terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Programa Bruno de Carvalho

Li com uma certa atenção o programa do candidato Bruno de Carvalho. São 35 folhas de grande fervor sportinguista mas vamos ao que importa. Dessas 35 folhas existe uma grande percentagem de narração de factos e de ideias, mas a minha avaliação vai se basear apenas nas medidas ou propostas para mim mais importantes já que a grande maioria (para mim) são processos de intenções.

Vou seguir a sequencia do programa apresentado:

- No capitulo Sporting Clube de Portugal, medida e) diz "Criar as condições para se poder construir o pavilhão que as modalidades do Clube e os seus adeptos há muito anseiam e merecem", algo que é repetido no capitulo Ecletismo na medida a) "Criar as condições para a construção de um Pavilhão junto ao Estádio José de Alvalade"

Fiquei desiludido com estas duas medidas porque revelam pouco conhecimento sobre a vida do clube ainda para mais quando se está ligado ao Hoquei em Patins Leonino (salvo erro) que tão bons resultados e trabalho têm apresentado. Não será necessário "criar" condições para a contrução do pavilhao porque já existe terreno, projecto aprovado, financiamento assinado e até maquete do pavilhão por isso... tiro na agua.

Passemos então para o capitulo Futebol e Academia, no sub-capitulo I)Prospecção de mercado nacional e internacional na medida C) Negociação de um novo Fundo de Investimento, “Sporting Champions” no valor de 50 milhões de euros que permitam a compra de jogadores resultantes da prospecção". Quando li isto fiquei entusiasmado, dinheiro para investir (caminho certo), depois pensei de onde vem esse dinheiro?
A resposta ou algo parecido vem mais à frente no capitulo Sporting SAD e Grupo Sporting, sub-capitulo Performance desportiva e financeira – nacional e internacional medida M) "Para capacitação da equipa de futebol principal verificar o possível estabelecimento de uma quota inicial do Espírito Santo
Fundo de Investimento Mobiliário em vez de 20 milhões de euros para 50 milhões de euros" e pela medida N) "Promover os contactos para estabelecimento no universo
leonino de um novo Fundo de Investimento, o “Sporting Champions” no valor de 50 milhões de euros".

Aqui nao percebi bem se é como o Braz da Silva 50 mais 50 milhoes, ou se a proposta N) só servirá se a M) não for conseguida... Sabendo que o BES nunca irá fazer um fundo desse valor gostaria de saber mais informações sobre a proposta N).

Voltando ao capitulo Futebol, sub-capitulo Modelo de gestão do departamento de futebol medida E) "A questão da preparação física dos atletas será sempre alvo de especial atenção por ser determinante para o desempenho
regular da equipa, podendo ser definida pelo treinador da equipa principal ou pela equipa directiva". Se estivermos a falar de treinadores tipo "Paulo Sérgio" admito que a direcção pode mandar "palpites" sobre a preparação fisica dos atletas... agora se queremos um treinador "a sério" se algum dia houvesse a intenção de apresentar esta sugestão, ficávamos sem treinador!

No mesmo capitulo e sub-capitulo uma proposta que ja tinha visto na "solução" de José Eduardo que concordo. Falo da Medida G) "O plantel do Sporting CP será sempre preparado com base numa equipa formada por jovens talentos da formação leonina
e jogadores com maturidade competitiva, com a meta de uma redução gradual do plantel para 20 atletas" e da medida H) "Promover a preparação de um novo modelo competitivo onde a equipa B possa ser uma realidade e ajude a promover os atletas juniores e jogadores que possam ser uma alternativa a lesões na equipa principal".

Sobre estas medidas, que repito concordo, tenho que dizer o seguinte. O actual plantel seria "emagrecido", reduzindo assim a massa salarial mas supostamente queremos aumentar a qualidade dos 20 que vão compor o plantel e isso só se conseguirá com um aumento do orçamento para os salarios. A juntar a isto teremos que pensar que temos mais uma equipa na folha salarial do clube. Sendo uma medida correcta e que apoio é preciso ter em conta o que ela acarreta a nivel financeiro para o clube. Se tudo isso tiver sido pensado então BOA PROPOSTA!

Termino com a ultima medida do programa sobre a Sporting TV "Execução do estudo de viabilidade económica do Canal TV Sporting e, caso avance, a empresa do Grupo Sporting a deter a maioria ser a Sporting SGPS". O estudo está concluido apenas não é conhecido do grande publico.

Em resumo, considero que existem algumas explicações a serem dadas neste programa. Não existe nada que me faça NÃO votar neste candidato por agora, mas e como disse anteriormente, o capitulo futebol é que vai fazer o meu sentido de voto estas eleições e ai até ao momento Braz da Silva foi mais convincente do que Bruno de Carvalho pelo menos em termos de financiamento.

Saudações Leoninas

24 comentários:

Peter Pan disse...

Meu Deus .... a entrevista do Costinha hoje à SportTV... Meu Deus ...
Já nem consigo dizer mais nada...

Anónimo disse...

No fim de toda esta "vergonha" gostava de ficar esclarecido, afinal quem era na realidade a maçã podre que contaminou todo o pumar!?

PG disse...

E a equipa B é para competir onde ?

Anónimo disse...

Para mim, importante mesmo é a equipa que vai gerir o futebol, porque como já vimos, alguém colocaria 50 M€ nas mãos de Costinha, Paulo Sérgio e Cª ?
Para vencer as eleições, não tenhamos dúvidas, é necessário apresentar um treinador, um verdadeiro director desportivo, e duas ou três pessoas que conheçam o futebol e que saibam aí movimentar-se, caso contrário teremos mais do mesmo, gente despreparada, a aprender (com muitas asneiras) e o SCP a afundar cada vez mais. A tarefa do próximo presidente será muito, muito dificil, e o futuro (salvação) do nosso SCP depende do seu sucesso.

Mike Portugal disse...

Leão Revisor,

Também já li o programa de ponta a ponta e dou-te razão nos pontos que levantas.

Também ficou esquecido, neste programa, o que fazer em relação aos novos estatutos que permitem os votos à distância.


PG,

Idealmente a equipa B será para competir na 2ªB, embora tenha que começar na 3ª.

5 Junho disse...

Tiro á agua do pavilhao , o bacalhau á braz vem falar que o clube tem 99% da sad (MENTIRA...até vai ficar com +- 43% , ) , que está a pensar em extingui-la (levava-nos para as distritais) , nem uma unica palavra sobre QUALQUER materia do clube , e foi...mais convincente ? Isto realmente tem muito que se diga quando se faz interpretações destas. Enfim....

Sobre os fundos , existem duas materias distintas , bes e o outro. O do bes , como se sabe está em andamento , o outro seria fechado e com uma especificidade...os socios vao conhecer os investidores.

AJS disse...

Até agora, não sendo perfeito, este é o projecto que mais me agradou.

Cumps,

AJS

Frederico disse...

Eu ca vou votar na candidatura que me trouxer um Arsene Wenger e crie condicoes para que seja possivel esta politica se manter por ca!
http://www.academia-de-talentos.com/artigo/2011/2/7/arsenal-nao-deixara-formacao-de-craques

Fito Rinaudo disse...

LR,

Depois de meses sem comentar um post seu (que sabe bem o porquê!) decidi voltar a comentar porque acho que é fundamental nesta fase da vida Sportinguita que todos tenhamos calma e paciência na análise e na posterior escolha.

Em termos gerais concordo com a sua análise, há coisas que têm ainda de ser clarificadas e especificadas.

Discordo apenas em 2 pontos, o pavilhão, que tanto quanto sei (talvez tenha acesso a dados mais concretos) o acordo para o pavilhão ainda não está concretizado (e se estou errado corrija-me) e na parte da equipa B, quando diz que temos de suportar mais um plantel, e eu pergunto, quem paga os ordenados aos jogadores emprestados? não somos nós?

Este candidato parece-me uma opção, porque defende o ecletismo, o futebol e ter o projecto de Jose Eduardo para mim faz claramente a diferença!

PS: já disse isto aqui e em vários sitios, chegou a hora de os Sportinguistas se unirem e mostrarem ao mundo aquilo que o mundo se habituou a ver, que não foi o que se passa actualmente! não precisamos de modelos de rivais, quanto muito dos melhores clubes do mundo e em especial dos que vivem de formação: BARÇA e Ajax.

Saudações Leoninas

5 Junho disse...

Dizer que o barça vive da formacao é facil...eles conseguem ficar com todos eles. A competittivdade da liga espanhola e os salarios permitem-nos ficar. Junte-se os melhores jogadores a seu lado e essa capacidade de evoluir.

Portugal nunca vai ser assim. Se o Sporting tivesse o patricio , andre , moutinho , carlos martins , nani , simao , cristiano , varela , quaresma na mesma equipa...com ronaldinhos gauchos ao lado e a receber o que recebem os gajos do barça ...imaginem onde nós nao estavamos !!! Claro que as condicoes de portugal nunca vao permitir isso.

É essencial a manutencao de valores emergentes , mas é preciso perceber que a base nao podem ser só eles porque eles vao saindo...

Fito Rinaudo disse...

5 de Junho,

é óbvio que eles ficam com eles porque têm mais poder financeiro, mas já experimentou comparar o dinheiro que o Barça e o Real gastam?...e não é por o Real gastar mais 100 milhões que ganha mais que o Barça!

Aquilo que eu quis dizer foi que nós temos de criar um modelo de jogo (tal como o Barça e Ajax têm em toda a sua formação) para que não aconteça o que já aconteceu, andarmos a formar extremos e depois jogarmos numa táctica que não contempla extremos! Assim não há ronaldos, nanis, simões, quaresmas que resistam!

E para além disso o modelo dos nossos rivais não se adequa à nossa realidade pois a dele é a politica de "gastar enquanto há" e nossa tem de ser gastar bem e potenciar a formação, tal como o Barça e o Ajax!

PG disse...

Voltaríamos, portanto, a fazer o que já foi feito. Competir na 2ªB. Na altura, não deu nada. Aliás, deu mais despesa.

Mike Portugal disse...

Camoesas e 5 Junho,

Nós não podemos ficar com os bons jogadores por muito tempo, portanto há que criar condições para os rentabilizar. Concordo com termos 1 ou 2 sistemas de jogo que sejam usados desde os juniores até aos seniores.

PG,

A 2ªB é a divisão ideal para juniores competirem. A liga Oragina seria demasiado para eles e não faria uma transição boa para os seniores.

Na altura o problema não foi o estar na 2ªB. Foi o desaproveitar os jovens e não haver um modelo de transição. Mas mesmo assim conseguimos fazer a ponte para alguns, como Moutinho, Hugo Viana, Quaresma, Ronaldo....vieram todos da 2ªB.

Quanto ao custo da equipa B é facilmente recompensado, bastando para isso não contratar Pongolles e/ou pagar a Maniches.

leao revisor disse...

Camoesas

Sobre o Pavilhão o SCP já tem tudo aprovado com a CML e as respectivas autorizações legais, e tem o contrato de financiamento assinado com a Caixa Geral de Depositos.
Se o próximo presidente achar por bem poderá começar a obra no dia a seguir às eleições.

5 de junho

Ele não falou extinguir a SAD disse retira-la do mercado e explicou os motivos.

Mas tambem lhe digo voce e a sua gente a começar a defender este Bruno Carvalho e a ofender os outros, dizendo "o bacalhau á braz" por exemplo, bem tipico dos garotos, já foi assim com o "JEBardo" é meio caminho andado para riscar este Bruno Carvalho e passar a ter somente e apenas um candidato!

Fito Rinaudo disse...

Revisor,

Sendo assim excelente!

Mike Portugal,

Nunca me viu dizer em lugar algum que temos capacidade para os segurar para sempre, mas que os poderiamos e devemos no futuro segurar o maior tempo possivel, isso é uma realidade!

leao revisor disse...

Camoesas

Quando aos jogadores na equipa B:
A minha ideia e penso que quem pensa numa equipa B, é compor esse plantel com maioritariamente jogadores vindos dos juniores e que continuem lá no máximo durante 4 anos... Ou dão o salto ou é o fim da linha no SCP.

O Mexer podia estar lá, o wilson eduardo tambem, mas o pongolle nunca andaria, nem mesmo o Pereirinha ou o Adrien.

Jogadores emprestados a outros clubes suponho que sempre haverá.

5 Junho disse...

revisor desculpe mas ele falou na tvi em extinguir...claro que alguem depois veio-lhe dizer que ele tinha dito parvoice. Mas insistiu nos 99% , quando é mentira.

Sobre o bacalhau ...já o chamava a isso muito antes de existir sequer outro candidato. Voce é o dono do blog , nao deve ter dificuldade em ver o meu historial. Mas pronto a partir daqui neste blog nunca mais lhe chamo isso para nao dizer que eu o insulto....

5 Junho disse...

o que é estranho é outro user que escreve muito aqui ter dito que ele era vigarista e coisas do genero mas na altura nao reparei que tivesse ficado incomodado com a adjectivacao.

Fito Rinaudo disse...

Revisor,

então pelo que está a dizer o Adrien e Pereirinha ao sairem dos juniores enquadravam-se nesse plano de 4 anos.

Já o Pongolle e o Purovic são casos excepcionais, até porque o objectivo e parametros não o deverão permitir pelo limite de idade.

Eu não vejo a equipa B com grande futuro, até porque em Portugal ainda não é permitido chegar à 2a liga e ainda porque penso que os jogadores de formação devem ser inserido num ambiente onde estejam pessoas diferentes do habitual e mais experientes, de modo a poderem evoluir favorávelmente.

Mike Portugal disse...

Camoesas,

A 2ª liga é demasiado competitiva para um junior. A transição deveria ser feita num escalão inferior (2ªB). Com excepção dos jogadores mais talentosos que poderão estar preparados para jogar logo na 1ª equipa no SCP, a 2ªB é uma optima divisão para estar a nossa equipa B.

5 Junho disse...

A equipa b foi uma experiencia falhada. custos elevadissimos , jogadores encostados á sombra da bananeira á espera de oportunidades. o quaresma era suplente na equipa b mas o boloni sabia bem do seu valor.

os jogadores têm de se assumir perante as dificuldades.

Mike Portugal disse...

5 Junho,

Lá está, houve bastantes problemas porque foi mal estruturada.
Se a equipa for bem enquadrada, torna-se numa arma preciosa de ajuda à equipa principal.

O custo de manutenção da equipa B era pouco menos que o valor da contratação do Purovic.

Fito Rinaudo disse...

Mike,

Mas a base do desaparecimento das equipas B foi exactamente o facto de a 2a B não ser competitiva, até porque só a partir da 2a é que são profissionais, logo mais competitivos.

Uma liga de 2a B está ao mesmo nível de uma liga de juniores, logo aí não vale a pena porque não tras evolução.

Pelo que tenho lido os clubes preparam uma proposta à federação/liga para que seja revista a subida de equipas B ao 2º escalão do futebol profissional, de modo, obviamente a que os jogadores mais jovens possam jogar numa liga mais próxima da 1a.

Embora tudo isto, para mim não faz sentido haver uma equipa B, pois os custos vão ser superiores, tal como deslocações e manutenção de equipamentos, etc.

Se tivessemos uma base sustentada na 1a equipa talvez se justificasse, assim não me parece razoável, quem sabe daqui a uns anos.

Leopinião disse...

É uma candidatura para promoção pessoal e para 30 minutos de fama.

Duvido que consiga apresentar a lista completa, com todos os requisitos de elegibilidade.

Espantoso o facto do Revisor "considerar" esta candidatura, tendo dito tanto mal do programa - muito mais sério e exequível - da lista Ser Sporting...

Esta candiadtura é ridícula!!!