sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Uma novela Mexicana

Estas eleições têm pelo menos o Dom de me colocar de sorriso nos lábios sempre que leio noticias sobre este tema.

Por um lado vemos que qualquer sportinguista ou grupo de sportinguistas que diga que é de "Ruptura" e que não tenha estado nas direcções, passa a ser uma opção muito valida para o clube, mesmo que não tenham projecto ou que esse seja apenas um amontoado de frases bonitas mesmo que depois não tenha a formula de conseguir atingir esses objectivos.

Por outro vemos a lista de Godinho a arranjar mais umas "frutas" com Moniz Pereira e Pedro Souto a darem o seu apoio.

Se até agora temos apenas falado do que tem vindo no jornal, para a semana, depois do Derby vamos ter programa e nomes para debater.

Isto ou muito me engano vai-se tornar realmente uma novela mexicana.

Ora são artistas que sempre disseram "amen" a tudo o que PPC dizia e agora parece que é um Monstro, ora é Agostinho Abade que se lembrou que agora é que devemos dar lugar ao novos... Quando apostou no cavalo errado (Braz da Silva) e agora ficou de fora.

Acredito que muitos Sportinguistas têm neste momento o seu voto decidido, mas muitos mais estão numa encruzilhada, não querem votar Dias Ferreira nem Godinho mas as "caras novas" não têm mostrado capacidade para serem consideras hipóteses.

Termino perguntando aos Lacraus do Ribeiro Cristóvão, Fernando Correia e Abrantes Mendes em quem vão votar nestas eleições... Não pergunto ao Daniel Oliveira porque esse vota Dias Ferreira... COERENTE!!!

Saudações Leoninas

PS. Tinha a esperança que estas eleições tivessem a capacidade de unir os sócios, já a perdi! Infelizmente esta novela não terá um final feliz.

93 comentários:

José Maria disse...

Caro revisor,

As divisões terminam com a bola dentro da baliza. Um Sporting que não vence no futebol nunca terá essa união.

Quanto ao Godinho parece me legítimo querer agregar na sua lista o maior numero possível de pessoas mesmo que essas pessoas estejam em lados diferentes. E o Figo vai estar com ele, quase de certeza.

Mas para mim a "salada de frutas" tem uma cabeça podre e por isso dificilmente terá o meu voto. Dependerá sempre do projecto mas...

Afasto Bruno de Carvalho e Zeferino Boal por razões já por demais sublinhadas e espero por Dias Ferreira.

Espero pois sou pragmático, alguém terá de ganhar e por isso terei sempre de votar em alguem nem que seja para não eleger outros que considero prejudiciais para o clube.

SL

Kalinka disse...

Revisor,

Não sou sócio, porque vivo nos Açores, por isso mesmo que o fosse, teria algumas dificuldades em votar, mas o teu PS reflecte de facto tudo o que sinto neste momento tb. E já não se prende com o facto de unir ou não os sprortinguistas, mas pelas constantes lutas pelo poder, e a procissão ainda vai no adro.

SPORTING 2011 disse...

Sou daqueles que ainda acredita que é possivel, venha quem vier para presidente do nosso clube é preciso que rompa com este passado, tem que ir ao encontro da nossa história, chamar a jogo os verdadeiros Sportinguistas, aqueles que nas bases lutam, choram e sofrem com as derrotas e os empates, aqueles que enchiam o velho Alvalade, mas tambem o nosso pavilhão (que saudades), aqueles que empurravam o Agostinho que corriam ao lado do Lopes e do Mamede. São esses os verdadeiros Sportinguistas e só eles o podem salvar.

http://sporting2011.blogspot.com/

Leão de Stª Engrácia disse...

Concordo com o que dizes: eu não sei sequer em quem votar. Os do costume causam-me aquela repugnância natural por saber que já lá andam há anos e assistiram de perto a tudo o que de mal se fez sem abrirem o bico. Os novos...coitadinhos, não se vê nada de nada. Confesso que estava mais inclinado para o Bruno Carvalho mas as respostas que ofereceu aqui ao teu blog foram demasiado deslavadas e insonsas para me cativarem. Tenho de aguardar mais um tempo para ver se surgem mais esclarecimentos da parte de todos.
Quanto à união também não tenho grande fé. Eu quero é ver a bola entrar na baliza e esquecer que as eleições existem...se for possível.

SL

danieL disse...

José Maria,

Como é que Figo está com Godinho se Dias Ferreira já anunciou o seu apoio publicamente?

O SPORTING É NOSSO! disse...

Para artistas como o Revisor e outros não tenho duvidas que gostariam mesmo era de ver JEB suceder a... JEB! O PPC pode ter enganado muita gente mas não te esqueças Revisor que JEB enganou-os a todos!
Quanto ao godinho, caso ganhe será a confirmação que para os sportinguistas a dose de pandilha ainda não foi suficiente.

José Maria disse...

Caro Daniel,

São informações de que disponho.
Posso, obviamente, estar errado mas é o que penso que acontecerá e foi nesse sentido que me foi dito que as coisas iriam ocorrer.

Informador disse...

Kalinga,

podes e deves ser sócio do Sporting. Mesmo que seja com a categoria de Sócio correspondente.

Saudações Leoninas

5 Junho disse...

lacraus...lol.

É melhor do que chupistas , comissionistas , ladroes , pulhas , canalhas , vigaristas , lampioes , lambuças , carneiros , patifes , biltres , sem vergonha , patifes ....basicamente 90% dos orgaos sociais do Sporting nos ultimos anos.

Ruptura signifca esses irem TODOS ABAIXO ! TODOS !

vitor disse...

Os sócios internautas não querem união nenhuma, querem é vir para a blogosfera falar do que não sabem, de preferência mal de tudo e todos.

O problema maior reside em ser possivel ou não pacificar as facções, em suma acabar com os problemas internos.

O apoio do professor é esclarecedor quanto ás modalidades. Eu sempre considerei fantástica a dedicação de JEB numa altura em que era imperativo renegociar a divida e equilibrar a exploração, o que foi conseguido.

Sempre pensei que não dava para tudo, porque os montantes falados, 25 Milhões em contratações e 30 Milhões/ época dizem respeito só ao futebol.

Já o discurso do Abade sobre a renovação, realmente deixa muito a desejar, mas nem foi o mais importante que disse, parece estar com vontade de falar sobre quem traiu Bettencourt.

Quanto ás eleições própriamente ditas, adivinham-se outros 90%. O que diz bem do que representa afinal de contas a blogosfera leonina, se duvidas houvesse. Na minha opinião era só o que faltava a um cube conhecido pela sua união.

SL

leao-titular disse...

Mas o sócio correspondente não vota.
Não vejo nos candidatos, ou pelo menos ainda não vi, nenhuma proposta para que os actos eleitorais para eleger os orgãos sociais do Sporting sejam efectuados em todas as casas do Sporting de norte a sul do País e do Mundo. Não seria mais democrático e resultava numa maior valorização do mundo sportinguista?

Informador disse...

Leão Titular,

isso é o que eu defendo. Seleccionar as sedes dos núcleos para votar também. A pergunta colocada ao Bruno Carvalho era para explorar essa situação, mas a resposta foi curta... como outras...

pedro disse...

Victor,
Realmente só o Victor sabe tudo sobre o que se passa no Sporting. É sem duvida o maior especialista vivo em Sporting e Sportinguismo. Gostava de lhe perguntar então, porque não se candidata á presidência do Sporting? Seria um enorme favor que faria ao clube e a todos nós sportinguistas desinformados e ignorantes. Deixo-lhe o repto, mas deixo-lhe também aquilo que sei (que é apenas fruto de uma observação minimamente atenta). Sei que nunca este clube esteve tão mal. Sei que nunca este clube teve um presidente tão incompetente e que enverginhasse tanto o clube e os adeptos. Sei que nunca fomos tão chantageados e enganados como fomos por este grupo de dirigentes. Sei que enquanto não corremos com esta corja nunca mais sairemos do buraco. Sei que o Sporting não é isto (esperemos que não me engane nesta).

Vamos agora todos apoiar o Sporting na segunda para mostrar aos possíveis investidores que o Sporting ainda tem salvação.

S.L.

vitor disse...

pedro,

Já tive opurtunidade de dizer aqui que não aprecio confronto entre adeptos. Já chega ter de aturar cada um dizer o que lhe apetece. E depois devia ser mais modesto e em vez de dizer que sabe, dizer que pensa que sabe. Salvação!? Até é capaz de pensar que vai ajudar a eleger o próximo presidente do Sporting e nem se apercebeu que as eleições foram hoje. Quem é que julga que elegeu Bettencourt e depois lhe tirou o tapete? E também fica a saber que igual ao que chama corja não vai ter outro, era tudo o que os sócios do Sporting reclamam há muito, deixaram-mo ir embora e nem disso se aperceberam. Até o voto eléctrónico estava previsto nos novos estatutos. Agora aguentam com o próximo. Pode ser que para a próxima sejam mais pacientes, já não era mau se fossem mais educados.

SL

5 Junho disse...

Só numa sociedade bizarra é que os mesmos que faliram o clube sao os que o querem reerguer. É IMPOSSÍVEL dar um spin a este facto....por muitas cambalhotas que se tente.

O Sporting FALIU por uma politica financeira e desportiva completamente falhada. Agora é altura dos incompetentes largarem a chucha.

É altura de Apurar Responsabilidades e UNIR realmente o Clube e nao com tentar uma paz podre , e tentativa mentirosa de consensos.

Por fim um boa noticia , hugo inacio o assassino , foi novamente capturado. O pesadelo de ter visto o Sporting manter-se em campo , e nao ter cortado radicalmente com aqueles porcos foi uma grande mancha na nossa historia.

pedro disse...

Victor, peço desculpa mas não ofendi ninguém. Tenho direito á minha opinião tal como o victor á sua. Quem por diversas vezes, por outras palavras claro, chamou ignorantes a muitas pessoas que comentam neste blogue foi precisamente o Victor.
Mas não é para isso que aqui estamos a comentar. O que me preocupa são afirmações como as que fez. O presidente já está eleito nos bastidores antes dos sócios irem votar? Sabe disso e não denuncia? Aprecio muito a democracia e a transparência. Mas está visto que este clube há muito que o deixou de ser. Infelizmente.
S.L.

José Maria disse...

Caro 5 de Junho,

Duvidas que o vencedor será Godinho? E que se não for Godinho será Dias Ferreira?

Cabe aos adeptos se unirem e isso não depende das eleições.

Nas eleições já se tem uma ideia de quem ganhará, eu pelo menos tenho essa ideia.

Depois a união caberá a cada adepto que terá de optar entre apoiar o presidente e direcção ou começar já a minar num sistemas de criticas que nada tem que não seja nefasto.

É escolha de cada um.

SPORTING 2011 disse...

Lembro-me dos 7-1, do Manuel e do Keitá, do Barão e do Venancio...

Não eram grandes jogadores, esses estavam do outro lado da 2ª circular, mas os nossos sentiam o Verde das camisolas, deixavam a pele em campo, para eles perder com o benfica era uma vergonha e por isso davam tudo neste jogo, mesmo que soubessem que não eram melhores que eles, tinham que os derrotar.

Hoje tudo está diferente, não somos melhores, não temos referencias, não sabemos amar o nosso Clube. Por isso ou muito me engano ou na segunda-feira vamos sair de Alvalade de cabeça baixa.

Ou será que não?...

Ou será que aqueles que nos restam conseguirão alterar o inevitavel, entrar em campo de dentes cerrados, não dar um lançe como perdido, mostrar que com coragem, garra e vontade tudo será possivel.

Façam-nos Acreditar!

http://sporting2011.blogspot.com/

José Maria disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
5 Junho disse...

Jose Maria nao tenho ilusões que se as eleições fossem amanha , um desses ganhava (o godinho nem precisava de ter apresentado nada lol)....mas a esperança é a ultima a morrer. E espero que as próximas semanas tragam novidades , e dinâmicas diferentes.

Sou sócio á muitos muitos anos , fui praticante no Sporting , fui a muitas lutas , quando era mais novo e com toda a disponibilidade seguia o clube para todo o lado. Chegamos a um ponto de nao retorno , o clube FALIU por consequencia do trabalho realizado nas ultimas duas decadas. Se o clube nao MUDA POR COMPLETO em Março , vai continuar esta caminhada penosa e o clube vai continuar a definhar. Chegou a fase de uma nova geracao assumir os destinos do clube. Se essa nao for a intenção dos sócios , e mesmo achando que no Sporting nao existe qualquer democracia nas eleicoes , a unica acção a tomar da minha parte é entregar o cartao e parar de pagar quotas. Se nao me revejo na massa associativa do clube , nao posso continuar associado do mesmo. É a minha penitencia pessoal perante o insucesso do clube. E nao me vai ouvir mais criticar , nem falar em uniao , consensos e o raio que o parta. É esta a minha escolha.

SL

leao revisor disse...

5 de junho e Alcides Pinto

Têm que me dizer em quem vão votar por nesse não meto a minha X.

José Maria disse...

Pode ser que essa lista proxima de Sousa Cintra seja de tua preferência...

Caso contrário e os sócios escolherem, como espero, Godinho ou Dias Ferreira parece me que a atitude mais correcta seria aguardar por resultados.

Não obstante teres o direito de devolver o cartão e não mais pagar quotas.

5 Junho disse...

revisor ainda diz que os outros é que sao do contra eheh..."voce vota em A , epah entao voto em B". Realmente é saudavel a sua forma de ver as eleicoes. Opiniao e espirito critica ? Quero la saber disso....enfim , e ainda se admiram de termos chegado a este estado.

Jose Maria , sao muitos anos a aguardar resultados para depois um dia acordarmos , olharmos para o trabalho acumulado e percebermos...ESTAMOS FALIDOS e somos a Chacota do Futebol.

Usando uma variante bettencouriana , eu estou farto de ser CORNO.

leao revisor disse...

José Maria

Mas alguem acredita que o Cintra vai ser candidato?
Mas está tudo louco? Então mas já ninguem tem memória? Nós choramos agora e na época como era? A história do "Natal" é coisa de agora?

Para mim é apenas mais um capitulo da novela.

Informador disse...

Esta lista próxima da direcção do Cintra se tiver Abílio Fernandes como impulsionador será das piores.

Quem conhece a personagem em causa sabe perfeitamente o que digo... mas só aparecem destes???

José Maria disse...

Revisor,

Seria uma lista proxima do Cintra, proxima da direcção da qual ele foi cabeça. Não seria o Cintra a se candidatar.

5 de Junho,

Os resultados tudo resolvem. Acredito que com a concentração no futebol os resultados vão ser uma realidade.

leao revisor disse...

5 de junho

Voce não vota em A ou em B porque terem ocupado cargos no clube nos ultimos 15 anos mesmo que tenham ocupado durante 2 ou 3 anos esses lugares.

Para si, qualquer candidato que não tenha lá estado é muito bom com ideias fantasticas!
Os outros são todos uns vendidos e se ganharem vai passar de 5 de junho para 26 de março!

Se o sportinguistas fossem todos como tu eu nao era do SCP!

Se o PPC tivesse ganho, se o Bruno Carvalho ganhar eu nao vou andar aqui a gabar-me de não pagar quotas nem de nao ir ao estádio.
Não vou andar aqui a lançar boatos que este e aquele sao uns bandidos mas nunca provar nada.

Espirito critico, leia o que tem escrito e depois voltamos a falar sobre espirito critico.

José Maria disse...

E ao que parece o Godinho está a demorar porque o Duque não gosta de alguns nomes da lista.

João Pedro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
O SPORTING É NOSSO! disse...

Revisor,

Para já não sei em quem voto, mas sei de certeza em quem não voto.

Talvez não fosse mau isto ser verdade:
http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Sporting/interior.aspx?content_id=684508

José Maria disse...

Alcides

Braz da Silva já disse que era mentira.

5 Junho disse...

O meu criterio é bem simples...quem foi INCOMPETENTE NAO MERECE ser eleito.

O que raio isso tem a ver com votar mediante a opiniao de um outro socio ? Voce pensa no que escreve ? Nao só é absurdo a parvoice que escreveu como a comparacao descabida.

ELES FALIRAM O CLUBE !!! TENHO RAZOES PARA NAO VOTAR NELES. O que isso tem a ver com a opiniao de A ou B ?

Claro que lhe falta espirito critico. E já começa a contorcer-se todo , a dizer que meto no saco os que lá estiveram apenas 2-3 anos LOL. ASSUMA-SE PAH . NAO TENHA VERGONHA EM DIZER QUE APOIA GODINHO LOPES E PAULO PEREIRA CRISTOVAO E CARLOS BARBOSA. Parece uma criança .

E nao me gabo. Como tenho o minimo de integridade , é a unica coisa que posso fazer. É a atitude responsavel de quem nao consegue já levantar os braços. Já disse que paro de escrever aqui. Nao se preocupe que nao vai ter de continuar a ler as verdades e vai poder desfrutar este sporting sem a chatice de ter de ler o que aqui escrevo.

E nunca escrevo boatos...sao factos.

O SPORTING É NOSSO! disse...

JM:

"Duvidas que o vencedor será Godinho? E que se não for Godinho será Dias Ferreira?"

Se qualquer um destes ganhar, tenho a certeza de duas coisas: (i)não vão ter paz desde o primeiro dia, (ii)não devem ficar lá mais do que ano e meio.

José Maria disse...

Alcides

Que não vão ter paz sei eu! Mas sabes que têm de fazer caso assim seja? têm de dizer "que se lixe" e fazer o trabalho deles.

Só ano e meio? Amigo isso depende de resultados desportivos, se por acaso a bola entrar ficam ate ao fim. A bola entra os adeptos não criticam

leao revisor disse...

5 de Junho

Antes de voce dizer alguem coisa, ja eu criticava essa lista... Não me dá lições sobre isso!

Vou deixar de perder tempo consigo.

leao revisor disse...

Alcides Pinto

Isto é o que eu digo à muito tempo... Só quando um dos teus for para lá é que voces descansam.

José Maria disse...

Discordo revisor.

Basta a bola entrar e ai sim quem lá estiver tem paz.

SE a bola entrar a besta passa a bestial.

O SPORTING É NOSSO! disse...

Mas quem é que é 'um dos meus' afinal revisor? Será de certeza alguém que não faça parte desta linhagem (o que não é fácil), assim como será de certeza alguém que tenha o objectivo de colocar o clube no patamar que outrora já teve. PARA TI PARECE QUE O CRITÉRIO DE ESCOLHA É MAIS OUTRO!!

5 Junho disse...

Jose Maria recomendo-lhe que vá ler o plano Roquette que falava da tal bola entrar ou nao.

Resumir o falhanço total a que o Sporting chegou á bola entrar é brincadeira certo ? Gestao desportiva nao se baseia em sorte. Baseia-se em trabalho e competencia , coisa que os que lá estiveram nao fazem ideia do que é.

A bola só entra se o Sporting mudar. É o resultado de um trabalho.

Revisor , eu sei que custa ler as verdades. Percebo o desconforto , ainda para mais de quem pregou durante tanto tempo ser a favor destes coveiros. Hoje os resultados da sua retorica estao á vista. Se calhar uma boa proposta para os socios do Sporting seria perguntar em quem voce vota...para eles votarem noutro qualquer.

5 Junho disse...

Alicides o revisor tem o dom de omitir. Sabendo ele perfeitamente que tanto dias da cunha como bettencourt foram derrubados pelos que o apoiaram.

Mas como ele tenta enganar as pessoas que lêem o blog , tenta associar o descontentamento dos adeptos a isso.

É deploravel o que ele faz , ainda para mais sabendo muito bem quem tirou o tapete aos presidentes do Sporting.

José Maria disse...

Caro 5 de Junho,

Claro que é resultado de um trabalho que tem se ser feito, um trabalho desportivo.

Quando falo em "bola entrar" falo nesse mesmo trabalho e nos resultados desportivos dai resultantes.

Acredito que JEB teve a vantagem de permitir que os candidatos percebam que a vertente desportiva é crucial. Acredito que o Futebol será central e ganharemos com isso .

O SPORTING É NOSSO! disse...

o José Maria teima em não aceitar que enquanto esta corja por lá estiver, as bolas que vão entrar mais vão ser as dos outros! Veja-se o exemplo do ultimo, em apenas ano e meio conseguiu arruinar qualitativamente o plantel despachando com uma precisão cirúrgica os melhores jogadores, de uma assentada só foram logo 2, ainda a nação sportinguista se recompunha do choque do Moutinho, já o Veloso tinha guia de marcha, de facto algo só ao alcance de uma besta quadrada que pelos vistos ainda há quem chore a demissão.

José Maria disse...

Caro Alcides,

Em primeiro lugar não falo em corja nenhuma.


Em segundo lugar, já expliquei as minha razões.

Vota em quem entenderes, eu farei o mesmo. Mas sei quem vai ganhar, sendo assim tenho de apoiar e acreditar que irá entender que o futebol tem de ser central.

leao revisor disse...

Alcides Pinto

Já teve quando nos anos 40/50?

Não façam do SCP aqui que ele nao é! Falam à boca cheia do SCP como clube vencedor etc etc... nos ultimos 30 anos os ultimos 10 foram os melhors... os 10 dos coveiros!

Eu preguei e defendo aquilo que sempre acreditei! JEB vs PPC nao havia duvidas! nem hoje haveria de novo! Eu nao acho que o homem é bom hoje e amanha é um monstro por passar para o outro lado!

O meu candidato? É votar em branco. Não voto em GOdinho porque nao ajudo a meter ROgerio e seus muchachos, não ajudo a colocar PPC numa direcção e tenho muita pena de o fazer porque votaria de olhos fechados em Carlos Barbosa (para mim e antes de se falarem em nomes sempre foi a 1º opção) e em Carlos Freitas.
Não voto em Dias Ferreia, porque o unico motivo que o fez avançar foi nao ser convidado para a Salada de Frutas e porque muda de opiniao conforme o vento.
E não posso votar em Bruno de Carvalho porque não tem qualquer noção do clube pelo que tem respondido.
Nestas eleições não tenho opção, nas outras sempre tive e defendi o que pensava sempre e nunca tive vergonha de o fazer!

5 Junho disse...

Jose Maria , mas quando é o futebol passou a ser acessorio ? É só olhar para os relatorios e ver as amortizações a subir de ano para ano. Nao só lixaram o Sporting no presente , como hipotecaram muitas coisas no futuro.

Quem chegar ao Sporting nao vai encontrar um livro em branco...está bem preenchido.

O SPORTING É NOSSO! disse...

vote vote JM, não se espante muito se depois continuar a ver humilhações como a do Paços de Ferreira, em que a jogar em casa apesar de se marcar 2 golos consegue-se perder o jogo com uma equipa do fundo da tabela.

O SPORTING É NOSSO! disse...

Tá explicado revisor, tu não ambicionas um Sporting (sequer) ao nivel dos rivais!

José Maria disse...

5 de Junho,

O futebol foi acessório na medida em que foi alvo de um conjunto de actos de gestão, a meu ver, danosa.

Eu concordo com a reestruturação financeira (já sei que achas mal mas não o vou discutir agora) mas isso não me impede de considerar que se verificou um falhanço enorme do ponto de vista desportivo.

Acredito que a gestão desportiva mudará, aliás só o facto de se falar num director desportivo (Futre e Freitas) já é melhor do que temos tido.

leao revisor disse...

Alcides Pinto

EU apenas nao falo daquilo que nao existe.
Voce se gosta de conversas de embalar leia o programa do Bruno de Carvalho que lhe deve aumentar o ego.

O Problema é que a história não muda por isso, não é por dizer que se quer ganhar que se ganha. Para se ganhar tem que se ter condições para tal!

Acho graça tambem ao facto que voces querem fazer passar a ideia de que só voces é que querem um SCP vencedor. Realmente deve-me dar gozo ver o SCP perder!

5 Junho disse...

Jose Maria

o que gostou da reestruturação ? Da perda de soberania do Sporting na sad ? O clube ficou mais pobre numa operacao que apenas serve para tirar o Sporting da falência tecnica. É mentira que o passivo baixe. É mentira que entre dinheiro no Sporting. Já fizemos uma reestruturação muito muito semelhante nesta decada fruto dos pessimos resultados financeiros e voltamos a fazer. É um acto de gestao ficcional nas contas correntes do clube , e que novamente hipoteca o seu futuro. E ainda ninguem sabe bem o valor definido da taxa de juro da operacao....o sporting nao se digna a prestar todas as informacoes. Como é que pode gostar de algo que vai tornar o Sporting mais pobre ? Ou mais endividado ?

O Sporting tem tido dinheiro , tem gasto dinheiro , mas tem uma pilha que vai aumentando e aumentando e aumentado sem apresentar resultados. É esta calamidade que estou sempre a chamar á atenção.

Eu nunca vi em lado nenhum , que quem faliu uma empresa seja escolhido para a recuperar. Imagine lá o que era o bpn ter sido nacionalizado e colocado nas maos dos ladroes que estavam á frente do banco ? Acha isso normal?É que a situacao é muito semelhante , até nas fraudes á conta das instituições (no Sporting tambem a partir de avaliacoes fraudulentas).

É isto que gostava de perceber...

José Maria disse...

A reestruturação é um facto com o qual concordei e não tenho problema nenhum em dizer isso mesmo.

Não o vou discutir, estou cansado de o fazer. A reestruturação é uma realidade e qualquer troca de argumentos é inconsequente.

5 Junho disse...

Jose Maria isso é a tactica do bettencourt...nao debater o clube.

Mas pronto , assim realmente é dificil de falar sobre o clube.

José Maria disse...

Caro,

Ao contrário de outros eu não tenho que o discutir, não sou pago para isso.

Estou disponivel para discutir mas não agora. Se quiseres passa ai amanha e eu logo te digo o que penso ou porque penso o que penso.

Ruptura disse...

Fico pasmado quando leio aqui alguem dizer que sabe quem vai ganhar com toda a convicção...a mim nao me enganas!!!! Jamais uniao com adeptos destes...SCP SEMPRE!! RUPTURA!!!!

José Maria disse...

Ruptura,

A mim não me enganas? Estas a falar a sério?

Faço uma previsão, acredito com suficiente convicção que ganha o Godinho.

Tanto quanto acredtido que em caso de legislativas ganha o psd.

Estou a enganar alguém? Enganar alguem para esse alguem fazer o quê?

Ruptura disse...

Ganha o godinho ou tu queres que ganhe o godinho?? Eu penso mas sem convicção total ao contrário de ti, que ha muitos sportinguistas que ja nao tem os olhos tapados e querem um rumo diferente para este scp até aqui de incompetentes e chulos. SCP Sempre!!!

José Maria disse...

Caro,

Se quisesse que o vencedor fosse o Godinho mereceria a mesma consideração que um que o não queira.

Sou sócio pagante e tenho os meus direitos.

Eu, em principio, não votarei Godinho mas tenho plena convicção que ele ganhará. A convicção que tenho foi a que expressei e nela nada existe que diga que eu votarei Godinho mas tu estavas com pressa para tirar conclusões e apelar a uma ruptura.

Mantenho essa mesma convicção pois é um processo lógico normal. Tenho plena convicção que o Godinho ganhará mas o meu voto nada tem com isso.

JuvenalCarvalho disse...

Leão Revisor,

A minha humilde opinião é que a união que parece que clama não se consegue com este tipo de post.
É uma opinião apenas. Olhe eu neste momento não me revejo em nenhum candidato - sendo que Godinho Lopes está por mim liminarmente rejeitado. Mas novelas mexicanas como apelida o próximo acto eleitoral é no mínimo ofensivo por pejorativo. Todo e qualquer sportinguista tem legitimidade para se candidatar e opinar. O trato de lacraus a pessoas que hipoteticamente têm idade para ser seu pai e que não serão menos sportinguistas que você é no mínimo feio. Gozar com o programa de Bruno de Carvalho, apelidando-o de "conversas de embalar" não lhe fica igualmente bem. Percebo que se quer arvorar de ter a douta sapiência leonina, mas o uso do seu blogue para bater em sportinguistas como o tem feito, querendo ser o dono de todas as verdades para mim não cola.
Esta opinião vale o que vale, mas não me coíbe de a expressar.

Saudações Leoninas!

Lionheart disse...

Ninguém comenta a entrevista de Dias Ferreira ao Jornal Nacional da TVI? Falou que tem apoios financeiros, de investidores que pretendem investir no Sporting. A ser verdade deve tratar-se de investidores que serão accionistas de referência da SAD. Depois disse também que o Sporting não pode continuar a querer financiar-se na banca, até porque a banca não o consegue. É uma evidência. A situação nacional é gravíssima. Ainda hoje Belmiro de Azevedo disse que a Sonae, uma das cinco maiores empresas deste país, não consegue financiar-se e tem de reduzir fortemente o seu plano de investimento.

Se a Sonae e o ramo em que opera (o mais lucrativo e menos concorrencial em Portugal) não tem crédito, como é que o futebol e concretamente o Sporting conseguem? Vamos ver se o DF concretiza, ou se é apenas campanha. Mas acho que a via de tentar encontrar parceiros-investidores para o futebol é de seguir, devido à nossa (excessiva) dependência de uma banca, que ainda por cima não está nada bem...

Ruptura disse...

Eu nao apelo a nada. A palavra ruptura expressa o meu desejo de querer um SCP diferente. Acho que isto é um direito e um dever neste momento de um verdadeiro Sportinguista. Um Scp com novas caras sem as mesmas personagens dos ultimos anos!!! Ouço falar em figos e futres para o nosso futebol como emblemas do Scp e pergunto porque nao vao mamar numa certa pata de um bicho e dao oportunidade a outros? Mais do mesmo nao!!! O scp esta de rastos e precisa mais do que nunca de uniao mas assim é difici pelo menos da minha parte! SCP SEMPRE!

José Maria disse...

Lionheart,

É de esperar coisas mais concretas na proxima semana.

Por agora é tudo muito vago

Ruptura disse...

Juvenal carvalho para o revisor tudo o que seja oposiçao o incomoda e depois fica aborrecido por nao haver uniao, os outros é que se tem que rever na mentalidade triste dele...

Diogo Bernardo disse...

estou 100% de acordo com o jose maria. quem tem os olhos tapados e quem ainda acha que nao sera o godinho a ganhar ...

porem, nao acredito que "se a bola entrar", tudo ficara bem. esta guerrilha da ruptura versus continuidade nao tera fim com os candidatos que se conhecem, o que fara este clima de guerra aberta continue no sporting.


eu ca ja estou por tudo, estou cada vez mais descrente. ao menos que venha alguem que meta os muchachos a jogar a pelota, um que meta o matias a fazer o que ele sabe e um pau no cu do maniche para ele se por a andar. assim ao menos podem contar com a minha voz na curva.

Lionheart disse...

Com que então o Sr. Ricciardi está insatisfeito com os resultados do Sporting? De certeza que foi isso que foi determinante para que Bettencourt se demitisse, não quaisquer insultos e assobios. Mas também digo mais. A banca TEM culpa na situação a que chegou o Sporting e merece ficar a arder. E tem culpa porque foi a banca que patrocinou as candidaturas de Soares Franco e Bettencourt, homens da sua confiança, mas que não têm peso ou perfil para presidir ao Sporting e que desde sempre tiveram anti-corpos no clube(muito mais que Roquette e Dias da Cunha) precisamente porque alguns sócios viam neles demasiada proximidade e dependência relativamente aos maiores credores. O fundametalismo na blogosfera, o ódio exarcebado a estas figuras é uma contra-reacção, um mal estar profundo relacionado com o facto de parte da massa associativa ver o processo eleitoral condicionado por credores e ainda por cima o futebol está cada vez pior.

Soares Franco nunca escondeu o desinteresse pelo clube e sempre se viu que interesses esteve no Sporting a defender. Bettencourt é sportinguista, sem dúvida, mas foi completamente incompetente, fazendo mais mal que bem no futebol. Agora finalmente pessoas como Ricciardi reconhecem publicamente que o Sporting precisa de bons resultados. Suspeito porque o que mais lhes faz falta é o segundo lugar que dá acesso às receitas da Liga dos Campeões, mas pronto. Certo é que a banca patrocinou "equipas" directivas que foram incapazes de gerir e potenciar o negócio futebol e por isso é igualmente responsável pelo fracasso desportivo e financeiro que nos últimos anos tem afligido o Sporting.

Ruptura disse...

Amavel pinto peço desculpa por so querer o melhor para o Scp nesse caso...

José Maria disse...

Caro RUPTURA,

A minha objecção não era para com a tua vontade de romper com o passado mas sim com o facto de retirares de uma convicção de que vai ganhar Godinho uma conclusão:que eu votarei Godinho. Essa conclusão é ilegítima.
Quanto à tua vontade de romper com o que quer que seja, estás no teu direito e no direito de defender a tua posição.

Caro Alcides,

A questão da bola na baliza envolve um trabalho prévio. Este ano a bola não entra porque muitos erros se cometeram para que ela não entrasse, não é obra do espírito santo.

Ora eu acredito que qualquer um que ganhe terá aprendido com os erros cometidos por JEB na pasta do futebol. Aliás de positivo é já o facto de o futebol ser central, mais que antes.

Ruptura disse...

Para ti romper com o actual rumo que o clube leva, o amadorismo e a mediocridade reinante soa-te assim tao mal??? As vezes acho que tou num blog de tripeiros ou lampioes..

José Maria disse...

Novamente tiras uma conclusão precipitada.

Eu não omiti qualquer opinião a esse respeito. Apenas disse que és livre de defender a tua posição e disse isso mesmo sem expressar a minha opinião a esse respeito.

José Maria disse...

Mas se queres saber a minha opinião, não acredito em rupturas pois também não acredito em continuidades.

vitor disse...

Bom dia,

O Aguiar está cada vez pior. Deixem estar que isto passa-lhe. Andou anos a pregar contra a venda do património não desportivo, até que alguém o ensinou a fazer contas e depois lá teve que vir retractar-se publicamente e desejar felicidades ao Filipe.

Lionheart,

Não venha para aqui dizer que não existe concorrência na distribuição alimentar, é das poucas áreas, a par do futebol onde Portugal consegue sair da mediocridade. O que há em Portugal é do melhor no mundo, é aliás o que traz os portugueses e o país no osso, poupanças são coisas do passado, o que entalou isto tudo foi o consumo.

De resto faz bem em puxar pelo Dias Ferreira para ver se isto anima. Nem era preciso ele vir dizer que o financiamento não vinha da banca. De onde virá é que ninguém sabe. O Futre para além de um grande trabalho em Madrid diz que isso não é problema.

pedro,

Eu nunca disse que a votação não era real, o que eu disse é que quem despediu JEB, por alegada incompetência já escolheu quem vai a votos. E não é só decisivo para ir ao mercado, com as parcas receitas cativas é fundamental para a exploração. Por isso é que aquando da renuncia eu achei que quem devia avançar era o próprio Ricciardi, afinal de contas deu mais tempo e muito mais dinheiro ao Benfica que ao Sporting. Os sportinguistas deviam resolver isto de uma vez por todas! Nos balcões bancários e sobretudo nas bancadas do estádio!

Eu por mim continuo a achar que o pior é mesmo a classe média em bicos de pés, no interior do clube, ainda pior que a blogosfera leonina.

Saudações leoninas para todos, inclusive para os auditores da ruptura que gostam de fundos com milhões.

vitor disse...

"Sinto que vou ganhar estas eleições" in Dias Ferreira. De pé ou sentado? Ou estendido? Que se lembre ao menos que as eleições não se decidem nas urnas, mas até lá.

SL

vitor disse...

O Futre para contrabalançar o que andou a dizer desde que deixou o Sporting - atenção que não contam as declarações em que manifestamente já não está à vontade com o português que nunca dominou - em vez de andar à procura de um treinador estrangeiro, quase de certeza castelhano, devia apresentar o Manel já amanhã, por uma década. E acabavam-se logo os mitos do treinador.

Tal como o Carvalhal, a um treinador que sobe uma equipa da honra e no primeiro ano da liga principal posiciona-se na zona da Europa ninguém ensina nada! Tenha condições num grande, sobretudo estabilidade, que no nosso caso significa eliminar os anticorpos que têm menos cultura de grande que o Manel e depois logo vamos ver quem ganha mais vezes!

Força Sporting! S.L.

vitor disse...

Passam a vida a falar da competitividade da liga de honra e do mérito de ser campeão nacional. E depois nunca valorizam quem conseguiu tal! O Inácio que foi campeão no Sporting com uma equipa de trabalhadores, com um orçamento médio, acabou de baquear no Leixões com uma equipa de luxo.

Naquela equipa do Leiria havia muitos bons jogadores para além do André Santos, a dupla de ataque Cássio e Carlão faziam muitos estragos num bom plantel em Alvalade. Por mais que considere que o futebol hoje em dia são disponibilidades financeiras, não é necessário afectar muitos recursos no plantel, antes muito critério. Dois bons jogadores para cada posição e um balneário sem grandes oscilações nos ordenados ainda fazem milagres em Portugal. O Mourinho ganhou tudo no Porto. Claro que depois da equipa há os media e os adeptos e sobretudo os orgãos que decidem muita coisa!

SL

leao revisor disse...

Juvenal Carvalho

A ti respondo-te porque tenho-te em boa conta.

Estas eleições são uma palhaçada desde o inicio e dificilmente não o serão no fim porque:
- Godinho para vencer junta "comunas" e "skins".
- Dias Ferreira como ficou amuado de não ter lugar na outra lista formou uma... Onde é que eu já vi isto???
- Bruno de Carvalho apresenta um programa que serve para qualquer candidato, porque todos sabemos o passado do clube e todos queremos que o SCP ganhe. Quando chegam as propostas mete os pés pelas mãos! E lê as respostas dele e não falo por falar!

Eu não posso chamar lacraus num blog que é visto no maximo por 5 mil pessoas/dia mas o ribeiro cristóvão pode chamar lacraus aos diirigentes do SCP, conselho leonino, grupo stromp em local que é visto e ouvido por muitissimos mais e não te vi com a mesma indignação.

E se re-ler o que disse antes das eleições um dos motivos porque não voto Godinho (e nem sabia que era Godinho) era que qualquer pessoas conotada com a continuidade vai ter o mesmo fim que FSF e JEB vai passar o seu mandato com o "bloco de esquerda" do SCP a dificultar o trabalho.

Ou ainda não leste que se godinho vencer "não vou ao estadio", "nao pago quotas" etc etc etc?

Por ultimo "usar o blog para bater em Sportinguistas"? Tem que percorrer todos os blogues leoninos e depois digame um que "bata" menos que este.
É que Sportinguistas somos TODOS, Sportinguistas não são só aqueles que criticam e têm outra visão.

Os restantes tenham paciencia mas já não vos respondo.

JuvenalCarvalho disse...

Leão Revisor,

Quero agradecer-te a resposta e a boa conta tida para comigo.

PS - Hoje teremos ténis de mesa e andebol. Estarei presente em ambos. Apelo ao pessoal o apoio aos rapazes!

vitor disse...

Força Revisor!

Solidário na tentativa de expulsar quem só desestabilizou, com claras intenções de poleiro, naquela que tem tudo para ser uma boa candidatura. Claro que a pacificação é fundamenal, mas não à custa de entregar o ouro aos bandidos. Até porque novos desestabilizadores se levantarão, desde logo os que ficarem de fora, já para não falar dos que estão à espera da côr dos olhos do presidente.

Com a agravante de ser a pacificação recomendada pelo patrão. Não retira mérito a quem tenta criar condições reais de liderança efectiva, mas ainda há tempo até á apresentação das listas.

Nada como espicaçar o Dias Ferreira por agora! Anuncie ele financiamento e passará a ser igualmente credivel.

SL

José Maria disse...

Eu acho graça falarem de pacificação e união se ganhar x ou z.

Se ganhar, coisa que é muitíssimo provável (e atenção não quero indignar ninguém com esta previsão), Godinho Lopes ficam chateados os que estava aborrecidos com a eleição de JEB. Se ganhar Dias Ferreira idem.

Se ganhar uma das "alternativas", coisa impossivel mas vamos fingir que sim para permitir este exercício, ficarei preocupado pois não vejo nada no que BdC não diz e muito menos no que Zeferino Boal diz que não passa de uma utilização se sinónimos da palavra ruptura. Ora ganhando uma dessas "alternativas" a paz também não surge pois mesmo os seus logo ficam desiludidos passado dois ou três meses.

Assim sendo tudo dependerá da competência. Pois Dias Ferreira ou Godinho continuaram a agradar a gregos e não a troianos e estes últimos só passaram a ser gregos caso os resultados se demonstrem. A união resume se à competência pois só assim terá os resultados que englobem os troianos. Claro que quando os resultados deixarem de ser bons (uma má temporada apos uma boa) os troianos volta a ser troianos e pronto: é um ciclo vicioso.

Digam lá que o Sporting não é um clube especial...

Lionheart disse...

"...o próprio Ricciardi, afinal de contas deu mais tempo e muito mais dinheiro ao Benfica que ao Sporting."

Pois deu. Claro que o Ricciardi versão-BES tem de atender aos interesses do seu banco e o carnide neste momento (e quase sempre) é um "prospect" com retorno mais seguro que o Sporting. Só que, volto a dizer, os testas-de-ferro que senhor Ricciardi meteu no Sporting quase o reduziram a "pó", por isso ele é responsável pela crise do clube. Se a banca tinha que "escolher" quem mandava no clube, podia ter-se preocupado com a competência e escolhido quem fosse capaz de gerir um clube de futebol e não financeiros que só andaram a fazer operações para esconder buracos financeiros.

Hoje temos um plantel desvalorizadíssimo, algo impensável ainda não há três ou quatro anos. A não ser que se quisesse facilitar a vida ao carnide e ao BES, mas isto sou eu a ser pérfido, porque já não posso ouvir falar (nesta) banca (não suporto o BES e o BCP pessoalmente) e que fulano tal é que tem melhor relacionamento com a banca e por isso se deve votar nele. É provinciano andarem sempre a dizer isso. Provinciano e mesquinho. Se o Sporting tivesse uma boa gestão no futebol não estaria tão dependente dos bancos e ainda por cima parece que a querem aumentar.

A próxima eleição será uma luta por influências dentro do Sporting, que ainda é muito apetecível, em que o clube vai ter de gerir dependências (que todos os clubes têm).

vitor disse...

José Maria,

Mas essa é a principal idiossincrasia leonina. E se receia dizer quem é o próximo presidente do Sporting eu faço o obséquio, Godinho Lopes!

E tem tudo para realizar um óptimo mandato, inclusive o esforço do consenso que por respeito à indignação dos Revisores eu respeito e sou solidário vai ser muito util. O Rogério Alves mais uma vez na AG não aquece nem arrefece e o policia trará vigiados os desestabilizadores que só fazem porcaria quando as coisas correm menos bem.

Quanto ao Dias Ferreira a questão é mesmo o financiamento em que não acredito, teria que ser no dobro do que a candidatura de Godinho assegurou, porque o crédito dos credores não é igual ao desconhecido. Dias Ferreira iria depararar-se com um clube paralisado. É completamente inviável a sua candidatura, estou convencido que ele sabe bem disso e levantou a cabeça para colher dividendos, como sempre.

Nada disto obsta a que seja favorável à discussão que se adivinha.
Digam o que disserem Ricciardi tem mais do que nunca direito a indicar o próximo presidente, coisa que já fez, posicionando-se como parceiro na banca e adepto sportinguista. Já reclamar da incompetência recente tinha muito que se lhe diga, não vale a pena agora.

Força Sporting! SL

José Maria disse...

Eu não tenho receio nenhum, já o fiz antes e as reacções não foram positivas nesta "bancada".

Quanto a condições eu acho que qualquer um tem condições, as circunstâncias são favoráveis.

Agora não acho que DF esteja fora da corrida no caso de uma fracção eleitoral. DF estaria arrumado numa eleição a dois mas numa eleição a 5,6 ou 7 a divisão é tal que só pode prejudicar Godinho e promover DF.

Assim acredito que DF pode, de facto, ganhar nesse cenário de divisão eleitoral. Quanto ao financiamento não me parece complicado de conseguir, acredito que isso estará acautelado.

vitor disse...

José Maria,

Não é uma questão de votos, porque a eleição não se vai decidir nas urnas, muitas coisas vão ficar claras até lá, uma delas é que Dias Ferreira não irá a votos porque não tem condições, independentemente do financiamento que conseguir e sobre o qual eu mantenho as minhas reservas. É impensável no actual momento não prosseguirmos com os parceiros que escolhemos. No futebol ou em qualquer área de negócio.

O melhor que todos temos a fazer, gostos particulares à parte, é unirmo-nos à volta da candidatura vencedora, sob o risco de a 27 de Março continuarmos a assistir ao que sucedeu depois do ultimo 5 de Junho.

Na actualidade precisamos de gente competente á frente do futebol e a massa adepta com a equipa. Eu não conheço outra forma de vencermos o que quer que seja a curto, médio e longo prazo.

SL

José Maria disse...

Caro,

É possível. Mas eu acho que a fracção de votos pode beneficiar um outsider. Tu achas que o Dias Ferreira não vai a votos? Eu acho que tudo dependerá das respostas que receber de eventuais parceiros financeiros.

Quanto a unir atrás do vencedor já abordei o tema e repito: essa união só se verá em caso de resultados, nunca antes.

PS. Já se fala de João Rocha Jr. entrar também na corrida assim como uma lista associada à antiga direcção de Sousa Cintra. A fracção eleitoral continua e Godinho, apesar de favorito, perde força.

vitor disse...

Vão aparecer 5 candidaturas, não estou a contar com as pseudos. No fim o eng. Godinho Lopes vai ser o próximo presidente do Sporting! Queira Deus que com sucesso, caso contrário as coisa vão ficar bem piores, inclusive sujeitos a quem o Revisor, como eu, não apreciamos de todo. Talvez esteja na altura de pôr o orgulho de lado, pelo clube.

Que diabo Mandela pacificou a África do Sul e foi nobel com a mesma estratégia.

SL

José Maria disse...

Eu também acho que no fim ganhará o Godinho. Não acho que seja tão certo como dizes, diria que considero ser provável.

Tudo começará após o derby, arranca a campanha.

5 Junho disse...

Espero uma reaccao do revisor á entrevista do braz.

E tem piada quem andou a dizer mal desta pessoa e normalmente apoia tanto os lambuças do clube..é a suprema ironia.

Ai Ricciardi ricciardi...as pessoas começam a meter a cabecinha de fora e sempre a apontar para ti.

É a prova do NOJo de criaturas que sao estas pessoas.

5 Junho disse...

E para que se saiba um candidato e um pseudo-candidato , POR AGORA , recusam a ideia de vir a fazer debates. Esperemos que a exigencia dos socios os obrigue a tal. Já chegou a vergonha das eleicoes passadas

José Maria disse...

Quem recusa debates ?
Não vi nada nesse sentido.

Lionheart disse...

Parece que nestas eleições Braz da Silva teve o papel que coube a Pedro Souto em 2009, o do enganado. ;) Que circo...

Hugo disse...

Epáaaaaaaaaa comparar Mandela a Godinho Lopes é algo que nunca na vida me passaria pela cabeça!

Andre disse...

Há uma coisa que eu não percebo,,,
Pelos comentários que li, a maioria concorda com um candidato que não tenha estado no clube nos últimos anos!!! Mas depois dizem que não podem votar em "desconhecidos" porque não conhecem a realidade do clube...e eu pergunto:
Como podem conhecer a realidade do clube se nunca lá estiveram???
Para conhecer a realidade do clube não é preciso chegar lá primeiro???

Por exemplo, os candidatos Zeferino Boal ou Bruno de Carvalho (os menos mediaticos)o que disseram ou deixaram de dizer para para não estarem no mesmo patamar dos outros??? O que ouvi até aqui de todos os candidatos foi Financiamento.´

POr isso, e até ver, vou esperar pelo projecto do Bruno de Carvalho, que me parece, de todos, o que não "embandeira em arco". Deu respostas vagas. Pois deu, porque para as dar é preciso conhecer a sujidade e a medíocre organização dentro do nosso clube!!!
SCP Sempre

José Maria disse...

Caro Andre,

O projecto do Bruno de Carvalho já é publico. Pode ser caracterizado como um projecto de generalidades, pouco concreto e pouco rigoroso. E falo pois li as 35 paginas.

Quanto a critério o meu único critério passa pelo apresentar de soluções e ser credível. Pouco me interessa se lá esteve ou não.

Assim sendo espero pelos projectos dos candidatos que restam.

SL

vitor disse...

Mais absurdo que a analogia com o Mandela é o estado actual do clube. Não vale a pena perderem tempo com figuras de estilo depois de pensarem que um clube desportivo pode ser um partido politico.

É imperdoável o actual cenário em plena época competitiva.

Depois de concluirem que Bettencourt não devia prosseguir e até concordo com erros graves, nomeadamente ao nivel da gestão desportiva e comunicação, é imperativo acabar com este carnaval e empossar rápidamente a nova liderança.

Que desta feita sejam asseguradas reais capacidades para o clube voltar ao seu lugar por direitos adquiridos no panorama nacional, a todos os niveis.

SL

Sandro Justino disse...

Tal como o José Maria também acredito que a vitória seja de Godinho Lopes. E aguardo a sua candidatura oficial para tomar uma decisão quanto ao voto. Espero que a sua campanha reflicta o que os sportinguistas querem para o Clube pois de todos os candidatos até agora recuso-me a votar em DF, BdC ou ZB...