terça-feira, 26 de maio de 2009

Entrevistas

PPC e JEB estiveram ontem na Sic Noticias e TVI 24 respectivamente. Confesso que apenas vi a entrevista de PPC.
Algumas ideias interessantes, um discurso populista, a vantagem de não ter Dias Ferreira presente, mas penso que dentro da sua linha habitual lhe correu bem a entrevista. Claro que não concordo com algumas ideias que defendeu.... como o facto do desaparecimento do fosso ser o que aproximará os sócios da equipa (só se for mesmo em sentido literal), ou da lista de JEB copiar todas as suas ideias e fazer seu, o seu programa!
Depois falamos que JEB ainda não tem programa (é verdade) mas PPc também está expert em respostas evasivas como por exemplo a explicar como aumenta em 20 mil sócios em pouco tempo... só para dar um exemplo. Quanto ao ecletismo, do qual faz bandeira, afirmou que há que melhor as que existem e não pensar em criar mais... ou seja, descobriu a pólvora! Diz ainda que no futebol não existem projectos a 3 ou 4 anos....só para o ano seguinte! Então em Inglaterra os grandes andam todos a dormir....
Aqui ficam os sites de ambos os candidatos:

24 comentários:

Anónimo disse...

A ausencia de D.F.porventura fói para ir fazer algum curativa por causa da agreção.Mas que falta de decoro por nada deste mundo esta atitude devia ser feita,enfim D.F. no auge da Bajulação

JL disse...

Caro Titular Indiscutível,

A ausëncia de DF é o mínimo de decoro que se poderia esperar, sob pena de, por pertencer DF a lista de JEB, uma entrevista a PPC se transformar num debate eleitoral, com um representante da lista contrária a ter direito de antena que nao estava contemplado.

Gostava de ler a sua análise isenta e descomprometida sobre algumas tiradas do seu candidato, de entre as quais destaco aquela em que afirma que nos sairá caro, mas como vai pagar impostos, não faz mal.

SL

Yazalde disse...

Ainda não consegui descubri as linhas orientadoras da candidatura do JEB (tirando o paulo bento forever), alguém me pode auxiliar? Estou curioso para saber qual a propostas e promessas que vão levar os Sportinguistas ao estádio na próxima época e como vão aumentar o número de sócios. E também qual a opinião à cerca do pavilhão?

JL disse...

Yazalde,

Também as desconheço. Por ora, só sei que me vão sair caras...sejam elas quais forem.

SL

Anónimo disse...

Se ainda alguém tivesse dúvidas, estas eleições confirmam aquilo que muitos (eu incluido)já tinham verificado. Esta gente conseguiu transformar o Sporting, com todas as guerrilhas, intrigas, os programas e a mesma linguagem, numa espécie de partido político. Fica-se com a certeza, que fazem esta guerrilha só para ter um "poleiro" para se mostrar. E quem tem pago e vai continuar a pagar por tabela, é o Sporting.

Também já se sabe, que quando conseguirem destruir o Clube, a culpa vai ser sempre dos outros.Eles, tudo fizeram para que isso não acontecesse. Já se viu e ouviu isso por outras paragens.

Anónimo disse...

Caro JL, embora não se tenha dirigido a mim gostaria de comentar a questão do vencimento do JEB.
Eu acho bem que o Presidente seja um homem a tempo inteiro e que tenha que ter um bom salário para exercer tais funções. Se quisermos ter um bom gestor à frente do clube teremos que lhe pagar um bom vencimento.
Sinceramente isto não me choca. JEB disse que iria custar o mesmo que um jogador médio. Ora se por exemplo ele fôr ganhar o mesmo que o Pipi ou o Tiuí (por exemplo) acho que será dinheiro muito melhor empregue. Será um vencimento na ordem dos 100.000 € mês, penso eu.
Pode ser que valha a pena. Só o futuro o dirá. Mas ter uma boa equipa de gestores a tempo inteiro no clube penso que poderá dar muito melhores resultados.
Se calhar um presidente que nos saía de borla em termos de vencimento mas que só estava lá de vez em quando ainda acabava por nos sair mais caro, por tomar actos de gaestão em cima do joelho e por não ter tempo para acudir a todas as situações que apareciam, para além da falta de acompanhamento diário de tudo o que se passava no clube.
A entrada de Dias Ferreira na lista é que me surpreendeu, e muito, pela negativa...

SL

JL disse...

Caro Anónimo,

Para que fiquemos entendidos, também eu defendo a figura do Presidente/assalariado do Clube, pelos mesmos motivos que enuncia.

Discuto sim o quanto, tendo em conta a mais valia que pode ou não trazer ao Clube. Parece-me que ditaria a prudência que começasse a ganhar menos e depois se veria.

Depois levanta-se a questão de a remuneração do Presidente ter que ser fixada por deliberação da comissão de remunerações. Ora, tendo em conta que JEB indica em entrevista ir abdicar de 50% do seu vencimento, fica a ideia que já terá definido o seu próprio vencimento, o que coloca um enorme ponto de interrogação sobre a eventual actuação do órgão que refiro acima.

Por fim, julgo de péssimo gosto dizer que vai sair caro, mas que paga impostos. Não vi ainda densidade programática nem projectos de JEB que se compadeçam com este grau de remuneração.

É neste particular que reside a minha crítica.

SL

Anónimo disse...

Nesse particular tenho que lhe dar razão.
Vamos esperar pelo desenrolar dos acontecimentos para ver se conseguimos tirar conclusões mais concretas.

SL

Anónimo disse...

O site do JEB está mesmo muito fraquinho. É melhor que ponham lá qualquer coisa de interesse rápidamente ...

JL disse...

Calma, caro anónimo, aqui funciona-se ao contrário:

Decide-se o salário, e depois é que se avançam projectos.

Faz sentido, não faz?

SL

Anónimo disse...

Convém lembrar os Sócios do Sporting que, nas eleições, podem votar para os diferentes órgãos separadamente. Assim, poderão votar, por exemplo, no Bettencourt para a Direcção e, simultaneamente, no Santos Ferro (da lista de Paulo Cristóvão) para a A.G.

Dias Ferreira não tem condições para ser Presidente da A.G. do Sporting.
Quando um qualquer Sócio for intervir e disser que tem o tempo de outros Sócios para poder falar mais tempo, como é que Dias Ferreira resolverá a questão, quando todos sabemos que tentou utilizar a mesma artimanha?

O Dr. Luís Santos Ferro (Sócio 537)oferece-me mais garantias de bom trabalho e de maior isenção, pois é um Individuo mais calmo, mais sereno e com mais bom senso. E é um Ilustre Advogado e é um Sportinguista de créditos firmados.

Com Dias Ferreira na A.G. esta passará a ser um autêntico circo romano!
Temos de votar em Luís Santos Ferro!

Titular Indiscutível disse...

De facto é verdade. Pode votar-se JEB e Santos Ferro....e pode ainda votar-se JEB + Santos Ferro + AAS para Conselho Leonino...

JL:
Você está a ficar perito em demagogia! JEB tem as suas linhas programáticas no site, tal como PPC. Não venha dizer que o homem não apresenta nada! Diz lá que constrói um pavilhão, que tomará medidas para aproximar os sócios do clube, dar beneficios a sócios desempregados, entre outras coisas. Não seja demagogo....
PPC também diz que faz isto e aquilo, aumenta o numero de socios, faz o fosso, etc....mas nunca explica como nem quanto custa ao clube! O salá do JEB é que é importante....o custo das obras para acabar com o fosso já são um pormenor!

JL disse...

O salário de JEB é o que de mais concreto há para comentar no seu programa.

SL

leao revisor disse...

JL
Os votos que estavam ontem no auditório chegam e sobram para ganhar á vossa lista primeira nota.
Depois falam tanto em socios, vai la ler o programa do Bettencourt e se tirares as palas dos olhos conseguirás ver que existem propostas concretas com beneficio para os socios, ao contrario de outros que basta "retirar" o fosso para aproximar os sócios.
Já agora concorres em que lista para ter a certeza que nao me engano?

Anónimo disse...

Eu só tenho uma certeza, no Dias Ferreira não voto.
Por isso ponho a hipótese de votar JEB/Santos Ferro/AAS.
De qualquer modo vamos ver o que as campanhas nos trazem.
O site do JEB (o meu candidato) está mesmo muito fraco. Um deserto de ideias ...
Quanto ao retirar o fosso nem vale a pena comentar. Pura ficção cientifica. Se isto é que são ideias inovadoras é melhor não arranjarem mais nenhuma ...
E se enchessemos o fosso com água e pusessemos lá uns crocodilos ? Podia ser que o Dias Ferreira lá caísse ...

SL

Anónimo disse...

Dias Ferreira a sustituír Rogério Aves é a mesma coisa de Purovic a substituír Liedson!

Muito fraco, mesmo.

Luís Santos Ferro dá muito mais garantias de lucidez, de competência e de rigor. Além de que, enquanto Advogado nunca na vida meteu uma acção contra o Sporting, pois recusar-se-ía a fazê-lo!

Anónimo disse...

Ora aí está !
É preciso não ter a memória curta quanto a Dias Ferreira.
Realmente foi um tiro no pé que JEB deu ao chamar o Dias Ferreira para a sua lista. Terá sido para o segurar e ele não avançar com uma candidatura ?
Se foi, acho mal. Ele também não teria grandes hipóteses.

Anónimo disse...

Vir-se para aqui dizer que no site do JEB não há nenhum programa, só pode ser dito por quem não lê outra coisa.

Se antes de opinar, se tivesse o cuidado de ler o jornal do Sporting, onde vem publicado as entrevistas com os 2 candidatos, concerteza que estariam melhor informados.

Pois é! Ía-me a esquecer de uma coisa.É que para certos opinadores, o jornal do Clube está ao serviço da direcção actual.Mas vem lá a entrevista do opositor. E se ele, por acaso ganhasse as eleições, ele(jornal) estaria ao serviço de quem?

Anónimo disse...

Meu caro anónimo, eu leio o jornal do Sporting todas as semanas porque sou assinante.
Gostaria de saber quantos dos que aqui vêm fazem o mesmo...
Quanto à isenção no que respeita aos candidatos tem sido imparcial. Claro que no geral não é muito imparcial, mas é um jornal de clube e desculpa-se. Quando ganhamos é página inteira, quando perdemos é um cantinho na primeira página.
Mas penso que serão todos assim.
Quanto ao site do JEB acho que realmente tem pouca informação. Espero que melhore.

Ivo Gonçalves disse...

Gostava que os ilustres que tanto criticam a candidatura Ser Sporting de demagogia, de fazer promessas impossiveis de cumprir ou de não explicar devidamente o "como" e "quando" dessas acções, me explicassem como se realizarão as seguintes acçoes do programa (???) de JEB.

Sustentalidade Financeira
Compromisso da Candidatura:

Reduzir os encargos financeiros de modo a evitar a perda de competitividade do Projecto Desportivo;
Potenciar receitas já existentes e criar novas fontes de receitas através da diversificação de produtos e áreas de negócio;

Obrigado

Anónimo disse...

Caros consócios, que a situação do clube é grave (há muitos anos) já todos sabemos. Então o que deverá ser feito, visto que milagres não há ?
Penso que a solução terá que passar sempre pela banca. Temos que pagar parte da divida para baixar os juros e negociar prazos mais longos para o resto do capital. A direcção anterior já amortizou parte da divida e preparava-se para negociar com a banca o resto. Vendeu-se o Alvaláxia, a Clinica, etc ... e amortizou-se um pouco. Ainda há dinheiro a receber da urbanização nos terrenos do velho estádio.
Portanto não há muito que inventar. E aqui ponho a questão : haverá alguém melhor habilitado a conduzir esta dificil tarefa do que um conceituado gestor bancário ? Não só pelos seus conhecimentos de banca como também pelos conhecimentos pessoais que terá nos outros bancos .
Penso que JEB é nitidamente o homem certo para melhorar a situação que já vem muito de trás e que se tem vindo a agravar por diversos motivos. Isto é uma bola de neve e quanto mais tempo fica por resolver mais se vai agravando.
A crise económica tem que ser estancada e em diracta colaboração com a banca.
Acredito que JEB pode fazer isso.
Por isso votarei JEB.

SL

Anónimo disse...

Anda por aí muita demagogia.
As ultimas direcções são sistemáticamente acusadas de terem agravado o buraco financeiro, mas a questão não nasceu há 3, 5 ou mesmo 6 anos, é muito mais antiga.
Gostaria de saber, por exemplo, se nos anos 60 a situação financeira era boa. O tempo dos mecenas dos anos 60 e 70 acabaram.
Agora tem que se resolver a situação de uma empresa com deficit grave. O Sr. DR. Dias da Cunha, por exemplo, devia estar calado porque no tempo dele não se fez nada para atenuar o deficit e ainda se agravou mais. Penso que foi nitidamente uma má gestão.
Com FSF equilibrou-se um pouco e chegou-se quase ao fim do contencioso com a Câmara de Lisboa.

Anónimo disse...

E atenção que Isabel Trigo Mira está na lista de Cristóvão, o que quer dizer que os apoiantes de Dias da Cunha estão lá todos acantonados.
Ou também acham que foi uma grande presidência a de Dias da Cunha ?

Anónimo disse...

Muito bonito o site do Bettencourt, com aspecto gráfico cuidado. O programa também é muito bom, denso e detalhado.

O site do Cristóvão parece feito por um aluno de ITI do 11º ano de escolaridade. O programa só tem umas poucas linhas de banalidades.

Vou votar em Bettencourt porque é muito giro e é tio do Pedro Granger. Agora tenho que ir embora porque está na hora dos electro-choques.

Ah, viva Paulo Abreu, também. Um abraço.