sexta-feira, 15 de maio de 2009

Remunerações e Demagogia…

Tendo como principio que as noticias que têm vindo a público são verdadeiras, e JEB será mesmo candidato a presidente do Sporting surgiram por parte do consócio e candidato a presidente PPC criticas relativas à notícia veiculada hoje pelo correio da manhã sobre a possível remuneração de JEB.

http://www.correiodamanha.pt/noticia.aspx?contentid=A4C01AB2-6311-495A-8799-F5D9EB5FD5F1&channelid=00000214-0000-0000-0000-000000000214

Partindo do princípio e arredondando os números (para ajudar PPC) JEB irá receber cerca de 1 milhão de euros anuais. Não irei aqui discutir se 1 milhão é muito ou pouco, é com certeza muito para os dias que correm, mas não é relevante para o que quero transmitir.
PPC afirmou que o que JEB irá auferir é 4 vezes o que Pinto da Costa ganha na SAD do Porto, e que o dilema dos sócios estará entre pagar a um administrador ou construir um pavilhão.

http://www.rr.pt/bolabrancaDetalhe.aspx?AreaId=24&SubAreaId=73&ContentId=286850

Tal como já escrevi aqui, PPC está a ser demagógico! Se o escrevi porque PPC dizia que esperava nunca mais ir ver um jogo num pavilhão emprestado e depois no seu projecto diz que o objectivo é nos 4 anos de mandato fazer um pavilhão, está a ser demagógico ou então nos próximos anos não irá a nenhuma modalidade, ainda para mais quando temos a problemática dos terrenos perto do estádio.

Mas mais uma vez está a ser demagógico porque está a dizer que ele se JEB ganha muito ele não vai ganhar nada… e que JEB irá ganhar 4 vezes o que ganha Pinto da Costa… mas ou PPC está mais uma vez a ser demagógico ou está muito mal informado ou então alguém da sua confiança não sabe fazer contas…

Passo a explicar e segundo informação publica:

http://w3.jn.pt/paginainicial/interior.aspx?content_id=1037047

A SAD do Porto pagou aos seus 5 administradores (2007/2008) um total de 2,276 milhões de euros, sendo que 1,5 milhões é salários e os restantes 776 mil são prémios. Então, e se tivermos em consideração que Pinto da Costa recebe o dobro das restantes administradores.
4 administradores recebem 1 milhão (0,25 milhões cada), perfaz os 1,5 milhões.
Pinto da Costa recebe 0,5 milhões/ano, mais 0,375 mil euros de prémios (75% do ordenado anual), então PC recebe (num ano em que foi campeão) 0,875 milhões euros… então e JEB vai receber 4 vezes mais? Se não contarmos com prémios JEB teria de ganhar 2 milhões/ano…

Mas a maioria dos apoiantes de PPC condenava FSF por dar pouco tempo ao clube, agora quando aparece alguém que se quer dedicar 100% ao clube, também já existe problema porque vai ganhar… e eu pergunto PPC não vai ganhar nada, então vai receber apenas das suas empresas? Certo está no seu direito, mas e vai estar 4 anos sem dar nenhuma atenção às suas empresas e continua a receber? Talvez não… mas se não então não vai estar a 100% no clube… ou então ganhou o euromilhões ou a PJ pagava um ordenado realmente bom… Parece-me que PPC por estas declarações demonstrou que as coisas estavam a correr bem até ter aparecido JEB e que a partir de agora vale tudo… e já agora se acusar JEB de ter dito no congresso que não era candidato e que voltou atrás com a palavra, então que se lembre que também disse que não falava de outros candidatos nem sequer de outros potenciais candidatos, será que também voltou com a palavra atrás?

http://www.record.pt/noticia.aspx?id=3ae3cc9d-5ee5-4567-a801-45d1e9031fcd&idCanal=00000024-0000-0000-0000-000000000024

Até por outros post que já tinha escrito anteriormente, e já o tinha feito perceber, JEB é na minha opinião, até pelas ideias que defende para o clube, o melhor candidato que o Sporting podia ter!

Saudações Leoninas

20 comentários:

Anónimo disse...

Sejam parciais e parem de fazer campanha.

Não depois não se admirem se aparecerem aqui uns badamecos a dizerem que vocês são assalariados do sporting.

Anónimo disse...

Não me interessa que os outros ganhem x ou y.
Só que no estado em que as finanças do clube se encontram o vencimento a auferir por Bettencourt é uma afronta aos sportinguistas que fazem parte do povo português.
Ou será que este vencimento será pago pelo BES ou Santander?
Como estão perdidos estes banqueiros.

Leão sem Palas disse...

Mas será que alguns dos iluminados que se preocupam tanto com o que os outros ganham, não param para pensar que, finalmente com um Presidente com dedicação exclusiva ao Clube, as receitas poderão aumentar e esse M€ acaba por não ser significativo?

Com um Presidente profissional as receitas só poderão aumentar.

Querem ser grandes, com um Presidente amador?

Vejam como se gerem os clubes grandes na Europa. Ou vejam como se gere o fcp, para não irmos mais longe e vejam qual o clube português com maior representação na Europa nos últimos 20 anos.

Esta questão do Presidente com um bom ordenado, nem deveria ser discutida. Não há outra hipotese. Mais do que isso ganham o Liedson, Moutinho, Rochemback, etc.

Saudações Leoninas

Friend disse...

Oh Informador,

O problema não está num presidente ser remunerado, alias não sou contra isso, pois se outros ganham, porque o Sporting podia ser diferente?!

Não é por aí.

Devemos é saber que as contas que fizeste de Pinto da Costa estão certas a de Bettencourt não, pois pode auferir um salário que juntando dá o total com prémios que ganha Pinto da Costa, faltando ainda os prémios do presidente e do resto da administração, que não se sabe quanto ganharão?! Se forem 5 a ganhar um valor alto mais prémios, pode ser grave para o clube, pois só sse pode investir x em jogadores,para conter custos, mas depois por ano aos administradores pode-se pagar matade dum orcamento em investimento de jogadores que dava para reforcar a equipa em mais valias, ou até amortizar aos bancos, que é o problema segundo dizem os senhores da continuidade do clube!!!

Temos de ter mais dados concretos, como:
-Quanto na realidade vai o presidente ganhar?
-Que prémios serão?
-quantos administradores terá o clube e quanto ganharão?!
-Que prémios usufruirão?!

Tudo isto tem de ser levado a sérios, não basta dizer agora que o clube pode pagar para serem profissionalizados, teremos de ver o quanto pode o clube pagar aos mesmos!!!Então se proclamam boa gestão, que se deve conter custos, não se pode reforçar a equipa porque não existe dinheiro, que se tem de amortizar a banca, que se tem de vender património e os últimos anéis, e depois paga-se a quem dirige fortunas, ainda mais nos tempos que correm?!

Isto de defenderem a vossa dama, tem que se lhe diga, pois não é ver um lado e depois quando não interessa sacudir o pó e dizer que vale a pena e está tudo bem!

Por isso, antes de todos falarem vamos ver que encargos vai trazer esta situação da administração e todos os pormenores ao clube.

Bettencourt merece o meu respeito, porque é um sportinguista de verdade, mas os verdadeiros também tem de fazer um esforço em favor do clube, pois para ganhar milhões, qualquer um gostaria de ser.

Vamos ver o que apresenta e depois falamos, mas é preciso mais dados.

Ser sério não basta se-lo é preciso parecer.

Anónimo disse...

SOU TOTALMENTE DE ACORDO COM ESTE POST.
POSSO GARANTIR, COMO TRABALHADOR DO GRUPO SANTANDER TOTTA QUE ESTE HOMEM, JOSÉ EDUARDO BETTENCOURT SE FOR CANDIDATO VENCEDOR VAI LEVAR O SPORTING A CAMPEÃO POR MUITOS ANOS. NÃO TENO DÚVIDAS!!!!!

VAI O FAZER TENDO POUCO OU MUITO DINHEIRO.

ESTE SENHOR É O BRAÇO DIREITO DO PRESIDENTE DO BANCO, E É QUEM DÁ MAIS DINHEIRO, AQUELE BANCO.

POR FAVOR NÃO ESTRAGUEM O QUE É BOM PARA O NOSSO CLUBE.

SE ESTE HOMEM FICAR A 100% NO NOSSO SPORTING, ELE MERECE TER UM BOM VENCIMENTO. TENHO A CERTEZA, PORQUE CONHEÇO O TRABALHO DESTE HOMEM NO BANCO ONDE TRABALHO.

ESTE HOMEM NÃO NECESSITA DO SPORTING PARA GANHAR DINHEIRO.

ESTE HOMEM NÃO NECESSITA DO SPORTING PARA TRABALHAR.

ESTE HOMEM PARA SE CANDIDATAR E ABANDONAR AOS 48 ANOS A SUA VIDA PROFISSIONAL, É PORQUE GOSTA DO SPORTING MAIS DO QUE MUITOS.

SÓ FAÇO UMA PERGUNTA. QUANTOS DE NÓS A GANHAR UMA FURTUNA COMO ESTE HOMEM,INTEIRAMENTE MERECIDO, ABANDONAVA UM EMPREGO DE ADMINISTRADOR DE UMA GRANDE INSTITUIÇÃO BANCÁRIA DE NÍVEL MUNDIAL(BANCO SANTANDER É DOS 10 MELHORES DO MUNDO), PARA SER PRESIDENTE DO NOSSO SPORTING ?????

SABENDO QUE O NOSO SPORTING TÊM UM GRANDE PASSIVO E QUE TÊM MUITOS PROBLEMAS PARA RESOLVER.

SABENDO QUE VAI TER QUE OUVIR ASNEIRAS DE CANDIDATOS COMO ESTE TAL QUE FALA DO PINTO DA COSTA COMO UM BOM EXEMPLO DE UM PRESIDENTE QUE GANHA POUCO DINHEIRO ????

SÓ QUERO DIZER UMA COISA, POSSO ESTAR ERRADO, MAS TENHO QUAISE A CERTEZA, QUE SE O JOSÉ EDUARDO BETTENCOURT FOR PRESIDENTE 100% NO SPORTING(ISSO NÃO TENHO DÚVIDAS SE FOR CANDIDATO É PRESIDENTE), ESTE SENHOR VAI ACABAR COM O PINTO DA COSTA. VAI UMA APOSTA ????

POR FAVOR VAMOS TODOS APOSTAR NESTE HOMEM. TEMOS UMA OPORTUNIDADE ÚNICA DE VOLTAR A SER O GRANDE SPORTING.

Anónimo disse...

SÓ UMA COISA, QUANDO DIGO VAI ACABAR COM O PINTO DA COSTA, DIGO COM TODAS AS PALAVRAS. VAI ACABAR COM O PODER DO F.C.PORTO.

Nuno Manaia Costa disse...

A mim nãop me choca nada um presidente remunerado!

DEsde já digo que duvido que o vencimento de JEB seja identico ao do Santander,mas será seguramente elevado!

...Como elevadas devem ser as expectativas dos sportinguistas!

Com um Presidente remunerado ,mais responsabilidade ele terá, mas obrigação de exigir nós teremos!

Acho que ninguém pode esperar que JEB deixasse o cargo que desempenha,cargo importantissimo , de uma das maiores instituições mundiais, numa area de negocio super competitiva( a minha por sinal! e que conheço bem!), e viesse para o sporting de borla!

Defendo não só eu como AAS , a remuneração dos dirigentes do clube!

Com isto não digo que voto nele....mas da linha da suposta continuidade, é seguramente o candidato mais credivel e mais forte!

O mais importante: Que o proximo Presidente mude a filosofia que tem estado no clube nos ultimos anos! E que o torne ganhador

...E ninguém pode ver seja em quem for , um messias ! O estado do Sporting é dificilimo,e para se ter sucesso, prescisamos de ganhar , de ter sucesso!

Votem em quem votar, para o conselho leonino ,votem AAS!

Anónimo disse...

A Matemática é uma ciência exacta ...
"O advogado de Pinto da Costa, Gil Moreira dos Santos, pediu também hoje para juntar aos autos um talão de vencimento do dirigente do FC Porto, tendo em conta as dúvidas que este manifestou na primeira audiência do julgamento quanto ao valor exacto da sua remuneração. Segundo aquele documento, Pinto da Costa ganha 19,497,37 euros líquidos mensais como presidente da SAD do FC Porto." - in Público de 10/03/09
Ora 19497.37 euros/mês X 14 remunerações/ano = 272963.18 euros/ano. Sendo assim, 800000 euros a dividir por 272963.18 euros dá 2.93! Não será bem 25% mas sempre são 34 %, o que quer se queira quer não, é muito menos! Com uma diferença enorme: com Jorge Nuno Pinto da Costa nos comandos dos destinos do FC do Porto, os dragões ganham campeonatos (quase) todos os anos! Em suma, julgo que Paulo Cristóvão tem muita razão ...

Informador disse...

Caro anónimo... fazer contas deve ser complicado mas são os pormenores que fazem a diferença.... essa noticia, refere-se a valores liquidos, e a do correio da manhã, assim como do relatório e contas do porto refere-se a valores brutos... e faz toda a diferença...

Anónimo disse...

Gostaria de informar que o Pinto da Costa não ganha aquilo que o Anónimo diz. Isso é o que pode estar escrito, mas tenho a certeza(não posso mostrar aqui) que o Pinto da costa ganha muito mais do que dizem aqui( 2 ou 3 vzes mais).

E os outros PARASITAS ? Os outros Administradores que não fazem mais nada e que só têm casas de meninas e o Porto ?? Aquilo têm que dar para todos, senão já estava tudo ao estalo.

Não estou a contar com os prémios...nem com as ajudas de custo...sim está forma maravilhosa de se fugir aos impostos(Ajudas de Custo).

Todos sabemos que o pinto da costa nunca foi grande coisa a gerir outras empresas, por isso é que se agarrou ao porto com unhas e Euros.

A verdade só vamos saber, quando ele sair de lá. Vamos saber o quanto é que ele metia ao bolso. Eu não credito nesses numeros que vêm para a comunicação social e mais NÃO ACREDITO NO PINTO DA COSTA.

Anónimo disse...

O anonimo 10:26, tens todo o direito de dizer o que entenderes, mas o que esta nas contas e registado, e esse é que conta, é o dinheiro que Pinto da Costa ganha.

Depois, se ganha + prémios no fim, com certeza Bettencourt também o irá fazer, não sabemos é quanto.

Depois Informador, se Bettencourt não é dinheiro liquido, mesmo fazendo bem as contas, fica bastante acima do dito quando ficar liquido, pois ainda não sabemos se é bruto ou não.

Depois, se Bettencourt ganhar titulos [campeonatos e fizer boas camapnha europeias] como faz o Pinto no Porto, vale cada tostão, mas se so for para umas taças, Soares Franco chegava, pois dava poucas horas , mas ganhava só em premissas....[negócios colaterais, para alguns entenderem].

Para quem contem custos, pagar ordenado, só mesmo dentro de determinados parametros, pois neste blogue e em outros, ate como dirigentes do Sporting sempre plocamam, tem de se conter custos, mas depois, pagam ordenados chorudos a dirigentes!!!Tem lógica?

Não, só na cabeça de quem não vê nada a frente, e esta completamente cego com a continuidade.

JL disse...

Informador,

Meta lá de lado os valores liquidos e brutos, não se troque.

Que PdC custe 1M Euros ao FCP. Que provas dadas tem ele? nada de especial, só mais de dez títulos nacionais, 2 LdC, uma Uefa.

Que JEB custe 1M Euros ao SCP? Quem tem ele para mostrar? O título, no ano do Jardel? Ou os 60 M Euros de passivo que assinou nos 3 anos em que foi administrador da SAD?

Sou completamente a favor da remuneracäo do Presidente, mas estes valores sao absolutamente de loucos para um homem que quando esteve no Clube, deixou uma pesada heranca.

Acha com honestidade que o SCP neste momento pode/deve pagar este tipo de dinheiro a um adminsitrador?

Por fim, uma duvida: Se para ele avancar tem que ter o salario definido previamente, quem lhe pode prometer que ele vai receber esse tipo de dinheiro?

O CD actual nao o pode fazer, uma vez que esta de saida e seria inqualificavel a Direccao do SCP motivar um candidato prometendo-lhe remuneracoes principescas.

Ele nao tambem nao pode estar certo, porque tem que ganhar as eleicoes e depois fazer aprovar o seu salario no Conselho de Administacao da SAD, uma vez que a remuneracao do Presidente estatutariamente nao existe.

Assim, pergunto eu: quem pode dar a JEB o descanso de saber quanto vai ganhar, caso venca as eleicoes?

SL

SL

Anónimo disse...

deixem o JEB em paz. Já estão a falar em ordenados sem saber quanto é que o homem vai ganhar.

E ele nunca esteve no Sporting a 100%, por isso não podemos começar a avaliar o trabalho dele, sem antes ele começar a trabalhar.

Não existe uma única pessoa que fale aqui que saiba realmente o que vai ganhar o JEB. Quem levantou este problema de uma maneira de desespero foi o Paulo Cristóvão. Este senhor não pode estar a falar de coisas que não sabe. A única forma de ele ter esperança de ganhar alguma coisa é não começar a levantar suspeitas e mentiras sobre o JEB.

JL disse...

Isso é discurso de quem não sabe do que fala.

PPC não começou com essa questão, muito menos em jeito de desespero.

Os vários jornais, ao noticiarem a eventual candidatura de JEB, salientaram, de acordo com "fontes próximas" que JEB não estaria disposto a sacrificar o ordenado que aufere, pelo que a assunção do cargo sempre dependeria de remuneração equivalente ao que aufere no Santander Totta.

Se não acredita nas "fontes próximas", é consigo. Eu por regra também não acredito muito, mas foi o Bernardo "Recadeiro" Ribeiro, cão amestrado do CD que surgiu com esta notícia, pelo que esse, bem informado sobre o que se passa está. De seguida, vários outros orgãos de comunicação corroboraram (ou copiaram) esta informação, e apenas tudo isto PPC, quando questionado, deu a sua opinião.

Quanto ao facto de que "ele nunca esteve no Sporting a 100%, por isso não podemos começar a avaliar o trabalho dele, sem antes ele começar a trabalhar.", temo que a sua dedicação a 100% tenha efeitos ainda mais nefastos no passivo do Clube do que quando JEB geriu a SAD do SCP em "part-time". Se a meio tempo conseguiu um prejuízo de 60 M Euros, acha que a 100% consegue o dobro? Esperemos que não.

Seja de que modo for, e sob a premissa de que JEB será regiamente remunerado (não acredito que quem ganha 1 M Euros/ano venha para o SCP ganhar 10.000 Euros/mês), então a lógica que nos impede de tirar ilações sobre o seu potencial trabalho deverá ser a mesma que impede o SCP de pagar um salário principesco a quem não é passível de ser avaliado, a menos que ache que o trabalho dele justifica um salário elevadíssimo, mas se compadece com uma avaliação, porque "dantes era só em part-time, portanto não conta".

Por fim, e para lhe mostrar como a questão do salário do Presidente não é irrelevante ou demagógica, saliento o pobre gosto do actual CD ao manipular as eleições, viabilizando, no plano dos princípios, uma candidatura que só tem pernas para andar se o seu cabecilha for pago e bem pago...pelo SCP.

Achava bem que eu dissesse: "Proponho o Warren Buffett e o Bill Gates para CEOs da SAD do SCP. Eles aceitam vir. Custam é ao SCP 100 Milhoes de Euros por mês. Para cada um."

Esqueça agora a escala, parece-lhe justo, na perspectiva de umas eleições, que a Direcção do SCP, e portanto, por extensão o próprio Clube viabilizem a priori as remunerações do futuro Presidente?

É que a mim não.

SL

Anónimo disse...

Abaixo a minoria de bloqueio !

JL disse...

"Abaixo a minoria de bloqueio !"

Com apoiantes desta profundidade intelectual e ideológica, creio que o Projecto quase não precisa de detractores...

Anónimo disse...

Era apenas uma pequena provocação para a minoria de bloqueio.
Parece que surtiu efeito ...
E já agora deixo a "profundidade intelectual" para o JL e o Cristóvão.
Dois verdadeiros intelectuais.

Anónimo disse...

Já é oficial !

A poucas horas de apresentar a candidatura à presidência do Sporting, marcada para as 20 horas numa unidade hoteleira em Lisboa, José Eduardo Bettencourt confirmou - com Record adiantara sexta-feira - que a disponibilidade de Paulo Bento para continuar caso vença foi uma das condições que o fizeram avançar.

"A situação do Paulo Bento foi fundamental para eu decidir avançar", referiu, acrescentando: "Paulo Bento forever."

Bettencourt, de 48 anos, disse que vai "conseguir reunir um conjunto de pessoas completamente insuspeitas com vontade de entrar" no projeto que tem para o Sporting.

"Isso é que o que me interessa neste momento - a minha linha. Assumo essa responsabilidade e sou eu que estou em causa, sou eu que vou dar a cara por tudo e as coisas vão ter de ser ao meu jeito e à minha maneira", salientou, confessando-se "um bocadinho nervoso".

O ex-administrador da SAD do Sporting não se alongou quanto às razões para avançar, mas resumiu na "paixão" e no "sentimento de responsabilidade", porque, frisou, sentiu "que tinha de dizer presente".

"Se calhar é algo de muito íntimo, a minha família sabe as razões e são os meus grandes apoiantes e isso é que me interessa", aduziu, explicando a demora na decisão de avançar com uma candidatura às eleições de 5 de junho.

"É preciso muita coragem para tomar esta decisão e quando envolve outras pessoas, nomeadamente uma família que sabe o que isto é e o que é voltar outra vez a ter uma vida complicada, numa situação difícil do clube e do país. Obviamente, toda a gente sabe que não é um mar de rosas que nos espera", notou.

in Record

Data: Segunda-Feira, 18 Maio de 2009 - 12:41

Anónimo disse...

Parafraseando um qualquer juri do festival da canção, "two points to the blocking minority" ...

Anónimo disse...

Caro JL, espero que vá poupando uns dinheiritos para daqui a uns tempos comprar umas VMOC.

SL