segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Modalidades

Decidi durante estas 2 semanas sem o "nosso" futebol falar de outros temas do clube e até falar sobre a nossa selecção.

Hoje decidi escrever sobre as nossas modalidades, e decidi o fazer por várias razões, porque considero que nunca se falou tanto sobre modalidades como na altura das eleições (será que só ai é que dá jeito) e pensei que fosse uma forma de os Sportinguistas voltassem a viver intensamente o ecletismo.
Depois porque acho que já não se via por Alvalade equipas tão fortes como as deste ano de Futsal e Andebol à muitos anos, para não falar dos crónicos campeões Atletismo ou Ténis de Mesa.

Também decidi o fazer porque estava à espera de mais publico no casal vistoso na apresentação das equipas de Futsal e Andebol, meia casa e já estou a ser bastante optimista,e pergunto, onde estão aqueles que apareciam nas fotos na altura das eleições?

Mas o que me deixa convicto que realmente só 10% dos Sportinguistas (e não é piada para os outros 10%) têm algum carinho pelas modalidades é que até ao momento as Gamebox modalidades ainda não esgotaram!
Não existe 500 Sportinguistas que gostem de futsal? Não existem 500 Sportinguistas de gostem de Andebol? Volto a repetir é preciso no máximo 1000 Sportinguistas para esgotar as duas Gamebox e no mínimo 500, não somos capazes disso?

Para alem das boas equipas que essas modalidades têm, as gamebox ainda dão direito a 2 bilhetes para o futebol, e logo ai para quem não é sócio a gamebox fica paga (já que dificilmente se arranja um bilhete por menos de 20 euros para não sócio) e ainda se tem direito de preferência na compra de lugar anual no próximo e tão desejado pavilhão.

Depois e coloco-me a reflectir, o que levará a uma direcção a voltar com o Basquetebol, Hóquei em patins (aqui só em seniores já que temos formação) ou Voleibol?
Para dizer que temos?
Para o Pavilhão estar sempre vazio?
Para que queremos um pavilhão com um mínimo de 2500, já que se tivéssemos um com 500 lugares em 80% dos jogos não enchia?
E ainda pergunto mais, como é que alguém pode pedir (como aconteceu no congresso) que a % da quotização aumente para as modalidades se os Sportinguistas provam que não se interessam com o ecletismo?

Saudações Leoninas

73 comentários:

Tiago disse...

Concordo com tudo. Gosto muito das modalidades, mas infelizmente não há em Portugal uma verdadeira cultura desportiva.

Já ha muito poucos sportinguistas que gostem de ver e apoiar o andebol ou o basquetebol. Por muito que custe esta é a realidade...

Pessoalmente gostava de ir ver hoquei ao novo pavilhão, mas se for para estar vazio mais de metade dos jogos não sei se vale a pena.

futeboldatreta disse...

O Sporting não é só futebol. Eu pessoalmente tambem vibro com as nossas vitórias nas modalidades. Tenho imensa pena, que não haja mais gente, que pense da mesma maneira.

Este ano, estou bastante esperançado no Andebol, embora ainda ache, que precisemos de dois reforços.

No futsal, temos a melhor equipa dos ultimos 1o anos. Vamos ver se isso chega para ultrapassar um Benfica que tambem está forte. Eu acrefito que podemos ganhar.

No Atletismo, contamos com alguns talentos portugueses, e estrangeiros. Apenas acho que deviamos apostar mais em atletas de longas distâncias.
Mas continuamos a ser a maior potência Nacional, e uma das maiores da Europa.

Quanto ao Hoquei, Voleibol e Basquetebol, não acredito que num futuro próximo, estejamos presentes, nos campeonatos seniores. Infelizmente.

Destaque ainda para a nossa equipa de sub23 no ciclismo. Está a crescer e a tornar-se cada vez mais competetiva.

SL

Anónimo disse...

A conversa sobre os números de vendas da gamebox modalidades é uma vigarice para tentar defender o fim do ecletismo. Queira fazer o favor de revelar os números da gamebox de futebol - você sabe que nós sabemos que você sabe - e se quiser poderemos começar a discutir também o fim desta modalidade.

Anónimo disse...

Nao concordo... Uma das razoes para nao haver gente nos pavilhoes é o facto de nao termos um pavilhao nosso e estarmos a jogar em varios pavilhoes diferentes... se tivessemos uma nave como antigamente ao lado do estadio certamente eu iria adquirir a gamebox tanto de andebol como futsal juntando à de futebola que ja tenho à alguns anos...

Agora gostaria de vos perguntar porque nem uma linha dedicaram ao Superleague formula que neste passado fim de semana esteve no estoril e que contou com algum apoio leonino incluindo as claques (o que foi bastante interessante), ja que estao na onda das modalidades...

Anónimo disse...

A superleague formula é a maior parvoíce onde estivemos metidos nestes ultimos tempos, sempre quero ver quanto é que isso nos custa!!!

Anónimo disse...

A MAIOR PARVOICE É UM CLUBE QUE SE DIZ DE «TOPO» E QUE QUER GANHAR TÍTULOS PASSAR DE INVESTIR 10ME NO ANO PASSADO PARA DESINVESTIR SEM QUE NINGUÉM, ABSOLUTAMENTE NINGUÉM DA DIRECCÇÃO OU SEJA DE ONDE FOR O JUSTIFIQUE!

ENQUANTO ESTE ASSUNTO NÃO FOR DISSECADO E JUSTIFICADO, QUERO BEM QUE AS OUTRAS MODALIDADES SE FODAM!

leao revisor disse...

Anónimo das 17.23

Não ter pavilhao nao pode ser a unica desculpa para o afastamento dos sportinguistas das modalidades.
Porque se assim fosse, não teriamos 100 adeptos a ver os jogos na nave durante anos e anos como aconteceu.

Anónimo disse...

Leão Revisor,

Já que falas de 100 adeptos na nave. És do tempo, ou ouviste falar, das enchentes que havia, pelo menos, na altura em que tinhamos aquela equipa de voleibol?!

Boas equipas = boas assistências (este é sempre o âmbado de qualquer questão)

Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Leão sem Palas disse...

Leão Revisor,

O JEB que faça o pavilhão que depois falamos.

Na sequência do teu post, porque fizemos um Estádio para 52000 Lugares. 30000 chegavam, ou não?

SL

leao revisor disse...

Carlos

Lembro-me perfeitamente de jogos de voleibol com a nave cheia, ainda com o arame farpado.

Festejei lá um titulo nao sei se foi o ultimo, frente ao SLB.

Mas isso tem pelos menos 18/20 anos. Tens que concordar que nessa altura ter uma equipa competitiva custava 1/10 do que custa agora... e parece-me tambem não se pode ver pela competitividade ou falta dela para falar de assistencias.

Já fomos campeoes de futsal com poucos adeptos nas bancadas, somos constantemente campeoes em atletismo e tenis de mesa e não vai ninguem a uma e outra modalidade, e nessas nem bilhete de paga.

Anónimo disse...

Inicialmente estava previsto a construção do estádio com 40.000 lugares.Só bem depois e quando se soube que Portugal era o organizador do europeu é que para se beneficiar da ajuda do estado é que se resolveu construí-lo com 52.500 lugares.Nada mais!...

leao revisor disse...

Leao sem Palas

Tu que tenho ideia que conheces minimamente o nosso clube deves saber que o 1º projecto para o nosso estadio tinha apenas 40 mil pessoas e só se fez um de 52 mil por causa do euro 2004 e para receber uma final Europeia.

Se achas que foi errado, respeito, mas na altura em AG ninguem votou contra.

Quanto ao post, o que refiro é que depois de tantos debates, tantas sessões de esclarecimento, tanto show-off, ninguem se preocupa com as modalidades.

Se achas que a solução é construir um pavilhao que depois os adeptos vão lá parar porque sim... Entao é uma opiniao tua que nao concordo, já tivemos pavilhao e equipas campeãs e as bancadas despidas de publico.

Anónimo disse...

Leão Revisor,

Há um fenómeno que tem que ser tido em conta e que, na maioria das vezes, as pessoas se esquecem. Há 18/20 e até mais e menos anos, só havia 2 canais, poucos eventos culturais existiam, e pouco, ou nada, havia para fazer. Quem é desse tempo lembra-se perfeitamente. Por isso é mais do que normal que as pessoas se concentrassem nas poucas coisas que existia e, sobretudo, nos eventos desportivos. Sobretudo por uma questão cultural.

Hoje, a diversidade é muito grande. Tens todo o tipo de eventos que te estimulam e te dispersam, a concentração num só tipo de evento é muito mais dificil. Para além disso com o desenvolvimento tecnológico tens ainda mais factores de diversão, intra muros, que fazem com quem, na minha modesta opinião, os fenómenos de adesão desportiva sejam cada vez menores, e os níveis que se atingiam anteriormente cada vez mais dificeis de alcançar.

Isto, somado ao fraco desempenho e falta de qualidade, faz com que as pessoas prefiram fazer outras coisas.

leao revisor disse...

Carlos

Isso é uma visão que concordo, os tempos mudaram, é impensavel nesta altura ter 6 mil adeptos a ver um jogo de hoquei em patins por exemplo.

Mas não podemos pedir mais modalidades, equipas competitivas, um pavilhao com X mil lugares e depois não fazer nada para pressionar a direcção a fazer isso.
E por pressionar não digo insultar a direcção, para mim a maior pressao que se pode fazer neste caso é encher constatemente os pavilhoes.

Mas isto é apenas a minha opiniao.

Leão sem Palas disse...

Leão Revisor,

O que te quero dizer é que se tivermos equipas competitivas, se tivermos pavilhão próprio, os sportinguista aderem, como sempre aderiram.

Mas lá está, isto é como no futebol. Os adeptos estão fartos do marasmo, de não haver guito, das desculpas do orçamento (como se não perdessemos com equipas com orçamento muito menor).

Terá que ser JEB e o restante CD (se é que existe, eu nem os vejo) a motivar os adeptos.

Como já disse diversas vezes, também eu festejei titulos na Nave. Nessa altura sentia-me motivado. Agora, não me arrisco a lá ir sem que as equipas tenham condições de dar espectáculo (diferente de ganhar), ainda por cima em casa emprestada.

Quanto ao Estádio e aos 40000 lugares, pertenci á equipa projectista e confirmo que se chegou a falar nisso, apesar de considerar essa capoacidade ridicula. 50000 é o ideal.

SL

Sporting até morrer disse...

LR,

As gameboxes modalidades são uma boa ideia, mas só terão sucesso quando existir um pavilhão ao lado do Alvalade XXI.
A mim não me motiva muito ir ao casal Vistoso assistir a um jogo do Sporting, não é a nossa verdadeira casa...
Os jogos no actual pavilhão do Casal Vistoso só enchem em jogo grande, e mesmo assim muito raramente.

Concordo com o Carlos que refere haver hoje muito maior oferta cultural, e quem tem filhos como alguns de nós temos, sabe perfeitamente que o fim-de-semana é ocupado mais à volta deles que à volta das nossas paixões.

Sugestão à Direcção do clube!
Por que não organizar transporte de Alvalade para o Casal Vistoso, juntando os adeptos que gostam das modalidades e promovendo o convivio entre todos?
Podia ser mais um factor de mobilização, quem sabe, e o custo nem por isso seria tão elevado se garantíssemos boas assistências.

SL

leao revisor disse...

Leão sem Palas

O teu argumento do dar espectaculo é engraçado... Ou melhor vai dar no fundo ao mesmo.

O SCP foi campeao 2x em futsal e em andebol na Nave depois de terem acabado com as restantes modalidades.

Dessas duas vezes 90% dos jogos o pavilhao esteve com 10% da sua capacidade e a Nave tinha capacidade nessa altura para 1000 pessoas.

As equipas nao era competitivas?
Foram campeas

Não era um pavilhao nosso?
Era

Davam espectaculo?
Sinceramente nem sei, é coisa que NUNCA me irá me preocupar a minha visao do Desporto não de dar espectaculo é de ser eficaz com a unica preocupação de obter o melhor resultado.

Dou-te outro exemplo, o tenis de mesa do SCP é campeão pela 31x, hoje em dia tem 20 pessoas em media a ver o jogo, antigamente chegava a ter 300/400.
O que mudou? As equipas continuam a ganhar, a sua sala continua a ser no estadio, continua a nao se pagar bilhete... O que mudou?

Aqui nao me interessa se é da lista A ou da lista Z o que quero é pessoas no pavilhao a apoiar o SCP, e acho triste ver sempre os mesmos a fazer esse papel.

Anónimo disse...

raramente concordo com os posts dos bloggers desta fonte insegura mas neste caso tenho de dar o braco a torcer. é uma triste realidade

e quem fala que um pavilhao novo resolve a situacao demonstra duas coisas...nao conhece o passado minimamente falando de boca cheia de uma realidade que provavelmente nao conheceram e conhecem ainda pior o presente !!

O casal vistoso fica no meio de lisboa !!!!!!! A 10-15 minutos de Alvalade com Metro á Porta !!!! Larguem a porcaria do sofa e vao apoiar o clube.!!

Leão sem Palas disse...

Leão Revisor,

O que mudou?

Eu, provavelmente tal como tu, assistimso a muitos jogos das amadoras, vimos muitos jogos no antigo estádio, corremos esse País atrás da equipa de futebol, mas a diferença é que eu vejo o óbvio.

Os adeptos estão demoralizados devido á pequenez das ultimas Direcções (DdC, FSF e JEB). Compara discursos, acções e motivação transmitidos por Direcções de João Rocha (era pequenuno mas lembro-me do optimismo, discursos, acções)e DdC. Entre Cintra e FSF. A diferença é esta.

Naquele tempo o Clube era vivido de maneira diferente, com mais coração.

Agora não, isto é tudo um negócio. Não há emoção.

O facto de os adeptos estarem desmotivados para o futebol, leva por arrasto as amadoras.

Quer queiras quer não, o futebol é a mola real do Clube. Se o Clube fizer bons jogos, der espectáculos, os adeptos viverão o Clube com optimismo e estarão mais receptivos a ir ás amadoras, re adequirindo velhos hábitos.

Vai tudo dar ao mesmo. Apostem no Futebol. Vê a diferença de motivação dos adetos e equipa de futebol. O slb a espetar 5-0 ao intervalo vai para a 2ª para dar mais 5. O SCP marca um golo e começa a controlar o jogo. É isto, percebes? E as amadoras levam por tabela.

SL

leao revisor disse...

Leao sem Palas

Concordo que Cintra e Rocha eram mais populares do que Roquette/Dias da Cunha e FSF.

Acho curioso que consideres já a direcção de JEB de "pequenez".

Alias é a 1º a fazer algo pelas modalidades...

E outra coisa, sacudir a agua do capote e achar que a culpa é toda das direcções e nenhuma dos socios e adeptos que não vão ao pavilhao... é facil.

Aquilo que dizes e eu concordo, e defendo à muito e por isso sou acusado de só querer futebol e acabar com o resto...
Se o SCP tiver uma equipa de futebol forte, ganhar, ser campeao, os adeptos estao motivados para tudo...

Agora tem que se dar condições para isso, e olha que baixar a % da quotização para a SAD como queria fazer a lista vencida e a que tu apoiaste não seria de certeza.

Anónimo disse...

O Pavilhão está vazio porque nós queremos.

Eu sou do tempo ainda mais distante do que a Nave. Era o antigo Pavilhão junto ao Metro com capacidade para 6 000 adeptos.

Porque é que estava sempre bem composto nos jogos normais e repleto nos grandes jogos?

- Porque se situava junto ao Estádio
- Porque havia um hábito enraizado nos adeptos de assistir a jogos das modalidades
- Porque esses jogos normalmente realizavam-se antes ou depois do futebol
- Era possível, na mesma bilheteira, comprar logo o bilhete para o futebol e para o jogo o pavilhão
- Porque tinhams equipas fabulosas nas modalidades que tudo ganhavam (Hoquei - Ramalhete, Julio Rendeiro, Chana e Livramento) (Basquetebol - Baganha, Lisboa, Rui Pinheiro, Maio Albuquerque, etc) (Andebol - Carlos Silva, Brito, João Gonçalvs, Bessone, etc) com uma equipa fabulosa de atletismo (Carlos Lopes, F. Mamede, Aniceto Simões, etc), Equipa de ciclismo, ginastica com milhars de praticantes, etc.

Alvalade, fervilhava de gente qualquer que fosse o dia de semana.

Ainda é possivel voltar a estes tempos? Sim.

SE TODOS NÓS QUISERMOS. SÓ DEPENDE DE NÓS.

Muitos de nós não fazemos nada com medo de fazer pouco...

Edu Mart

leao revisor disse...

Edu Mart

Só acrescento uma coisa, se os pavilhoes estiverem cheios a direcção tem que melhorar as condições das modalidades que existem e começar a pensar em aumentar o seu numero...

Dizer que não se vai porque a direcção não motiva é dar razão a eles para nao fazerem nada pelas modalidades.

Anónimo disse...

De acordo

Aliás, contrariamente ao que se apregoa, as modalidades não são prejudiciais economicamente ao clube.

Mesmo que haja défice orçamental (desde que não seja exagerado), indirectamente as mais valias recolhidas justificam esse investimento:

- mais investimento origina aquisição de melhores jogadores
- melhores jogadores potenciam títulos
- títulos são o orgulho dos sportinguistas
- títulos geram novos adeptos, logo novos sócios (mais receitas)
- mais adeptos, mais gente no pavilhão
- mais títulos mais receitas publicitárias
- mais títulos mais transmissões televisivas
- mais transmissao televisivas com a camisola do Sporting, mais divulgação
- mais divulgação, mais adeptos
...

Esta politica actual é que é errada.

Edu Mart

Pedro disse...

As modalidaes são claramente o reflexo do que se passa no futebol. A desmotivação estende-se por todos os ramos do clube. Por isso, caro leão revisor, obviamente é uma má altura para avaliar o impacto da gamebox adepto.

Mas este primeiro comentário que faço pouco interessa pois, permita-me que lhe diga, que o seu comentário é sobre tudo menos modalidades... Fala de campanha eleitoral e até os 10% lá aparecem pelo meio... Continua portanto a fazer papel de carteiro vangloriando a fortissima e exigente direcção que temos.Cada palavra que aqui escreve, de uma forma mais ou menos indirecta, tem como objectivo denegrir a imagem dos famigerados 10%... Como esta direcção não tem feito nada de jeito, a sua defesa tem de continuar a ser feita através de ataques à lista derrotada. è triste da sua parte...

Por fim, tenho ideia de há uns tempos atrás ter referido que durante esta paragem ir falar sobre a politica económica/financeira do clube... Para quando um post sobre o que vai acontecer à academia do clube? Qual o verdadeiro passivo? Porque o património foi vendido sob uma nuvem de jogo sujo de interesses? Qual o nosso patrimonio se o clube não ficar com a maioria das acções da SAD? Porque razão um clube que vende jogadores oriundos da formação (sem custos de compra...) por milhões e milhões de euros ano após ano, tem o buraco financeiro que tem? Estes e outros temas eram dignos de discussão.

Pedro - Sporting sempre

Leão sem Palas disse...

Edu Mart e Leão Revisor,

Lá está, tinhamos grandes equipas, ao contrário do que se passa hoje.

Mas ao contrário de vocês, não acredito que seja possível voltar a esses tempos.

Havemos de ter sempre o slb e o FCP a lixarem-nos as equipas, sem nada fazermos.

Tenho 39 anos, e tenho pena daqueles que nunca tiveram a possibilidade de ver esse pavilhão cheio (lembro-me de ir a um jogo de hoquei em patins, só para comprar um disco em que era a equipa de futebol que cantava (Jordão, Manuel Fernandes, Freire, etc). o disco era vendido nas bancadas). Pavilhão cheio. Ambiente impressionante. Era o tempo de João Rocha, para mim, o melhor de todos. Foi com ele que aprendi a gostar do Grande SCP. Naquele tempo se o FCP nos levasse um jogador no dia seguinte tinhamos cá a equipa toda deles (com o slb havia um pacto de não agressão).

É por ter percorrido tanto atrás do SCP e por ter Direcções tão estúpidas (e aqui excluo JEB, por enquanto), que me recuso a apoiar equipas mediocres.

Mas acho bem que vocês lá vão.

SL

Anónimo disse...

Não fui totalmente correcto quando disse:

...Esta politica actual é que é errada...

O correcto é: as políticas dos ultimos anos foram erradas, porque reconheço um grande esforço este ao no futsal e no andebol.

Perante isso e apesar de não ter sido um apoiante do JEB, lá estarei durante este época, com o meu apoio no pavilhão, para corresponder a este esforço.


Edu Mart

Leão sem Palas disse...

Edu,

Quanto ao teu post das 22.47, estou completamente de acordo.

Pede ao Leão Revisor, para o fazer chegar ao JEB e que lhe diga que também se aplica ao futebol.

SL

Anónimo disse...

Fora de contexto:
Quando é que de uma vez na vida se cala este anormal do Dias Ferreira na televisão?
Sinto-me humilhado destraste dizer que é do Sporting.

leao revisor disse...

Pedro

Quanto ao Post sobre economia do clube está a ser elaborado fica descansado, quando achar que devo publicar... publico.

Quanto a achares que o Post tem motivações eleitorais, estás enganado.

A unica coisa que fiz foi questionar, onde estava PPC, Nuno Paiva, Mineiro ou Magalhaes Pereira no dia da apresentação das modalidades.
Onde estavam as pessoas que fora a sessão de esclarecimento sobre modalidades das duas listas, onde estavam as pessoas que foram ao congresso falar sobre o ecletismo.

Isso é que me preocupa, falam muito mas ficam em casa, isso sim é preocupante.

Mas para ti é tudo um ataque cego aos 10%... Dentro de um estadio ou de um pavilhao não existem SCP da lista A ou B, existem sportinguistas.

leao09 disse...

Leão Revisor,

E continuas com a tua propaganda sem fim, pegando em todos os temas possíveis e imaginários para tentar denegrir quem, ao contrário de ti, dá a cara para defender um ideal para o Sporting Clube de Portugal.

Agora é a história das modalidades.

A ti interessa-te divulgar que foram compradas poucas gameboxes modalidades, mas sobre a gamebox futebol nada dizes. Não é conveniente.

Porque é que o número de gameboxes vendidas deixou de estar publicado no site? Não é conveniente.

Dás a entender que não se deve reactivar o basket, o volei e o hoquei em patins (seniores), porque se venderam poucas gameboxes andebol e futsal?? Porque há poucos espectadores no tenis de mesa??

Estás a querer menosprezar as decisões do congresso, como o teu JEB já o fez, mas cuidado que depois vocês perdem coerência ao querer aplicar a implementação das assembleias referendárias ou do futuro "parlamento leonino" (by the way, já te prometeram um lugarzito?).

O teu argumento para não reactivar modalidades é simplesmente ridículo.

Como vão poucas pessoas ver os jogos das modalidades, não vale a pena reactivar as modalidades, para o futuro pavilhão não estar às moscas (está-me a começar a parecer que o vosso próximo passo vai ser colocar a questão se vale mesmo a pena fazer o pavilhão).

Não te ocorre que talvez vá pouca gente ver os jogos porque:
- o pavilhão não é do Sporting?
- o pavilhão não é perto do Estádio ?
- o espectáculo não atrai o sócio ou adepto?

Não te ocorre que se fôssemos a uma meia-final da Taça dos Campeões de Hóquei em patins com o Barcelona, o pavilhão estaria esgotado?

Claro que te ocorre, simplesmente não é isso que te interessa.

O que vos interessa é pensar pequeno, para levar os adeptos e os sócios a pensar também pequeno, e manter a ambição mesmo lá em baixo...

Já agora, com o número de espectadores e gameboxes a diminuir de ano para ano, lá para o fim do vosso mandato, vamos equacionar o fim do futebol? Ou então podemos ir jogar para o Estádio Universitário, e vendemos o Estádio José de Alvalade ao vosso banco.

Espero que não vos tenha dado nenhuma ideia, agora.

SL

P.S. Como a União de Leiria tem cerca de 600 espectadores de média por jogo de futebol, deveria acabar com esta modalidade, e concentrar-se exclusivamente no futebol de praia. Não concordam?

Anónimo disse...

se o pavilhão estiver perto de alvalade, este estará sempre com mais de meia casa senão cheio e esgotado nos grandes jogos nas rspectivas modalidades.

André76

Saudações Leoninas

Pedro disse...

Leão09,

Obrigado por ter tido a paciência de escrever o que também pensei. Fiquei-me pela critica da "desmotivação" por achar que tudo o resto cai em poço sem fundo.

SL

Pedro - Sporting sempre

leao revisor disse...

Leao09

O que me ocorre é que eu e a minha familia já fizemos mais pelo ecletismo do SCP do que tu alguma vez sonhaste fazer pelo SCP.

Por isso quando falares de modalidades comigo ou com alguem deste blog tem cuidado porque não sabes do que falas com certeza!

Quanto ao que escreves-te já nem me dou ao trabalho de responder...

Recomendações do congresso?
Referes-te a que propriamente?
Ao Pavilhao com 5000 lugares?
Ao aumento de orçamento para o Atletismo? (que foi prontamente ridicularizada pelo Moniz Pereira)?
Ou a outra?

Quanto às gamebox do futebol foram vendidas mais cerca de 24.500.

leao09 disse...

Caro Leão Revisor,

Acusaste o toque...

Cuidado que com esse teu comentário estás a dar pistas importantes para descobrirem a tua verdadeira identidade...

Não me venhas falar do que a tua família fez pelo SCP.

Se, como dizes, alguma vez fez algo que defendesse e honrasse o verdadeiro Sporting Clube de Portugal, então tu estás a desonrá-los.

Sobre o congresso haverá quem escreva.

Agradeço a confirmação do nº de gameboxes futebol vendidas. Isto significa que em três anos baixámos de cerca de 34.500 para 24.500, ou seja, menos DEZ MIL (10.000!!!) gameboxes vendidas, quebra de quase 30%!

Pois, mas Paulo Bento e o seu futebol horrível não devem ter nada a ver com isto.

E a péssima preparação da época também não.

E o discurso dos coitadinhos também não, porque esse cativa muita gente...

E já agora, é curioso ver que com todo o entusiasmo, com a grande adesão de novos sócios que está a acontecer, venderam-se esta ano menos 3.000 gameboxes que no ano passado, sob a direcção de FSF.

Há coisas fantásticas, não há?

SL

leao revisor disse...

Leao09

Em 3 meses tambem aumentaste 7 mil sócios e não te vejo a dar pulos de contentamento!

E isso tambem não está no site.

Podem escrever sobre o congresso, alias tou curioso, é que fizeram muitas figuras ridiculas por santarem.

Pedro disse...

Leão revisor,

Por algum acaso saberá o que a grande maioria dos participantes deste blog fazem ou deixam de fazer pelas modalidades do SCP? Deduzo que, para falar com tanta certeza que o próprio LR e a sua familia já fizeram mais pelas modalidades do que os outros utilizadores, deva ser filho do Fernando Mamede ou primo dos irmãos Castro...

Quanto ao resto, para não variar (ao menos nisso é coerente), nem uma resposta concreta às perguntas/criticas efectuadas... Será este o melhor momento para avaliar essa situação no clube? Parece-me esta a pergunta mais pertinente que ficou sem resposta. Sabe-o perfeitamente que não mas dá jeito... A aprovação do plano financeiro está para breve...

Pedro - Sporting sempre

Pedro disse...

Congresso ou farça?

Pedro - Sporting sempre

Pedro disse...

Mais riculo será nessa farça de Santarém ter havido moções para o sócios serem tratados como clientes, não lhe parece?

Pedro - Sporting sempre

MRG disse...

Leão Revisor,

A sua desonestidade acompanha-o sempre.

A lista vencida não propôs de forma alguma baixar a percentagem de quotização destinada à SAD.

O que a lista vencida propôs foi passar a percentagem que vai directamente para a SAD dos 75% para os 25%, ficando assim 25% que seriam destinados a uma modalidade à escolha pelo próprio sócio.

O dinheiro da SAD proveniente das quotizações só diminuiria se os sócios quisessem mandar esses 25% para outra modalidade que não o futebol.

Dezperado disse...

Concordo inteiramente com o seu post Leao Revisor.

E lembro-me de um post há uns dias em que falava sobre o futuro pavilhão novo, em que havia comentarios a pedir 5000, 7500 lugares no futuro pavilhão, para quê???? Para estar às moscas???

Acho piada à desculpa de as modalidades amadoras estarem vazias porque o pavilhão não é em Alvalade??? e depois??? quem tem vontade de ir vai, o pavilhão não é em Alvadade, mas também não fica a 50 km.
E depois a desculpa da direcção como é obvio, é muito mais facil arranjar desculpas da tanga.

Antigamente a nave enchia, mas dizem bem, antigamente. hoje são outros tempos, não que não tenha saudade desses tempos antigos, mas por muito que custe, hoje em dia temos outra realidade. Alguém imagina por exemplo os putos de hoje irem ver hoquei ou volei??? posso estar errado, mas imagino que prefiram ficar em casa a jogar playstation...

Sporting até morrer disse...

ISTO ANDA MESMO MAL...

RECORD:
"O Sporting voltou hoje a apresentar em Alvalade 14 novos sócios, entre os quais os seus antigos futebolistas Botelho e Gonçalves, e está agora a menos de uma centena de atingir a barreira dos 100.000 sócios.

"Só em quatro dias, entre 31 de Agosto e 3 de Setembro, conseguimos angariar 84 sócios, da Alemanha a Moçambique", disse o provedor dos sócios, Ernesto Ferreira da Silva.

A juventude predominou, quer entre os novos sócios que foram apresentados, entre os quais um bebé de oito meses, quer entre os praticantes das modalidades de natação, triatlo e pólo aquático que "inundaram" o auditório de Alvalade.

O professor de natação, Carlos Cruchinho, fez uma síntese sobre a actividade daquelas três modalidades, uma das quais, o triatlo, foi lançado há apenas um ano, realçando a necessidade de "promover sinergias" entre elas no sentido de "aproveitar atletas entre umas e outras".

O presidente José Eduardo Bettencourt aproveitou o contexto para sustentar a tese de que "não só de pão vive o homem nem só de futebol vive o clube", lembrando que o Sporting é, a seguir ao FC Barcelona, o clube "com mais atletas olímpicos" a nível mundial.

O NOSSO CLUBE ESTÁ MESMO MORTO...MAS SÓ NA BOCA DE ALGUNS.


Uma pergunta para aqueles que estão sempre no massacre:
-Não gostam destas notícias, ou para vocês tudo o que é feito por esta Direcção é sempre negativo ?

SL

Anónimo disse...

Até estranho o LR não estar no marquê a festejar os 100.000 socios... É óbvio que é positivo e de louvar a iniciativa. Mas isso chega? Porque não temos o número oficial de sócios e gamebox's disponível, e gostava de saber destes «amigos» todos do JEB quantos ainda estarão a pagar quotas daqui por 4 meses. Mas quando lhes deixar de dar jeito, nunca mais saberemos quantos sócios somos... CERTO?

Leão sem Palas disse...

Leão Revisor,

Peço desculpa por fugir ao tema do post, mas gostaria que, se possível, que me esclarecesses se é verdade que o SCP prescindiu dos 900 m€ a que tinha direito pelo facto do Tiago Pinto ter ido para o Braga.

Tens alguma informação sobre isto?

SL

leao revisor disse...

Leao sem Palas

Eu não sou nenhum orgao oficial do clube mas pelo que sei o SCP nao recebeu nada pela ida do TP para o braga ficou apenas com 30% do passe, o que te digo já que para mim é um péssimo negocio já que este jogador nunca sairá para lado nenhum, e consequentemente nada iremos receber.

Quanto ao anónimo anterior, compreendo que qualquer noticia que prove que algo de positivo esteja a ser feito pela direcção seja de dificil aceitação, e aquilo que sei é que para alem do numero de socios ter aumentado aumentou o numero de socios pagantes, como me vão pedir provas... digo-vos para esperarem pelo relatório e contas.

Anónimo disse...

E quanto às Box's? Também vamos esperar pelo relatório contas?

Olhe, é realmente muito triste quando uma direcção recém eleita tem que andar a 'esconder' dados e informação para a gerir em seu favor, visto não fazerem ideia do que andam lá a fazer. Até eles terem sido eleitos, não sei se ainda se RECORDA, essa informação estava disponível no Site. Mas como sempre, deve ser tema para discutir no relatório contas de 2022... E mais, giro será constatar se esses tais 7 mil sócios (enquanto pagarem...) chegarem para pagar o ordenado e PRÉMIOS (não esquecer estes pequenos e inteligentes pormenores) do super-JEB-salta-pocinhas.

Riga/V-1-Boy disse...

pois 30% é realmente mau negocio ate porque acho que o t pinto é daqueles casos de jogador que pouco ou nada evoluiu enquanto teve emprestado e como duvido que em braga chegue a calçar( e ele nao quis renovar ao que parece porque nao queria ser emprestado).........era preciso acontecer algo que nao aconteceu nas ultimas epocas: o evaldo lesionar-se ou estar castigado

leao revisor disse...

Anónimo

O numero de socios aumentou e não está no site, o numero de gamebox baixou e tambem nao está... não me venha com esconder...

Se voce fica chateado por fazermos 7 mil sócios e "rezar" para que eles nao paguem as quotas para poder atacar o "super-JEB-salta-pocinhas" é consigo...

Mas seja pelo menos um pouco coerente... É que o anterior era atacado pela falta de militancia este é por que?

Quanto ao relatorio e contas fico com uma ideia clara, nunca foi a uma AG...

Leão sem Palas disse...

Leão Revisor,

Não te coloquei esta questão por seres orgão oficial do Clube, mas por estares mais próximo das fontes que eu.

Agradeço a informação e concordo contigo.

Um negócio que é uma grande merda, indigno de um bom gestor.

Parece uma mercearia de esquina a vender fiado.

Este negócio, permitiu ao Braga, compensar a perda do Peixoto para o slb.

Quam é amigo, quem é?

O Cotonete Saltitante.

SL

Anónimo disse...

Em relação à angariação de sócios, quase ao estilo da AMI, proponho - para continuar o "excelente" trabalho - que se coloquem pessoas na rua a angariar sócios, de certo que ainda irão aumentar o número de sócios.

Agora uma pergunta:

não vos parece, no mínimo, provinciano que se gaste tanto tempo a propagandear a angariação de novos sócios?

Não vos parece que isso só acontece porque não há mais nada para promover?

Ouviram os tripeiros a fazer um alarido tão grande, e já vão com 120.000 sócios?

Não vos entristece que as úncias coisas, boas, de que se fala do SCP sejam esta campanha?

Para terminar. Se em tudo o resto o JEB só mostrou incompetência e falta de liderança, e se só mostrou competência na angariação de sócios, que se demita como presidente e fique com o pelouro dos sócios. Parece-me a decisão mais acertada!!

Saudações Leoninas

Riga/V-1-Boy disse...

na ouvi os tripeiros com alarido com 120000 socios, mas vi os nossos vizinhos a oferecer tudo e mais alguma coisa num kit socio em que o slogam e o objectivo era entrar no guinness

Anónimo disse...

Ó riga,

estás a candidatar-te para algum lugar no gabinete da propaganda!??! Quando me referi, especificamente, ao Porto foi por alguma razão, não achas?!?

E em relação ao resto, tens opinião ou nem por isso?

Riga/V-1-Boy disse...

em relaçao ao porto eu ja vi agraciarem o socio numero tal em pleno relvado.

quanto ao texto.......que ha a dizer concordo com o que esta escrito, mas basicamente é como outro comentario que que diz mais ou menos: se fazem uma coisa,aparece logo alguem a queixar-se que nao faz outra. na questao dos socios e se na camapnha se disse que ia haver uma maior aproximaçao aos socios, agora queixan-se que é so show off.

nao, nao quero me candidatar a nada de propaganda, mas tambem nao sou do tipo de deitar abaixo tudo o que se faz e nao se faz.

Anónimo disse...

Eu não estou a deitar nada abaixo, apenas acho que tudo isto é "atirar areia" para os olhos de quem quer mais, e de quem ouviu prometer mais.

Mais, acho que um presidente de um clube tem que fazer outras coisas, e, sobretudo, muito mais do que este tem feito.

Anónimo disse...

Não se vendem mais gameboxes porque não temos pavilhão junto ao estádio.
É apenas isso.

Riga/V-1-Boy disse...

e suponho que em 3 meses queria feito tudo o que foi prometido.

diz que nao deita abaixo, mas apenas leio comentarios seus a criticar tudo o que é feito e que tudo nao passa de atirar areia para os olhos

Anónimo disse...

Pronto amigo, já percebi que não há "conversa" possível contigo!

Anónimo disse...

É ÓBVIO QUE É AREIA PARA OS OLHOS. ALIÁS, 7.000 SÓCIOS X 12 EUROS PERFAZ 84.000 POR MÊS. TENDO EM CONSIDERAÇÃO QUE DENTRO DE 3 MESES DESSES 7.000 POR VOLTA DE METADE AINDA SE LEMBRAM QUE SÃO SÓCIOS... É COMO DIZ O OUTRO, NÃO DEVE DAR PARA O ORDENADO DO JEB E RESPECTIVO PRÉMIO ANUAL (MESMO QUE FIQUEMOS EM 4º...), MAS COMO É A ÚNICA COISA DE JEITO QUE QUEM TRABALHA A TEMPO INTEIRO NO CLUBE FEZ... DEIXEM-NO CONTINUAR EM CAMPANHA, ELE NÃO SABE FAZER MAIS NADA MESMO.

ze disse...

eu gostava que o scp tivesse basquet

João disse...

Proponho uma mudança de estatutos:

Os mandatos de Predidente do Sporting devem ter a duração de 3 meses já que pela maioria das opiniões que leio aqui isso é tempo que chegue e que sobre para demonstrar a (in)competência nesse cargo.

Há cada eluminado...

João disse...

iluminado... queria eu dizer

Anónimo disse...

Para se mostrar que se é incompetente, basta apenas o tempo de abrir a boca e dizer umas palavras...

Anónimo disse...

CARO 'E'LUMINADO. EU QUERIA VER SE VOCÊ CONTRATASSE ALGUÉM, OU TIVESSE ALGUÉM A TRABALHAR DIRECTAMENTE PARA SI SE 3 MESES NÃO LHE SERVIRIÃO PARA PERCEBER CERTAS COISAS. QUANDO NOS DÁ JEITO 3 MESES NEM PARA TROCAR DE CAMISA SERVEM. HÁ OUTRAS ALTURAS QUE OS MESMOS 3 MESES SERVEM PARA TROCAR DE VIDA, DE MULHER, DE CARREIRA, ETC. DEVE DEPENDER DA 'E'LUMINAÇÃO QUE CADA UM TEM LÁ EM CASA.

Dezperado disse...

Caro anónimo também gostava de saber se um dia for presidente de uma empresa, se em 3 meses consegue resolver os problemas todos dessa empresa. E se gostava de trabalhar com gente a gritar-lhe aos ouvidos que é um inutil.

Anónimo disse...

Caro Dezperado,

Esse é mais um exemplo de que equiparar clubes de futebol a empresas é, no mínimo, absurdo. Por serem coisas diferentes, por terem exigências diferente e, sobretudo, timmings diferentes. No fundo é a prova provada de que o desporto deve ser tratado como um desporto que é, indepedentemente de ser um espetáculo.

Os 3 meses de que falamos são os mais críticos, são os meses que vão determinar o futuro e o desempenho dos restantes. Logo, a exigência é muito maior, se nesses 3 meses o desempenho é fraco - como julgo ser consensual que estes têm sido - os restantes estarão, forçosamente, hipotecados.

Por isso temos que, cada vez mais, perceber que o futebol é um espetáculo, mas que os clubes de futebol são intervenientes nesse espetáculo e não meros promotores do mesmo, o que não invalidada que não sejam profissionais na forma como o abordam.

Ser chamado de inutil é, sem duvida nenhuma, algo que pode ser evitado, basta que se seja útil.

Anónimo disse...

És um triste dezperado.Com muita certeza se esta corja de dirigentes sairem do clube ficas sem ganha pão e morresà fome.
Vai-te catar.

Dezperado disse...

Carlos

Usei o termo empresa para apenas fazer uma comparação, e quando disse inutil não estava atacar, nem a ofender ninguém, estava a dar um exemplo.

Diga sinceramente, por muito boa vontade que o JEB tenha acha que consegue trabalhar nestas condições. Em que se não faz é porque não fez, se faz está só a mandar areia para os olhos.

"Os 3 meses de que falamos são os mais críticos, são os meses que vão determinar o futuro e o desempenho dos restantes."

Concordo em parte consigo, mas não acho que seja assim tão linear.
Por essa lógica está a dizer que o campeonato está entregue às galinhas galáticas, porque foram os reis das contratações e os reis das taças da préépoca, é isso????

Lembre-se lá do ano em que fomos campeões com o Inácio, se os tres meses que fala, foram assim tão indicadores do restante da época. será que não foram as tres aquisições que fizemos em DEZEMBRO que nos deu o titulo de campeões?????

Em relação ao Anónimo:

"És um triste dezperado.Com muita certeza se esta corja de dirigentes sairem do clube ficas sem ganha pão e morresà fome.
Vai-te catar."

Este comentário é para rir, e vem na linha de pensamento de quem defende o JEB é porque tem algum interesse...eheheheheh, tadinho! Afinal os que são contra o JEB também mandam calar??? ou só quem o critica é que é o dono da razão?

Anónimo disse...

Dezperado,

O problema é que o "termo" empresa é, recorrentemente, empregue e sempre no sentido de se querer equiparar o clube a uma organização desse género. Aliás, as SAD nascem precisamente dessa vontade.

Quando disse que estes 3 meses determinam não quer dizer que decidam mas sim que influenciam, e muito. Mas, não querendo falar dos lampiões mas falando, tenho que dizer que têm, de longe, muito melhor equipa que nós e melhor treinador, por isso muito mais possibilidades que nós de serem campeões.

É verdade que no ano do Materazzi / Inácio, começamos mal, e com as contratações de Inverno chegámos a campeões. Mas também não é menos verdade que o início de época foi, desportivamente, mau mas a preparação da equipa ao nível físico foi dos factores decisivos para o final de época.

Anónimo disse...

É ÓBIVO QUE NÃO É SIMPLES, MAS:
1º EU NUNCA SEREI PRESIDENTE DE QUALQUER COLECTIVIDADE DESPORTIVA;
2º SE ELE NÃO SOUBESSE QUE IA SER PRESSIONADO É PORQUE É PARVO;
3º DEVIA TAR CALADO E ANDOU NÃO SEI QTO TEMPO A DIZER DISPARATES;
4º AFINAL NÃO IAMOS SER COITADINHOS E É O ANO DO DESINVESTIMENTO;
5º TERMINA O SEU REINADO DE DECLARAÇÕES DE 3 MESES DA SEGUINTE FORMA:

«NÃO TIVE TEMPO PARA ARRANJAR DINHEIRO PARA REFORÇOS»

PERGUNTO: O QUE PENSAM OS JOGADORES QUE CÁ FICARAM? SE NÃO TEVE TEMPO E DINHEIRO, QUER DIZER QUE ESTE PLANTEL NÃO SERVE... CERTO? E FINALMENTE, SE NÃO TEVE TEMPO DAS DUAS UMA: OU É INCOMPETENTE, OU DEVIA - NOVAMENTE - TER ESTADO CALADO E NÃO ANDAR A FALAR EM JOGADORES COMERCIAIS, PLANTEL FECHADO EM JUNHO, ETC, ETC, ETC...

«E»LUCIDADOS?

Hugo Malcato disse...

Leão Revisor,

Adquiri a Gamebox Andebol e faço intenção de estar presente em todos os jogos. Não adquiri a Gamebox Futsal, pois além de não ser um super apreciador da modalidade, em minha opinião não faz sentido ir a Loures ver o Sporting jogar.

Não sou do tempo do Antigo Pavilhão mas já estão aqui algumas histórias e razões para ter boas assistências.

Não devemos "abandonar" as modalidades mas também não se pode "negar" a descaracterização do nosso ecletismo face à distância para o pavilhão do Casal Vistoso ou para Loures.

Eu estive presente no Dia Leonino, onde estava provavelmente um número de pessoas um pouco abaixo da meia casa e o comportamento do público foi exactamente aquilo que temos visto no Sporting: apatia.

JEB não tem qualquer culpa pois ele tem-se batido pelo apoio às modalidades nestes últimos tempos. Culpa têm aqueles que ao longo de vários anos pregaram que o Sporting devia ser um clube de futebol como os restantes clubes da Europa (excepto o Barcelona claro).

A Nave tinha boas assistências sempre que se fazia coincidir os horários entre o futebol e as modalidades.

Esta questão não se prende com paixão mas com uma cultura que se fez perder.

Sporting até morrer disse...

Em relação ao post e pergunta do Sr. Carlos,

1 - Não vos parece, no mínimo, provinciano que se gaste tanto tempo a propagandear a angariação de novos sócios?

- Não me parece nada má esta campanha, sobretudo pelo número de sócios que se está a angariar e que perimitirá colmatar a eventual perda nas gameboxes vendidas, facto que é aqui apontado recorrentemente como um falhanço desta Direcção (mesmo que só lá esteja há 3 meses).
Se é provinciano trazer contantemente o nome do Sporting para a comunicação social, então devo dizer-lhe que gosto mais deste estilo provinciando do que do estilo do Porto pois só assim se poderá mobilizar novamente os sportinguista e acima de tudo fazer com que os jovens se interessem novamente pelo clube.

2 - Não vos parece que isso só acontece porque não há mais nada para promover?
- Se a angariação de sócios não é importante, explique-nos o que é que estava a pensar promover.
Todas as ideias que tiver para benefício do Sporting são bem-vindas, especialmente porque aqui no fórum há sempre alguém que as poderá passar a quem está à frente do clube.

Quanto á demissão do JEB ao fim de 3 meses, acho que seria no minimo caricata, e acredite que seria factor de maior desmobilização do que mobilização, ou duvida disso?

Acha que a demissão do JEB trazia alguma vantagem ao Sporting neste momento?

No final da época poderá trazer essa discussão de volta, mas agora faça-nos um favor e reme para o mesmo lado como a maioria dos sportinguistas, e apoie o clube indepdendentemete de quem lá está.

SL

leao09 disse...

Boa tarde.

Será que se aplica o período experimental ao cargo de Presidente (profissional) do SCP? Pela alta qualificação necessária para o cargo (...), deverá ser de pelo menos 6 meses. Ainda vamos a tempo.

Claro que em 3 meses não se espera que resolva todos os problemas.

Mas em 3 meses conseguiu perceber-se se é a pessoa certa para o lugar. Aliás, foi tão óbvio que até durante a campanha eleitoral se conseguiu perceber que, com mais uns treinos e um bocadinho mais de sorte, é a pessoa certa para o lugar.

Volto a dizer que é curioso que cada vez temos mais (...) sócios e cada vez temos menos gameboxes vendidas.

É uma curiosa relação inversamente proporcional.

Voltando atrás, se não se espera que em 3 meses JEB resolva tudo, por outro lado há aqui pessoas que em duas semanas concluem que não vale a pena reactivar modalidades, que os Sportinguistas não gostam verdadeiramente do ecletismo e que não vale a pena fazer um pavilhão grande.

É triste que o Sporting não tenha mais nada para mostrar aos seus milhões de adeptos e milhares de sócios do que uma equipa de 11 sócios que é apresentada semanalmente, ou o seu Presidente, que aparece todas as semanas a praticar um novo desporto.

Curiosas as três capas dos jornais desportivos no mesmo dia. Bom trabalho.

SL

Anónimo disse...

Meus caros,

Isto dos números é interessante.

24 500 Gamesbox são poucas? Em relação aos anos anteriores sao menos o que poderá induzir uma descrença nos adeptos e vem ao encontro da realidade.

Mas, jogando com os números, na realidade não passa duma receita antecipada mas a preços muito baixos. E depois durante a época?

Caso façamos um bom campeonato (e é possível), os bilhetes comprados casuisticamente, jogo a jogo, serão mais caros para o sócio e/ou adepto e isso aumentará as receitas.

Mas este post á sobre as modalidades e o que acho pelos comentários dos meus prezados sportinguistas (decerto tão ou mais do que eu), nunca viveram e/ou conheceram o mesmo Sporting que eu. É POSSÍVEL ENCHER UM PAVILHÃO!

Tudo isto tem a ver com motivação e a viragem está dentro da nossa áea de influência.

Só depende de nós. Falarei disso brevemente.

Edu Mart