segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Um derby é sempre um derby !

O  Sporting está afastado da luta pelo titulo e mesmo o segundo lugar é praticamente uma miragem. No entanto um derby é sempre um derby.
Não há muito a perder... mas há sempre muito a ganhar! Quanto mais não seja porque vencer o Benfica é, para todo o verdadeiro sportinguista, uma saborosa vitória nem que seja a feijões. E esta, pelo sim pelo não, vale três pontos, consolida o 3º lugar, aproxima-nos do segundo lugar e afasta o Benfica do titulo.
Analisando friamente, por muito que isso nos custe, o adversário de hoje pratica melhor futebol que nós. Mas isso não invalida que, se tivermos vontade e jogarem o que podem e sabem, vençam o jogo de hoje e consigam dar uma "pequena" alegria aos adeptos.
O castigo de Evaldo é mais um contratempo para a equipa, já de si muito debilitada. Que equipa para hoje? Pedro Mendes, Zapater e André Santos? Maniche de novo a titular? Matias no 11 a numero dez? João Pereira no lugar de Evaldo? João Pereira médio à frente de Abel?

20 comentários:

José Maria disse...

"Analisando friamente, por muito que isso nos custe, o adversário de hoje pratica melhor futebol que nós."

Pratica melhor futebol? Sim, e ataca melhor assim como defende melhor. Marca mais golos e sofre menos. Tem um treinador melhor, tem jogadores melhores.

Faz o exercício de pensar quantos dos jogadores do Sporting era TITULARES nos Lamps. Se pensares nisso vais ver que apenas 1 ou 2 seriam titulares (a meu ver Patricio e Joao Pereira).

Para que jogamos hoje? Olha é para tirar o titulo ao Benfica e manter alguma da pouca honra que nos resta. Afastar os Lamps do titulo e segurar o 3º lugar é a unica coisa que nos resta neste campeonato.

Ficarei obviamente feliz por ganhar ao Benfica, não é como ser campeão -nem perto- mas ao menos fomos capazes de prejudicar um rival.

Depois poderemos nos focar na Liga europa e Taça da Liga, as duas únicas competições de que ainda não fomos afastados.

Força Sporting, que hoje joguem mais do que verdadeiramente sabem. Eu acredito que com brio é possivel.

SL

Sjjpires disse...

SB

vitor disse...

A esta altura já está o Grimi a aquecer em detrimento do Torsi para depois o adjunto se poder queixar que não tem estatura nas bolas paradas.

No miolo é quase certo que actuarão 3 médios em vez de um duplo pivot e Matias. Vai alegar que precisa de um trinco para acautelar Aimar e Zapater e André Santos para acautelar as duas alas, como se houvesse duas bolas.

Sem Matias o Xavi terá espaço para tudo e nós mais uma vez um grande buraco até ao unico avançado que ainda terá que recuar para vir buscar jogo.

Vai-se exigir muito aos nossos alas sem ritmo.

É o que dá ter um treinador que não privilegia a posse, antes pensa unicamente na melhor forma de anular o jogo do adversário. E depois a culpa de tudo é do Maniche!?

Da minha parte considero que deviamos enfrentar este Benfica dinâmico e muito veloz em 4x2x3x1. Com Zapater no lugar de Pedro Mendes. Libertava mais o André Santos nas transições ofensivas em apoio ao Matias. E que fosse acautelada a questão da estatura, pelo menos nas bolas paradas na nossa área.

Os jogadores pelo que vão dizendo estão cheios de vontade, normalmente não chega, para ganhar, porque justiça seja feita ao nosso mister, Jesus vai ter muitas dificuldades para o contornar.

Um empate vai deixar as galinhas furiosas, vão andar o resto da semana a cacarejar. Esta semana para nós devia importar mais a liga Europa!

Força Sporting! SL

NAM disse...

A meu ver e para ganhar aos lamps, eu colocaria em campo, honra, raça, luta, entrega, esforço, devoção e dedicação, para no final ter a glória (sim, neste estado de coisas seria uma glória ganhar a este benfas, fazer o "jasus" engolir mais um sapo, afastá-los do "títalo"):

RPatrício
Abel Carriço Polga Torsi
PMendes
JPereira Matias Yanick
Vuk Postiga

vitor disse...

Concordo com o NAM, que uma equipa com dois avançados tem mais condições de marcar. Não concordo é com a utilização em simultâneo de dois 2º avançados, que é o que são Postiga, Vuc e Djaló, dessa confusão resulta o sub rendimento de Vuc e Djaló sempre encostados á linha pela escassez de extremos, just Salomão. Chegou agora o Cristiano, a par com os laterais são os unicos que sabem interpretar os corredores. Era imperativo utilizar Saleiro, um verdadeiro 9 para servir de referência e prender os centrais.

Podia ser em 4x1x3x2 como joga o Benfica ou em losango com dois alas bem abertos para suster os laterais adversários e para dar profundidade ao nosso jogo ofensivo. Admito que um deles teria que compensar o meio campo, Talvez André Santos enquanto não chega o Czar, um e outro rematam de meia distância.

Acho inlusive que em Portugal podiamos jogar muitas vezes em 3x5x2. Inclusive hoje se as coisas estiverem a correr mal, liberta os laterais para suster as alas no meio campo e explorar os corredores nas transições ofensivas. Foi aliás quando utilizamos 3 centrais que melhor defendemos esta época. Do duplo pivot o trinco anularia Aimar e o médio de transição subia em apoio ao playmaker que prendia ao mesmo tempo o Xavi. Num jogo onde não temos nada a perder a surpresa era uma boa ideia.

O problema é que chegámos a esta fase da época sem qualquer dinâmica ou rotinas em qualquer sistema táctico, porque a preocupação foi sempre anular o jogo adversário. Quando assim é nunca se define um sistema de jogo ou mesmo um onze tipo.

Daí eu ter a certeza que depois de deixar o SCP restará ao Paulo Sérgio o Inferno futebol clube! Onde não terá que se preocupar em identificar as soluções que o plantel oferece.

SL

F. disse...

Bom dia,
Tenho fé que PS deixe de lado os três trincos.
Penso que na defesa estarão: Patrício,Pereira,Carriço,Polga e Grimi. No meio: Mendes, Santos e Matías. Na frente dois extremos junto a Postiga. Um deve ser Yannick, o outro, Cristiano. Eu preferia Vuk e Salomão mas duvido que sejam essas as apostas.
De qualquer modo lá estarei!
SL

Carlsberg disse...

Falta um post á entrevista do Bruno Carvalho á Antena 1/Record.

Acho que já n foi tão vago, como nas respostas dadas aqui no blog e há ali muito material para discutir.. Principalmente o facto de querer contratar um treinador que se habitue ao modelo da academia, e não traga o seu próprio modelo....

SL

Lionheart disse...

Vou apoiar o Sporting, desejo evidentemente uma vitória, mas estou muito pessimista. Nunca tive expectativas tão baixas para um jogo destes antes.

O ano passado, antes do Sporting-carnide no final da 1ª volta, os lampiões estavam em grande, a golear quase toda a gente, mas o Sporting havia mudado de treinador pouco menos de um mês antes. Isso deu algum ânimo aos jogadores, permitiu mudar algo, dar outra consistência na defesa (sentar o Polga e pôr o Tonel ao lado do Carriço foi essencial) e acima de tudo, foi um carnide desconfiado e cauteloso que veio a Alvalade, por não saber o que contar com Carvalhal.

Hoje temos uma equipa nas covas, desmoralizada, com quase todos os jogadores em sub-rendimento e que ninguém respeita. É esta a herança que Bettencourt deixa: mandar embora o Carvalhal para ir buscar o Paulo Sérgio e ficar pior em todos os aspectos. Com o outro, ao fim de três semanas tinhamos um onze base e um sistema de jogo definido. Com pouca profundidade, é verdade, por falta de opções, mas ao menos estabilizou a defesa. Hoje é o que se vê. Incrível...

Mike Portugal disse...

Eu já ouvia era os treinadores e directores que cada candidatura pretende apresentar.

O nome do treinador Rui Vitória seria bem-vindo.

vitor disse...

Como diz o Lionheart, tinha sido uma época bem diferente com o Carvalhal, por exemplo. Já alguém imaginou a equipa do Porto actuar em simulâneo com Fernando, Guarin e Sousa no meio campo, c/ ou sem extremos?

Capacidade de influência à parte, que até contará mais que a performance na relva, ao plantel que começou a época, com Izmailov e Liedson, faltou sobretudo extremos, que como já aqui disse nem precisavam de vir de Marte, dadas as condicionantes financeiras bastavam os de Coimbra.

Apesar do valor de cada jogador ser sempre muito subjectivo entre adeptos, basta ver o que já se disse de Postiga, há soluções inclusive onde se têm verificado problemas. Eu não acredito que NAC tenha integrado 2 épocas o plantel do Porto sem valor. Liedson acabou de dizer que o clube devia apostar em Saleiro como ponta de lança. E para alternativas que não temos, uma vez mais devido ás condicionantes, podiam ter sido chamados muitos jovens emprestados.

As diferenças pontuais até aqui são justificadas por um Porto com um plantel muito bom e um treinador que ainda vamos ver no que dá, suportado por toda a influência a norte. O Benfica tem um treinador muito bom e uma equipa regular. E nós não precisamos de perder muito tempo a pensar com o Paulo Sérgio. Continuo à espera de ainda ver este plantel ser orientado por outra equipa técnica.

Apesar de no actual cenário já não ser possivel esperar muito mais, a excepção só poderá ser mesmo na liga Europa, onde nunca é demais o prestigio em jogo.

Força Sporting!

SL

fullrise disse...

Se há coisa que o PS sabe interpretar é em 'não deixar jogar' o adversário. Aliás muito do défice do Sporting em campo prende-se com o facto de a maior preocupação serem os outros e não a própria equipa. Daí dificuldades extremas quando nos 'convidam' a tomar conta do jogo.

Tácticas à parte, hj mamamos o carnide. Vão ser 90m extra na mediocridade que temos assistindo. Depois tudo voltará à normalidade.

Hugo disse...

Concordo com o jg1906, o PS sabe montar a equipa para amarrar o adversário, o problema é que quando o treinador adversário dá a volta ao texto o PS não sabe/consegue reagir no banco, já vimos isto várias vezes nesta época e no jogo com o benfas na 1ª volta vimos uma 1ª parte onde a equipa se portou razoavelmente mas na 2ª entra o aimar, muda a táctica e o PS a ver a banda passar.

P.S: vitor podia por o link para essas declarações do Liedson? Pessoalmente não crucifico o saleiro como a maioria, o rapaz mal tem oportunidade para jogar quanto mais fazer golos e deixar boas impressões, é que isto de entrar pa queimar tempo e nem tocar na bola a única coisa que queima é o jogador aos olhos dos adeptos.

Hugo disse...

No comentário anterior expressei-me mal, é claro que o problema da equipa não é só a leitura do jogo que o PS (não) faz no banco, é também como diz o jg1906 a tal preocupação excessiva com o adversário em detrimento da nossa equipa.

vitor disse...

Hugo,

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/sport/sporting/liedson-gostava-de-costinha

Fala quem sabe, o Paulo Bento também dizia que comprou o Vuc pela sua capacidade de acelaração nos ultimos metros e porque cheirava o golo, vai daí joga a pelo menos 30 metros da baliza?! Claro que passado este tempo já nem com açucar, devia ser o primeiro a sair, bem com o Polga e o Maniche.

O Sporting dos ultimos anos é uma sucessão de equivocos.

Carvalhal tinha dito que precisava de 3 ou 4 reforços para lutar pelo titulo. Vai daí entenderam começar tudo de novo. No fim desta época vai acontecer o mesmo.

Já nem sei o que diga, a gestão desportiva tem sido um caos e não tem nada a ver com dinheiro, este ano foi um caso á parte, já nem sei o que diga do Paulo Sérgio, ou melhor sei, já o escrevi várias vezes, joga sempre em função do adversário, era a experiência que tinha antes de vir para o Sporting e passados estes meses pelo que se vê não aprendeu nada.

SL

vitor disse...

Nem se percebem as declarações que vai ganhar quando a unica coisa em que pensa é em não perder. Nunca lhe passou pela cabeça assumir um jogo, apostar num modelo ou num onze tipo que melhor servisse esses modelo. Para quê, se os adversários estão sempre a mudar! Eis o forcado! S.L.

Lionheart disse...

E o mais incrível de tudo é que o Sporting até fez um favor ao Guimarães, contratando um treinador que tinha alta probabilidade de ser despedido no final da época passada, porque os vimaranenses ficaram furiosos por falhar a Liga Europa na última jornada. E agora temo-los à perna. Vamos ver o que isto ainda vai dar, mas confesso que sempre pensei que mandar embora o Carvalhal para contratar o PS, mais valia não mexer. Apesar de ser um homem tímido e de não ter pulso, Carvalhal sabe de futebol e provou que conseguia aproveitar os jogadores que tinhamos. Com uma estrutura forte podia fazer melhor este ano. Mas assim não se entendeu.

O futebol deste clube tem sido uma sucessão de escândalos de gestão nos últimos anos porque o Sporting só tem tido testas-de-ferro a presidi-lo, cuja única preocupação é cumprir com a banca. A principal actividade produtiva do clube, que é o futebol, tem sido desleixada e desgovernada. O Soares Franco passou a batata quente ao Paulo Bento e ao Ribeiro Telles. Só se interessava por "project finances" e fracturou o clube de alto a baixo. Bettencourt foi para lá para fazer passar a reestruturação financeira, pensando que o futebol estaria "forever" com o Paulo Bento e com os outros. Os outros bateram com a porta e o JEB foi apanhado de "calças" na mão. Depois foi o que se sabe, de alguém que não estava preparado nem pensava que teria de tomar decisões de fundo sobre o futebol. Por aqui se vê a consciência desta gente.

Agora, os donos dos testas-de-ferro já perceberam que o Sporting precisa de um bom treinador (ainda não há muito tempo qualquer um servia, ou então ninguém fazia melhor que o Bento) e de uma boa estrutura. Convinha que começasse por ter um bom presidente, porque pode acontecer que se possa ter de mexer na estrutura, ou mudar de treinador. Ou então lá vamos para eleições outra vez... Que miséria.

José Maria disse...

Para treinador quais os portugueses que mais apreciam?

Admito que gosto de Manuel Machado, Rui Vitoria e Domingos mas acredito que vocês não gostem nada desses.

Algoncalves disse...

Gosto de Rui Vitória, Dauto faquirá e Carlos Carvalhal.

Nestes casos apostava claramente em Rui Vitória e Carvalhal. Até penso que Carvalhal poderia ser muito mais que um treinador, acho que podia ser uma referencia para todo o futebol do clube.

É preciso prestar atenção também no Jardim do Beira-Mar.


Mas hoje, talvez fosse melhor um estrangeiro de renome, para ganhar tempo com a massa associativa.

Mas que trazia o Carvalhal para"trabalhar" todo o trabalho tactico do Sporting, desde os miudos aos graudos, isso fazia.

JC disse...

Que raio de treinador que foram arranjar!
E ainda por cima tivemos de pagar por ele!
Porque não se manteve o Carvalhal, que até arrumou a casa o ano passado e os adeptos e jogadores gostavam dele?

Este Paulo Sérgio é um equívoco.
Ou não!
Ao fim de tanto tempo a treinar o SCP, ainda não definiu um onze base.
Curiosamente, o local onde menos mexe é nos centrais, sendo certo que tem sido por aí que o SCP mais tem falhado.
E foi para esse sector que comprámos dois jogadores novos e nenhum deles joga.
Aliás, alguém me sabe dizer se o Paulo Sérgio utilizou duas vezes seguidas o mesmo onze esta época?
Na equipa dos galináceos, todos saberão indicar um onze para hoje, com grande probabilidade de acertarem.
Apenas poderão errar num ou dois jogadores no máximo.
E no SCP?
Só incógnitas!
André Santos e Zapater jogam no meio campo?
Matias entra de início?
Cristiano (!?!?!?!?!?) ou Salomão?
Yannick ou Vuk?
Irá inventar com João Pereira no meio campo e Abel a lateral direito?
Certezas, certezas são apenas 5: Patrício, Carriço, Polga, Pedro Mendes e Postiga.
O resto, depende do lado para que acordou hoje o Paulo Sérgio.

Anónimo disse...

Para levantar o SCP tem que ser uma velha raposa, tipo Manuel José (que nunca foi campeão em Portugal, logo, motivado). Ou Manuel Cajuda (pelas mesmas razões).
O SCP não pode dar-se ao luxo de dar mais tiros no escuro como fez com o Paulo Sérgio, sem dúvida uma inorme desiluzão. Não é que tivesse grandes expectativas, mas tem sido de facto muito mau.
Mas confesso que gostava de ver no SCP 2011/2012, Boloni com o Leonardo Jardim a adjunto.