terça-feira, 19 de maio de 2009

Eleições 5 de junho

Esperei para que houvesse algumas certezas sobre os candidatos á presidencia do SCP para voltar a escrever a minha opiniao.
Neste momento e depois da desistencia de Pedro Souto, vai ser uma corrida a 2, Bettencourt vs Cristóvão, o problema é que um vai de mota e outro a pé.
O presidente do SCP está encontrado, e para MIM, é uma derrota para Bettencourt ter menos de 75% dos votos dos sócios.
Depois e parece-me lógico que o que conta são os projectos as ideias que as candidaturas têm para o clube mas tambem me parece obvio que é preciso pessoas competentes para realizar esses projectos.
Sendo assim, os sócios do SCP têm que decidir se querem ter uma pessoa que nunca teve nenhum cargo desportivo em clube algum que é um ex-PJ á frente de uma SAD e responsavel directo pelo futebol ou querem ter uma pessoa que foi o responsavel directo da formação do plantel de um dos 2 campeonatos que conquistámos em 30 anos.
Tambem temos que decidir, se queremos o 2º ou 3º mais alto cargo de um banco em Portugal, ou um profissional ligado ao Banco de Portugal para ficar responsavel pelas nossas finanças.

Dias Ferreira, ao que consta terá sido agredido e ameaçado, ora Dias Ferreira passou 3 anos a defender a mesma coisa, está numa altura que nao sabe se avança ou nao, e estas agressões têm que sentido?
Bettencourt tem medo desta candidatura? Não me parece nada mesmo.
Cristóvão tem medo desta candidatura? Tambem nao me parece nada, os votos que possivelmente Dias Ferreira viria a conseguir não era desse "lado".
Então qual o motivo?

Saudações Leoninas

19 comentários:

Anónimo disse...

Caro Leão Revisor,

Acho que independentemente do SENTIDO das agressões, haveria que no INÍCIO do texto ter VINCADA E OBJECTIVAMENTE criticado, e demonstrada a INDIGNAÇÃO por atitudes deste tipo, quer o 'agredido' seja nosso amigo, inimigo, simpatizante ou antipatizante...

Acho um pouco pobre não ter começado o seu texto com CLARAS CRÍTICAS AOS SELVAGENS QUE USAM A FORÇA BRUTA - qual animais... - contra um indivíduo (ainda para mais com a respeitosa idade que tem...) independentemente de ser candidato a X ou a Y, ou ser amigo ou apoiante de A, B ou C.

HÁ QUE CRITICAR E BANIR OS VÂNDALOS DA NOSSA SOCIEDADE!!!

Você poderia ter dado o 'enfase' adequado a esta situação...

Cumprimentos,

Fanane.

Anónimo disse...

E em jeito de continuação, e como comentário mais 'político' às agressões sucedidas (tendo como base a informação fornecida por todos os meios de comunicação...) começo a pensar que realmente Dias Ferreira anda a 'incomodar' muito mais gente do que na realidade pareceria!!!

Independetemente da minha tendência de voto, e de algum 'descanço' pela solução apresentada pela 'continuidade', começam-me a surgir sérias dúvidas sobre o que se passa no nosso Sporting Clube de Portugal!!!

Mas afinal o que é a DEMOCRACIA?!?!?! É 'suposto' serem os sócios e os respectivos votos encontrarem e elegerem DEMOCRÁTICAMENTE o nosso futuro Presidente??? Ou afinal - como começa a parecer - a nossa real democracia é um grupo de 'notáveis' (seja lá o que isso for...) que se resumem a uma dúzia de sócios em jantares/almoços/reuniões decidirem ENTRE ELES o próximo Presidente???

Começo a achar - a cada dia que passa - que realmente vale de muito pouco ir votar... que afinal há uma PRÉ-eleição (assim ao jeito dos USA...) interna que limita COMPELTAMENTE a suposta real eleição???

Sinceramente a cada dia que passa nesta montra de vaidades me preocupo mais com o FUTURO DO NOSSO CLUBE - que afinal, e no meu ponto de vista, é o que está aqui em jogo!!!

Cumprimentos,

Fanane.

Anónimo disse...

Concordo inteiramente, mas já pensaram que pode ser algo "fabricado" para ser aproveitado como vitimização ?
Vindo deste senhor, nada me espanataria ...

leao revisor disse...

Como é evidente nao sou a favor de qualquer tipo de violencia para com qualquer socio ou adepto do SCP.
Agora em relação ás eleições, quem vai votar? Não sao os socios?
Entao onde está a Monarquia?
A direcção tem o direito de apresentar 1 candidato, o mesmo direito tem a oposição ou o simples sócio... E depois sao os socios que votam, e se têm ganho sempre os mesmos, das duas uma, ou uns sao muito bons ou os outros sao muito maus.

Titular Indiscutível disse...

Repudio liminarmente este tipo de comportamento SELVAGEM de que foi alvo Dias Ferreira!!!
E temos várias hipóteses:
1- Foram apoiantes de Cristovão
2- Foram Apoiantes de JEB
3- Foram adeptos que pura e simplesmente detestam DF
4- O próprio DF montou o circo para a vitimização

Anónimo disse...

Isto é o fruto da demagogia e do populismo de certa oposição, que faz que certa gentinha, sem principios e fraquinha de espirito, se ache no direito de agir de maneira cobarde.É, concerteza, a mesma gentalha, que cobardemente, tem escrito nos últimos tempos,insultos nas paredes de Alvalade e da Academia.

E quem é que tem utilizado a demagogia e o populismo nas suas declarações? Não é, concerteza, o JEB.

Anónimo disse...

Não foi de certeza JEB, mas foi de ceretza gente que o apoiará,e que se sente ameçado com uma candidatura que pode riubar bastantes votos, disso não duvido!

Acho que só um cego, não vé os jogos de poder e a dança das cadeiras que se passam por Alvalade!

Aliás a forma como tiraram o tapete ao Dias Ferreira é sintomatico....

Mas depois estes mesmos ,são os que nos criticam quando tomamos algumas atitudes mais drasticas.....

Enfim..... Começo a ter muitas duvidas que isto se vá pacificar... A menos que JEB , afaste os artistas que ainda na ultima assembleia geral foram para a mesma acompanhados de seguranças da noite...


Ultras Curva Sul

Anónimo disse...

Caros consócios da minoria de bloqueio (ou deverei dizer da oposição ? ):
O que se passou com o Dr. Dias Ferreira (se é que se passou algo) é altamente lamentável, mas muito pior do que isso foi o que acabei de ouvir no Telejornal da boca do vosso candidato Cristóvão.
Então não é que este senhor teve a lata de afirmar que a culpa é dos "punhos de renda" e portanto, muito directamente, atirar as culpas para cima de JEB e da sua lista ?
Realmente a campanha começa mal, mas a culpa é de quem dá força a um individuo do nivel do LFV.
Se querem aer arruaceiros o melhor é irem inscrever-se nos No Name Boys, onde podem fazer tudo o que vos apetecer com o beneplácito do presidente.
O Sporting é diferente. Tirando um ou dois presidentes mais demagogos que por lá passaram, todos os outros fizeram sempre a diferença. Nós somos diferentes desde Francisco Stromp e não é um qualquer ex-policia que vai denegrir a nossa imagem na praça publica.
Correu-lhe mal a vida profissional e agora vem arranjar protagonismo à custa do Sporting. Para quê ? Para vender mais uns livros ?
É triste, muito triste.
Já vos disse, querem populismo e politica baixa ? Vão para o outro lado da 2ª circular.
Este candidato perdeu toda a sua força com as suas afirmações. Ficará apenas para essa minoria que não quer (nem sabe) estar à altura e à grandeza do nosso grande Sporting.
Espero que tenha uma derrota leonina (ou seja, esmagadora) no dia 5.

Viva o Sporting !

Anónimo disse...

EU TAMBÉM OUVI. ESTE SENHOR PAULO CRISTOVÃO É MENTIROSO, FALSO E MALANDRO. ESTE SÓ QUANDO VER O SPORTING A PEGAR FOGO É QUE FICA DESCANSADO.

leao revisor disse...

Em relação ás declarações só as posso classificar como vindas de um homem desorientado que tenta a todo o custo retirar a credibilidade que Bettencourt goza entre os socios do SCP.
Agora venham os defensores desta candidatura defender isto!!!

Unknown disse...

Não defendo obviamente os comentários do candidato Paulo Pereira Cristóvão. São infelizes, são descontextualizadas, poderiam ter sido facilmente evitáveis.
Quanto ao triste episódio, nem sequer comento, apenas repudio.

Como diz o anónimo aqui em cima, o Sporting é diferente... e todos os presidentes fizeram de facto a diferença. Este ultimo fez questão de a fazer deixando um passivo consolidado de 360M €, um clube com pouco mais de 25 mil sócios pagantes (quase ao nível do Guimarães, que tem cerca de 20 mil), sem adeptos no estádio, nas mãos da banca, sem património extra-desportivo, sem ecletismo nem alicerces que o sustentem (que jeito dava um pavilhão) e a lutar pelo penta vice campeonato. Se isto vos deixa felizes e rejubilantes porque a dinastia continua, então são tudo menos sportinguistas. Não concebo um sócio ou adepto feliz com estado de coisas, com a morte anunciada do clube em menos de 10 anos (a continuar assim ou é comprado por um qualquer árabe milionário ou acaba mesmo). Ou estão à espera que se passe a academia e estádio para a SAD (já faltou mais) e entreguemos a SAD nas mãos dos accionistas (como tanto proclama esse a que chamam de senhor, mas que de senhor não tem nada, Franco). Muito sinceramente entristece-me ver os sportinguistas serem cúmplices da própria morte do clube.
Infelizmente, contentam-se com umas supertaças e com uns lugares à frente do Benfica que assentam que nem poeira nos olhos dos menos exigentes.
Não comecem a olhar a Norte não, que eles lá agradecem.
Será que não podemos aprender nada com o populismo e a politica baixa do senhor do Norte? Parece que vale títulos....EUROPEUS!
Deixem-se lá de uma vez por todas de ser as finas flores de Cascais, de se armarem em meninos da banca que usam termos que qualquer um aprende na faculdade, mas que parecem muito bonitos aos olhos dos sócios incultos, e façam de uma vez por todas o Sporting CLUBE (e não empresa) de Portugal ressuscitar deste marasmo...
E caro anónimo, espera que a candidatura Ser Sporting "tenha uma derrota leonina (ou seja, esmagadora) no dia 5"? mas como? igual à de Barcelona, à de Alvalade contra essa mesma equipa, à de Munique ou à anterior em Alvalade? Desculpe a pergunta, mas deixou-me na duvida...
É que derrotas esmagadoras nos últimos tempos lembro-me mais de as ter sofrido do que as ter infligido ao adversário.

Enfim... o abismo está mesmo à nossa frente.. para gáudio de certos Oliveiras, Ricciardis e afins... E nós a ver...

JL disse...

Caríssimo Leão Revisor:

Se vamos ter o responsável directo pela formação do plantel que venceu o título 01/02, então deve ser o José Veiga, que trouxe o Jardel. É que o ataque que o seu JEB armou para o assalto ao título era composto do Spehar, Sá Pinto e do Niculae, que todos juntos não marcaram um quarto dos golos do Jardel.

Serão preciosismos, suponho, mas ter memória é sempre conveniente.

E, já que falamos de memória, há 30 anos estávamos em 1979. Como o Leão Revisor, que tanto enche o peito com o longo tempo de filiação e de apoio ao Clube certamente saberá, o SCP foi campeão nacional nas épocas de 1979/1980, bem como 1981/1982.

Isto é evidentemente uma menoridade e um pormenor, só serve mesmo é para mostrar a facilidade com que mente e diz coisas como "2 títulos em 30 anos", quando a realidade é outra. Eu percebo-o. É que com 2 títulos em 30 anos, fica a imagem de que só o Projecto consegue ser campeão. Lamento, mas não é verdade. Fica a correcção histórica, e a convicção de que um ex-atleta/filiado de longa data/pessoa mais velha, devia saber mais sobre o seu Clube.~

Adiante.

Quanto à preferência entre o grão-gestor e o ex-polícia, eu confesso que prefiro quem não tenha feito parte desta bela clique a que se chama o Projecto, quem não tenha tido dedo no passivo. JEB, na sua qualidade de administrador da SAD nos exercícios 2001 a 2004, assinou prejuízos na casa dos 60 milhões de Euros, num triénio em que a SAD do SCP vendeu, pelo menos, os passes de Hugo Viana, Ricardo Quaresma e Cristiano Ronaldo, num total de mais de metade desse valor, i.e., a gestão de JEB consumiu esse valor e outro tanto, sendo que não fora essa receita extraordinária, um resultado ainda mais catastrófico seria de esperar.

É-me indiferente a lenga a lenga de que agora vai ser diferente porque ele vem a tempo inteiro. Se na altura não podia estar e a sua presença a meio tempo tinha aquele efeito, tinha que ter tido cabecinha e ter saído.

O PPC não é alto quadro do Santander, não tem 2 consoantes juntas no nome e os grandes conhecimentos na Banca. Mas também não tem a mancha de ter contribuído para a ruína financeira do Clube e simboliza uma verdadeira mudança nos orgãos sociais.

JEB simboliza o atavismo, a "continuidade". Vamos continuar ter o PB, Pedro Barbosa, O MRT, o RA, O Agostinho Abade e o Ernesto Ferreira da Silva: futebol, SAD, AG e Conselho Fiscal. Tudo igual. Não muda nada. Deve ser porque estamos no bom caminho e a satisfação com a Direcção do SCP sente-se em cada adepto.

Quanto a isto:

"Tambem temos que decidir, se queremos o 2º ou 3º mais alto cargo de um banco em Portugal, ou um profissional ligado ao Banco de Portugal para ficar responsavel pelas nossas finanças."

JEB também vai dirigir as finanças tout court? a juntar à SAD e ao Clube? Não se pode assumir tudo sem detrimento de alguma coisa.

Quanto ao nível dos cargos, cumpre não esquecer que os funcionários do Banco de Portugal como o João MIneiro verificam, auditam e sindicam a actividade dos detentores destes altos cargos. No caminho, apanham alguns, como os casos do BCP ou do BPN. Estes funcionários do Banco de Portugal alguma coisinha de finanças devem perceber.

Por fim, e dado que vejo aqui tanto apoio a JEB e tanto conhecimento do seu projecto (ele diz que não o tem preparado, mas vocês já o louvam e já festejam o seu resultado e os títulos que ele trará), suponho que me saberão responder a isto:

Porque é que a Sala Sintra, palco da apresentação da candidatura de Bettencourt, ex funcionário do Santander, foi marcada e paga...pelo BES?

Esta é daquelas coisas fantásticas que gostava mesmo de saber.

Quanto ao DF, repudio evidentemente a agressão, não sei o que a poderia motivar, até porque, como diz e bem, é uma candidatura que não chega para parar JEB, mas não rouba votos a PPC.

SL

Anónimo disse...

MEUS AMIGOS O PPC É DOINTE DA CABEÇA.

ESTE SENHOR ESTÁ NAS ELEIÇÕES DO SPORTING PARA FALAR MAL DO SPORTING.

ESTE SENHOR É MENTIROSO E PERIGOSO.

Ó JL TENS QUE ACORDAR PARA A REALIDADE, SÓ UM CEGO É QUE NÃO VÊ QUE ESTE SENHOR NÃO TÊM AS MINIMAS CAPACIDADES PARA SER PRESIDENTE DO NOSSO CLUBE.

ESTE SENHOR É FALSO, MENTIROSO E PERIGOSO E COM TANTAS MENTIRAS VAI ACABAR AS ELEIÇÕES SOZINHO.....BEM, SOZINHO NÃO.....O JL ACOMPANHA.

SPORTING SEMPRE.

Anónimo disse...

ó JL estás muito preocupado com a candidatura do JEB. Pareces uma pessoa derrotada. Ele até sabe que a Sala Sintra foi alugada pelo BES!!! Bem, isto é fantástico!!! Olha lá, não digas asneiras. Não gostava de ver um sportiguista a rir das asneiras de outros sportiguista.

o teu candidato vai ter uma derrota vergonhosa. O PCC vai provar do seu próprio veneno.

Dizer entre linhas que foi o JEB que mandou alguém bater no Dias Ferreira é NOJENTO. Eu pensava que só existia NOJENTOS no outro lado da 2º circular,estava enganado, infelizmente também existem no meu clube.

JL disse...

Meu caro e infeliz anónimo,

Não digo entre linhas nenhumas que JEB mandou bater em DF, antes pelo contrário, digo que não sei o que motiva. Não acho de forma alguma que JEB ou seja quem for tenha encomendado a tareia ao homem.

Como tem claras dificuldades de interpretação, leia só as linhas, e deixe ficar o que não está entre elas.

Quanto à sala marcada pelo BES, não tenho culpa que a senhora do Tivoli Sintra, quando confirmou a sala, tenha dito que estava "em nome de Banco Espírito Santo". Da minha parte, era só mesmo para confirmar qual era a sala.

A candidatura do JEB não me preocupa nada, que essa sei bem que vai ser coroada de sucesso. Preocupa-me é a presidência dele, isso sim.

Como já tive oportunidade de aqui escrever, não vivo do SCP, não faço parte de lista nenhuma, por isso dou os meus votos a quem acho melhor e não necessariamente a quem vai ganhar.

Se para si quem ganha é necessariamente o melhor, problema o seu, não sou eu quem paga a factura da sua imbecilidade.

Eu também julgava que semi analfabetos com idade para terem juízo só existiam no outro lado da 2ª Circular, mas o caro anónimo fez questão de mostrar que também há no meu Clube quem não saiba ler:

"Quanto ao DF, repudio evidentemente a agressão, não sei o que a poderia motivar, até porque, como diz e bem, é uma candidatura que não chega para parar JEB, mas não rouba votos a PPC."

Conte lá onde está aqui a acusação a JEB, meu infeliz imbecil anónimo?

SL

Anónimo disse...

Caro JL, eu aceito algumas das suas criticas a gestões anteriores e tem todo o direito de votar contra e ser oposição ao dito projecto, mas sinceramente o seu candidato é fraquissimo e esteve mesmo muito mal ontem.
Assim não vai longe.
É que esse estilo trauliteiro é mesmo digno do outro lado da 2ª circular, não do Sporting.
De qualquer modo espero para o ano encontrá-lo na festa do título, no Marquês de Pombal, junto do JEB.
Acho que não vai ficar em casa com o Cristovão a carpir mágoas por estarem errados ...

SL

JL disse...

O SCP ganhar nunca é mágoa, meu caro.

Mas tenho sérias dúvidas que a época que vem seja de festejos. Para já começamos mal:

Futebol, AG, SAD e Conselho Fiscal ficam na mesma, tudo com o alto patrocínio do amigo BES.

Nunca vi um fruto depois de podre voltar a ficar verde, portanto não me parece que o que tem funcionado mal passe magicamente a funcionar bem.

Para um SCP vencedor, já se percebeu que, goste-se ou não do Projecto, urge uma mudança em vários sectores. Uma mudança de sistema, de prioridades e de caras.

A quem me acusou de ser meramente anti-franquista, fica clara com a minha posição que as mudanças que considero vitais no SCP não se esgotam na saída de FSF, mas antes exigem uma intervenção mais profunda.

Com tudo a precisar de ser mudado, JEB indicia que manterá tudo. Só por acidente ou por vir novamente um Jardel imagino o SCP campeão para o ano.

SL

Anónimo disse...

Meu caro COITADINHO JL.

existe uma frase muito conhecida que é a seguinte : “diz-me com quem andas que eu digo quem tu és” . O teu discurso é igual ao discurso do Mentiroso, desequilibrado, imbecil e do não sportiguista do TEU CANDIDATO. O teu candidato veio insinuar que foi o candidato JEB que mandou agredir o Dias Ferreira. Não te ouvi ainda a desmentir e muito menos a condenar tal asneira. Quem chega ao ponto de dizer que a sala é alugada pelo BES é porque têm a cabeça VAZIA de ideias, tal e qual o seu candidato a Presidente, Paulo Cristovão.

JL disse...

Meu tristissimo anonimo,

Eu nao sou o PPC, nem sou mandatario de campanha, portanto a sua conclusao de que se nao desminto, confirmo, e se nao condeno, apoio, e digna do perfeito idiota que tem mostrado ser.

Apoio PPC pelas suas ideias, nao quer dizer que concorde com tudo o que ele diz. Se nao tivesse essa veia de cao amestrado, perceberia a diferenca.

Da minha parte, repudio o ataque a DF, e repudio a ideia de que tenha sido JEB ou qualquer outro candidato a encomendar tal vergonha. Respondo pelas minhas afirmacoes e pelas minhas opinioes.

Se consegue perceber isso, optimo, se nao consegue, lamenta-se a idiotice, mas ja nao se estranha.

Quanto a sala Sintra/BES, acho piada a nao comentar. A Sala FOI alugada pelo BES, se tem duvidas, ligue para o Tivoli e confirme. Se nao tem, porque acredita que e mentira, remeto para o epiteto de cao amestrado com que o baptizo acima.

Se para si um banco com interesses no Clube patrocinar seja em que medida for um candidato a Presidencia do SCP nao tem problema algum, estamos esclarecidos. E uma diferenca de valores, e a diferenca e que o caro anonimo nao os tem.

Uma nota final: porque e que escreve como se fossem duas pessoas diferentes? E esquizofrenia? Ou e para parecer que sao mais pessoas? E que o erro de escrever "sportiguista" e nao "sportinguista" e recorrente em si e no anonimo que escreve sempre em maiusculas, quando usam a palavra. Como e um erro digno de um mentecapto de marca maior, quero acreditar que nao se contam nas fileiras do meu Clube dois imbecis de tao grande calibre.

Enfim, coitadinho.

SL