quinta-feira, 4 de junho de 2009

O começo de uma nova etapa!

Amanhã será sem duvida um dia importante para o nosso Sporting. Amanhã será um dia importante para todos os Sportinguistas! Amanhã devemos votar em consciência e depois do escrutínio deveremos deixar de invocar o que nos separa porque, o que nos une, o nosso amor pelo Sporting, é de certeza mais forte!

Como sabem, o meu voto, os meus 10 votos, serão entregues a JEB, a lista C. Isto no que respeita ao Conselho Directivo assembleia-geral e conselho fiscal. Apesar de não gostar de Dias Ferreira considero que para uma boa gestão do clube não deverá existir divergências entre AG e Direcção. Ao conselho fiscal compete controlar e fiscalizar espero que o faça! No que respeita ao Conselho Leonino, irei votar de acordo na Lista B. Não concordo com algumas das ideias que têm, contudo reconheço que têm feito um trabalho meritório.

Irei votar JEB porque ainda antes de ser candidato concordava com a sua visão do que deveria ser o Sporting. Durante a (curta)campanha eleitoral que teve defendeu os mesmo princípios; equipas mais pequenas multidisciplinares, orientadas para os resultados e com elevados níveis de exigência.

Irei votar JEB, porque sinceramente, não acho que será um voto na continuidade, existirão sem duvida alterações significativas no Sporting. A forma de JEB viver o Sporting é diferente de FSF e Dias da Cunha e Roquette.

No que respeita ao plano financeiro, pelo que JEB já disse, irá ser concluído o projecto com as alterações que os sócios entendem como necessárias. A maioria do capital da SAD, a garantia de futuras mais valias, se algum dia vendermos a academia, serem creditadas no clube e não na SAD. Penso serem estas as principais questões dos sócios e não poderemos continuar a pagar 14 milhões/ano só de juros. Se queremos uma equipa mais forte temos de rapidamente resolver esta questão.

No plano desportivo, penso que a escolha PB é a mais indicada. Um treinador ambicioso, que gosta de aproveitar os jovens da nossa academia, frontal, e que coloca sempre o interesse do grupo acima do interesse dos jogador. Isto em qualquer equipa é fundamental. Se é perfeito não é… mas pode evoluir, pode-se tornar ainda melhor. Temos contudo que contratar melhor, só deveremos contratar valores seguros que sejam claras mais valias… para quê Tiui se podemos ter Varela, Saleiro, Wilson etc…

Nas modalidades a construção do pavilhão é essencial, todos o queremos. Todos concordamos que é fundamental… mas tem que ser perto do estádio. Espero que a permuta com as terrenos imediatamente atrás do Magriço se concretize de forma a termos o pavilhão bem perto do estádio. Mas não chega ter pavilhão, é necessário que os sócios e adeptos adiram… não chega dizer façam, e depois ficar vazio.

Hoje, não irei fazer qualquer comentário a PPC e à sua lista.

Amanhã sairá o presidente de TODOS os Sportinguistas, a partir de amanhã quem não ganhar deverá aceitar a vontade da maioria e deixar o Sporting ser gerido de acordo com o que será votado amanhã.

Amanhã é dia do Sporting! Amanhã é o nosso dia!

VIVA O GRANDE SPORTING!

Saudações Leoninas

28 comentários:

João disse...

"Irei votar JEB, porque sinceramente, não acho que será um voto na continuidade, "

Então, explique-me por que motivo é que JEB só se candidatou quando soube que SF não se recandidatava? Se é diferente, não deveria ter apresentado a candidatura como oposição a SF? Claro que não! É mais do mesmo! Abram os olhos!

Anónimo disse...

"No plano desportivo, penso que a escolha PB é a mais indicada. Um treinador ambicioso..." LOLOLOL um treinador que no inicio de um encontro historico para o sporting na champions diz "Estas eliminatorias passam se sem ganhar nenhum jogo" acho que nao preciso expressar dizer mais nada...vcs sabem do que estou a falar...

Anónimo disse...

Se calhar ainda não ficaram satisfeitos com as goleadas que o clube sofreu na ultima época devido á teimosia daquele senhor..devem querer mais. Envergonhem-se seus derrotistas, fomos a vergonha da Europa !
PB é um treinador limitado, tacticamente fraco, e começa a sofrer de um grande mal: está no clube há alguns anos e julga que é dono...

Anónimo disse...

Calem-se palhaços !
Já ninguém vos pode ouvir.
Votem C para salvar o Sporting !
Lá estarei amanhã com todos os meus votos.
E não se esqueçam, comprem Guronsan logo de manhã.

Anónimo disse...

Finalmente!Os artigos deveriam ser todos assim!Honestos e sem atacar ninguém!Cada um tem direito a sua escolha e não deve ser criticado por isso.E cada tem a sua visão e candidato para o sporting.

Parabéns Informador é pena que os seus colegas nestes espaço não tenho mesmo bom senso que você tem.

SPORTING SEMPRE!

Anónimo disse...

Gostava de ver se me chamavas isso em pessoa. Seu merda !!

Anónimo disse...

"irei votar JEB, porque sinceramente, não acho que será um voto na continuidade".

curioso que Soares Franco diga na última edição do jornal do Sporting que vai votar JEB porque têm projecto igual para o Sporting, até porque JEB como vice-presidente "assinou por baixo todas as minhas decisões" - nas palavras de SF.

luis ferreira disse...

Caro Informador & amigos,
Também vou votar no JEB e não vale a pena estar com grandes conversas. Aliás alguns dos posts mostram porque é que JEB não quis um debate.
SL e amanhã falamos.

PS. O Varela não pode regressar ao Sporting porque terminou o contrato no Verão de 2008.

MK disse...

Quem ganhar sera o presidente de todos, isso é evidente. E tera de ser apoiado por todos.

Varela é agora jogador do Porto.

Anónimo disse...

Era mais o que faltava!
JEB NUNCA!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

http://www.youtube.com/watch?v=KDBDNhF8iww&feature=player_embedded


É hora de se erguerem Sportinguistas dos quatro cantos.
É hora dos desavindos regressarem ao clube, de acreditarem num Sporting diferente e de terem uma palavra amanhã.
É hora de trazer para votar connosco o pai, o avô, o amigo sócio descrente.
É hora de RUGIR!
É hora de SER SPORTING!!!
VOTA LISTA A. A DE AMBIÇÃO, A DE AUDÁCIA, A DE AMOR AO SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!!
VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!

MK disse...

JEB nunca??

Eu preferia PPC mas se ganhar JEB estou pronto a apoiar pois mais que adepto de uma ou outra candidatura sou adepto (e socio) do Sporting.

Anónimo disse...

O Problema é que esta gente confunde gestão com posse.
Para mim SPORTING nunca será o mesmo que JEB !!

Friend disse...

Quem é que anda a enganar os Sportinguistas:

•Aqueles que têm a fama e não têm o proveito
•Aqueles que já provaram financeiramente a sua incompetência
•Aqueles que elogiam o corrupto fcp e o seu corrupto líder, prevendo-se uma continuação do pacto secreto com esse sinistro clube – pacto esse com os mesmos resultados de sempre: fcp: 1º e SCP: 2º
•Aqueles que vêm “por paixão” ganhar ordenados milionários para o Sporting
•Aqueles que prometem e NUNCA cumprem
•Aqueles que têm uma visão elitista do clube e de arrogância relativamente aos sócios
•Aqueles que se subalternizam aos funcionários do clube
•Aqueles que através da instrumentalização dos estatutos pretendem silenciar a voz dos sócios
•Aqueles que não querem o rejuvenescimento do clube e da sua base social de apoio
•Aqueles que querem clientes no lugar de sócios
•Aqueles que fingem gostar do Ecletismo
•Aqueles que NÃO QUEREM um PAVILHÃO
•Aqueles que escondem e mentem sobre a contabilidade do clube
•Aqueles que querem fazer do Sporting uma plataforma de negócios
•Aqueles que ao invés de defenderem o clube e os seus valores históricos se auto-promovem e defendem interesses de terceiros
•Aqueles que defendem um clube subalternizado à SAD e não o contrário
•Aqueles que quiseram fazer do Sporting um projecto económico alternativo e falhando clamorosamente nunca assumiram as responsabilidades
•Aqueles que tiveram actos de gestão danosa para com o clube (venda dos terrenos do antigo Estádio)
•Aqueles que fazem do seu comportamento associativo uma permanente arma de arremesso aos sócios
•Aqueles que engendram negócios, estratégias e atribuição de lugares sob a capa de uma (falsa) união da família Sportinguista
•Aqueles que se queixam de guerrilha interna ininterrupta, mas que são sempre eles próprios a fomentá-la!
•Aqueles que cultivaram o discurso economicista no lugar do discurso desportista
•Aqueles que glorificam os apuramentos para as competições europeias no lugar dos títulos
•Aqueles que preferem 3 segundos lugares a 1 titulo e 2 terceiros
•Aqueles que nos prometeram um sonho e brindaram-nos com um pesadelo
•Aqueles que estão a vender a nossa história, a privatizar a nossa mística e a prostituir a nossa paixão


Então ainda tem a dizer alguma coisa sobre o SER SPORTING e PPC?

Façam um exame de consciência...

JL disse...

Caro Informador,

É realmente uma pena que alterne posts como o seu sobre as quotas de PPC com este.

Como não tenho pejo em parabenizar o que acho digno de nota, permita-me que lhe diga que este é sem dúvida o melhor post que li neste blog.

Não concordo com praticamente nada, mas respeito que seja a sua ideia e respeito acima de tudo que a tenha exposto sem recurso ao acicate e aos argumentos falaciosos.

Quanto ao que se decidir hoje, não restam dúvidas que será a vontade da maioria, e que há que respeitar, etc. Mas deixo uma nota que julgo ser curial: Não se deve confundir união com seguidismo. Se JEB, como Presidente, vier com o Projecto Financeiro novamente, os meus votos irão novamente no sentido de o vetar, sem problemas de estar a "bloquear" seja o que for. É necessário que se perceba que as maiorias de aprovação existem na lei e nos estatutos precisamente para que certas medidas, pela sua importância, so possam ser aprovadas por uma margem inequívoca de Sportinguistas. E é tão legítimo aprovar a reforma financeira quanto é chumbá-la.

Embora tenha as maiores dúvidas, por JEB ser, inequivocamente, da linha destes últimos 14 anos, espero que ela, caso ganhe, não caia no erro de FSF, erro que tantas vejo aqui vertido.

A solução nao é forcar as medidas pela goela da oposição abaixo. A solução é procurar medidas mais transversais. Ao contrário do que FSF, JEB e muitos outros desejam acreditar, a minoria de bloqueio nao serve só para bloquear e não o faz sem critério. E o erro está em, como já li aqui, inclusive por autores deste blog, afirmar: "se não concordam, se não estão bem...saiam".Porque é SCP é tanto de uns como de outros.

Amanhã, todos às urnas. Dia 6 teremos o que merecemos. Por acção ou por omissão. É isto a democracia, a garantia de que somos governados como merecemos ser.

SL

Eddie Verdde disse...

De facto, aceitaria humildemente e com todo o respeito uma vitória de JEB, se apologias como a que o Informador acabou de fazer fossem a regra entre os apoiantes da continuidade.

O pior é que são a excepção.

Cumprimentos.

JL disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
JL disse...

Não posso deixar de mencionar que FSF se despede com mais uma mostra do pouco que respeita a inteligencia dos Sportinguistas.

Diz que nao pode concluir a renovacao de Liedson, porque nao quer deixar um "ónus" a quem vier a seguir. Mas, a um mes do termo do seu mandato, via com bons olhos alterar os estatutos e fazer a propalada reestruturacao financeira, que implicava emitir VMOCs, diluir a participacao accionista e passar património do Clube para a SAD. Com este ónus, já não se importava FSF.

Ficamos assim a saber que FSF acha muito aborrecido para quem vier a seguir ficar agarrado à renovacao de um jogador, mas não à alienacao de património e emissão de valores mobiliários obrigatoriamente convertíveis.

Boa viagem, Dr. FSF.

PS: quanto a PB, FSF parece achar que nem ele sabe bem o que precisa, dado que o treinador sempre disse que tudo o que tinha pedido lhe tinha sido dado, mas FSF acha que lhe faltaram meios. A comunicação do Clube novamente a dar uma imagem de consistência.

SL

Ivo Gonçalves disse...

Caro Informador,

Antes de mais deixe que lhe dê, os meus Parabens pelo post. Não que concorde com alguma coisa do que foi escrito, mas pela forma pacifica, pouco falaciosa e algo argumentada com que o fez, é sem duvida uma pedrada no charco que costuma ser este espaço da blogoesfera.

No entanto, e para que conste, quem hoje votar JEB, deve ter plena consciência que está a votar na continuação do projecto de FSF. Seja por este ultimo o ter referido com todas as letrinhas, seja até pelo facto de JEB apenas ter avançado (como enésima escolha) para que houvesse alguém que assegurasse esta continuidade. E isso nem os apoiantes de JEB poderão escamotear.

Depois, não posso deixar de referir, que estar contente com a prestação de PB, e achar que este é o mais indicado para o SCP, é condenar e resignar o clube ao fracasso. PB está a mais, o futebol do sporting não evolui (aliás, regride e muito), as suas escolhas são por demais incompreensiveis (essa de colocar interesses colectivos acima de individuais só funciona para vuk, stoj e veloso, veja lá se ele fez alguma coisa a moutinho (no inicio de época) ou a liedson (quando afirmou que o sporting parecia um quartel)...
Quanto à ambição de PB, os resultados falam por si. Mas se acha que ele a tem, diga-me como vê a ambição deste pseudo-treinador?

Quanto a dois dos argumentos então que para si são válidos para apoiar este candidato, por mim caiem logo por terra.

Quanto ao pavilhão, totalmente de acordo.

NUNCA votaria JEB (pelos contra-argumentos que referi), e cá estarei para ir analisando e debatendo o seu mandato, para mandar a baixo quando for preciso ou para enaltecer o seu trabalho caso o mereça. Daqui a 4 anos (se houver sporting) cá estaremos para fazer as contas...

Saudações Leoninas, e que hoje seja verdadeiramente o dia em que o Sporting regressa aos sócios (parafrasenado um slogan de campanha que para mim devia ser o lema das duas candidaturas).

Anónimo disse...

Um exemplo de elevação do "querido líder" no Record de hoje :

O ex-inspetor da PJ, de 39 anos, manifestou-se confiante. "Confio nos sócios. Aguardarei humildemente a decisão deles", afirmou Cristóvão, que dirigiu um ataque verbal mais violento a José Eduardo Bettencourt, acusando-o de "mentir à mulher, aos filhos, ao cão e ao patrão. Por que diabo não haveria de mentir ao Pedro Pinto Souto?", questionou, à Lusa, atacando ainda o anúncio de "três ou quatro reforços" feito por JEB. "Uma regressão que faz lembrar a década de oitenta", remetendo para as famosas "unhas do leão." "Se ele apresentar algum jogador eu também o farei, e garanto que ficará a perder, tal como ficou em relação ao treinador", declarou.

Mais comentários para quê ?

Anónimo disse...

Por acaso nos jornais de hoje o PC até já promete Nedved.
A demagogia continua.
Afinal quem voltou ao tempo das "unhas do leão" ?

Anónimo disse...

Parece que o franguinho à Cristóvão de ontem vos caiu mal.
Comecem já a tomar os comprimidos para a azia porque o pior ainda está para vir ...

Informador disse...

Caro JL, uma questão concreta do ambito financeiro. Se o projecto financeiro, for alterado para o Sporting manter a maioria da SAD( a ultima proposta já continha este ponto), as possiveis mais valias da (possivel) venda da academia reverterem a favor do clube, o que o faz votar contra?

JL disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
JL disse...

Caro Anónimo,

Que JEB mentiu à mulher, aos filhos, ao patrão e ao Pinto Souto, é o próprio JEB que afirma, como fez no dia da sua candidatura, chegando-lhes inclusive a pedir desculpa por isso, num acto de admissão de tal facto. Só não usou a palavra "mentir". Usou, na altura, "enganar". Acho que se dispensava pegar nisso, mas, e para quem aqui afirmou tanto que não interessa porque, o que interessava era que o PPC não tinha pago as quotas, o que é facto e é verdade é que JEB enganou as pessoas em questão, dado que sempre disse que nao se candidatava, fazendo depois o contrário.

Assim, ensina o bom senso que não é injúria a que se concede ou se consente.

Se só a verdade objectiva interessa para um lado, dita a coerência que interesse para o outro também.

Por aqui, nada a dizer.

Caro Informador,

Não me pronunciando de forma definitiva sobre isto, tenho reservas sobre como pratica, e acima de tudo contabilisticamente se pode, numa sociedade anónima cotada em bolsa fazer passar TODA a mais-valia de venda da Academia para um dos seus accionistas, excepto por um acordo na altura da passagem, a prever o pagamento desse valor, o que significa que a SAD ia actuar apenas como mediadora imobiliária.

Mas, e mais do que isto, discordo desta parte concreta do Plano por ele pressupor subtrair-se à consideração dos Sócios os modos, valores e a própria decisão de vender. Ao passar-se a Academia (e o Estádio, mas parece-me seguro presumir que esse não se venderá) para a SAD, a faculdade de oneracao ou disposicao destes imóveis passa a caber à SAD, e nao aos Sócios do Clube, em AG. É uma solução que nao me agrada. Chame-me o que entender, mas não me agrada. Acho que há coisas, que pelo seu valor e significado no contexto Clube, devem ser decididas pelos Sócios e não pelos accionistas. Esta é uma delas.

Mais ainda, incomoda-me a dependência funcional e patrimonial em que o SCP Clube fica em relação à SAD. O Clube fica virtualmente sem património próprio, enquanto entidade jurídica independente e fica (ainda mais) fundido na SAD. Mais uma vez, desagrada-me. Por estes motivos, e acima de tudo, por ter direito à discordância, se este Projecto voltar à tona, volta a levar com o meu rotundo "não".

SL

Anónimo disse...

" joao disse...
"Irei votar JEB, porque sinceramente, não acho que será um voto na continuidade, "

Então, explique-me por que motivo é que JEB só se candidatou quando soube que SF não se recandidatava"


Este é mais um que não acompanhou as eleições!...
Não deve estar informado dos argumentos dos 2 candidatos, mas já fez a sua escolha. Tem esse direito, mas escolher só por oposição ao que chama o candidato da continuidade ou por espirito de contradição...é dar um tiro no escuro.São gostos...E como cada um tem o direito de fazer o que entender ao seu voto.Ainda bem que não é assim que age a grande maioria.

JL disse...

Caro anónimo,

O preço destes 14 anos de Projecto é que realmente há quem ache que qualquer coisa é melhor que isto.

A essas pessoas, digo que percebo e subscrevo. Digo mais ainda: houve a felicidade de se constituir uma alternativa digna, sólida e credível.

Hoje, podemos não só mudar, como mudar para melhor.

SL

Titular Indiscutível disse...

JL:
Eu estou muito curiosos quanto à sua postura depois de hoje, caso perca esmagadoramente, como espero.
Porque a minha já a revelei... apoiarei PPC com todas a forças pelo menos até às próximas eleições. Não me verão a ser um peso contra.