segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Perguntas a Bruno de Carvalho

Bruno de Carvalho é, para já, o único candidato oficial às eleições do Sporting e disponibilizou-se perante o Fonte Segura para responder a questões de esclarecimento relacionadas com a sua candidatura. Atitude que desde já aplaudo. Isto não é campanha a favor nem contra ninguem, mas sim um serviço em prol do Sporting. Teremos todo o gosto em fazer o mesmo com outras candidaturas que surjam.
Mas como o Fonte Segura é de todos os Sportinguistas pedimos que deixem questões que gostassem de ver esclarecidas pelo candidato na caixa de comentários (até amanhã às 14 horas), que escolheremos as que considerarmos mais pertinentes para enviar ao mesmo. Obviamente, assim que obtenhamos resposta, publicaremos as mesmas.
Desde já obrigado a todos e não se esqueçam que todos juntos teremos um Sporting mais forte.
SL,

41 comentários:

Raaamoooos disse...

Pergunta:

- Como pensam devolver a mentalidade vencedora ao Sporting? (aquilo que nos falta desde o tempo do Jardel...)...

Boa iniciativa by the way

Mike Portugal disse...

Tenho 2 questões:

1ª Qual é o plano especifico relativamente à equipa B?

2ª O que pretendem fazer em relação aos novos estatutos e à suposta proposta que está na "gaveta" à espera? É prioridade para a vossa candidatura?

fullrise disse...

Acha que é com jogos de bastidores que se ganham campeonatos ou para isso bastará investir 50M no reforço da equipa?
Se sim, como planeia que o Sporting volte a ter voz activa no poder de decisão das instituições do futebol português.

azeite disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
N. Castro disse...

Haverá alguma redefinição na relação actualmente instituída entre o Sporting Clube de Portugal e o FC Porto? A situação presente de subserviência terá de ser alterada. Isso é possível? Como pensa fazê-lo?

Sjjpires disse...

Quem é o seu treinador?

Esta é sem duvida a questão central.
Digam o que disserem, estando bem entregue a equipa de futebol, tudo o resto será facilitado e a garra do Leão voltará ao Campeonato.

LP disse...

Quais as ideias e perspectivas da candidatura de Bruno Carbvalho para o atletismo, modalidade mais importante em termos de títulos conquistados?

Marad0na disse...

vai andar de braço dado com o pinto da costa ou pensa acabar com essa relação que tem sido prejudicial para o Sporting?

se a resposta for manter uma relação cordial

perguntar se isso é para manter mesmo que esse senhor ande a aliciar jogadores com contrato com o Sporting

Gonçalo disse...

Como pensa iniciar contratos por objectivos com os jogadores existentes e com outros que virão sem ser política comum e muito menos agradável para estes profissionais?

fullrise disse...

a completar a pergunta do anopheles, quem será o homem forte do futebol.

Unknown disse...

1- Com o plantel actual e a sua equipa técnica no futebol pensa que 50 milhões bastará para colocar o Sporting de novo na luta pelo 1º lugar?

2- Pensa substituir a equipa técnica?..Caso afirmativo, vai divulgar o nome do treinador antes do dia das eleições?

3 - Tenciona apresentar algum nome de jogador de futebol como "trunfo" para o dia das eleições?

4- Conta com Couceiro ou vai ter um novo director de futebol?

5- Para além do pavilhão será que equaciona acabar com o fosso do estádio e colocar cadeiras verdes e brancas no estadio?

Duarte Melim disse...

5- Para além do pavilhão será que equaciona acabar com o fosso do estádio e colocar cadeiras verdes e brancas no estadio?

Subscrevo.

NAM disse...

Problemas internos:
» quem é o treinador
» qual a política de contratações e coordenação com os jovens da academia
» como se vai financiar para investir na equipa

Problemas Externos:
» vai tentar ter voz activa nos orgãos que gerem o futebol profissional ?
» como vai gerir as relações com a CMLisboa

AJS disse...

Na minha opinião, mais importante que o treinador é saber quem vai mandar no futebol? No que respeita ao Bruno de Carvalho, e relativamente às suas ideias para o futebol, subscrevo-as quase na totalidade, mas a pessoa que as vai colocar em prática é extremamente importante.

Cumprimentos,

AJS

5 Junho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
5 Junho disse...

Outra questao , o sem vergonha do jeb vai dentro em pouco tempo entrar num cargo do Bes , um banco ao qual o Sporting tem uma divida considerável. Nao acha que estes lambuças sem vergonha promoveram negocios que a longo prazo beneficiam o futuro empregador ? Refiro-me á operacao harmonio.

É tempo destas CUMPLICIDADES E COMPADRIOS , acabarem !!

Unknown disse...

Perguntas:
1- Teme a dispersão de votos caso haja mais de 2 candidatos?
Qual a estratêgia a seguir nesse caso? Admite coligar-se c/ outros eventuais candidatos de modo a derrotar a lista mais próxima do status quo (que será sempre a lista que contar com Nobre Guedes p/ director financeiro?

2- Tendo em conta que muita gente que lhe manifesta apoio por essa blogoesfera não irá votar (muitos nem vivem em Portugal, como é o meu caso), e que um grande peso no resultado das eleições virá dos sócios mais idosos (aqueles que se paasseiam durante a semana pelo Alvaláxia, que levam os netos ao estádio e que realmente têm disponibilidade e fazem questão de ir votar), qual é o seu plano para os convencer do seu projecto (um site na internet para estes sócios não é eficaz como bem perceberá)?

3- Tendo em conta que pretende recuperar velhas glórias do Sportinguismo, não seria inteligente convencer essas mesmas glórias a apoiá-lo publicamente de forma a torná-lo mais elegível aos olhos dos sócios mais antigos e avessos a mudanças?

AJS disse...

Até porque e desculpem, nesta altura pode ser difícil apresentar o treinador, pois muitos só negociarão no final da temporada, e geralmente não negoceiam com candidatos a presidentes. Importante será saber:

Qual a pessoa para director desportivo ou cargo semelhante (o responsável pela escolha do treinador)?
Qual o perfil que pretendem para treinador?

Cumprimentos,

AJS

leao-titular disse...

Como pretende ganhar força na equipa de futebol?
Nos poderes de decisão?
E nos média?
Como pretende devolver a esperança e a glória aos sócios e adeptos sportinguistas?

5 Junho disse...

Outra questao

Acha normal que o individuo que negociou a venda de terrenos do Sporting , tenha pouco tempo depois ter sido admitido no conselho de administração dessa mesma empresa ? Pior ainda quando o negocio em questão lesou o clube em milhões , a partir de uma avaliação fraudulenta. O individuo em questao é o Diogo Ferreira , e é parceiro do.... Godinho Lopes (que foi quem o trouxe para o clube).

Faz lembrar o Ferreira do Amaral e a sua integração na Lusopontes.

Sao uns sem vergonha nada mais.

A pergunta nao é só para o Bruno , como para TODOS os Sportinguistas.

Hugo Malcato disse...

Qual a sua visão do papel do Sportinguista, isto é, um adepto ou um cliente?

Hugo Malcato disse...

Quanto às modalidades:

Estaria disposto a abdicar (por exemplo) 500k para as modalidades em detrimento do futebol caso isso garantisse a forte competitividade de mais 3 ou 4 desportos?

TAT disse...

1. Qual é o vosso conhecimento da real situação financeira do clube?

2. Assumindo a Presidencia de um clube tecnicamente falido, quais são as soluções que pretendem implementar para inverter o ciclo de desinteresse dos sócios no mesmo?

3. Qual vai ser a politica de aquisições do clube para a proxima época no caso de vencerem as eleições?


4. (Esta é longa)

O proximo Presidente do Sporting tem de ser capaz de uma vez por todas de maximizar os recursos do clube a todos os niveis.

É certo que somos uma "empresa" falida e que é dificil inverter o ciclo.

Apesar disto é preciso ter a noção que esta empresa falida tem cerca de dois milhões e meio de potenciais clientes (quem dera a 90% das empresas falidas ter este tipo de clientela) e que é preciso potenciar este número de clientes. Para tal é preciso fazer ver aos bancos que se continuarem a apertar a corda que o clube tem agarrada à garganta não vamos conseguir sair da cepa torta.

O que pretendem fazer para potenciar os recursos do clube e chamar de novo os sócios e adeptos ao estádio?

O sporting tem capacidade de gerar receitas

GBC disse...

1 - Que tipo de jogadores pensa colocar na equipa B ? Irá contratar jogadores para esta equipa ? Se não, colocará lá ex-júniores ? Acha positivo que jogadores como Nuno Reis, Renato Neto, Adrien Silva, Owusu, Ricardo Batista e João Gonçalves (por exemplo) passem a actuar na III divisão nacional, quando estão a evoluir e a jogar com regularidade nas primeiras ligas de Portugal e da Belga ?

2 - Em que moldes exactos funcionará o fundo "Sporting Champions" e quais os investidores que irão subrescrever o mesmo ?

3 - Qual a equipa que está consiga na lista ? Quando a apresentará ?

4 - Tendo em conta o fracasso dos técnicos portugueses nos últimos anos, e tendo igualmente em conta que uma das principais tarefas de um presidente - se não a principal - para os adeptos em geral é saber delegar funções, que tipo de treinador pensa contratar, ou seja, qual o perfil do treinador que deseja ver no Sporting ?

5 - O que pensa acerca da revisão dos estatutos do clube ?

Obrigado pela oportunidade, e muitos parabéns pela iniciativa. SL

Fito Rinaudo disse...

A pergunta que eu coloco, e tendo em conta que outras que eu iria fazer já foram feitas, é esta:

Está preparado, no caso de vitória, de ter de lidar com pessoas muito estúpidas e ignorantes, tais como certos adeptos que passam a vida a assobiar nos jogos e a falar mal de tudo e mais alguma coisa?

Leão de Stª Engrácia disse...

Depois de ter ligo os 25 comments e surpreendentemente não ter encontrado esta pergunta - que considero óbvia - aqui vai ela:

A ser eleito avançará com uma auditoria externa a todas as empresas do grupo Sporting tal como pedem muitos sócios há vários anos ?

SL

futeboldatreta disse...

admite elevar o tecto salarial?

Nuno disse...

1º Qual a politica comercial e marketing que pretende introduzir para potencializar a marca Sporting? Como alanvacar o merchandising?

2º Como pretende "blindar" o balneario?

3º Como pretende aproximar mais os adeptos ao SCP? Qual o papel dos nucleos? Teremos fotos e videos semelhantes aos do antigo presidente?

4º Qual o papel da Academia no futuro do futebol do SCP? Em percentagem, quantos jogadores pretenderá vindos da Academia?

5º Concorda com um relvado sintético no estádio José de Alvalade?

6º Sabe quantos empregados tem o SCP? Qual o peso orçamental desses funcionários? Em caso de necessidade e se tiver de escolher, pretenderá despedir funcionários ou acabar com modalidades?

7º Qual a estratégia para o património? Como pretende dinamizar e potencializar o patrimonio, caso considere que ainda o tenhamos (Estádio, Alvaláxia, Novo pavilhão...)?

8º Será um presidente remunerado?

5 Junho disse...

Leão de Stª Engrácia ouvi eu da boca dele...auditoria ás contas será realizada, resultados consolidados vao ser apresentados aos sócios , bem como será revelado todas as empresas que existem no grupo Sporting.

Berde e Branco disse...

1) Inspirou-se no projecto apresentado pelo José Eduardo na feitura do seu programa, uma vez que estão lá algumas das medidas defendidas por ele? Em caso afirmativo, é possível que o convide a participar activamente na gestão do futebol leonino caso vença as eleições?

2) Fala no seu programa sobre avaliação de modalidades que neste momento não fazem parte da estrutura desportiva do clube. Caso se avance com a construção do pavilhão acha que existem condições para reabilitar o basquetebol e o voleibol, à semelhança do que está a acontecer agora com o hóquei em patins? E caso não se avance com o Pavilhão?

3) Fala no seu programa de forma muito superficial no possível canal de TV do Sporting. Não acha que esse projecto é fundamental para aproximar a família sportinguista do clube, independentemente das receitas que possam ser geradas? Ou seja, não acha importante analisar esse investimento não tanto através da óptica financeira mas sobretudo numa óptica integrada de melhorar a comunicação entre clube e adeptos, designadamente os que residem mais longe de Lisboa?

4) Não acha importante que o Sporting tenha um discurso de distanciamento relativamente ao FC Porto semelhante ao que tem, historicamente, com o Benfica? Que tipo de relações pretende manter com os dois clubes?

antonio disse...

Aqui vão as minhas perguntas?

Numa altura em que o país sofre um envelhecimento da população e em que os jovens são mandados para segundo plano. Qual a política para atrair mais gente nova para o clube?
A votação nas futuras eleições, caso seja candidato vencedor iram se manter da mesma forma em futuras eleições? Ou seja, continuará a haver mais votos de quem tem mais anos de sócios? Ou irá promover o debate nas assembleias com gente nova criativa que pode trazer ideias novas para o clube?

Cumprimentos e SL

antonio disse...

Pequeno aparte:

Seria interessante promover um questionário aqui no blog e noutros também sobre a idade de quem os promove e de quem os visita, para termos uma ideia das gerações que se preocupam com o clube e que não têm hipotese de aparecer nas assembleias e que têm menor número de votos.

Digo isto pois parece-me que quem visita e se preocupa com o Sporting são as gerações que vão dos 22 aos 40 anos, mas depois quem decide os destinos do clube acabam por ser os chamados "velhos do restelo" que vivem do passado e não querem que exista mudança (para positiva) no clube

Paulo disse...

1º: Qual o seu plano para controlar a informação que sai para os exterior através do media?

2º: Pretende limpar a casa, dos "sanguesugas" do sporting que servem apenas para destabilizar e condicionar os projectos que são do interesse do nosso sporting?

3º: Vamos ver mais caras novas da nossa formação aliando assim a experiência com o futuro?

neste momento não tenho um candidato que leve o meu voto. portanto o candidato que apresentar um projecto com pés e cabeça (consciente das dificuldades que se avizinham) o levará!
para já é um passo bastante positivo a abertura para responder ás perguntas deste universo.. que é o NOSSO! SPORTINGGGGG

Sigurd disse...

Depois de ler todas as perguntas que aqui já foram colocadas já só me resta a seguinte:

Caso perca as eleições de dia 26 de Março, o que considera fazer? Ponderaria alguma vez juntar-se aos nomes 'do costume', abdicando de algumas das suas convicções, em nome de um consenso que ninguém percebe em que ajuda o clube?

Jorge Póvoa

LEÃO PENSADOR disse...

Acredita verdadeiramente que tem alguma hipótese de ganhar estas eleições, ou existe alguma outra razão para esta candidatura como ganhar espaço para o futuro?

O QUE É SER ADEPTO DO ANEXO DO COLOMBO

http://conselholeonino.blogspot.com/

CratoSempre disse...

Certamente que não haverá dinheiro para estrelas, mas é esse tipo de jogadores que leva gente aos Estádios. É possível o Sporting reforçar-se bem?

Miguel disse...

Exmo Sr Dr Bruno de Carvalho:

Gostaria de saber se já pode, pelo menos, adiantar a contratação de um Treinador com estaleca e curriculum ao nível de um clube com a grandeza e a História do Sporting?
E, já agora, se irá de facto conseguir arranjar um fundo de 50 Milhões de Euros para investir na totalidade no reforço do plantel?
Aguardo por um debate sério e com projectos com os restantes candidatos que se venham a candidatar às eleições de 26 de Março. Saudações Leoninas.

O Tradutor... disse...

Compromete-se a fazer uma auditoria completa ao grupo Sporting e a todas as empresas que o constituem?

Promete caso seja presidente e o resultado da auditoria elucidativo, a punir os anteriores responsáveis expulsando-os de sócios do Sporting e agindo criminalmente?

O que pensa sobre projecto roquette?

Acredita realmente que tem hipóteses contra candidatos mais mediáticos, sabidos e com um conhecimento total do sistema e dos sócios com maior poder de voto?

Promete rever os estatutos e adequá-los aos dias de hoje?

João disse...

caro Bruno de Carvalho:
predispõe-se a fazer uma auditoria externa transparente e comunicar a todos os sportinguistas a verdadeira situação financeira do Sporting, incluindo as operações de venda de património e construção do estádio?

vitor disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Paulo disse...

1 - Quais serão os pressupostos a ter em conta aquando da escolha de uma futura equipa técnica.

2 - Continuando com o ponto anterior, para um treinador ter sucesso será certamente necessário ele possuir as "armas" que deseja para atacar os objectivos. O novo (se for novo….) treinador terá papel preponderante na postura do SCP no mercado ou terá de se cingir ás circunstâncias currentes?

3 - E quanto aos emprestados? Será o treinador (líder da equipa técnica) a ter a palavra?

4 - Equipa B. Planos? O treinador terá também palavra neste campo?

5 - Por falar em postura, qual adoptarará enquanto entidade SPORTING, nas relações institucionais com os grandes rivais Porto e Benfica? É importante para qualquer candidatura perceber que quer com o Benfica (bilhetes, silêncio abstinente), quer com o Porto (negocio Moutinho, silêncio abstinente mesmo depois das "escutas"), o Sporting saíu, e sai, sempre prejudicado de qualquer tipo de relação que assume com os ditos cujo. E o que o Sporting sente como danoso, também os seus sócios e simpatizantes o sentirão certamente.

6 - Plano de re-estructuração financeira preconizado e concluido pelo passado presidente. É para adoptar uma postura de continuidade no pagamento da dívida á banca? De re-negociação? Existirão novos (eventuais) planos aquando do término dos presentes (vmocs)?

7 - Depois de desbloqueados os trâmites legais, o pavilhão para as modalidades será para avançar? Se estiver errado a minha primeira afirmação, pode corrigi-la? Se estiver certa, poderá avançar com prazos?

8 - Qual o relacionamento que o Sporting adoptará com a comunicação social, especialmente quando notícias "sigilosas" ou falsos factos fizerem as suas capas?

9 - Á uns anos LFV, enquanto presidente do Benfica, afirmou que mais do que jogadores, o importante era ter as pessoas certas no lugar certo (aludindo a lugares no conselho de disciplina da liga ou no de arbitragem).
O que pensa(rá) o SCP disto? Tambem quererá ter as pessoas certas nos lugares certos? E com que tipo de postura? De denúncia, pro-actividade e justiça? Ou de subserviência, compadrismo e facilitismo? (interligada com pergunta 5)

Diogo Alves
Sócio nº 19379-0