quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Matias Fernández

Para muitos Matias não tem correspondido às expectativas criadas em torno da sua qualidade futebolística. Claro que analisar a situação de várias perspectivas.
Para mim Matias é como o algodão: não engana! Acho no entanto que não vimos ainda um décimo do seu potencial e do que é capaz de fazer. Não concordo contudo com a opinião de que é um jogador "lento", que empastela o jogo da equipa ou que dá o estoiro ao intervalo. Basta consultar estatísticas de jogos do Sporting em que Matías é sempre dos 3 elementos da equipa que mais metros correu durante o jogo. O problema é que passa a maior parte do jogo em busca da bola que raramente lhe chega. Eu conheço Matías. Matías é daqueles jogadores que pode fazer uma equipa girar toda em seu redor, dependendo isto da forma como o treinador coloca a equipa a jogar, da liberdade que dá ao jogador, etc.
É ver um jogo da sua selecção nacional para ver a preponderância que tem na equipa.
Das duas uma:
Ou Matías está a atravessar a fase de adaptação aos colegas, aos métodos do treinador, ao futebol português.
Ou Paulo Bento não está a saber tirar proveito do grande jogador que tem nas mãos.
Não afirmo que a culpa seja de PB pois é um daqueles casos em que ão é possível tirar esse tipo de conclusões, pelo menos para já.
Onde PB tem culpa, de forma objectiva, é noutro tipo de preponderância que Matías podia ter na equipa. Nas bolas paradas.
Matías é especialista! Moutinho marcou uns 2 ou 3 golos de livre na sua carreira, é péssimo marcador de cantos e fraco a marcar livres laterais que resultam em cruzamentos para a área. Veloso do lado oposto tem-se revelado um bom executante de todo o tipo de lances de bola parada. Moutinho parece ser o "dono da bola", como os putos quando vão brincar com a bola para a rua. E aqui PB tem de intervir e JÁ!
Matias precisa de confiança, é exímio na cobrança de bolas paradas e merecia oportunidades. Merecia ele...e nós, que talvez sofrêssemos um pouco menos.

31 comentários:

FMota disse...

Concordo com tudo o que disses-te. O Matias precisa de ter mais a bola nos pés. é um jogador delicioso a fazer passes, joga bem em equipa, faz boas combinações. Precisa mesmo é de sair com a bola no pé, ao estilo do que o Aimar faz no Benfica. Chuta bem e forte. A qualidade de passe é evidente, basta ver os passes a "rasgar" que ele faz. Também concordo que deve marcar mais vezes livres e pontapés de canto. Nesse capitulo é claramente melhor que o Moutinho. Temos também de dar algum tempo para ele adquirir a melhor forma e adaptar-se melhor à equipa. Dentro de pouco tempo será dos melhores.
Quanto à forma que o Paulo Bento o coloca a jogar, penso que o faz para proteger o jogador. Para ele poder ganhar mais confiança e depois sim, fazer dele um jogador crucial para o Sporting.

Força SCP

Anónimo disse...

Pois é, o Aimar também não jogava nada o ano passado quando o espanhol o punha a jogar fora de posição.
Agora que o Jesus o pôs no sítio certo é o que se vê.
Daqui se pode depreender que talvez o PB esteja a precisar de óculos ...

Riga/V-1-Boy disse...

o matias joga a 10 que é a posiçao dele,nao tem nada a ver com o aimar que era colocado a medio esquerdo, por isso nao tou a ver onde +e que o matias anda a jogar fora da posiçao

JMAST disse...

Mas acham que o P. Bento vai tirar as bolas paradas ao moutinho??? ainda estao a dormir.

Anónimo disse...

podes ter um '10' que joga mais avançado (caso do matias e do aimar no ano passado) ou um '10' que vem a meio campo buscar bola e sai com ela nos pés para distribuir, passar, rematar, etc...

Riga/V-1-Boy disse...

o aimar o ano passado ou jogava a esquerda ou no "2" avançado ( +e que o benfica jogava no 442 classico e so passava a losango ou 4132 quando estavam a rasca e o matias tem jogado sempre atras dos 2 avançados, nunca jogou ao lado do liedson ai sim jogaria com o aimar o ano passado

Froes disse...

um golo. moutinho marcou um golo e mandou duas bolas à barra.foi o melhor que conseguiu fazer até agora

FMota disse...

O ano passado o Aimar não jogava a "10", pois a táctica do benfica não tinha um "original" N.º 10. Este ano, sim joga como verdadeiro 10, estilo Rui Costa ou Deco, pois o Benfica joga em 4x4x2 Losango, como também o Sporting joga. Só não podemos comparar as 2 equipas que embora tenham o mesmo sistema táctico não têm os mesmos jogadores, pois como se sabe quem faz a táctica dentro de campo são os jogadores. O Benfica está a jogar bem. é um facto. Mas também é um facto que está abrandar. é facto que os jogadores que mostraram muito no inicio de época estão a começar de não ser tão preponderantes. Veremos o que eles vão continuar a fazer. O Matias tem de começar a pegar mais no jogo. Tem de vir buscar a bola, mas também os outros jogadores têm de lhe passar mais a bola. Encontra-se muitas vezes sozinho e a bola não chega lá. Mas isso também acontece pois nós temos o Miguel Veloso que sai bem com a bola, o que obriga o Matias a ter outros procedimentos, não obtendo resultados por falta de entrosamento. Mas quando as coisas correm bem, nota-se que é mesmo jogador.
Força Matias
Força Sporting

Riga/V-1-Boy disse...

o fmota tocou no ponto fundamental. o miguel veloso sai bem a jogar e o matias se recua a buscar a bola atrapalha, se fica no lugar dele fica longe, em comparaçao no benfica isso nao acontece, porque o javi garcia é daqueles medios defensivos que apenas destroi, nao constroi, o que faz com que o aimar recue e tenha mais espaço apra organizar o jogo a partir de tras.

é uma questao de entrosamento( do veloso nao organizar nem sair tanto a jogar), porque vejamos com o moutinho a "10" nao se nota isso ate porque o moutinho tem caracteristicas diferentes do matias, joga bem ali, mas nao é um 10 puro como o matias

Anónimo disse...

Boas tardes!

Antes de mais queria congratular o Blog pelo 'deseparecimento' aparente do Leão Revisor, que como Editor e moderador era um perfeito e absoluto fiasco, pois comportava-se tão mal ou pior que alguns comentadores, tendo a agravante de ser Editor, e supostamente um moderador.

Relativamente ao Matias Fernandez, acho que ele nem é tão 'craque' assim, nem é jogador para a nossa táctica.

Não é assim tão craque pelo seu preço (3,6ME em 3 anos...), e pelo tempo (ou melhor, séculos...) que demoramos a contrata-lo!!! Será que mais clube nenhum na Europa tem olheiros ou sabe da qualidade deste jogador? Parece-me muito estranho...

Não me parece indicado para esta táctica pela simples razão que ele aparente ser um 2º avançado e não um nº 10 (aliás, a própria alcunha Matigol pronuncia isso mesmo...), ao jeito de um João Vieira Pinto, e que se encaixaria num 4231, e não num 442, pois quando ele joga o Veloso fica completamente isolado e perdido naquele meio-campo!

São opiniões, mas como afirmava antes do início de época, nem Matigol ainda provou valer mais que Romagnoli, nem Caicedo me parece que vai render mais que Derlei! Logo, e mais uma vez, encontramo-nos com um plantel mais fraco que o ano passado (todos os restantes têm mais um ano, e os jovens com PB evoluem ZERO!!!) e os passarinhos tornam o nosso 2º lugar uma visão!!!

SL,

Titanic.

FMota disse...

Sr. Anónimo das 15.24

Os jovens com Paulo Bneto evoluem zero???? Você, pela critica do seu comentário (destrutiva), parece daqueles adeptos que dizem que o Rui Patrício (21 anos) não é bom guarda redes, que o djaló é jogador de 2.ª, que o Pereirinha devia ser defesa direito, etc. Não sei se pensa assim ou não. Mas parece-me que sim.
No meu ponto de vista, os jogadores (jovens e não só), para evoluir precisam de jogar. E é isso que vejo no SCP do Paulo Bento. E devem jogar nas posições onde fizeram formação, embora se possam adptar a outras. Podem-se discutir as tácticas usadas, e outras coisas mais, mas aposta na juventude não. Reveja o jogo com a Fiorentina e veja quantos jogadores da formação terminaram o jogo.

O Matias é claramente melhor que o Romagnoli. quer a nível de remate, quer o poder de explosão quer a nível de técnica quer a nível de passe. Mas sei que não pensa assim. Também sei que para si Romagnoli é melhor que o Matias porque já cá não está. Mas isso também é típico. Criticar quem cá está em detrimento dos que foram embora (o ano passado de certeza que dizia que o Romagnoli não jogava nada).

O caicedo/Derlei é outra coisa. Não posso ter opinião formada quando o jogador Caicedo ainda não jogou o suficiente para mostrar o que vale e não será fácil esquecer o Derlei por tudo o que demonstrou.

Não leva a mal este comentário/critica ao seu comentário. Só fiz isto porque estou farto de ler comentários do tipo deita abaixo. Sei que existe muita coisa mal no universo Sportinguista, mas acho que esta é a hora de dar-mos todos as "mãos", gritarmos todos em conjunto FORÇA SPORTING. Assim, penso que as coisas podem melhorar.

Força Sporting. Força Sportinguistas.

disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lyon Heart disse...

O Matias é sem dúvida um grande prodigio do futebol da america do sul, bom tecnicamente, bom na visão e na desmarcação, exelente no toque e passe e exímio na cobrança de bolas paradas. E até aqui plena concordância com o post. Veio para a europa para o Villareal e aí não se conseguiu impor ao futebol europeu, neste caso espanhol que se jogo ao dobro da velocidade. Apareceu a espaços mas quando apareceu notou-se. Veio para alvalade e todos já vimos o diamante que ali está, é claramente, e como muitos agora dizem, um jogador suprelativo. Vamos esperar mais uns joguitos para ele se ambientar. Mais uma vez concordo com o post.
Quanto ao posicionamento de MAtias no jogo leonino, aí para mim reside o grande problema. Este tipo de jogadores mágicos, não pode ser desgastado com excecivo jogo defensivo, necessita de bola no pé e favorecia-o dois trincos (alias sistema da sua selecção) para ele poder pautar o jogo atacante. Quanto a mim seria um sistema bom para o Sporting actual porque dava concistência defensiva e abria mais o ataque.
Quanto aos lances de bola parada, claramente para ele, é o melhor a fazê-lo, mas ainda não têm a protecção que Moutinho tem.

Lyon Heart

António Lopes da Costa disse...

O Matías está a corresponder perfeitamente às minhas expectativas. Ele está a meio de um caminho, de adaptação. Vai dar-nos muitas alegrias certamente...
Ele e o Caicedo, que, como se viu na última jornada, pode vir a ser fundamental(!) em vários jogos...sobretudo naqueles em que é preciso abrir espaços em defesas que montam o seu autocarro à frente da baliza. E aqui quase todos jogam para o pontinho...
São duas mais-valias.

Anónimo disse...

Boa tarde!!

Faltou referir que, sendo ele um numero 10 e organizador de jogo, deveria ser ele a conduzir a bola no ataque. Infelizmente a equipa não deixa e o treinador, ao que parece, não obriga. É um crime ver o Matti atras da bola, a pedir que lhe a passem, e esta ser constantemente metida no lado oposto, com consequências, muitas vezes, nefastas para a equipa.
Na minha opinião é isto que condiciona o desempenho do Matti, um jogador como ele tem que ter bola, sem ela passa ao lado do jogo!!!

Mas isto é apenas, mais um, pormenor que demonstra a falta de liderança daquela espécie de treinador.

Anónimo disse...

Caro FMota,

Pode (e na minha opinião, é para isso que aqui estamos!) e deve comentar conforme pensa e julga as situações!!!

Passando à questão da evolução ou não dos nossos jovens. É óbvio que a partir de certo ponto, para evoluir têm que jogar! Mas lá porque jogam, quer dizer que evoluam??? Na minha opinião, não quer! Quer exemplos?

Moutinho: Está estagnado há pelo menos 2 anos;

Pereirinha: Nunca passou de Junior, evolução zero proporcionalmente às suas aptidões e capacidades!!! Se estivesse no fcp, já era um dos melhroes laterais direitos ou extremo portugueses e valia pelo menos 25ME!!!

Vukcevic: Melhor exemplo de todos, quando chegou afirmou que tinha 'optado' pelo futebol muito tarde, que nem gostava de ver futebol na TV, logo era (e note-se, AINDA É!!!) um «zero à esquerda» tácticamente! Só faz disparates no losango, e tem a capacidade técnica e física que se conhece!! Evolução??? 0,5 em 2 anos, de 0 a 10!

Adrien: Outro, nunca passou de junior..

Patrício: Salvo raras execpções (casillas, baía, e poucos mais...) Nenhum GR passa de júnior a titular de um clube com mínima dimensão Europeia!!! Penso que se corre o risco de «assassinar» a possível excelente carreira dele!!! Se ACTUALMENTE é GR para o Sporting? Na minha opinião não é, e por este caminho infelizmente nunca virá a ser!!!

Djaló: A meu ver o maior «Flop» dos diversos jovens. Não consegue dominar uma bola, receber uma bola, e já não mete medo nem ao Patrício.

Excepções à «regra»:

Veloso: Se não evoluiu mais, aparentemente é por culpa própria e por quem o (des)acompanha.

carriço: Um talento e lideranças naturais!!! Mas como é possível neste Sporting, um miúdo (por melhor que seja, e realmente é!!!) com esta experiência ser o líder da defesa, e praticamente da equipa??? No próximo ano já se sentirá estagnado!!!

Resumindo, não acho o PB treinador para o Sporting, principalemnte porque se querem apostar em jovens deverão ter uma equipa técnica experiente, que imponha respeito e que realmente faça os jovens evoluir!!!

SL,

Titanic,

Anónimo disse...

P.S. Esqueci-me de lhe responder que não considero o Romagnoli melhor que ninguém. Eu referia-me a RENDIMENTO!!! Se o Matiaz tivesse quem o ensinasse...

Titanic.

Anónimo disse...

O Matias não é condutor de jogo, e raras são as vezes em que ele conduz a bola e passa por 2 ou 3 jogadores com ela perfeitamente controlada, e a sabe guardar como faziam Balakov, Edmilson, Pedro Barbosa ou Romagnoli... Não é jogador de ter a bola colada ao pé, e até revela ser trapalhão algumas vezes, revelando também alguma lentidão de processos. A melhor característica será mesmo o remate e como demonstram os vídeos, os livres, mas se um jogador que é suposto ser o 10 não assume o jogo e opta na maior parte das vezes por passar a bola ao primeiro toque ( não digo que em muitas situações esses passes de primeira não sejam úteis...) revelando sofreguidão para a conquistar novamente, tem que ter outra iniciativa. Não acredito na teoria da conspiração contra o Matias, porque o Romagnoli não era rápido, e era franzino, mas mostrava saber assumir e comandar o jogo da equipa e os colegas passavam-lhe a bola porque sabiam que por vezes ele podia ziguezaguear e criar jogadas de perigo, como o fez em vários jogos com o Porto por exemplo. O Matias as jogadas que tem feito de ruptura, só me lembro de 1 ou 2 contra a Fiorentina em que a bola era conduzida algo atabalhoadamente e em esforço, mas espero sinceramente que melhore e mostre mais aptidão, e outra iniciativa.

MRG disse...

E esta hein?

"«Não tenho responsabilidades nessa matéria, tenho de confiar em quem tem essas responsabilidades, portanto é um assunto que não me preocupa. Só me preocupa o Sporting, a equipa e os sportinguistas»"
By Bettencourt


A nomeação de Duarte Gomes é uma afronta ao Sporting Clube de Portugal e aos Sportinguistas e o Presidente diz que tem confiança no responsável por esta afronta.
Mais uma vez, comidos de cebolada.

Unknown disse...

E o facto do Moutinho não passar uma única bola ao Matias? Não preocupa? É que já não é só nos livres que o menino tem de ter a bola toda para ele!! Reparem que ele "não deixa o matias jogar"!!

Quanto às declarações do JEB... Sem palavras...

REBEL disse...

Agora sim foi dita a verdade.
O Moutinho Só passa a bola ao Matias quando não tem mais nenhuma alternativa.
Tenho constatado isso em todos os jogos.
SPORTING SEMPRE

Anónimo disse...

Para não falar do atrasado do jeb, o que aqui foi dito é verdade, o Moutinho está sempre a queimar o Matias. É o medo de perder o estatuto. Claro que com este treinador que não consegue ver o básico, não se pode pedir muito...

Dezperado disse...

MRG e Mario

Epá só não percebe as palavras do nosso presidente quem não quer ou quem prefere não querer.
O que disse, disse de uma forma irónica, para não nos acusarem já de estar a pressionar o arbitro para depois sermos beneficiados.

O DF veio a criticar essa nomeação.

E digam-me se faz favor o que se ganha em criticar e criticar o V. Pereira, acham que muda alguma coisa???? Não acham que é perda de tempo???? Acham que vale a pena???O que vai mudar??? nada.

Anónimo disse...

Mas essa atitude do JEB é alguma novidade? Não foi assim com os júniores? Preparem-se, esse salta pocinhas vai andar todo o tempo a baixar as calcinhas!!! E ainda quer ele deixar de ser coitadinho...

T.

Lyon Heart disse...

Relativamente ao Moutinho não passar a bola ao Matias (e isso é clarissimo nos jogos que ja fizeram juntos) porque pode perder o protagonismo que já usufrui, acho que ele não se deveria preocupar com isso.
Moutinho faz parte dos "protegidos" de PB, aqueles que jogam sempre, bem ou mal ou então até lesionados fisicamente ou mentalmente.
E eles são: Moutinho - que anda completamente longe daquilo que pode dar, joga sem alegria e em esforço; Polga - este então ultimammente (desde meio da época passada) até mete dó, não faz nada de jeito erros atras de erros, e depois perguntamos porque é que Dunga não chama um campeão do mundo a sua selecção, porque será); Liedson - este sim, este dá tudo o que tem e sabe, já meteu o pezinho na argola algumas vezes mas não se pode apontar nada ao melhor marcador estrangeiro de sempre no Sporting e Patricio - este eu vou-me abster de comentar, há por aí alguns que o comparam a Baia, Valdés ou até Casilhas, só se for na posição em campo porque de resto...
Quanto aos jovens e a sua evolução enquanto séniores comcordo com o que aqui já foi dito é pouca para a qualidade de jogadores que lá temos.
Pereirinha pode evoluir mais, Marques também, Carriço com um defesa mais sólido ao lado ainda se tornaria melhor, Djálo não é assim tão mau como isso tudo que dizem, acho que bem acompanhado e com treinos personalizados poderiamos estar perante mais um extremo fantástico.
O que me preocupa nem são estes são aqueles que estão para subir tais como Rabiu, Golas, Cedric e outros, será que vão apanhar o treinador certo para se tornarem certezas? É que promessas boas já ele são e demonstraram.

Lyon Heart

Riga/V-1-Boy disse...

lyon heart


quanto aos 3 nomes que falas o golas ja esta no real, o rabiu e o cedric devem de ir para la na proxima epoca, de resto para ver como se comportam é questao de seguir a equipa do real que tem uma equipa feita com a base da equipa de juniores do ano passado( tirando poucos jogadores , o nuno reis, o renato neto , o rabiu ,o cedric e o balde de resto o onze base esta la todo e mesmo a equipa tecnica "pertence" ao sporting) para ver se evoluiem.

eu acho que os jogadores do sporting ainda estao na sua maioria a 80,90 % da forma, alias acho que foi algo planeado para nao atingirem o pico de forma numa fase prematura da epoca e irem adquirindo essa forma.

quanto aos jovens:

o adrien é bom jogador, mas neste momento com o veloso a jogar bem nao lhe tira o lugar.

o andre marques, ainda revela os mesmos erros de quando foi lançado ha 3 anos: ainda nao aprendeu a dosear os tempos de entrada a bola, ainda peca muito nisso.

o pereirinha é um extremo, quanto muito medio interior direito, pode jogar a defesa direito, mas nete momento é apenas um desenrasca, ja que com a velocidade que tem vai dando para disfarçar os problemas de colocaçao que tem.

Anónimo disse...

Atenção ao jogo que o Matias vai fazer no dragão.
MUITA ATENÇÃO...
jP

Anónimo disse...

O problema não é o Moutinho, como também não o é o Liedson para o caso do Postiga não marcar golos, "apenas" Moutinho é muito mais interveniente que o Matias e consegue estar em todo o lado em muitos jogos, pois tem grande resistência, já o Matias passa ao lado porque é mais lento...

No tempo do Eusébio, quando o futebol era mais parado é que era!

Anónimo disse...

http://www.youtube.com/watch?v=Yceb8v8Jqqw&feature=player_embedded#t=44

CLASSE

Anónimo disse...

Matias é grande, mas ainda vai melhorar.
Outro jogador que vai melhorar é o Angulo, mas nao se cada vez que entra em campo (ou sai,neste caso) é assobiado!!!!!!

Mas que merda de adeptos sao estes que assobiam um jogador recem-chegado e que esteve parado meses??????

Que ele nao devia ter jogado logo, concordo,PB devia ter gerido melhor como já fez e bem com outros jogadores.Agora a culpa não é do Angulo.
E mesmo que os assobios fossem para PB, dentro de campo n se tem essa percepção.

Já não há paciência para tanta imbecilidade!!!Que bando de abortos retardados!!!
Quem o assobia não é adepto, é MERDA!!!!

Ganhem vergonha na puta da cara!


SCPSempre

ze disse...

eu bem vejo os jogos e o matias espera pela bola e ninguem lhe passa. o PB tem que dar-lhe mais protagonismo