quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Ecletismo

No dia em que o SCP tem tudo para passar à fase seguinte da Liga Europa, quero falar sobre o nosso ecletismo.

Preparamo-nos finalmente para construir o nosso Pavilhão, e durante este período deveríamos a meu ver, pensar seriamente na reactivação de algumas modalidades emblemáticas do nosso clube.

Neste particular a história do nosso clube é invejável para qualquer clube Europeu, e temos 3 modalidades desactivas que já nos deram imensas alegrias, Hóquei em Patins, Basquetebol e Voleibol.
Neste momento temos duas modalidades (Andebol e Futsal) de Pavilhão que têm todas as condições para obterem o titulo nacional.

Quando voltarmos a ter alguma modalidade tem que ser para GANHAR, ou no mínimo lutar até ao fim pelo titulo. Só assim compreendo o ressurgimento de qualquer modalidade do clube.

Isto é tudo muito bonito, mas o dinheiro (ou a falta dele) é sempre um factor bastante importante para tudo o que foi dito anteriormente. Assim sendo, e conhecendo por alto a realidade, umas das primeiras modalidades a voltarem a dar alegrias aos sportinguistas terá que ser o Hóquei em Patins. Tem um projecto sustentado na formação, que ao que parece com resultados bem agradáveis, com as vários jogadores nas selecções nacionais o que significa que existe qualidade nestes jovens. Apesar de achar que o Hóquei em Patins é uma modalidade em queda em Portugal.
Basquetebol e Voleibol, têm um problema idêntico, vão ter de começar do ponto 0, formar totalmente uma equipa. O que não é totalmente impossível... Com um bom orçamento!

Se partirmos deste principio, que o SCP vai reactivar mais duas modalidades no clube, temos outro problema entre mãos. Onde vão treinar 4 equipas seniores e respectivos escalões de formação?
Neste momento o multidesportivo serve para os seniores, mas os escalões de formação têm que treinar em vários pavilhões espalhados por Lisboa.
E aqui entra a minha duvida, o novo pavilhão do SCP será apenas e só UM pavilhão?
A meu ver terá que ser muito mais que isso. A equipa de arquitectos que ficará responsável pelo projecto do Pavilhão terá que ter a arte e o engenho para uma "casa das modalidades" que contemple, um pavilhão condizente com a grandeza do clube (com uma capacidade de 2500 lugares), locais para a formação treinar e ainda "arranjar espaço" para construir pelo menos mais uma piscina e ginásios para a ginástica, que são actividades onde a lista de espera é grande e que dão um dinheiro considerável ao clube.

Temos que perceber também que isto será sempre uma forma que cativar mais sócios para o SCP e aproximar os sportinguistas do clube e isso não tem preço!!

Secalhar a minha ideia está muito longe da realidade que será nos apresentada pela direcção, mas quem decide devia ter isto em linha de conta mesmo sabendo que tudo tem o seu custo e que não podemos entrar em projectos megalómanos.

Saudações Leoninas

Sem comentários: