sábado, 5 de dezembro de 2009

Alguem me explica?

Este post é em forma de pedido aos leitores deste blog.

Esta última semana, os 3 grandes divulgaram as contas do primeiro trimestre à CMVM, e com resultados positivos do FCP e com resultados negativos de SCP e SLB. Mas estes 3 clubes têm uma coisa em comum, passivos enormes das suas SAD´s, FCP - 150 milhões, SCP - 151 milhões e SLB 207 milhões.

Mas estes valores só têm feito um dos grandes deixar de investir no futebol, o SCP!
Não sendo especialista em contas, ainda sei fazer de somar e subtrair e aqui tem que haver algo que não está a bater muito certo.

Estas noticias ainda levantam outro problema, a tal falência técnica da nossa SAD.
Se não estou em erro, a avaliação dos passes dos nossos jogadores está muito por baixo, jogadores vindos da formação valem 0, por isso dificilmente algum clube que tenha vários jogadores vindos da "cantera" não estará em falência técnica. Para alem disso, o SCP ainda nao passou a Academia nem os direitos Tv para a SAD o que fará aumentar os valores da mesma. Será que os outros podem dizer o mesmo?

Mas o que oiço e vejo (porque não é só conversa), é que ainda têm 18 milhões para gastar. Daqui a uns anos quero ver no que isto vai resultar.

Saudações Leoninas

PS. SCP rescindiu com Angulo, menos um jogador no plantel, que terá que ser reforçado em Janeiro. Não posso deixar de referir, que o Espanhol deve ter sido dos jogadores com maior currículo que passou pelo nosso clube, mas a realidade é que não rendeu o que se esperava.

41 comentários:

Edu disse...

Muito simples:

O porto tem dinheiro mas nao "abate" o passivo, porque o q eles teem ganho na LC dava para diminuir bastante o passivo.

O benfica por seu lado ta a fazer a pior gestão a nivel futuro de sempre. Uma vez que o dinheiro que eles investem vem de um contrato que fizeram com a sagres mas foi um contrato a 12 anos ou seja hipotecaram o futuro. Outra das coisas que eles tao a fzer e pedir bastantes emprestimos com o LFV a dar as garantias e assim aprovam-lhes os emprestimos.

Quanto a falencia tecnica e na realidade uma injusta, pq o sporting tava com 80 milhoes de euros negativos (penso que era esse valor) quando foi declarada falencia tecnica, mas o valor dos passes de moutinhos, velosos,etc valerá certamente mais do que isso.

Saudações,
Edu

Anónimo disse...

E quanto é que custou o Angulo? E a rescisão do contrato?

O grande problema do Sporting é que compra mal e vende ainda pior...ou melhor, não vende!

Os outros encavam-se, mas compram bons jogadores, chamam gente ao estádio, vendem camisolas, fazem sonhar os adeptos e cresecem em número de Sócios.

Aonde é que isto vai dar? Vai dar a que a diferença do Sporting para os seus rivais será cada dia maior e cada título perdido, mais doloroso para os Sportinguistas.

leao revisor disse...

Custou 75 mil euros por mês, quando ao valor da rescisão não sei.

Compram bons jogadores porque comprar 10 jogadores com 40 milhoes é diferente do que comprar 3 com 3 milhoes...

Haverá sempre algum bom nesses 10...

Anónimo disse...

O Sporting dos 3 é aquele que menos compromete o futuro...nao arrisca ,nao investte mas isso traz um problema de competitividade a nivel de vitorias e de valorizacao de activos. Temos recursos que os outros nao têm mas nao conseguimos os utilizar devidamente...o Sporting tem sempre de vender jogadores. É a politica do coitadinho.

o porto tem a estrategia de um clube com preocupacoes...desportivas. Investe para ganhar , e ganha podendo investir. É um ciclo de vitorias dificl de quebrar

o benfica é o clube que anda mais á deriva. Sem o minimo cuidado do seu futuro , ano apos ano aposta muito forte com engenharias financeiras. A seu favor têm a construcao de uma marca que vende , e de compromissos comerciais no futuro que poderao ajudar o clube..e claro jogadores valorizados. Mas se nao correr bem , nos proximos 10 anos o benfica terá demasiados problemas para se manter sequer como equipa de topo.

João Pedro disse...

Já que estamos numa de explicações, alguém me explica para que é que se contrata um jogador por 4 meses.

http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=185395

Anónimo disse...

Há algo de extremamente estranho na política de contratações do sporting.

Tem havido uma quantidade de flops inadmissiveis para um clube com a dimensão do sporting.

E peço imensa desculpa mas o argumento do "ah se tenho 40M e vou buscar mais jogadores, é mais provável que me calhem jogadores bons, do que se for buscar 3 jogadores com 4M" não cola. Muito pelo contrário.

Se eu só tenho 4M para investir, teria efectivamente que me certificar, que os jogadores que traria para o clube, iriam de facto ser uma mais valia. Isto porque a margem de manobra para errar é substancialmente diminuta.

Veremos o resultado das contratações de Inverno... espero, para bem do clube, que as decisões sejam tomadas com a maior seriedade e profissionalismo possível.

Quando vejo Caicedos, Pedros Silvas, Angulos, Postigas no actual plantel do sporting ( para não falar em flops de anos anteriores ) dá-me a ideia que quem contrata estas pessoas, não percebe efectivamente nada de futebol.

SL

Crispas disse...

E que tal contratar um jogador apenas por época?Um bom, gastando num o que se gasta em 3 ou 4 ou 10!.
Cada ano entrava um jogador de qualidade; daqueles que entram de caras na equipa titular!
Outra ideia: ter menos jogadores no plantel para reduzir custos (utilizar como recurso temporário os juniores - o cedric soares não é pior que o pedro silva de certeza).
4 guarda redes faz tanto sentido como ter andré marques, pedro silva (a via verde para as outras equipas nos últimos jogos), etc, para não falar do sub rendimento do postiga, polga e grimi...
Será que já há saudades do P Bento?

João Pedro disse...

No caso do Postiga, não sei se é apenas não perceber nada de futebol, ou se foi mais alguma coisa, se tivermos em conta que este jogador não serviu a clubes como o Porto, o Saint-Etienne, e o Panatinaikos, porque raio é que alguém achou que servia ao Sporting?

Numa situação de falta de verbas para adquirir jogadores, a única hipótese é a de encontrar soluções criativas. Mas ao que parece no Sporting, só tem havido criatividade para criar tachos.

crispas disse...

2,5 milhões por metade do passe do postiga + 2,5 milhões pelo gimi + 3 do purovic e stoidavam para um jogador de classe mundial e para o respectivo ordenado!
Porquê comprar em quantidade? Os empresários lá vão ganhando algum. E com o negócio do postiga ainda mandámos um dos melhores juniores para as Antas (o que até pode ser bom, uma vez que ficámos com metade do passe e o Porto se o vender não o faz de qq maneira como nós).

Leão sem Palas disse...

Na minha opinião o problema da vinda dos Caicedos, Postigas, Pedro Silva, Angulos, Purovic e tantos outros, que depois de não servirem para ninguém acabam por chegar a Alvalade tem a ver com a merda de Presidentes e Treinador que por la andam.

Ou acham que estes cepos entrariam num clube onde estivessem Presidente e Treinador que percebessem de futebol.

Mourinho (de quem não sou fã) teve ou não olho quando entrou np FCP. Foi preciso muito dinheiro? claro que não. BAsta saber de futebol.

E esse grande sportinguista, JJ, acham que contrataria aqueles cepos?

É por isso que digo há muito tempo. Não basta arranjar 10 M€/ano para contratações. Temos é que arranjar quem os saiba gastar. Caso contrário continuamos na mesma merda.

SL

João Pedro disse...

Se não me engano, este tipo de contratações foram obras de Carlos Freitas e Cª ilimitada, e não sei como há ainda quem aclame pela volta deste tipo de personagens, que ao Sporting trouxeram muito pouco de bom.

Anónimo disse...

Também é interessante verificar, que um jogador que não servia para o sporting (varela), tem de momento mais golos no campeonato, que o nosso melhor marcador http://www.maisfutebol.iol.pt/liga/marcadores

E o rapaz nem é titular!...Dá que pensar.

leao revisor disse...

Joao Pedro B

Tu só sabes dizer mal de tudo e todos.
Quando falas de Carlos Freitas, é bom que te lembres que ele agora está à nossa frente, em 1º lugar e com um plantel formado por ELE.
Secalhar então quem o meteu fora do clube (foram os mesmos que não deixaram o Mourinho ser nosso treinador) deveriam para e pensar um bocado.

Não defendo Carlos Freitas, porque gosta de meter dinheiro ao bolso em todas as transferencias, mas que durante o tempo que cá esteve compravamos melhor isso compravamos.

Quanto ao Varela, jogador fraco no SCP, Fraco no Setubal, Fraco no Huelva, Mediano no Estrela, e razoavel no FCP.
No SCP o mesmo Varela continuaria a ser Fraco, por este tipo de jogadores só realizam epocas razoaveis quando têm equipas fortes a suportá-lo... Quando tem que ser a ele a suportar a equipa... É FRACO.

João Pedro disse...

LR,

Não de todos, só de alguns, e neste caso particular não me parece que esteja errado.

Acho que nem vale a pena voltar a falar nos lindos negócios que o Sportig fez á custa deste senhor, que como é óbvio não tem no Braga a mesma margem que tinha no Sporting, agora é mesmo obrigado a fazer pela vida.

E não faça de conta que não percebeu, entregando as contratações a escumalha desta, como é que um departamento de Scouting pode descobrir jogadores bons a preços reduzidos?

De certeza que com Carlos Freitas e Zahavi's o Sporting nunca vai descobrir Jovetic's.

Anónimo disse...

LR,

"Apertando com força no meio e esticando o jogo pelas alas, À BOLEIA DO CADA VEZ MAIS SURPREENDENTE VARELA e também de Rodríguez, os dragões embalaram três oportunidades de golo em apenas dez minutos."

na classificação individual:

"Varela 8

Foi o principal impulsionador do ataque portista na primeira parte e um dos principais obreiros de uma vitória folgada." Fonte: www.ojogo.pt

"Varela
Regressa à competição com o empenho de sempre, a agressividade positiva que encanta treinador e adeptos. Varela não é um prodígio da técnica, longe disso, mas apresenta argumentos para assumir um papel importante neste F.C. Porto. Aliás, percebe-se agora a falta que o extremo fez ao longo das últimas semanas." fonte: http://www.tvi24.iol.pt/desporto/raul-meireles-bruno-alves-fc-porto-porto-vitoria-nuno-assis/1108096-4062.html

Foram os dois primeiros resumos do jogo que abri.
No primeiro diz que o varela foi o principal impulsionador e obreiro do ataque portista. No segundo diz que apesar de não ser um messi, apresenta argumentos para assumir um papel importante no porto, tendo sido mencionada a falta que este jogador fez ao FCP nas ultimas semanas.

Passemos então à comparação com o comentário do LR.

- "Quando tem que ser a ele a suportar a equipa... É FRACO."

Agora, tirem as vossas ilações.

SL

João Pedro disse...

Com uma opiniao destas, será que o LR é na realidade o Paulo Bento?
Tem pelos vistos visões muito semelhantes.

E já agora, acho que entendo o seu tom de irritação, só pode ter a ver com o tema dos tachos.

Sócio disse...

Eu smp detestei e continuo a detestar o PB, k só nos soube prejudicar nos 4 anos e tal k por cá esteve, mas tenho k concordar com o LR, o Varela é FRACO!!!

É normal k qd está a jogar numa equipa já mecanizada se torna mais difícil jogar mal. Smp ouvi dizer ao longo da minha vida: "Uma equipa que tenha um grande eixo central (gr, def. central, medio centro, avançado) até pode meter só troncos à sua volta k dificilmente não terá êxitos. É exactamente o k se passa ali!!

João Pedro disse...

Caro "Sócio", diga-me cá, quem é que é o responsável por lá estarem "troncos", ou pelos ditos "troncos" estarem ainda aparentemente agarrados a um sistema táctico inflexível que durou 4 anos?

Serei eu? Serão os 10%? Ou será quem consagrou toda esta cretinice?

Anónimo disse...

ATÉ PODIAM TER 1000 MILHOES DE PASSIVO E NÃO ESTAR EM FALENCIA TÉCNICA, TUDO DEPENDE DOS CAPITAIS PROPRIOS...

QUANTO AO ANGULO... APESAR DO CURRICULUM SERIA DE ESPERAR O FLOP, ESTÁ EM FINAL DE CARREIRA, ENCOSTADO NO VALENCIA ONDE FOI MITICO, NUNCA SAIU DE ESPANHA ATÉ AOS DIA EM QUE ASSINOU PELO SPORTING NO ULTIMO DIA DE INSCRIÇÕES... FOI UMA SOLUÇÃO DESESPERADA DAS DUAS PARTES O SPORTING QUE QUERIA APRESENTAR UM JOGADOR FOSSE QUEM FOSSE E O ANGULO QUE PENSOU QUE EM PORTUGAL ERA MAIS FACIL JOGAR, JÁ QUE EM ESPANHA JÁ NAO DAVA MAIS... E DEU NO QUE DEU...
http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=174892

Anónimo disse...

E era esta a tal contratação surpresa, que ia deixar os sportinguistas entusiasmadíssimos!

Que falhanço de JEB...

Lionheart disse...

O Carlos Freitas nunca esteve de boa fé no Sporting. Era um infiltrado do Pinto da Costa, cuja missão era fazer o Sporting gastar muito dinheiro em jogadores maus. No Braga, Freitas faz um bom trabalho porque lhe mandaram pôr o Braga lá em cima. Ninguém contesta por isso os seus conhecimentos do mercado. Simplesmente a sua missão no Sporting era enterrar-nos e no Braga é ajudar um clube satélite do Porto.

Anónimo disse...

"Se não estou em erro, a avaliação dos passes dos nossos jogadores está muito por baixo, jogadores vindos da formação valem 0, por isso dificilmente algum clube que tenha vários jogadores vindos da "cantera" não estará em falência técnica."

Cuidado com esta frase, olha o caso do Barcelona... Sei que pode não ser o melhor exemplo, porque ganhou a champions, mas ganhou-a com jogadores da cantera.

leao revisor disse...

Tambem se não estou em erro, o Barcelona não tem nenhuma SAD por isso não tem o problema da falencia técnica.

Anónimo disse...

Como podemos investir no futebol se o dinheiro é pouco e esse é para pagar ao presidente e outros chulos.

Mikos disse...

Já agora...alguém sabe como ficou aquela divida do benfica á Euroárea de 27 molhões de euros que era para ser paga até Novembro?
É que nunca mais ouvi falar nisso e pelo que parece ainda não pagáram, poir isso o passivo deles ainda será maior.
Eles vendem a alma ao diabo, e vão pagar por isso mais tarde ou mais cedo!

A.K.T. disse...

"O Carlos Freitas nunca esteve de boa fé no Sporting. Era um infiltrado do Pinto da Costa, cuja missão era fazer o Sporting gastar muito dinheiro em jogadores maus."

Nem mais. E não sei quem mais teria essa função. Como já disse, isso mais parece batota feita do FM. Mas para mal dos nossos pecados, está a acontecer na vida real e ao nosso Sporting.

Há muito podre que precisava ser explicado e muitas coincidências a mais para ser azar, dentro e fora das 4 linhas.

Apesar de achar e desejar que o plano do benfas resulte num grande barrete que os lamparinas terão de enfiar, temo que o nosso Sporting sofra consequências mais graves ainda antes desses gajos e mesmo sem ter entrado em esquemas que tresandam a podre (mas que não são de todos investigados por quem de direito. Por que será?)

Anónimo disse...

Esta época esta a ser vergonhosa, e os erros são os mesmos de sempre. Falhamos as contratações na maior parte das vezes com mais ou menos dinheiro. A última vez em que fomos bem sucedidos em praticamente todas as contratações fomos campeões. Eram Luís Duque, Ribeiro Telles e Carlos Freitas que lá estavam se não me engano. É necessário colocar dentro do clube apenas pessoas do Sporting, como foi agora o caso com Sá Pinto e o director desportivo não sei se ainda vai chegar ou se é o Salema Garção. Mesmo com pouco dinheiro têm obrigação de contratar com qualidade e dispensar os vários cepos que foram acumulando nos últimos anos. Emprestem o Ricardo Batista porque 4 guarda-redes são 4 ordenados.

O Sporting precisa de gente que dedique a vida ao clube, à imagem do que foi criado no Porto, e essa é a nossa principal lacuna ao longo de todos estes anos. Nunca tivemos nestas últimas décadas alguém com capacidade de criar uma mística forte, de reunir pessoas fiéis Sportinguistas e entendidas, para dedicarem ao clube 20 ou mais anos.

Bettencourt parece ser mais um que está de passagem, vamos ver...

Anónimo disse...

Em relação ao Angulo, "...o Espanhol deve ter sido dos jogadores com maior currículo que passou pelo nosso clube, mas a realidade é que não rendeu o que se esperava.". Oh amigo, mas ele rendeu sequer? A não ser para os adversários com as perdas de bola e domínios falhados originando em ataques desperdiçados e lançamentos laterais grátis para os nossos adversários? Ainda por cima com o ordenado que tinha. Acho que o amigo LR não esta a ver bem as coisas.
Em relação ao Varela podemos comparar com um outro jogador que já vestiu a camisola do FCP. Hélder Postiga. O Varela não era bom para o Sporting mas o Postiga já é bom? Aliás, falando de jogadores que eram bons para o Sporting, cá vão os nomes das melhores estrelas que passaram pelo clube nos últimos tempos além do Postiga: Ronny, Grimi, Pedro Silva, Caneira (ok, até rende alguma coisa a central...), Tiuí, Marian Had, Gladstone ("Com Gladstone em campo o marcador nao fica em branco"), Farnerud, Carlos Paredes, Celsinho, Purovic, Abel (ate nem é péssimo), o GRANDE Caicedo... E se for para escarafunchar na lama, vamos falar do Edson e do Koke... nomes sonantes... Mas nem todos foram contratações falhadas, vamos falar dos grandes nomes do Sporting dos últimos tempos: Rui Patrício (conseguem pensar em alguém melhor?), Carriço, Veloso, Pereirinha, Moutinho, Liedson, Izmailov, Vukcevic... Mas calma lá... destes todos só 3 (se esticarmos o Liedson como sendo contratação recente) deles é que foram contratações. 3 em 16 não ta mau...

Mas sim, o Varela para o Sporting não presta, porque o Sporting não tem jogadores com boa capacidade de passe para o suportar como é o caso do Veloso, do Moutinho, do Izmailov, do Fernández....

Realmente está tudo bem com o nosso departamento de contratações.

"Compram bons jogadores porque comprar 10 jogadores com 40 milhoes é diferente do que comprar 3 com 3 milhoes...

Haverá sempre algum bom nesses 10..."

Ou não.

Anónimo disse...

O Angulo não foi contratado por 4 meses, foi por um ano.Mas segundo aquilo que se diz, o jogador resolveu pedir a rescisão do contrato depois do Carvalhal ter tido uma conversa com ele e lhe ter explicado que teria poucas possibilidades de jogar no sistema que pretendia impôr no Sporting.

Se foi assim e contra a opinião expressada (antes do tempo como sempre) por alguns que o jogador foi uma má opção (para o sistema deste treinador talvez), que o Sporting o tinha despedido ao fim de 4 meses, segundo parece foi ele que não quiz ficar.Aliás, nem podia ser de outra maneira, porque para se rescindir um contrato dentro da legalidade, tem que haver sempre o acordo das 2 partes.

Anónimo disse...

Peço desculpa e rssalvo:EXPRESSA em vez de expressada

Bernas_ disse...

O problema é que o Sporting, apesar de ter um passivo inferior ao benfica, tem um acordo muito pior com a banca, ou seja, é obrigado a pagar juros altissimos todos os anos e, consequentemente, a vender jogadores. É por isso que existe o novo projecto de reestruturação financeira aprovado recentemente na assembleia geral..Acredito que vamos melhorar,em breve!! SPORTING SEMPRE..ATE MORRER!!

Diogo disse...

Com que entao o angulo "deve" ter sido o jogador com melhor curriculum que passou pelo nosso clube!

ESSA É BOA Ò L.R.!!!

Anónimo disse...

" Diogo disse...
Com que entao o angulo "deve" ter sido o jogador com melhor curriculum que passou pelo nosso clube!

ESSA É BOA Ò L.R.!!!

6 de Dezembro de 2009 22:27"


Não? Então diz qual foi o jogador que ingressou no Sporting, depois de ter ganho a Taça UEFA, a Supertaça Europeia e chegado à final das Liga dos Campeões?
O Angulo e mais nenhum.

Antes de vires comentar, devias primeiro reunir dados, senão entras na lista dos "fala-baratos", que criticam com o falso ar de admirados.

O seu curriculo vinha hoje num jornal desportivo.Só não sabe quem não quer.

Anónimo disse...

Oh anonimo 6 de Dezembro de 2009 23:35

Queres um jogador com melhor curriculum que o de Angulo??

Lembras-te do Schemeichel...aí tens!! Assim de memória lembro-me que foi campeão Europeu pela Dinamarca e ganhou uma liga dos Campeões com o Manchester United.
Há e foi considerado o melhor G.R do mundo...
penso que basta para te refutar!

Saudaçoes leoninas

Anónimo disse...

Para complementar o raciocínio do anónimo das 23:57, aqui ficam uns dados

Peter Schmeichel:

Por equipe

* Campeonato Dinamarquês : 1987, 1988, 1990, e 1991 - Brøndby IF
* Copa da Dinamarca: 1989 - Brøndby IF
* Supercopa Européia: 1991 - Manchester United
* Copa da Inglaterra: 1992 - Manchester United
* Campeonato Inglês: 1992/93, 1993/94, 1995/96, 1996–97 e 1998/99 (temporada) - Manchester United
* Eurocopa: 1992 - Dinamarca
* FA Charity Shield: 1993, 1994, 1996 e 1997 - Manchester United
* Copa da Inglaterra: 1994, 1996 e 1999 - Manchester United
* Copa das Confederações: 1995 - Dinamarca
* Liga dos Campeões da UEFA: 1998-99 (temporada) - Manchester United
* Mundial Interclubes: 1999 - Manchester United
* Campeonato Português: 2000 - Sporting Clube de Portugal
* Supercopa de Portugal: 2000 - Sporting Clube de Portugal
* Copa Intertoto da UEFA: 2001 - Aston Villa

[editar] Individuais

* Melhor jogador do ano - Brøndby IF (1990)
* Melhor jogador dinamarques - 1990, 1993 e 1999
* Melhor goleiro do mundo - 1992 e 1993
* Melhor goleiro da Europa segundo a UEFA - 1997/1998 (temporada)
* Hall da fama do futebol inglês - 2003


Angulo:

* Copa do Rei da Espanha: 1998-99
* Supercopa da Espanha: 1999
* Campeonato Espanhol: 2001-02 e 2003-04
* Copa da UEFA: 2003-04
* Supercopa Europeia: 2004

Não é complicado pois não?

Anónimo disse...

Claramente o Angulo tem melhor currículo.

Anónimo disse...

o angulo tem melhor curriculo?! deves tar a brincar...

Anónimo disse...

Claramente amigo, claramente melhor.

Anónimo disse...

ok ...fique na sua

Anónimo disse...

E continuarei na minha, Angulo e um jogador genial extremamente mal aproveitado. Claramente superior ao Schmeichel.

leao revisor disse...

Diogo se não entendes a diferença entre "dos jogadores" (que foi o que EU escrevi) para "o jogador" (que foi o que tu escreveste), não posso fazer nada.