terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Qualidade do Plantel

Uma coisa que o Nuno Manaia disse no seu blog, fez-me pensar sobre a qualidade, ou falta dela, dos nossos planteis neste século.

Que ninguém tenha duvidas que as três grandes fontes de receitas dos clubes são os direitos televisivos, as receitas da champions e a venda de jogadores.

Até aos anos 90, ninguém ouvia falar em orçamentos, os 3 grandes tinham sensivelmente as mesmas condições e vencia quem trabalhava melhor dentro e fora de campo. No final de cada época ter ficado em 2º ou em 10º era o mesmo porque isso em nada influenciava a preparação desportiva e financeira da época seguinte.

Vieram os anos 90, os contratos TV, o novo formato a Liga dos Campeões e principalmente a Lei Bosman vieram alterar todo o paradigma existente. Nesta fase os clubes viviam bem acima das suas possibilidades, a diferença de orçamentos não se fazia sentir muito nesta altura mas o titulo ia sempre ou na grande maioria das vezes para o norte e isso começou a fazer a diferença quando as receitas da Champions começaram a aumentar e a ser uma fatia cada vez maior do bolo do orçamento para cada ano. A juntar a isto, é fácil entender que jogador que seja campeão, que jogue nas melhores competições é mais valorizado do que um jogador que não vença e jogue nas "2º e 3º competições europeias".
Não tenho duvidas, que até 98 os nossos planteis não eram inferiores em nada aos rivais, tínhamos bons jogadores, tínhamos bom futebol, tínhamos espectáculo e emoção só não tínhamos é vitórias e títulos.

Com o passar dos anos e com o aumentar das receitas vindas da Champions ficou claro que quem não lá estivesse partiria para a próxima época em atraso em relação aos outros. O SCP investiu e bem para ser campeão em 2000, nesse ano nem à champions fomos sendo eliminados pelo Inter de Milão (nesse ano até o 1º classificado Português, tinha que fazer uma pré-eliminatória) o que originou um prejuízo enorme ao clube. No ano a seguir tivemos novo investimento, idem para o ano do "jardel" com novo investimento em que fomos campeões mas demos 30 milhoes de prejuizo, mas tínhamos um equipa muitíssimo boa. De investimento em investimento tivemos em 4 anos prejuízos de 100 milhões de euros e como os contratos estavam assinados ou deixavamos de investir ou os iríamos manter os prejuízos. Alguém na altura colocou em causa a compra do Jardel, João Pinto, Sá Pinto Schmeichel, André Cruz, Acosta etc etc etc que eram sem duvida grandes jogadores mas também pagos a peso de ouro?
O nosso plantel vem perdendo qualidade desde 2002 onde deixámos de investir, onde os grandes jogadores que entraram no nosso plantel depois disso vieram da formação, onde cada vez mais recorremos à prata da casa não tanto pela grande qualidade mas mais por necessidade.
Que jogador da formação que se encontra no actual plantel entraria no onze da equipa campeã em 2000 ou em 2002? Tenho serias duvidas se algum.
Quantos jogadores do actual plantel vindos da formação fariam parte dos planteis desses 2 anos? Talvez Patricio, Moutinho e Veloso.

Claro que os problemas do não investimento não se resumem aos BONS negócios mas caros que fizemos, muita MERDA foi comprada e principalmente temos uma MERDA de contrato com a banca que finalmente vai ser revisto!

E também sei que dinheiro gera dinheiro, mesmo que essa teoria caia ligeiramente por terra com os prejuízos em épocas onde fomos campeões. Que muitos preferiam investir 40 milhões de um contrato de 12 anos de patrocínio numa época só e ver o que dava. Podia ser o inicio de uma era de vitórias ou podia ser o inicio do descalabro se tivéssemos o azar de não ser campeões.

Para achar que lutamos com as mesmas armas que os nossos adversários basta investir em reforços 8 a 10 milhões por ano, mesmo que os outros gastem o dobro ou o triplo que ai sim com a nossa formação podemos compensar isso. Acho que a diferença entre uns investirem consecutivamente 20 a 25 milhões por ano e outros não passarem dos 5 e é quando se chega a esse valor teria que ser pago um dia.

Respondendo directamente ao Nuno Manaia, a diferença dos planteis deixados por Peseiro e Bento está no investimento feito nas épocas anteriores.

Para terminar, o tal novo contrato com a banca espero que traga essa capacidade de investir em reforços todos os anos.

Saudações Leoninas

6 comentários:

Anónimo disse...

Depois de ter sido campeão em 2000 o Sporting foi à Champions, jogou com o Real Madrid, o Leverkusen e o Spartak de Moscovo.

Partindo com tal "rigor" factual, a análise deste "comentador" psicótico tem o nível do costume: nenhum.

JL disse...

LR,

É verdade. Em 2000/2001, fomos à CL, ficámos no Grupo A com as equipas indicadas pelo anónimo supra. Fizemos 2 pontos. Começámos com o brilharete a empatar 2-2 com o Real e depois perdemos todos os jogos menos o último, em que empatámos a 0 com o Leverkusen.

SL

Hugo Malcato disse...

Completando o JL:

4-0 em Madrid
3-1 em Leverkusen e Moscovo
3-0 em Alvalade frente ao Spartak

Acho que foi isto em 2000-2001.

A eliminação frente ao Inter de Milão foi sob o comando de Lazlo Boloni - desfalcados de Jardel (birra), João Pinto e o Paulo Bento (castigados) - e na época que marca o início do desinvestimento no plantel. Quem não se recorda dos célebres empréstimos Kutuzov, Marcos Paulo e Pablo Contreras?

SL

Sporting até morrer disse...

LR,

Vou aproveitar o teu post para fazer apenas uma comparação da actual época com aquela que devia ter sido desde logo o alerta vermelho para o nosso clube, a época de 2007/08.

Infelizmente ninguém ligou grande coisa aos resultados dessa época (eu incluido), porque ganhámos a taça e a super taça e nos apurámos para a Champions.

Relembro que terminámos em 2º lugar a 20 pontos do campeão, e será em principio aquilo que vai acontecer esta época novamente...ou pior.

Analisando os resultados no campeonato nessa época, eles não são assim tão diferentes daqueles que o Sporting obteve até agora na presente época.

Até à 22ª jornada o Sporting teve em 22 jogos (9v 7E 6D (28-20)).

Ocupava nessa jornada o 5º lugar:
1º Porto......54pts
2º Benfica....40pts
3º Guimarães..38pts
4º Setúbal....37pts
5º Sporting...34pts

Depois tivemos uma boa ponta final de campeonato como temos normalmente todos os anos, que aliada à aconquista da taça serviu para todos darmos mais uma hipótese a este modelo de Roquette/FSF e agora JEB.

Como dizes, os outros evoluíram e o Sporting nem sequer se pode considerar que tenha mantido o seu nível, pois esta época piorou claramente a qualidade do plantel com falta de opções para o lugar de lesionados e de jogadores em sub-rendimento.

A JEB neste momemnto apenas se pede que obtenha o dinheiro que nos falta apara investir em jogadores com qualidade.

Como primeiro presidente profissional do Sporting, todos esperamos que tenha engenho para captar investidores, e sobretudo que coloque novamente o Sporting a trabalhar como os melhores empresários do futebol para trazer, não o refugo, mas jogadores de qualidade como já tivemos muitos na última década.

SL

Anónimo disse...

ainda tem de explicar o que tem especial o moutinho! a sério!eu gostava de perceber isso. para mim é um jogador banalissimo! muito mau negocio foi quando nao o venderam ao everton!

leao revisor disse...

Peço desculpa pelo lapso.