ideias” que estou a ter com o Nuno Paiva, referem-se somente porque eu sou daqueles que apesar de gostar de futebol e não faltar a nenhum jogo, sou um adepto das modalidades ( e sim fui atleta federado do Sporting em duas modalidades e não foi à 30 anos) o que me permite ter uma visão por dentro do que se passa no clube. Quanto ao Nuno, acho que ele não tem perfil para o lugar a que se candidata, mas se a lista ganhar como é lógico só quero é que faça um bom trabalho. Mas independentemente disso não acho que tenho mais ou menos direito de opinar sobre o clube do que um sócio com 1 ou dois anos. Nem existem sócios de primeira e segunda, existem sim sócios e adeptos e aí claramente existe uma diferença! Porque os adeptos por muito sportinguistas que sejam não podem ser tratados como sócios! Quando se refere ao actual CD, deve reparar (se leu posts anteriores meus) que eu não sou apreciador de FSF nem de muitos dos seus vices. Contudo concordo em termos gerais com a proposta de reestruturação financeira que apresentou (a ultima versão). O candidato Paulo Cristovão simboliza a oposição que até hoje foi sempre do bota a baixo e nunca foi uma oposição construtiva. Podem-me dizer que não era o tempo, e isso eu não concordo, porque não basta dizer que não, é preciso dizer não e de imediato dar uma alternativa. Repito, até hoje foi sempre bota a baixo, pode ser (tem de ser) que a partir de quinta-feira seja um construtiva.
Quanto a projectos eles serão analisados quando forem públicos e explicados. Quanto às listas elas serão analisadas em conjunto com os seus projectos e aí sim tomarei uma decisão para entregar os meus votos.
Saudações

Anónimo disse...

Caro JL, acho que na realidade não merece que o tratem mal neste blog. Costumo ler os seus comentários que para além de serem coerentes e apropriados, são sempre bem escritos e sem ataques a quem quer que seja. Tem todo o direito de discordar do projecto apresentado pelo FSF assim como muitos (e que parece serem a maioria) concordam com ele.
Se calhar aquele projecto com algumas rectificações até poderia unir quase todos. Não sei ...
Afinal há ali muito trabalho feito e quem o fez de certeza que foi para melhorar o Sporting e não para o prejudicar. Nisso nunca acreditaria.
Quanto à oposição vamos ver que propostas aparecem e vamos tentar conhecer melhor os candidatos.
Espero que não haja radicalizações na campanha e que tudo corra no sentido de esclarecer os sócios.
Cá nos encontraremos então neste pequeno forum para discutir as diferentes ideias apresentadas e espero que o meu amigo participe activamente no debate, com a elevação a que sempre nos habituou.
Espero também que homens como Dias Ferreira, que bastante mal já fez ao Sporting, se deixem estar sossegados e se limitem a participar em programas acéfalos na TV (como faz actualmente).

SL

Anónimo disse...

Dias Ferreira nunca foi candidato a coisa nenhuma.Sempre foi um cão que ladra mas não morde,a troco de benesses e mordomias.
O seu comportamento no programa de TV, foi triste e deplorável.Como pode um ser humano rebaixar-se tanto e não se conseguir sequer enxergar.
Nunca me hei-de esquecer de um dia ainda no antigo Estádio e após mais uma derrota vergonhosa,à saída,nas escadas dos camarotes e dos cativos vitalícios, defendia rastejantemente como é seu timbre a Direcção roqueteira.
Confrontado por alguns sócios,quando viu o mar mais alto do que a terra,atirou-se para o chão simulando um ataque cardíaco.
É curioso que na AG de 28 de Maio de 2008 no Pavilhão Atlântico,quando após uma troca de palavras, um sócio avançou para ele,fez a mesma coisa.
Só há que ignorar esta personagem de ar sinistro.

Hugo Malcato disse...

"Quanto a projectos eles serão analisados quando forem públicos e explicados. Quanto às listas elas serão analisadas em conjunto com os seus projectos e aí sim tomarei uma decisão para entregar os meus votos.
Saudações"

Caro Informador,

Apesar destas belas palavras, fez logo favor de depreciar tudo e mais alguma coisa.

Fala em projectos e ideias como aspectos fundamentais, mas acaba por aproveitar para dar a facadinha em relação às capacidades e experiência das pessoas.

O que a maioria dos "defensores" que vemos neste blog deve aperceber-se é que estamos a chegar a um ponto de viragem ao fim de 13 anos de uma linhagem dentro do Sporting. O próprio candidato da continuidade a aparecer se calhar não vai ser tão da continuidade quanto isso.

Vai haver sangue novo e vão aparecer novos ideais dentro do Sporting. Já todos reconhecemos que há mentalidades e imagens gastas dentro do nosso clube.

Os ditos "situacionistas" criticam os "opositores" por só criticarem. Agora, criticam os "novos" que começam a emergir. Será dupla face?

Como membro da AAS, neste momento estou do lado da associação que não quer liderar mas sim fazer-se ouvir e ajudar a dinamizar o clube. Sangue "novo" e "proactivo" não é bem vindo no Conselho Leonino?

Informador, o Prof. Moniz Pereira também só percebe de Atletismo e não é por isso que deixa de ser um dos "Head" ao nível das Modalidades no Sporting. José Roquette não percebia nada de futebol e não deixou de ser o responsável máximo do Sporting.

Na minha opinião, houve muito trabalho bem feito pelas últimas Direcções. Mas noutros aspectos falharam totalmente. Como tal, há que dar oportunidades aos outros. E a primeira coisa a fazer é saber ouvir e não começar logo a atirar pedras.

Enquanto que uns já tiveram oportunidades e falharam em muitas coisas, outros devem emergir conscientes do que de bom e de mau aconteceu no passado, e saber aproveitar tudo isso e tornar o Sporting ainda melhor.

Fico contente com as N possibilidades que começam a ser colocadas em cima da mesa. Finalmente o Sporting terá debate e confronto de ideias para pôr finalmente de lado o marasmo e apatia verificados ao longo dos últimos anos. As melhores ideias às vezes vêm dos "adversários" que no fim de tudo, são o mesmo que todos nós: Sportinguistas.

Às vezes, vale a pena retirar as palas dos olhos o procurar analisar as coisas com racionalidade e não só teimosia e orgulho...

Titular Indiscutivel disse...

Hugo:
concordo com o seu comentário. Também acho que faz falta sangue novo ao Sporting desde que seja gente competente. É importante que apresentem os seus projectos depressa para termos tempo para os discutir. E nada tenho contra o AAS e acho que têm todo o direito de querer participar no Conselho Leonino.
Nunca disse em quem iria votar, até porque para já nem dados temos para poder escolher o que quer que seja. Apenas nomes como Dias Ferreira ou Abrantes Mendes me fazem fugir como diabo da cruz... todos os outros são bem vindos e estou muito curioso para ouvir todos eles.

Informador disse...

Caro Hugo,
concordo e sempre aqui escrevi que os projectos são o mais importante, mas não podemos esquecer as pessoas que os querem colocar em práctica. A experiencia e as capacidades das pessoas são muito importantes. Analise deste ponto de vista , o co-sócio João Mineiro, pode ser excelente tecnicamente, pode ter imensas qualidades, mas alguma vez esteve envolvido numa negociação com um conjunto de bancos e com a complexidade que esta envolve? Eu considero isso importante. Não quero com isto dizer que o João Mineiro não tenha ideias válidas, agora uma coisa é ter ideias válidas e benefécias para o Sporting outra coisa é pegar num clube como o Sporting e ser responsável por uma área tão importante e que condiciona toda a vida do clube. Se tiver o cuidado de analisar a primeira proposta de reestruturação do Sporting e esta ultima, pode verificar que existem bastantes diferenças ( e na minha opinião para melhor), e isso foi possível porque os sócios não estavam de acordo. Acho mesmo que se a mesma proposta fosse apresentada por outro qualquer CD que não tivesse os anti-corpos que esta já tem que a proposta seria aprovada.Acho sinceramente, que o Sporting precisa de sangue novo, precisa de ser agitado, mas não é deitar todo para o lixo e começar de novo. Existem coisas que foram bem feitas, outras como é obvio não o foram e podem ser muito melhoradas.

SL

Hugo Malcato disse...

Historicamente o Sporting é composto por um conjunto de pessoas bem intencionadas que procuram fazer o melhor pelo clube.

Acho que o Sporting tem perdido muito por não existir debate nem confronto de ideias. Posso estar em enganado, mas resultados como os da última AG parecem-me mais consequência da apatia e conformismo por parte das pessoas do que propriamente valor das ideias - embora reconheça validade,utilidade e sentido às mesmas.

Não precisamos de andar por aqui a matar-nos uns aos outros, e a cortar cabeças e estar num discurso de bloqueio constante. Acho fundamental "abrir" o clube a todos os que queiram participar para formar uma mentalidade e uma gestão coesa dentro do clube.

Conheço N exemplos ao longo dos últimos anos de situações em que esta direcção não quis dar ouvidos a propostas de sócios, simplesmente por serem externas à direcção.

Nunca estará em causa o Sportinguismo de cada pessoa. Apenas o discernimento de saber entender os valores e ideais de outrem. Nisso, esta Direcção choca-me pelo desprezo pelo estatuto de sócio, o autismo, o elitismo, a marginalização das modalidades e talvez os excessos no discurso das finanças e gestão.

Sporting é uma paixão. Gestão e Desporto devem existir para alimentar essa paixão e devem estar para ela orientadas.

Desiludido como estou em relação a muitos comportamentos, a qualquer das pessoas que se tem falado reconheço pelo menos esse aspecto: o fervor com que vivem o Sporting.

O resto? Efectivamente vale a pena fazer questões e ter dúvidas, mas graças ao poder de uma instituição como o SPORTING, às vezes bastará disponibilidade e vontade para fazer algumas coisas, de modo a que certas ambições de todos nós sejam atingidas.

E para isso basta o querer para conseguir... Experiência se calhar é secundária...

Hugo Malcato disse...

Informador,

Quanto ao último projecto financeiro, apesar de lhe reconhecer algumas qualidades e pontos fortes. Embora:

- São legítimas as dúvidas sobre uma possível subserviência entre Direcção e a Banca

- Em 2006 diziam-nos que era fundamental vender o património extra-desportivo. Em 2009 dizem que temos de lançar VMOC's. O que é que será que nos reserva em 2012?

- SPREAD's médios a rondas os 1,5% e 2% parecem-me elevados para os montantes envolvidos neste project-finance.

Já referi noutros lados que nesta altura antes prefiro que o Sporting venda Veloso, Moutinho, Liedson e companhia, e abata a dívida do que colocar o clube em risco de estar em posição minoritária.

Anónimo disse...

O único nome que faz sentido para a presidência do ZBORTING é o sr. Ricardo Espirito Santo (Presidente do BES), quem melhor para presidente que o próprio dono do clube!!!

Cumprimentos lampiónicos

Anónimo disse...

Sou sócio à 56 anos,mas mesmo sendo cinquentenário,não me junto aos lambe botas das várias tertúlias das almoçaradas da terceira idade.
Isto vem a propósito de nunca ter visto o sócio Pedro Souto pelos corredoras do antigo estádio,ou mesmo em algum campo onde o Sporting jogasse.Apareceu agora como D.Sebastião,com o apoio,sabemos nós de quem e que pelos vistos do futuro sogro,Correa Sampaio,que já esteve no poder e que foi corrido por estes que ainda lá estão.Também estou na expectativa de conhecer os nomes e melhor o nº de sócios da sua lista.Uma coisa tenho a certeza continua os meninos da linha que querem mandar no Sporting e até o Estoril Open serve de palco a entrevistas dos futuros candidatos.