quarta-feira, 30 de setembro de 2009

AG do SCP dia 13 de Outubro

Já está marcada para dia 13 de Outubro a AG do clube que se irá realizar do auditório do nosso estádio, com os pontos de ordem de trabalhos:
-Aprovação do relatório e contas.
-Passagem da sociedade comercio e serviços para a SAD

(os pontos de ordem de trabalhos requerem confirmação já que a informação foi-me transmitida e ainda não foi possível confirmar)

Saudações Leoninas

32 comentários:

Leão sem Palas disse...

LR,

Lá estarei para ouvir o que o Cotonete e os seus amigos têm para dizer, para depois votar em consciência.

Mas acredito que já deves andar ansioso.

Será que os 90% conseguem convencer os 10%?

SL

leao revisor disse...

Leao sem Palas

Sabes perfeitamente que estas votações favorecem os teus 10%...
Voces são menos mas sao sempre os mesmos... Quanto menos pessoas forem mais % voces têm.

Mas veremos qual vai ser o resultado.

Leão sem Palas disse...

LR,

Acredita que vou para lá de espirito aberto, para ouvir e analisar o que é proposto pelo CD.

Relativamente á AG, espero que aqui se possa ter uma "discussão" civilizada.

SL

Anónimo disse...

Ainda não é a hora de passar a Academia e o Estádio para a SAD?
Não estamos bem desportivamente para o BES forçar os seus lacaios para roubarem o Sporting Clube de Prtugal?

leao revisor disse...

Leao sem Palas

Começando pelo local, enquanto nao se sabe pormenores da proposta, acho um erro que seja no auditório.

Se tiverem mil pessoas (eu espero que estejam muitas mais, visto a grave situação economica em que nos encontramos) o auditório fica super-lotado e espero que não se caia novamente no ridiculo de se ter que adiar uma AG por falta de espaço.

leao revisor disse...

Lacaios....

Hmmm nem sei quem é este "anonimo"...

MRG disse...

Leão Revisor,

Uma questão, enquanto ainda não é oficial: isso é uma Assembleia Geral Comum ou extraordinária?

É que me parece que os Estatutos já estão a ser desrespeitados....

leao revisor disse...

MRG

Não sei te responder a isso ainda.

MRG disse...

É que segundo os Estatutos, a AG do Clube para a aprovação de contas já devia ter sido realizada até ao dia de hoje.



Artigo 51º

A Assembleia Geral comum funciona ordinariamente duas vezes em cada ano, nos períodos e para os fins a seguir indicados:

a) durante o mês de Junho, ou durante o mês de Julho, se o Conselho Directivo tiver acabado de ser eleito no prazo fixado no nº 2 do artigo 46º, para aprovar o orçamento de receitas e despesas, elaborado pelo Conselho Directivo, dentro das normas prescritas no Artigo 33º; (Alteração aprovada na AG de 29 de Julho de 2004)
b) até o dia 30 de Setembro (alteração aprovada em AG de 29 de Julho de 2004) de cada ano, para discutir e votar o relatório de gestão e contas do exercício findo e o competente relatório e parecer do Conselho Fiscal e Disciplinar.

leao revisor disse...

MRG

Volto a dizer que, o que escrevi, foi apenas uma informação que me foi dita.
Hoje nao comprei jornais e nao posso confirmar se a convocatória já vem hoje nos desportivos.

MRG disse...

Leao Revisor,

De qualquer forma, a Assembleia Geral ordinária para apresentação de contas do Clube tinha que ser realizada até ao final do dia de hoje.

Pergunto eu que percebo pouco de leis: isto não constitui uma violação dos estatutos?

leao revisor disse...

MRG

Se assim for, constitui.

Sporting até morrer disse...

MRG,

Julgo que um atraso de 13 dias sobre a data limite para realização da AG, aparentemente não me parece de grave, mas talvez os editores do blog pudessem tentar saber o motivo/explicação para se ter ultrapassado essa data limite.

Em relação à AG:

1ª questão - Sobre os pontos indicados pelo LR, alguém sabe explicar as vantagens/desvantagens do ponto 2 - Passagem da sociedade comercio e serviços para a SAD?

2ª questão - É possível haver nesta AG abertura para se debater outros assuntos?
Vou aqui apenas enumerar alguns que nos últimos tempos discutimos aqui:

- Novo pavilhão do Sporting junto ao estádio

- Número de gameboxes vendidas (futebol e modalidades)

- Decisão do campeonato de juniores e respectivos recursos.

- Situação da arbitragem e possíveis medidas a tomar pelo Sporting contra Duarte Gomes.

- Retirar estatuto de sócio a Vitor Pereira e torná-lo "persona non grata".

- Sporting TV

- Voto em eleições/AG´s sem ser presencial

- Estado do relvado

- Possibilidade de obras no fosso à volta do campo

- Jogos durante o dia em Alvalade

Outros assuntos mais devem existir, mas de que forma podem ser tratados nesta ou noutra AG?

Estes assuntos têm de ser debatidos por todos os sportinguistas, e perante os dias em que realizam e pelo horário tardio das mesmas, impedem muitos sportinguistas de estar presentes na AG.

Para aqueles que não podem estar na AG (quem vive longe de Lisboa por exemplo), seria importante poder ter a possibilidade de assistir a esta AG pela internet (enquanto não temos Sporting TV...).
Há alguma possibilidade de a AG ser transmitida via internet por exemplo?

SL

leao revisor disse...

Sporting até morrer

Em relação a ser transmitida... É impossivel, nem os jornalistas podem estar presentes, só socios com quotas em dia, é dos estatutos.

Existe geralmente um ponto antes da ordem de trabalhos relativo a esses temas ou a outros que os socios queiram falar, com tempo limitado como é evidente.

MRG disse...

Sporting até morrer,

Como o Leao revisor disse, costuma existir um período de 30 minutos que antecede a ordem de trabalhos para que os sócios possam colocar questões fora da OT.

Anónimo disse...

" leao revisor disse...
Sporting até morrer

Em relação a ser transmitida... É impossivel, nem os jornalistas podem estar presentes, só socios com quotas em dia, é dos estatutos."


Lá vão eles a correr para pagar as quotas que já têm em atrazo desde as eleições, que lhes foram desfavoráveis, para assim poderem ter direito de votar contra a proposta da direcção!!!

Eles são pouco mais de mil, mas como são de Lisboa e arredores, podem lá estar todos.É por isso, que votaram contra a proposta, que dava a possibilidade dos sócios da provincia poderem votar nos núcleos.

Lyon Heart disse...

Amigos

Já percebemos que todos aqueles que temos poder decisor estaremos nessa AG.
Quanto á marcação da AG constitui claramente um incumprimento estatutal.
Esta AG deveria abordar aspectos importantes ao Sporting. Senão vejamos, pelo que me parece e deduzo a maiori daqueles que aqui andam são, ou de Lisboa ou das suas proximidades.
Ponto 1 - São também sócios aqueles que distam mais de 80km do estádio, ou seja existe uma ausência gritante de solidariedade e compreensão pelos outros sócios (e falo dos efectivos) que devido á distância não conseguem estar presentes (no meu caso são 230Km x2).
Ponto 2 - OS NÚCLEOS, principal mo la de impulsão do Sporting nos diversos locais de implatação (muitos deles a mais de 400Km ou mesmo os internacionais), não podem exprimir, votar ou simplesmente ter bilhetes para os seus sócios. Passo-vos um exemplo ridiculo mas que espelha aquilo que os nossos dirigentes se interessam pelos seus principais braços, para se comprar bilhetes para um jogo do Sporting tem que se pedir os bilhetes até a meio da tarde de terça (antes do jogo), pagá-los até quarta e (o mais ridiculo) ir levantá-los até quinta ao final do dia. Ou seja um nucleo para fazer uma excursão com sportinguistas a ver (muitos pela 1ª vez) o Sporting tem que percorrer estas burocracias todas, muitas vezes sem saber se conseguem encher um autocarro (que tem que ser pago) e no caso de não encher os bilhetes que sobram não os recebem de volta ficando o mesmo nucleo com enormes prejuizos, se por acaso até os consigamos vender cá fora ainda podemos ser presos por fraude e venda ilicita.
Isto tudo passa nos núcleos enquanto que nas casas do slb qualquer galinha compra o seu bilhete como se estivesse na bilheteira do estadio da luz.
Caros amigos em conclusão e falando claramente em leis (o qual falo como profissional laboral) temos os estatutos mais desactualizados de todos os clubes, os quais datam dos anos 50, os quais favorecem todos os abusos possiveis que se possam calcular.

Lyon Heart

JMAST disse...

Anónimo das 16:34:

Eu sou dos 10% e não deixei de pagar as cotas. Penso que é mais ao contrário. Os 90% é que vão ter que pagar as cotas à pressa, nas eleções fizeram uma fila enorme (só podia ser os 90%).

Eu não tenho culpa que se deixem enganar pela comunicação social que se fartou de elogiar o soutôr bettencourt e evitou o Paulo Pereira Cristóvão.

Anónimo disse...

13 de Outubro?

Mais uma jogada para tentar evitar os sócios não seguidistas.

Sporting até morrer disse...

Caros,

Esse ponto antes da ordem de trabalhos relativo a temas diversos, pode permitir a algum sócio apresentar-se como representante de um grupo de associados, tendo assim mais tempo para falar?

Estou a lembrar-me do Rui Santos e outros andarem a recolher assinaturas para falar por mais tempo na AG do Pavilhão Atlântico (salvo erro).
Isso também se aplica na de dia 13/10?

Esta questão levanto-a porque entendo que muitos de nós vivem diariamente o clube, e o debate que se regista diariamente aqui no Fonte Segura atesta isso.
Mesmo que haja diferenças de apoio à Direcção, julgo que podemos aqui no Fonte Segura avaliar até que ponto é possível colocarem-se questões concretas que todos desejemos ver respondidas.

Não me parece um exercício assim tão difícil de concretizar, e julgo que um dos grandes problemas que se vive no Sporting é a falta de perguntas concretas por parte da massa associativa/adepta.

Que vos parece?

Peço-vos só que coloquem antagonismos de lado e pensem naquilo que querem ver respondido por esta Direcção e que julguem ser essencial para vermos em que estado se encontra o nosso clube, que passos futuros se vão dar e que impacto podem ter essas medidas na vida futura do nosso grande Sporting.

SL a todos!

Yazalde disse...

Será que se o PMAG me der 5 minutos para falar e deu disser: Tenho aqui 5 sócios inscritos que abdicam do seu tempo a meu favor, logo tenho direito a 30 minutos no total. O PMAG me vai responder: Se eu tivesse no seu lugar iria achar justo os 30 minutos, se fosse o meu antecessor iria ter 15 minutos, como sou eu a decidir e agora sou o Dias Ferreira PMAG e não o Dias Ferreira sócio sócio, só lhe concedo 5 minutos para não se armar em chico esperto e não me tentar imitar.

Anónimo disse...

"JMAST disse...
Anónimo das 16:34:

Eu sou dos 10% e não deixei de pagar as cotas. Penso que é mais ao contrário. Os 90% é que vão ter que pagar as cotas à pressa, nas eleções fizeram uma fila enorme (só podia ser os 90%).

Eu não tenho culpa que se deixem enganar pela comunicação social que se fartou de elogiar o soutôr bettencourt e evitou o Paulo Pereira Cristóvão.

30 de Setembro de 2009 16:59"


Este já se esqueceu como procedeu o se candidato às últimas eleições! Andou cerca de 8 anos sem pagar as quotas e depois aproveitou a boleia dada pela direcção na altura, que exigiu aos atrazados apenas os últimos meses e foi a correr pagá-las e apresentar-se como candidato.

Repito: 8 ANOS SEM PAGAR AS QUOTAS. E depois anunciam-se por todo o lado que eles é que são os verdadeiros sportinguistas!

MRG disse...

Anónimo das 16:34,
"É por isso, que votaram contra a proposta, que dava a possibilidade dos sócios da provincia poderem votar nos núcleos"

É preciso ter mesmo falta de vergonha para vir dizer aqui uma MENTIRA dessas. A Assembleia Referendária NUNCA seria deslocalizada, todos os sócios tinham que se deslocar na mesma ao Estádio José Alvalade.

Sporting até morrer
Acho que não é muito ético ocupar o tempo que poderia ser utilizado por mais sócios, ao estilo do que Dias Ferreira fez numa AG do Pavilhão Atlântico, num verdadeiro golpe de teatro.

O que se calhar podia fazer é apresentar os principais pontos e entregar um documento com os restantes pontos ao Presidente.

leao revisor disse...

MRG

Eu nao concordo com o que Dias Ferreira fez numa AG, mas não sei se violou os estatutos.

Ele utilizou o tempo de pessoas que se inscreveram para falar (seus filhos) que cederam o seu tempo a Dias Ferreira.

Como nao sou jurista... fica a duvida.

Mas não concordo seja legal ou nao.
Como não concordo tambem a quantidade de pessoas que se inscrevem para dizer a mesma coisa, parecem cassetes, que não só torna as AG uma coisa chata e que demora horas.

Anónimo disse...

Li no site da AAs agora mesmo a convocatória completa.

João Castro

leao09 disse...

Leão revisor,

Não vai ser publicada antecipadamente e em detalhe a proposta de passagem da SCS para a SAD?

Ou vai ser só "Discutir e votar a transmissão (...)" e está feito?

Em que condições querem fazer a "transmissão"?

Nota: diz lá ao JEB, perdão ao PMAG, perdão ao patrão deles, para mudar o sítio da AG, senão vai dar confusão com tanta gente, como deu na antiga FIL. Obrigado.

SL

Lyon Heart disse...

Continuo a ter a opinião que todos os sócios do Sporting devem ter oportunidades iguais.
Não me refiro ás AG's que claramente se deverão fazer no estádio ou perto deste, acho sim que o clube deveria dar mais oportunidades aos sócios que não se podem representar regularmente em Alvalade.
É necessário descentralizar para poder unir. Esta foi a proposta do X congresso de núcleos no Alentejo (este ano na Figueira da Foz), do qual resultou um documento com vários pontos essênciais e de resposta concreta e rápida que a direcção na altura ñem sequer se debruçou.
Teremos que perceber definitivamente que o clube não é dos engravatados e da nobreza que o dirige, mas sim dos sócios adeptos e simpatizantes. São os núcleos que promovem o aparecimento de novos adeptos e os iniciam neste amor ao clube.
Uma palavra importante também para as claques peças fundamentais e de uma utilidade enorme no apoio incondicional ao clube. Núcleos e claques são essências nas deslocações do Sporting aos diversos distritos deste país (e não falo só nos profissionais, falo nas camadas jovens que percorrem o país em torneios ou mesmo nas modalidades não profissionais). Por ultimo uma maior moderação das claques faria do Sporting um clube exemplar no que concerne ao apoio ao nosso clube.
Deixo-vos uma pergunta. Vocês calculam a quantidade de novos valores para o futebol que os núcleos descobrem nas áreas da sua localização? Perguntem ao meu amigo Aurélio Pereira que ele responde-vos.
É urgente remodelar estes estatutos obsoletos.

Lyon Heart

Lyon Heart disse...

Para vos deixar um pequeno apanhado do que se passou no X encontro de núcleos realizado em Viana do Alentejo (em pleno sertão alentejano) estiveram presentes muitos núcleos, mas deixo-vos aqueles que mais me impressionaram pela distãncia, Madeira e Açores, Bragança, Porto e Braga, Covilhã, Fundão e Guarda e os mais impressionantes Luxemburgo e New Iorque.
Este é um movimento enorme que está a ser claramente descuidado pelas direcções.
Fica um apanhado de abertura de núcleos pelos diversos presidentes.
Sousa Sintra/P. Santana Lopes (mandato repartido) mais de 160 núcleos abertos, Jose Roquette 14 abertos (encerraram nesta altura mais de 30) Dias da Cunha 12 núcleos Filipe Soares Franco 3. Estão neste momento inactivos mais de 100 núcleos.
É preocupante.

Lyon Heart

Hugo Malcato disse...

É uma AG ordinária.

Está aqui a Convocatória:

http://www.aasporting.com/not_set09.html

Saiu na terça-feira no Jornal Sporting.

SL

leao revisor disse...

MRG

Pelo que me foi dito hoje, a AG para aprovação de contas tem que ser "marcada" e não "aprovada" até ao ultimo dia de Setembro.

MRG disse...

Leao Revisor,

Então disseram mal. Volto a colocar os Estatutos:

Artigo 51º

A Assembleia Geral comum funciona ordinariamente duas vezes em cada ano, nos períodos e para os fins a seguir indicados:

b) até o dia 30 de Setembro (alteração aprovada em AG de 29 de Julho de 2004) de cada ano, para discutir e votar o relatório de gestão e contas do exercício findo e o competente relatório e parecer do Conselho Fiscal e Disciplinar.

Portanto a AG tem que ser realizada até dia 30 de Setembro.

A não ser que agora considerem a marcação da AG como período de funcionamento...

Sporting até morrer disse...

Isto parece-me importante discutir:

http://www.sportingapoio.com/noticias/para-onde-querem-levar-o-sporting-cronica-de-luis-aguiar-de-matos-para-sportingapoio-com/

SL