quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Contas

Pedindo desde já desculpa ao Leão Revisor pela sobreposição de post e de ainda nem sequer ter lido o post escrito por ele, segue a minha visão sobre o mesmo assunto.

Antes de mais gostaria de dizer que não sou nenhum especialista na matéria, mas apenas alguém que acompanha e tem algum contacto com estes assuntos.

Os resultados publicados ontem, não deveriam ser novidade para ninguém. Os resultados líquidos do exercício são objectivamente maus. Mas penso ser justo salientar que os resultados operacionais, aqueles que são objecto directo da actividade serem positivos significando isto que se não tivéssemos dividas acumladas teríamos gerado, mesmo sem vendas de jogadores, alguns meios para contratações..

Como já todos sabemos os jornais gostam de salientar e empolar a chamada falência técnica. A falência técnica era de esperar, ainda para mais desde que os direitos televisivos saíram da SAD, para uma das (muitas) empresas do Grupo. Existe outro factor que em termos puramente económico/financeiros prejudica as contas finais e este, a não ser que os critérios sejam alterados irá existir durante muito tempo. Estou a falar da avaliação que se faz ao plantel, neste momento o plantel está avaliado em cerca de 25 milhões de euros, isto porque os jogadores da formação têm valor 0€.

Também não é novidade, que no momento das eleições uma das “promessas”, seria o emagrecimento das muitas empresas do grupo Sporting, espero que aconteça o mais rápido possível, mas também penso que tal só acontecerá a partir do momento que a reestruturação financeira tenha lugar.

Finalizando, volto a repetir que os resultados em causa são maus, e algo tem que ser feito. Obrigatoriamente terá que passar por uma reestruturação financeira complexa e alargada(que em breve será tema de conversa mal seja tornado publico o que a actual direcção pretende propor), visto que sendo os resultados operacionais positivos, nunca o serão ao nível de conseguirmos pagar o que fomos acumulando de dividas ao longo dos anos e ainda investir no futebol.

Uma ultima palavra, para o que aconteceu na pré-época com a (praticamente) não contratação de jogadores que fica agora muito melhor explicada por estes números. Uma critica directa ao nosso presidente que não deveria ter prometido, para o imediato, a contratação de bons jogadores e jogadores que empolgassem os adeptos, porque já deveria saber em que estado real estavam as contas da sad. Sem duvida que, e não falando em termos desportivos, a reestruturação financeira do Grupo Sporting, onde se inclui a SAD é e será o tema quente da actualidade. Uma coisa eu tenho a certeza como está não pode ficar!

Saudações Leoninas

22 comentários:

Riga/V-1-Boy disse...

essa historia do plantel so valer 25 milhoes +e que complica muito. porque é como se nao existissem e como os jogadores mais valiosos do plantel sao os da formaçao o sporting é quem tem sempre o plantel mais desvalorizado

Anónimo disse...

Caro Informador, boa tarde.

Antes de mais queria congratulá-lo, pois consegue ser imparcial e ter uma visão minimamente coerente e lógica das coisas, ao contrário de outros editores do Blog.

É óbvio que ninguém esperaria outra coisa das contas, que não diferem muito das de anos recentes (excepto pelo facto de não se ter vendido activos) mas penso haverem 2 ou 3 factores relevantes:

1º Onde o JEB está a ter «sucesso», na angariação de sócios, não tem praticamente expressão nas contas, ao contrário do factor onde ele está a ter claro insucesso: Bilheteira e Bilhetes de época.

2º Se as contas estão assim tão más ao ponto de não se ter investido absolutamente nada (lembro dos quase 3ME do CR9, caso contrário só viria o Angulo e o seu irmão mais velho...), quero que me expliquem e que encontrem «culpados» para se andar a gastar quase 4ME no Grimi, e se dar outros 4ME de prémios ao plantel e treinadores por se qualificarem para os oitavos da champion's!!! Não teria, nesta fase, o clube um melhor destino para estes 8ME??? E isto serve de exemplo, porque como estes 8ME, há muitos mais!!!

3º Finalmente alguém Editor neste Blog assume que JEB falou cedo demais e criou problemas a si próprio sem necessidade, para quem é o HERÓI-90%.

SL,

TITANIC.

Anestesiado disse...

Essa questão da falência técnica vai ser sol de pouca dura.
Com a adopção do SNC, obrigatório já a partir do dia 1 de janeiro de 2010, os activos das empresas vão deixar de ser valorizados a custo histórico (no caso dos jogadores, a custo de aquisição, o que explica o valor zero das camadas jovens) e vão passar a ser valorizados pelo critério de justo valor. Por aqui, facilmente se depreenderá que o valor de avaliação do plantel irá aumentar exponencialmente.
É óbvio que o valor das amortizações (incluído no passivo) também irá aumentar, com o aumento do valor do plantel. Contudo, esse aumento será muito menor, quando comparado com o aumento do activo, provocado pela reavaliação do plantel.

SL

Anónimo disse...

Podem tentar mascarar as coisas mas a verdade é só uma: o SCP está muito mal.

Está mal finaceiramente, desportivamente, animicamente e outros tantos mente.

É triste e, mais grave ainda, parece que sem fim à vista. Falta cultura desportiva, falta cultura financeira - pelo menos na defesa do superior interesse do clube - falta verdade e, sobretudo, pessoas que gostem mesmo do clube.

Se as principais qualidades deste presidente, e dos seus antecessores, eram ser pessoas da finança, bem reputadas e com conhecimentos no meio, então é ainda mais triste porque estes resultados demonstram uma total incompetência.

E, se exemplos faltassem, os preços da box para a liga europa e os preços dos bilhetes para os jogos são um exemplo de que quem lá está não sabe, não tem noção, nem tem interesse em saber o que fazer e como para revitalizar o SCP. Mas, na situação em que nos encontramos, com a falta de assistência e militância que existe, com os tristes espetáculos que temos, alguém acha que é com aqueles preços que alguém vai à bola??!?!?

Hugo Malcato disse...

riga/v-1-boy:

Complica muito o quê? A análise das contas? É fácil ver que caso os jogadores tivessem uma valorização "justa", a SAD não teria capitais próprios negativos. Que ilação tira disso?

As dificuldades de tesouraria continuam lá.

Informador:

Discordo da sua opinião. Antes da reestruturação financeira, deveria vir uma reestruturação da política desportiva.

SL

Riga/V-1-Boy disse...

hugo malcato:

eu disse que complica por isso mesmo. os nossos rivais tem uma valorizaçao maior ou seja é preciso uma quebra maior para terem resultados negativos

Hugo Malcato disse...

Riga:

Valorização de passes de jogadores está reflectida no Balanço.

Os resultados verificam-se na Demonstração de Resultados.

Falsa questão...

Professor disse...

Riga boy,

E que tal parar de dizer barbaridades?

Vergonha alheio é o que sinto.

Anónimo disse...

13 milhões de prejuízo eram expectáveis face à decisão de não se vender jogadores.

O plantel está subavaliado pois tem mt jogadores da formação.

Afinal, nenhuma novidade.

Edu Mart

Anónimo disse...

Ah, já me esquecia.

Então as SAD's não vinham regular a actividade e responsabilizar os gestores?

Edu Mart

Pedro disse...

Leão Revisor,

Cada vez mais concluo o quão cego e faccioso é o Leão Revisor. Acredita mesmo quando diz que o cotonete cantante só tem responsabilidade nos últimos 3 meses? Acredita mesmno que a pandilha não é a mesma? O facto de Ribeiro Telles ser um "habitue" ano após ano é coincidência? Os resultados do Benfica e do Porto justificam o quê? Já agora, os resultados desportivos também serão os mesmos?

Não vale a pena argumentar consigo porque já sei o teor da conversa "os iluminados... só cá está há 3 meses...o benfica fica sempre em terceiro..."etc...

A verdade é que não tem uma única justificação para um prejuizo de 13 milhões! Grande equipa? Obvio que não!! Diminuição do passivo? Claro que não!! Se assim fosse já não havia necessidade de passar a Academia para a SAD...

Já agora, mesmo que o movimento leão de verdade termine, as pessoas persistem. Por vezes não é preciso nenhum movimento para a razão se impor. Não menospreze a força da razão. Cuidado, pode ser um erro...

Pedro - Sporting sempre

Anónimo disse...

REPONHAM IMEDIANTAMENTE A VERDADE RESULTADOS OPERACIONAIS (9391) ENTRE PARENTESIS SIGNIFICA NEGATIVO MENTIROSOS DESCULPEM MAS SE NÃO CORRIGIREM O POST É ISSO MESMO QUE SÃO......

Anónimo disse...

correcçao : imediatamente...

Anónimo disse...

Para o Anestesiado:

A SAD do SCP como entidade cotada em bolsa já aplica as NICs. Aliás se ler o R&C verificará isso mesmo.

Não é com operações de cosmética que se passa de 13 milhones de prejuizo para lucro, infelizmente.

Cumps

Anónimo disse...

Sei que a venda de um jogador resolveria de imediato o problema do resultado negativo.

Também sei que a direcção de Girafa e Cotonete prometeu que se os deixássemos vender o património já não íamos precisar de vender jogadores.

Mas também sei que o passatempo do Franco é beber tinto e coleccionar bonecos do Pinóquio.

Dezperado disse...

Acho que existem aqui algumas confusões:

1º Anestesiado
As SNC vão ser implementadas em 2010 para todas as empresas que não estão cotadas em bolsa, ou seja vai substituir o nosso POC, a nossa SAD está cotada daí usar as IFRS já há uns anos.

2º Hugo Malcato
O que o Riga diz não deixa de ter razão, apesar de não ser bem como ele diz.
O que acontece é que temos muitos activos (jogadores) oriundos da nossa formação, por isso ainda não tem um valor de mercado, logo aparecem registados com valor 0 no balanço. Mas o que as IFRS obrigaram foi o seguinte, os activos que estavam registados ao custo histórico vão passar a estar ao justo valor, isto é, todos os anos vão ser feitos teste de imparidade, ou seja, fazer a avaliação do nosso platel ao dia de hoje, e como aconteceu este ano, o plantel desvalorizou, logo na Demosntração de Resultados, exiete uma rubrica, "Amortizações e perdas com imparidade de jogadores" onde é reflectida essa desvalorização (11 milhoes). Mas não esquecer que jogadores como Veloso, Moutinhos e afins estão registado a custo 0, até aparecer uma equipa que ofereça por escrito umm valor, para assim esses jogadores já terem valor de mercado e assim ser registado no balanço esse valor e na DR a avaliação positiva, o que reflecte depiois no Resultado Liquido.

E faço aqui um pequeno reparo ao post. Os nossos resultados operacionais são positivos excluindo e transacções com passes de jogadores, porque se não passa para negativo.

Dezperado disse...

Mas quando falo nos 11 milhões, grande parte desse valor deve-se a amortizações e não á desvalorização do plantel.

Anónimo disse...

RESULTADOS POSTIVOS EXCLUINDO TRANSACÇÕES COM PASSES DE JOGADORES PALMAS................. UM CLUBE DE FUTEBOL NÃO TEM K SE REFORÇAR PFFFF

Anónimo disse...

RESULTADOS POSTIVOS EXCLUINDO TRANSACÇÕES COM PASSES DE JOGADORES PALMAS................. UM CLUBE DE FUTEBOL NÃO TEM K SE REFORÇAR PFFFF

Hugo Malcato disse...

Pois Dezperado, 11 milhões não dizem sobretudo respeito à desvalorização dos passes mas sim às amortizações, bem como por exemplo a dispensa do Romagnoli (que deve estar reflectida nesta DR e deverá representar aproximadamente 1M).

Eu entendi o que se pretendeu dizer e quis fazer a devida distinção. Mais ainda, continua a ser uma "falsa questão" - ao menos sobre todo este ponto de vista - já que se os jogadores da formação tivessem avaliados a um justo valor, provavelmente também eles tinham "desvalorizado" neste ano desportivo... piorando ainda mais os resultados apresentados.

De acordo?

Dezperado disse...

Hugo

Tou de acordo quando dizes que é uma falasa questão, não por ser falsa, mas sim pelo peso que tem nessa rubrica que não é muito significativo, o verdadeiro problema são as amortizações.

Não concordo quando dizes que os jogadores da formação provavelmente tinham desvalorizado, porque Carriço, Rui Patricio, até o Adrien acho que valorizavam, em relação ao Moutinho e Veloso o caso já era diferente.

Mas resumindo tem pouco significado o peso deste assunto.

Anestesiado disse...

É óbvio que o Sproting, como entidade cotada em bolsa, já aplica as IFRS à longo tempo. Contudo, será apenas após a implementação do SNC que passará a vigorar a obrigatoriedade dos critérios de valorimetria, tal como o já referido critério do justo valor.

Neste momento, utilizando o critério de custo histórico, os jogadores provenientes da academia estão cotados a valor zero. Após o exercicio de imparidade necessário à definição de justo valor, o valor do plantel aumentará significativamente. E para que isto aconteça, não será necessária a existência de uma proposta escrita...basta a análise efectuada por uma empresa consultora devidamente certificada para o efeito. Se fosse necessária uma proposta escrita, isso queria dizer que mesmo os jogadores com cotação actual, só iriam conhecer perdas de imparidade no caso do clube receber propostas abaixo do valor registado nas contas, o que não corresponde minimamente à verdade.

Espero ter esclarecido alguma coisa...

PS: Dá-lhes Fonz!