quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Os 13 milhoes de Prejuizo

Não sendo especialista em finanças, mas atendendo que alguns leitores deste blog vêm pedindo uma opinião sobre este resultado negativo, aqui fica a minha opinião:

Em primeiro lugar, é preciso dizer que este resultado é referente à época 08/09, ou seja JEB teve pouco ou nada a ver com este exercício, isto só para que alguns iluminados não o comecem a culpar por uma coisa que nada teve a ver, como já aconteceu por este blog.
Depois, e como é óbvio, é um resultado que preocupa e muito a meu ver, nos primeiros 9 meses do ano desportivo (é o que se refere este exercício) a SCP SAD já dava cerca de 7 milhões de euros de prejuízo subindo para quase o dobro em 3 meses, muito por culpa das amortizações do investimento feito no inicio da época (Izmailov, Grimi, Postiga + prémios de assinatura de renovações de contrato), mas é bom lembrar que mesmo assim o nosso investimento comparativamente com os nossos adversários é muito inferior (espero para ver o resultado dos nossos rivais, que nos primeiros 9 meses já tinham prejuízos superiores ao nosso).

É preocupante também que no ano em que mais receitas tivemos na Champions temos este resultado negativo.

Sobre quebra de receitas, lembro-me de um estudo que foi feito e publicado no inicio da época passada e que relatava as receitas dos 3º grandes em termos de bilheteira, publicidade, Tv´s, Merchandising e quotização, e nesse estudo nós não ficávamos atrás em todos estes critérios e em alguns estávamos mesmo a liderar em termos de receitas, isto para dizer que mesmo reduzindo as nossas receitas de bilheteira não foi por ai que tivemos este resultado.
Alias se quisermos ser muito rigorosos com a matemática o SLB e o FCP tinham que ter muito mais receitas que nós, os primeiros porque têm o dobro da população alvo e os segundos porque são crónicos campeões, é algo para reflectir.

Termino por dizer o seguinte, para tornar este resultado muito mais satisfatório, bastava que o SCP vendesse o Veloso por 13 milhões algo que no inicio desta época era "aprovado" por 90% dos Sportinguistas.

O que temos que refletir é que como chegamos a estes numeros com um orçamento inferior e com um investimento inferior aos nossos rivais.

Saudações Leoninas

29 comentários:

Riga/V-1-Boy disse...

e pelo que parece as diferenças do benfica e do porto nao sao muitas e eles tambem tem grandes prejuizos......e tecnicamente 13 milhoes é uma venda de 1 dos principais jogadores

JL disse...

Já esperava que o Leão Revisor seguisse a rídicula posição da Direcção, veiculada por Nobre Guedes:

"Análises, só depois de ver as contas dos outros".

Caro Leão Revisor,

Em que é que as perdas dos outros mitigam as nossas?

O SCP é melhor gerido por o SLB e o FCP não serem?

As ridicularias que se têm que ler no regresso de férias são realmente impressionantes...

SL

Leão sem Palas disse...

Leão Revisor,

Sabes como resolveremos os nossos problemas?

É incrivel os prémios que se pagaram por chegarmos aos oitavos da LC. Na minha opinião deveria ser uma obrigação, a partir do momento que integras o pote 2 do sorteio.

Um dirigente que assina um contrato de aquisição de um imbecil como o Grimi, que implica o pagamento de 4 M€, deveria ser sovado. NO MINIMO.

Um dirigente que assina um contrato de cedência de direitos televisivos até 2016, no minimo deveria ser sovado. É uma vergonha assinar contratos desta duração.

Ganhamos 2 campeonatos em 25 anos. Imaginas quando ganharemos o próximo? Não sou futurologista mas, se tivermos cabecinha, não é dificil prever pois não?

Só e quando um Arabe ou Russo cheio de guito comprarem esta merda é que o SCP será viável. Lamento muito mas o SCP que eu conheci e do qual me tornei adepto já não existe.

SL

leao revisor disse...

JL

Sempre tens um bom remédio para não leres coisas ridiculas...

Lês coisas do teu movimento... Ai esse já acabou pois é...

Então lê coisas da tua Associação.

Leão sem Palas disse...

Caro JL,

Li a entrevista do Nobre Guedes.

É outro que só á estalada.

O imbecil entre outras barbaridade diz que investiram, ao não vender jogadores.

Isto está lindo.

SL

leao revisor disse...

Leao sem Palas

Não vou estar a discutir os valores de grimi nem do contrato TV, já falei sobre isso variadas vezes.

Quanto a prémios, tambem já foi dito, só quem não percebe nada de nada de futebol e do que se passa dentro de uma cabine, é que pode ter essa posição.
E digo-te isto com o maior respeito.
O SCP oferecia 25 mil euros de premio no jogo contra a Fiorentina, para ti tambem nao se devia oferecer nada nao era?

Quanto ao teu clube, suponho que o teu clube deve ser aquele do tempo dos 5 violinos onde se jogava por amor à camisola e em que os jogadores jogavam em todas as modalidades.

Leão sem Palas disse...

Leão Revisor,

Não percebo porque se há-de pagar 25 m€ no jogo contra a Fiorentina.

Mas eles não recebem os ordenados? E na sua maioria não são bons ordenados? Deveriam, isso sim, dar-lhes um bom prémio SE GANHAREM ALGUMA COISA. NÃO SE FICAREM EM 2º OU SE FOREM FINALISTAS VENCIDOS.

Parecia-me bem que recebecem um bom prémio se passarem aos quartos de final da LC, mas nunca nos oitavos quando estamos no pote 2 do sorteio.

Tu, no teu emprego, se fizeres alguma coisa bem feita, o teu patrão vem a correr para ti com um cheque? CLARO QUE NÃO.

Quanto ao meu clube, apesar de estar habituado, desde sempre a ganhar pouco, é um clube que sempre puxou pelos outros, que era um exemplo (fomos os primeiros a criar claques, a criar SADs, a construir academis, a avançar para estádio novo, produzimos os melhores jogadores de futebol deste País, tivemos atletas como o Agostinho, Carlos Lopes, Mamede, grandes equipas de hóquei, etc).

Hoje somos uma merda. Não temos nada. Os adeptos estão de costas viradas para o Clube.

E olha que não digo que a culpa é do teu cotonete.

SL

JL disse...

Caro Leão Revisor,

Não se preocupe com o movimento acabado. Ainda não é altura de se preocupar. Ainda.

Reparo com gosto que nada muda. Fiz-lhe uma pergunta concreta, pelos vistos a sua resposta é semelhante à da Direcção: "Não gosta, não olhe".

Quanto ao Nobre Guedes...coitadinho, dá pena ler o que ele escreve. Mais um que achou que viver do apelido era melhor que ter que trabalhar.

Caro Leão Revisor,

Não acha estranho que os outros Clubes não tenham tido que provisionar créditos para a TBZ?

Parece que descobriram uma coisa chamada "garantias bancárias", e portanto a pancada foi menor. Quando o dinheiro da TBZ faltou, foram buscar as garantias e acabou-se a conversa.

É um conceito com apenas várias centenas de anos, portanto imagino que os super gestores do SCP não tenham conhecimento dele.

Mas suponho que a explicação para esta e outras falhas de gestão esteja nas contas dos lampiões e dos andrades. É que não posso acreditar que JEB, o cultor do fim do "coitadinho", esteja à espera das contas dos outros para dizer que se "fez mais com menos", e que "sem vendas ou crédito é muito complicado", ou outras cantilenas semelhantes...

Leão sem Palas disse...

Leão Revisor,

Agora percebe-se porque o FSF fugiu.

Agora percebe-se porque JEB não gastou um tostão e porque mentiu ao dizer que ia comprar 2 grandes jogadores.

Agora percebe-se porque para substituir o romagnoli se comprou outro perneta.

Agora percebe-se porque se trouxe um cepo como o Caicedo.

Não há guito sacamos pernetas.

O que não se percebe é que se o Nuno Assis se ofereceu para voltar ao SCP, porque não foi contratado.

Mas quando olhamos e vemos que quem lá anda/andou são FSF, JEB, PB, Barbosa, então sim está tudo esclarecido.

Mas para mim um dos maiores mistérios, é saber quando é que tu percebrás que assim não vamos lá.

SL

Até Morrer Sporting Allez! disse...

Leão Sem Palas,
perneta és tu!
o matias fernandez tem feito bons jogos e dentro em breve, quando se adaptar, podera mostrar o grande valor que tem!
por isso faz jus ao teu nome e não digas asneiras!

Leão sem Palas disse...

Até.......Allez,

Pois é, quando se adaptar estamos em Janeiro, a 10 pontos do slb e FCP.

Não passa de um perneta, como já lá tivemos aos montes.

Vê quantos jogos já resolveu. Compara com os novos jogadores do slb e FCP.

Mas lá está, não guito para comprar jogadores. O guito é para premiar segundos lugares na Liga e oitavos da LC. São critérios.

O que te proponho é que uses a cabeça para pensar. Não acredites em tudo o que ouves. É por isso que estamos assim.

SL

Anónimo disse...

Podem tentar mascarar as coisas mas a verdade é só uma: o SCP está muito mal.

Está mal finaceiramente, desportivamente, animicamente e outros tantos mente.

É triste e, mais grave ainda, parece que sem fim à vista. Falta cultura desportiva, falta cultura financeira - pelo menos na defesa do superior interesse do clube - falta verdade e, sobretudo, pessoas que gostem mesmo do clube.

Se as principais qualidades deste presidente, e dos seus antecessores, eram ser pessoas da finança, bem reputadas e com conhecimentos no meio, então é ainda mais triste porque estes resultados demonstram uma total incompetência.

E, se exemplos faltassem, os preços da box para a liga europa e os preços dos bilhetes para os jogos são um exemplo de que quem lá está não sabe, não tem noção, nem tem interesse em saber o que fazer e como para revitalizar o SCP. Mas, na situação em que nos encontramos, com a falta de assistência e militância que existe, com os tristes espetáculos que temos, alguém acha que é com aqueles preços que alguém vai à bola??!?!?

Lyon Heart disse...

Parece-me que estamos a abordar mal o problema. Que houve gestão danosa do Sporting é evidente para todos, o que me preocupa é os culpados desta gestão não serem culpados por isso e ainda serem aplaudidos de pé em Ag's do meu clube.
Desde sempre que disse que a SAD seria a morte do clube e cada vez constacto mais isso. Qualquer dia e devido ao desnorte desta ou de outra direcção hipotecamos na totalidade as acções e a SAD cai nas mãos de um qualquer. E a partir daí pronto vai-se o clube ecletico e fica o futebol, para ser gerido como um negócio trivial.
Meus amigos e em especial ao Leão Revisor eu sou sócio do Sporting CLUBE de Portugal não da SAD eu orgulho-me da história e essa não foi só o futebol, aliás as modalidades superam em larga escala os feitos do futebol.
O grande projecto Roquette abriu a cova que Dias da Cunha e Soares Franco alargaram só falta saber quem a vai tapar se Bettencourt se outro.
Eu espero e conhecendo o presidente e a sua vida exemplar de banca que ele tenha na manga ainda um trunfo a jogar agora em outubro senão acabaremos irremediavelmente como o 4º grande do futebol português o Belenenses.
Ninguém invertirá no Sporting porque este não tem os creditos de Benfica ou Porto a nivel de marca e não estamos num campeonato apetecivel a nivel de justificação e retorno de investimento.

Lyon Heart

Leão sem Palas disse...

Caro Lyon Hart,

Na generalidade estou de acordo.

Mas se te lembras, naquela altura, quando o Roquette avançou não havia ninguém. O SCP não tinha dinheiro para pagar a lavandaria.

A SAD naquela altura era a única solução.

O que me parece é que depois disso houve muitos FSFs, DdCs, etc, que geriram o Clube sem sentido de responsabilidade.

SL

Leão sem Palas disse...

Peço desculpa,

É Lyon Heart e não Lyon Hart.

SL

Lyon Heart disse...

Leão sem palmas é Heart

Nessa altura sempre haveria a hipotese de aderirmos ao Plano Mateus ao qual muitas empresas aderiram e conseguiram resolver os seus problemas.
As SAD´s não são algo que funcione em todos os sectores ou mesmo paises. Depende dos investimentos e da proactividade dos seus quadros superiores.
Pelo que vejo a Sad do nosso clube serviu só exclusivamente os interesses dos gestores que lá passaram.
Se analisarmos friamente raramente desde 1999 tivemos um grande investimento/nome sonante em alvalade, tirando Jardel, que nos troxesse retorno em vendas de produtos ou em venda a outro clube (mesmo Jardel não trouxe lucro na venda). Tirando as pérolas que fabricamos raramente soubemos vender um jogador, ou melhor nunca soubemos valorizar o nosso plantel para tal. Andamos desde a era Roquette com este discurso miserabelista do não há. Para muitos que não sabem e que esperam que a bomba venha do outro lado da 2ª circular que esperam um Benfica em falência agravada, vão ter uma surpresa pela negativa. Esses gajos conseguiram em 3 anos inverter a sua situação. Como? Eu sei algumas estratégias, outras são arriscadissimas, mas no geral tem agora um plantel que lhe dá garantias de as puderem atingir, e se o fizerem preparem-se porque para mal dos nossos pecados as galinhas de merda vão voltar ao topo a curto prazo.

Pedro disse...

Leão Revisor,

Cada vez mais concluo o quão cego e faccioso é o Leão Revisor. Acredita mesmo quando diz que o cotonete cantante só tem responsabilidade nos últimos 3 meses? Acredita mesmno que a pandilha não é a mesma? O facto de Ribeiro Telles ser um "habitue" ano após ano é coincidência? Os resultados do Benfica e do Porto justificam o quê? Já agora, os resultados desportivos também serão os mesmos?

Não vale a pena argumentar consigo porque já sei o teor da conversa "os iluminados... só cá está há 3 meses...o benfica fica sempre em terceiro..."etc...

A verdade é que não tem uma única justificação para um prejuizo de 13 milhões! Grande equipa? Obvio que não!! Diminuição do passivo? Claro que não!! Se assim fosse já não havia necessidade de passar a Academia para a SAD...

Já agora, mesmo que o movimento leão de verdade termine, as pessoas persistem. Por vezes não é preciso nenhum movimento para a razão se impor. Não menospreze a força da razão. Cuidado, pode ser um erro...

Pedro - Sporting sempre

Anónimo disse...

Lyon heart é leão sem palas não é palmas

Lyon Heart disse...

Vou vos espôr aqui uma teoria minha que basicamente explica o buraco onde fomos parar.
Fomos orgolhosamente criados pela nobreza lisboeta, a fina flor da sociedade que em inicios do sec. XX precisava de ocupar os seus dias fazendo desporto. Rapidamente nos tornamos num clube eclético com muitissimas modalidades que faziam a alegria das pessoas. Aqui deixo a 1ª farpa ao Leão Revisor, fomos durante muitos anos o maior clube português em sócios e simpatizantes, mais, a nivel europeu só eramos batidos pelo Barcelona.
A sociedade evoluiu e o clube acompanhou essa evolução, perdeu certas modalidades mas soube ir criando outras. Estivemos na linha da frente de vitorias olimpicas, europeias, tivemos um corredor com as nossas cores na volta a França, tivemos o que nunca nenhum clube português pensou ter nem nunca irá ter.
Olhem para a nossa história, mas olhem-na orgulhosamente pois podem passar mais 100 anos que nenhum clube terá um décimo do que aquele museu tem.
Fomos evoluindo com a sociedade, fomos aprendendo a transformar este clube sempre para melhor.
Onde é que eu quero chegar.
Esta evoçução necessária tem que ser feita acima de tudo nas mentalidades dos nossos sócios, temos que acabar com os duques, os barões os condes ou os marqueses de sobrenome pomposo. Esse tempo acabou. Não são os Roquettes, os Francos, Bettencourts os Telles que por terem nomes chiques e até tem empregos conceituados (é ver a banca no estado em que está e tirar a conclusão) que sabem do alto da sua sapiência gerir este clube. Á muito tempo que nós deixamos de ser nobreza, pois este clube é do povo, um povo diferente, inteligente, audaz e genuinamente fiel. Chega. Quero o meu clube perto do meu coração, não quero mais fantoches fanfarrões emproados mentirem declaradamente aos sócios para estes os elegerem. Depois agradecem e até dizem que vieram da bancada (afinal não estamos lá todos?) mas em privado riem-se e rejubilam porque já enganaram mais uns. E não digo isto por dizer, sei o que estou a dizer.
Deixem-se de tretas, a unica coisa que precisa de ser valorizada é a imagem e a marca Sporting no mundo. Deixe-se de tretas JEB e companhia, actuem rapidamente pois é para isso que todos nós lhe pagamos.

Lyon Heat disse...

Ok obrigado é Palas e não palmas. As minhas desculpas.

João Pedro disse...

Leão Revisor,

Não era você que queria sugestões para um post interessante?

Pois bem, após ver o comunicado no site oficial acerca do jogador Grimi e a tal "discrepância" relativamente ao valor comunicado á CMVM, simplesmente por acaso alguém se "esqueceu" da, note-se bem, COMISSÃO DE INTERMEDIAÇÃO.
Para quem ainda tem duvidas que o clube funciona em função de lobby's...

Sporting até morrer disse...

Boas,

Estes números são uma surpresa para alguém?

Não percebo o vosso desapontamento (LR), nem os vossos ataques a matar tudo o que mexe (Leão sem Palas).

Há quanto tempo é que é dito que o Sporting vai gerar prejuízo nos próximos anos, enquanto tiver um passivo tão avultado, e sobretudo se não vender nenhum dos seus activos = jogadores?

Também não concordo com prémios de tão elevado valor por se atingir os oitavos da Champions, sobretudo depois de se fazer tão fraca figura nessa mesma fase ante o Bayern, e aí a minha sugestão vai no sentido de se penalizar também uma má prestação. Se há 4 M de prémio, perante os resultados obtidos com o Bayern deviam ser penalizados no minimo em 50%.

Leão sem palas e João Pedro B, se há jogadores que foram erros de contratação (Grimi, Purovic e outros), e sobretudo Grimi pelo seu valor, também há alguns que foram boas contratações, correcto?
Lembro apenas os exemplos de Vukcevic, Izmailov, estes dois a meu ver valem bem mais do que aqulio que demos por eles, ou não estão de acordo com isto?
Já agora, a promoção de jogadores jovens ao plantel senior que hoje são titulares é também um factor positivo e um bom acto de gestão futebolística dos últimos anos, podendo hoje ver-se em Moutinho, Veloso ou Carriço valor em caixa para o clube, correcto?

Quanto aos reforços desta época, vamos ter calma pois já vi esse filme no passado com muitos jogadores. Matias não é perneta, Caicedo jogou dois jogos a suplente utilizado em momentos sempre difíceis de se fazer algo em condições, e Angulo tem um jogo realizado após cerca de um ano sem jogar.
Preocupante é ver que a nossa formação este ano só deu para um fraquissimo André Marques e um pouco credível Saleiro.

SL

João Pedro disse...

Sporting até morrer,

Nem está propriamente em causa o valor do jogador, mas sim o processo que envolveu a contratação.
Mas pior ainda, relativamente aos 13 milhões de prejuízo, de acordo com o Jornal de Noticias, e passo a citar "A SAD ainda não atribuiu prémios da época 2008-2009 aos administradores, pelo que não constam das contas"
Ora, se bem nos lembramos, o Sporting nesta época praticamente não teve dinheiro para comprar jogadores, porque razão é que tem que pagar "prémios" a pessoas que não são nem jogadores nem fazem parte da equipa técnica, relativamente a uma participação na liga dos campeões?

Não consigo conceber como é que se pode praticar uma CHULICE destas!!

Sporting até morrer disse...

João Pedro B,

Sobre essa notícia a minha opinião é simples, não há prémio para esses senhores.

Pelo menos na maioria das empresas em Portugal e lá fora, o principal ítem para se atribuir um prémio tem sempre por base resultados positivos no exercício.

Se estes foram negativos, é uma vergonha que se atribua prémios.

Julgo que todos vimos o que aconteceu ao nível da banca mundial com prémios atribuídos a Administrações que afundaram grandes grupos financeiros.

Espero que o JEB não venha fazer favores a amigos, pois um corte com o passado foi o que ele propôs nas eleições que ganhou com 90%...

João Pedro disse...

O problema dos favores, é que JEB permite que certas relações informais se coloquem á frente dos superiores interesses do clube, sendo justamente por esta razão que considero que não seria, nem é a melhor escolha para presidente.

Dezperado disse...

Epá tou a ver que o pessoal assustou-se quando olhou para os 13 milhões...mas sinceramente isto quer dizer o que na prática, não vamos poder investir??? mas no ano passado demos lucro de 600 mil euros e também não investimos quase nada este ano. Sugiro o seguinte, façam o download do relatorio e contas no site do Sporting, para tentarem perceber melhor estes números...e não estou a ser irónico, foi o que fiz.

Em relação ao Izmailov, quando veio há dois anos veio por emprestimo, só no ano passado é que compramos o passe, daí falar-se em investimento em relação a ele.
Postiga foi 2,5 milhoes por 50% do passe se não estou em erro.
O roca não é para aqui chamado, porque foi investimento (custo 0) há dois anos, e não saiu a custo 0 como foi noticiado, está lá no relatório, houve uma compensaçãozita.
O Grimi foi comprado o passe também, mais um investimento.
Caneira veio a custo 0.

Daí que as amortizações e perdas com imparidades de jogadores tenham disparado
4,5 milhoes, porque se se lembrarem não vendemos nenhuma das supostas perolas da Academia...bastava termos despachado um veloso ou um moutinho para passarmos de prejuizo para lucro, mas lembro-me tabem de ha uns anos sermos criticados por vender todos os anos "as nossas estrelas". No ano passado as transacções com jogadores foram positivas em 2,5 milhoes, este ano negativas em 500 mil euros.
Além de juntar os premios da LC...

Epá e juntando a isto uma provisão constituida de quase 2 milhoes de euros por casa da divida à TBZ que está em falencia.

Dos impostos diferidos terem passado de 22 mil euros para 1,5 milhoes...

Da diminuição da venda de Gameboxs de quase 2 milhoes de euros, mas a culpa é do PB já sei, não é dos socios que só compram a gamebox dependente do números de estrelas que vendam camisolas que cheguem a Alvalade.

Acho é montes de piada aos que falam do antigamente...Por acaso alguem se lembra da situação financeira so Sporting antes de aparrecer a SAD???? Nem guito havia para pagar a água!!! Há é verdade, mas o Sousa Cintra ofereceu uma estatua linda....

Lyon Heart disse...

Dezperado

E já agora explica-me lá o que é que a SAD trouxe de novo?
Pelo que percebi se antes da SAD estavmos falidos, com as SAD também estamos.
Não vejo a diferença.
Já agora não gostavas de ver o Sporting com um projecto desportivo assente em objectivos vocacionados para conquistas?
E achas que JEB não estava por dentro das contas quando Franco não se recandidatou?
Claro que estava, mas soube bem atirar areia para os olhos de todos e enganar os socios.
Com a ajuda dos mesmos de sempre, aqueles que põem e dispõem e que decidem quem para la vai, que treinador deve estar lá...

Lyon Heart

Dezperado disse...

Lyon Heart

Uma das coisas que a SAD trouxe de novo, é que obriga a que as contas do clube sejam publicadas, obriga a que você e eu possamos olhar para as contas do nosso clube, ao contrário de antigamente. Ou acha que antigamente não se falava do passivo do sporting porquê?? Porque nem eu nem você tinhamos acesso a essa informação.

Não me diga que tinha ideia que eramos um clube riquissimo e com a SAD ficamos pobres.

"Já agora não gostavas de ver o Sporting com um projecto desportivo assente em objectivos vocacionados para conquistas?"

Não percebi esta pergunta, o nosso projecto desportivo é assente em que? em derrotas????

E sim, o JEB, assim como o PPC já deviam ter noção das contas do Sporting, se nós temos, eles também tinham. Mas não foi por isso que em campanha, que OS DOIS prometeram estrelas.

"Com a ajuda dos mesmos de sempre, aqueles que põem e dispõem e que decidem quem para la vai, que treinador deve estar lá..."
acho que tá enganado, quem decidiu quem foi para lá, foram os sócios, 90% votaram democraticamente no presidente que queriam lá.

Lyon Heart disse...

Dezperado
Vê-lá se entendes que eu não tenho nada contra JEB, acho até que ele foi tramado.
Quanto ao projecto desportivo o actual não é assente em nada porque simplesmente não existe. Já desde o prsidente João Rocha que o Sporting não tem um projecto deliniado, vivemos de project finnances.
Relativamente ás SAD, não são só estas que têm que apresentar os resultados, pois qualquer empresa tem obrigatoriamente que o fazer.
Claro que foram 90% dos sócios, mas eu não me referia a isso, existem dentro do Sporting interesses que movem certas pessoas, ou por medo ou por terem o rabo preso.
Fomos sim um clube riquissimo até começarem a vender patrimonio ao desbarato.
Lyon Heart