sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

O que fazer com 15 milhões?

Acreditando no que tem vindo nos jornais, temos 15 milhões de euros para "gastar" neste inverno. Este "gastar", tem que se tornar num investimento em que o SCP tire proveitos a curto (esta época), médio (próxima época) e longo prazo (épocas seguintes).
Como fazer isso? O investimento tem que resultar em resultados desportivos o que consequentemente vai resultar em resultados financeiros, fruto da participação na Champions e na valorização de jogadores, conseguindo assim dinheiro para futuros investimentos.
Para isso acontecer, se fosse eu com esta "pasta", investia num nº5 (Lateral esquerdo ofensivo), num nº9 (avançado centro) que seja goleador e/ou consiga libertar Liedson, um nº11 (extremo esquerdo) que seja desequilibrador, que desde Nani não existe por Alvalade e se ainda existir "capital" num nº8/10, para aumentar a competitividade entre João Moutinho e Matias Fernandez acautelando também uma possível venda dalgum destes jogadores no futuro.
Não sou da opinião que se deva contratar um nº3/4 (defesa central) nesta altura porque considero que se aumentarmos a nossa capacidade ofensiva (acho que com 2 laterais ofensivos fazemos isso), os centrais que temos conseguem segurar o "barco" até ao final da época. Até agora já tivemos 5/6 encontros em que ficámos em branco, em que se ofensivamente fossemos mais competentes estaríamos em condições de disputar o titulo sem pedir um milagre. Também não me esqueço que estão no nosso plantel a dupla de centrais que teve 10 jogos seguidos sem sofrer golos e que construiu a melhor defesa da Europa à 2 anos.
Carvalhal já utilizou 3 sistemas tácticos diferentes desde que chegou ao SCP: 4-3-3, 4-2-3-1 e 4-4-2 (clássico), será preciso jogadores que consigam colocar em prática as ideias do treinador, jogadores que me parece não existem neste momento, ou pelo menos não existem com a qualidade que o nosso clube necessita.
Deixo-vos alguns nomes, para as posições que acho que devíamos reforçar o plantel:

Nº5:
- Evaldo 27 anos, não creio que seja este o jogador pretendido, se fosse, como o Braga não nos facilitaria a vida, teríamos que pagar a clausula de rescisão dele (cerca de 2,7 milhões de euros são erro) e o jogador já estaria do nosso lado.
- Julio César 26 anos, melhor lateral esquerdo do brasileirão, bastante ofensivo, fez 6 golos nesta ultima edição com uma clausula relativamente baixa 2 milhões de euros poderá ser uma boa opção.
- Armero 23 anos, colombiano, tem penso eu as caracteristicas que necessitamos, fez uma boa temporada no Palmeiras.

Nº9:
- Ricardo Oliveira, 29 anos.
- Rafael Sobis, 24 anos.
- Fred, 26 anos.
- Vagner Love, 25 anos.
- Humberto Suazo, 28 anos.

Qualquer um destes nomes, deixa qualquer adepto de agua na boca, uns com mais possibilidades do que outros, mas parece-me que em todos eles existe qualidade (que necessitamos). Parece-me que o maior investimento deveria ser feito nesta posição.

Nº11:
- Nani, 23 anos. Está em conflito com Ferguson o que lhe abre a porta de saida, passar aqui 6 meses antes do Mundial poderá ser a nossa "sorte".
- Danny, 26anos. O jogador que mais acredito que ingresse no nosso clube para esta posição, se ele quiser ir ao mundial terá que sair do Zenit para jogar.
- Buonannote, 21 anos. Melhor jogador do River Plate (que vive sérias dificuldades financeiras), joga a extremo e 2º avançado, era um investimento seguro, mesmo que fosse elevado, porque este não engana é muito BOM.

Nº8/10:
- Ruben Micael, 23 anos. Dos melhores jogadores portugueses para esta posição, se não vier para nós agora, vai certamente para algum dos nossos rivais no final do ano. Pode ser visto como investimento de futuro acautelando já a possível saída de Moutinho, Fernandez ou Veloso.

Saudações Leoninas

PS. Aumentem esta lista com os vossos preferidos, pode ser que "alguém" com responsabilidades a veja.

30 comentários:

Anónimo disse...

desses jogadores todos k estao aki gostava de ver no sporting o evaldo,bom lateral esquerdo,o buonannote,e um excelente tecnicista,apesar da sua estatura baixa,o ruben micael tb era mt bem vindo,visto k assim o moutinho tb descansava,e para avançado desses todos preferia o fred,apesar de achar k qualquer um desses era garantia de golos,vamos ver o k vai acontecer

FORÇA GRANDE SPORTING

EL TIBURCIO disse...

Ricardo Oliveira, está nas arábias a ganhar quase 1 milhão por mês, alem do facto de ja ter 30 anos, o que corta o investimento a medio/longo prazo, alem do seu salario que seria dos mais altos do plantel...

Rafael Sóbis é bom de bola, mas tem um historial de lesões graves...

Fred tambem seria muito bom, mas esse vive de noitadas, gajas etc faz lembrar um pouco o Jardel nesse aspecto..

Buonanotte e Vagner Love seriam os meus eleitos dessa lista..

Agora porque não tentar Luis Aguiar que está descontente na Russia?

Anónimo disse...

Evalado, Ruben Miacel, bounanotte, danny ( emprestimo) e adriano.

Anónimo disse...

Leao revisor esse armero foi o 2º melhor lateral esquerdo do brasileirao. Agora que se deixou de falar no julio cesar e esse que vem?

Bomby disse...

Diego Renan, do Cruzeiro, sería uma boa solução para defesa esquerdo.
Jack Wilshere, do Arsenal, um jovem de muita qualidade que podería vir por empréstimo.
Neymar, do Santos, é um puto maravilha que pode vir a ser um dos melhores do Mundo dentro de poucos anos.
Dentinho, do Corinthians, um futuro Liédson que faría uma dupla temível com o próprio Liedson.

Carlos disse...

concordo plenamente c este post inteiro, incluindo as posicoes e os jogadores mencionados pa cada uma delas.so ponho um problema:
15 milhoes nao da pa preencher essas posicoes c os jogadores q tao ai mencionados

Anónimo disse...

porque nao tentar andre santos ,lateral esquerdo da seleccao brasileira na taca das confederacoes que esta em vias d ser dispensado ou ja foi dispensado...

Anónimo disse...

evaldo e um grande avançado, para já seria o essencial para ainda se conseguir safar a época. ruben micael e 1 central apenas se sobrar dinheiro e/ou aparecer uma boa opurtunidade de negócio. quanto ao avançado nao tenho preferencia por nenhum =|

Ricardo disse...

Lateral esquerdo- Evaldo (nao ha qualquer duvida que é o melhor em portugal, faz lembrar um maicon um pouco pior)

Central- Diego Angelo ou Geromel, sao centrais com estatura, geromel garante qualidade, diego angelo seria uma incognita, mas tb penso que nao seria caro. (embora concorde que central nao seria o mais urgente, desde que as laterais dessem garantias)

Extremo desiquilibrador- Quaresma, danny ou nani sao alvos impossiveis, bounanotte tem 1.50m e o sporting ja tem problemas de estatura. Nao tenho acompanhado a evolução, mas ha um menino no brasil que é o Douglas Costa se nao estou em erro, que mostrava um enorme potencial embora o investimento tb deva ser grande.

Avançado- pessolmente gosto do saleiro, mas ainda nao provou nada, por isso penso que poderia-se tentar um destes ZIGIC, FRED, DOUMBIA ou um Uruguaio que joga na antiga equipa do cardozo que se tem destacado.


O Rubem Micael é um execelente jogador mas com a nessecidade do sporting em se reforçar noutras posições e sabendo que o dinheiro nao abunda é preferivel canalizar o dinheiro nos alvos antes referidos.

Ricardo disse...

ah e li num comentario para extremo, aquele jovem do arsenal é excelente, ou porque nao o giovani dos santos? penso que nao tem tido muitas oportunidades..

123 disse...

Criticavam os lampiões pela antecipação de receitas relativamente ao contrato celebrado com a Sagres, agora o Sporting come do mesmo prato, antecipando receitas do contrato com a PT, que será renegociado e aumentado em breve. Uma coisa é certa critica-se a gestão da Luz, mas segue-se as pegadas dos mesmos!!! Pena estarmos sempre um passo atrás!

leao revisor disse...

123

Tens a certeza do que estás a dizer?

Ricardo disse...

eu acredito mais que seja dinheiro dos terrenos ou de bancos, porem de certeza que nao estamos a hipotecar receitas de 10 anos de contratos

123 disse...

Li no CM o que não é propriamente um órgão mt fiável, mas pode ser possível, que eu saiba o dinheiro ainda não cai do céu. vejam aqui:

http://www.correiomanha.pt/noticia.aspx?contentid=884F643B-A683-4933-82EF-661DF18A1AE8&channelid=00000181-0000-0000-0000-000000000181&h=11

123 disse...

Terrenos?? Banca??
No estado actual do País, isso é pouco provável!!!

Ricardo disse...

os terrenos tem a ver com a CML, como tal nada tem a ver com a crise.
A banca penso que terá todo o interesse em ajudar o sporting ate pq tem la muito dinheiro e se o sporting vai a baixo eles tb ficam mal. tal como acontesse para os lados da luz

leao revisor disse...

A ser verdade, o que sinceramente nem digo que é mentira nem que é verdade, digo, não é algo que me espante.
Já tinha escrito que o dinheiro para reforços vinha da decisão do tribunal em relação a CML, do resultado da AG sobre a reestruturação financeira e de uma 3º via (que pensava eu ser outra).

Mas tambem posso dizer que não concordo em gastar dinheiros futuros... Mas renegociar um contrato com melhores condições nesta altura não deve ter sido facil...

123 disse...

Foram dados terrenos e imóveis em troca da divida de 18M, terrenos que iram permitir a construção do pavilhão mas sinceramente não acredito que este financiamento advenha daí. Quanto aos bancos não acredito no que dizes! Há a possibilidade de renegociações, mas financiamento???

Ricardo disse...

Se realmente vem da PT o que temos que ver é a duração do contrato, se realmente tamos a hipotecar receitas de 8 10 anos, entao penso que nao é correcto, contudo menos correcto é estarmos na medicridade que estamos.

Ricardo disse...

Eu nao sei se vem ou nao dos bancos, mas mesmo que nao seja financiamento, uma renegociação indirectamente é um financiamento desde que haja receitas, e ai poderá entrar o contracto com a PT

123 disse...

Concordar ou discordar acho que não se deve entrar por aí. Temos que tentar perceber. São receitas certas, comporta o risco de más escolhas poderem colocar um clube/empresa num estado muito delicado.

Quando o slb fez com a sagres achei arriscado mas não critiquei. Hoje em dia acho que foi bem jogado(apesar de ter comportado muito risco), valorizaram imenso alguns activos tal como Di Maria, Ramires, Javi Garcia, Cardozo, David Luiz. Alguns deles custaram bastante aos cofres deles.

Quero é ver o Sporting começar a jogar bem e com um bom plantel, esta crise só serviu para afastar pessoas e desvalorizar activos e tudo isso apesar de não entrarmos em endividamentos é simplesmente Má GESTÃO.

leao revisor disse...

123

Os 18 milhoes sao relativos ao acordo com a CML e contempla terrenos e imoveis. O SCP deixa de receber 5 milhoes pelo permuta de terrenos que possibilita a construção do pavilhao.

Por isso o acordo com a CML prevê os terrenos... + 18 milhoes em imoveis e terrenos.

O Pavilhao será construido com o financiamente de alguma entidade como aconteceu com o FCP.

Ricardo disse...

ah pois tava me a esquecer que os 18 milhoes sao em imoveis... qualquer das formas é smp uma garantia para conseguir financiamento, ou pelo menos era, agora como as coisas estãonao sei... mas mesmo assim para uma "empresa" como o sporting penso que ainda o será.

123 disse...

humm ok, Talvez uma hipoteca então??

Ricardo disse...

para tratar disso la estará JEB e outros que penso que nesse aspecto mereçem a total confiança até dos sportinguistas mais Anti-JEB, o que eu gostava mesmo era ver o sporting a jogar melhor futebol e para isso terá que haver reforços. Já deixei a minha opinião (a tal lista com os meus preferidos) ;D

Jedi Master Atomic disse...

Também acho que não se deve gastar dinheiro num central agora. Podemos rever isso no final da época.

Para a lateral esquerda não conheço Armero, mas Julio Cesar seria boa aposta.

De seguida a prioridade seria um avançado. Vagner Love seria uma garantia de qualidade, mas acredito que nos obrigaria a gastar pelo menos uns €10M com ele.

Para extremo esquerdo acho que podemos perfeitamente usar o que já temos na casa. O Izma faz o flanco bem, o Djaló pode ajudar quando regressar e temos o Pereirinha para o flanco direito.

Podemos ainda "recrutar" os jovens que têm estado a treinar com os seniores para lhes dar minutos de competição nas taças e, se mostrarem muito serviço, minutos no campeonato, especialmente o Rabiu.

Anónimo disse...

Sem grandes invençôes

Defesa esquerdo - Julio cesar (2 milhoes)

Médio centro / 10 - Ruben Micael (5 milhões)

Avançado - Humberto Suazo (6 milhôes)

Total 13 milhôes e ainda temos Pedro Silva e Grimi para fazer baixar os valores dos negocios Julio Cesar e Suazo.

Sobravam 2 milhôes, que poderiam ser utilizados num defesa central -Diego Angelo (500 mil euros) ou Benatia (200 mil euros)

Em relação a extremos não precisamos de investir dinheiro naquilo em que a Academia melhor fornece. Resgatamos o Diogo Rosado.

André Cruz disse...

Buonanotte é para esquecer:

http://desporto.sapo.pt/futebol/internacional/artigo/2009/12/26/buonanotte_internado_em_estado_g.html

Esperemos no entanto que consiga superar este momento difícil.

SL,

André Cruz

luis disse...

O buonanotte está em risco de morte, teve um acidente de carro

Anónimo disse...

Dos que referes escolheria:
nº5 - Julio César
nº 9 - já não vale a pena...veio o Pongolle
nº 7/11 - Giuliano (grandissimo jogador)
nº 8/10 - Ruben Micael


Com estas contratações e com uns ajustamentos no Verão, consoante saídas de Veloso ou Moutinho e com a subida de emprestados/juniores ficariamos com uma grande equipa (faltando eventualmente mais um extremo e um avançado).