terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

"Categorias" de candidatos


Muito se tem falado do “famoso candidato da Banca” e todos tentam colocar o selo a alguém a dizer que é o da Banca é o da continuidade.

Mais do que colocar o selo a alguém o que me parece óbvio é que apenas existem 3 situações possíveis para os candidatos:

  1. Candidato que realmente está a servir os interesses da banca e não os do Sporting e que apesar de Sportinguista tem apenas como objectivo a recuperação da divida por parte dos bancos.

Consideração: este candidato (a existir) pode ser sócio mas não Sportinguista. Sinceramente não me parece que alguém possa ficar estar neste nível.

   2. Candidato que tem um projecto próprio e que apesar de querer contar com investidores (não interessa para aqui se muitos ou poucos ) vê na banca um parceiro do clube e que pretende desta um compromisso que a gestão corrente (os tais 25 ou 30 milhoes) continuam assegurados.

Consideração: parece-me esta a situação normal e onde a maioria dos candidatos se vai enquadrar. A banca deverá ser parceira do Sporting e não subjugar o Sporting. Esta garantia deverá ser uma das principais prioridades do Presidente. A banca para recuperar algum dinheiro tem que perceber que só com o sucesso do Sporting isso é possível. A famosa reestruturação financeira com os bancos é fundamental.

  3.Candidato que tem um projecto próprio e que conta com investidores que lhe garantem a gestão corrente e ainda assumem grande parte da divida aos bancos.

Consideração: parece-me difícil que alguém com tão pouco tempo de preparação consiga arranjar tantos milhões. Se o conseguir fazer provavelmente as contrapartidas não serão as melhores para o Sporting porque a realidade é que não é fácil arranjar o dinheiro sem contrapartidas muito concretas. Se alguém aparecer nestas condições ou já anda há muito tempo a preparar a candidatura ou provavelmente os interesses do Sporting não ficam salvaguardados.

Como é natural estas “categorias” não são estanques e existirão candidatos a situar-se “entre categorias”… Será da analise do equilíbrio entre o que for proposto e da equipa que propõe que o meu voto irá recair.

Mas o mais importante é que ninguém se esqueça que independentemente da “categoria” de cada candidato quem vota e quem dá a vitória são os sócios do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!!

22 comentários:

Lionheart disse...

Se Figo for candidato, estará claramente na categoria 1. Não venham com estórias da carochinha.

Lionheart disse...

Tal como GL antes. É sócio, mas não é do Sporting.

jpinto disse...

Tudo isso é muito bonito, mas não é este o blog que há muito tempo já colocou um selo de "Vale e Azevedo" num dos candidatos ?

Já agora - é impressão minha ou os acerrimos apoiantes de GL, estão aos poucos a começar a criticar a anterior direcção ?

johnC disse...

jpinto,
tu ainda vais ver a metamorfose do vitor... aponta o que te digo! Esse vitor vai fazer o mesmo que fez com o Cotonete, segundo (nunca pensei que fosse possível..) pior presidente da história do clube!
(já agora, esse enquadra-se bem no ponto um, mas não sei se será sócio ou só um assalariado)

Daniel disse...

Todos terão de ser "candidatos da banca"

Podem-se imaginar todos os cenários e respectivas conjugações mas o único possível é o 2) com a perda de maioria de capital a favor dos investidores que cobrirem a % de passivo acordada.

Tudo o resto não faz parte do mundo real.

Francisco Monteiro Dias disse...

Bom Post e com a virtude de abrir pontos interessantes de debate sem criar anti-corpos.

Se já aqui disse que não me agrada à partida o projecto de BdC pois este candidato afastou de imediato a possibilidade de um ou mais investidores virem a ter por direito a maioria do capital da SAD, vejo-me agora perante a possibilidade de Luis Figo vir a candidatar-se com a benção do Jose Maria a ter que admitir voltar com a minha palavra a tras e assumir o meu apoio a BdC.

A diferença é que prefiro o desconhecido dando-lhe o beneficio da duvida, aquilo que já conheço e que levou o meu Glorioso Clube ao seu estado atual. E aqui não coloco neste saco o Jose Couceiro, que me parece ser aquele que apesar de não afastar o apoio da banca, seja o que estará em melhores condições para romper em definitivo com o atual paradigma.

Se escolher uma boa equipa e se tiver um projecto que apresente bases suficientes para o afastar dos tubarões que nos são conhecidos então Couceiro será para mim o Proximo Presidente do SCP.

vitor disse...

É notório que o pessoal que adora a turbulência aqui no Fonte Segura ouviu falar no nome Luís Figo e já começaram a tremer-lhes as pernas outra vez!

É muito normal que quem ainda não tenha percebido a necessidade terrível de credibilidade porque passam todos os clubes do Mundo, todos a necessitar de financiamento numa era em que ele é escasso como nunca, nunca vá perceber onde pode chegar e aquilo que pode conseguir trazer para o SCP aquele que foi só um dos melhores jogadores do Mundo! E Made in SCP! Também podem sempre pensar que um bota de ouro pouco percebe de futebol! Figo não vinha só credibilizar o SCP mas todo o futebol português! Com muito mais mediatismo não é muito difícil inclusive imaginar uma atitude um bocadinho diferente da arbitragem para com o SCP, o que nos seria sempre muito benéfico, para variar!

Na linha do que já fazem por exemplo os clubes alemães e há bastante tempo! Precisamente aqueles que são referenciados como os melhores geridos! Não era por isso que todos reclamavam até ainda há pouco tempo?

Também é verdade que nunca foi presidente de nenhum clube e o BdC já leva quase 2 anos de facebook mas é capaz de já ter tido mais responsabilidades como dirigente num clube a sério que qualquer putativo candidato até aqui! Até os media já começam a ver semelhanças entre o processo que conduziu Vale e Azevedo à presidência do SLB e a 2ª vez de BdC, talvez porque os adeptos dos dois clubes disseram mais ou menos o mesmo dos dois na 1ª vez! Mas não passam de semelhanças, até para certo tipo de burlas é preciso cabedal que BdC está muito longe de ostentar!

E quanto a Luís Figo também é preciso ter calma, ainda não é desta que abandona o recato familiar, a par com as suas responsabilidades empresariais! A sério, no caso do Figo não são a fingir ou de brincadeira! E também não vale a pena atacar o homem no exercício das suas responsabilidades profissionais, como jogador e depois!

SL

P.S. Do mesmo modo que um cenário de incerteza é catastrófico e a todos os níveis, equipa inclusive, percebeu-se bem quando Jesualdo começou a perder! No sentido inverso, com Figo o bónus do entusiasmo podia muito bem sentir-se já no curto prazo, no que respeita aos jogadores mais novos e mais velhos!

vitor disse...

Com o Braga a passar um mau bocado, a dar azo a tudo inclusive ao regresso de Domingos, a garantia em relação a Peseiro que Salvador veio deixar ainda ontem pode muito bem também ter sido o suficiente para inverter os resultados de todo! Já vamos poder constatar mais uma vez o verdadeiro mais valor da estabilidade, inclusive na cabeça dos jogadores!

Com três décadas de papado Pinto da Costa é mestre nesta área e já venceu vários campeonatos também desta forma! As palavras de um presidente também vencem campeonatos. A época passada pode muito bem ter sido um exemplo disto mesmo!

Pedro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pedro disse...

E esqueci-me da pérola já habitual!

5) jesualdo (o melhor treinador português de sempre agora que domingos já não é) começou a perder porque bdc se candidatou!

Pedro disse...

1) "credibilidade" - Palavra usada duas vezes no primeiro paragrafo do propagandista. Deja vu?

2) bdc é o vale azevedo. Deja vu?

3) figo é made in scp! É também made in pastilhas e adora a camisola do benfica, transferencias polémicas em que se borrifa para os clubes e as suas empresas.

4) eu sei bem quem tem as pernas a tremer. São os mesmos que já começam com a campanha suja e nojenta do costume. Ainda por cima sem originalidade nenhuma.

Pedro - sporting sempre

Unknown disse...

Não será melhor primeiro analisar com atenção as listas e os programas dos reais candidatos??..já existe gente que sabe em quem vai votar sem saber primeiro o que o candidato tem para oferecer...

vitor disse...

A verdade ter que ser original é um grande disparate, tão grande como a tentativa de desvalorizar um dos nomes que mais valorizou o clube ou a marca SCP, se preferirem, nos últimos tempos! A verdade é só uma e não muda com o tempo! E foi só o que foi objecto de análise! A referência a Vale e Azevedo aparece hoje nos jornais, para mim trata-se tão só de alguém que para além de todo o mal que fez ao SCP durante o último mandato, não vale mesmo a pena perder mais tempo! Já dei o que tinha a dar para o peditório do Bruno!

Deve-se abordar o que vale realmente a pena e o nome Luis Figo no futebol é sem duvida uma delas! Mesmo com muitas inverdades que se estão a escrever à mistura!

A politica é também sem duvida o que há de mais detestável em qualquer tipo de campanha - que não se fazem sem ela! Não há necessidade nenhuma de tentar denegrir ainda mais o mandato que agora acaba, porque prejudica sempre o clube! E já a campanha de GL tratou de fazer o mesmo e mal com JEB! Talvez o erro mais grave tenha sido mesmo a tentativa de abrangência da lista, que era bom que não se volte a repetir ou até que alguém se volte a sentir tentado!

Outra coisa que ninguém põe em causa e quando digo ninguém é ninguém mesmo, nem o Barroso - que muita gente ainda não percebeu com quem é a guerra - diz respeito a toda a dedicação e sportinguismo de GL com o clube e com todos os sportinguistas no Mundo!

SL

Mike Portugal disse...

juca lima,

Tens razão.
Neste momento e se fossemos assim para eleições, eu não votaria em ninguém.

Ronaldo disse...

vitor disse
"Do mesmo modo que um cenário de incerteza é catastrófico e a todos os níveis, equipa inclusive, percebeu-se bem quando Jesualdo começou a perder!"

Será que o assalariado está a referir-se ao momento da afirmação do Godinho em que este diz que o treinador que faz falta ao Sporting é Jorge Jesus? Será?

Deverá ser, pois ele mais à frente diz que "As palavras de um presidente também vencem campeonatos."

Sobre o vencer campeonatos já nem me pronuncio. No contexto actual até tenho vergonha em falar disso. Agora para não ter o pior ataque da liga dava jeito ter mais do que 1 avançado no plantel. Mas, claro, andamos sem alternativa ao Ricky desde Agosto por culpa da MAG...

Ronaldo disse...

Vale e Azevedo do Sporting?

Que confusão que para aqui vai. Então mas o Orelhas não foi à nossa casa chamar Vale e Azevedo e aldrabão ao Godinho e este, vá lá saber-se porquê, nem sequer se defendeu...

Senão, vejamos:
- na campanha anterior Godinho chama Bruno de Carvalho de Vale e Azevedo;
- o Orelhas vem a nossa casa chamar o Godinho de Vale e Azevedo;
- o Godinho não responde ao Orelhas dizendo apenas que não desce a esse nível.

Como? Não desce a esse nível? Mas não foi esse nível que utilizou nas eleições anteriores? Miar para fora e rugir para dentro? Atacar sportinguistas e lamber o cú ao Pinto da Costa? Lamber o cú ao Pinto da Costa e lamentar-se do sistema instalado em Portugal?

É a tal coerência de merda que tipos como o Godinho e o vitor defendem! São o CANCRO deste grande clube!

vitor disse...

Aqui está um exemplo crasso do que acabei de referir, adeptos e candidatos que não chegam a perceber que se o SCP vai para eleições foi porque a actual direcção já renunciou! E hipotecam logo aqui qualquer hipótese de sairmos mais fortes outra vez do novo processo eleitoral! Onde interessava discutir o futuro e não o passado!

E sim julgo saber que o Figo também jogou no Pastilhas!? E quando representa a sua Fundação também é benfiquista!? Aqui está uma linha de argumentação que julgo que ninguém vai rebater! A elevação que se pede neste caso é mesmo de estrato etário!

SL

Ronaldo disse...

vitor disse
"Onde interessava discutir o futuro e não o passado!"

Discutir o futuro é, utilizando o mesmo método das eleições anteriores, chamar BdC de Vale e Azevedo e continuar a culpar a MAG pelo desastre do passado?

Estes tipos pensam que sabem muito... E a verdade é que continuam a enganar alguns tolos...

O importante é os PPC desta direção continuarem com as rendas da casa totalmente pagas... Isso sim é importante!

vitor disse...

Parece-me evidente que o paralelismo a que o jornalista em causa procedeu diz respeito a um possível candidato e não ao presidente do SCP ainda em exercício no facebook! E por questões também evidentes e similares, a continuidade da ausência de resultados que levam sempre alguns adeptos ao desespero! Nem todos tendem a valorizar em demasia coisas mais virtuais que reais, por mais que se lhe reconheça a capacidade de alienar gente mais nova!

E também aqui não se percebe bem o drama! Os critérios de valorização de uma candidatura variam consoante os adeptos! Campanhas pela positiva deviam ser sempre mais valorizadas que a vontade expressa de alguns em continuar a puxar e a arrastar o clube pela lama, talvez para chafurdarem mais à vontade onde mais lhes convém! Ao fim e ao cabo é uma forma de viver o clube como outra qualquer e ao mesmo tempo também bem indicativo do carácter de cada um!

SL

Ronaldo disse...

vitor disse

"Campanhas pela positiva deviam ser sempre mais valorizadas que a vontade expressa de alguns em continuar a puxar e a arrastar o clube pela lama, talvez para chafurdarem mais à vontade onde mais lhes convém! Ao fim e ao cabo é uma forma de viver o clube como outra qualquer e ao mesmo tempo também bem indicativo do carácter de cada um!"

Puxar e arrastar o clube para a lama? Depreendo que queira dizer puxar o clube um pouco mais para cima, certo? Pois o actual estado do clube é de tal forma catastrófico que "lama" nem será o termo que melhor caracteriza a miséria em que a vocês colocaram o clube.

Chafurdar? Mas isso é um termo digno de ser utilizado pela sua elite social? Mas isso é discutir o futuro e não o passado?

Fui ao dicionário e procurei chafurdar. Encontrei isto:
- lamber o cú ao Pinto da Costa durante todo um mandato e, ao mesmo tempo, queixar-se do sistema
- rever-se nos dirigentes que levaram o Sporting Clube de Portugal ao seu actual estado calamitoso e pretender prolongar tal agonia
- não questionar o facto de PPC andar a pagar rendas de casa, contas de supermercado e iPads para a mulher a partir de contas do clube.

Sabes, seu porco, eram 5 folhas a falar da merda onde vocês chafurdaram durante todo este tempo mas só tive paciência para ler os 3 primeiros pontos. Mas tu sabes os outros de cor...

Carlsberg disse...

Vitor,

Já começaste com a campanha que o Tio Zé Maria pediu??

Realmente não perdes tempo!!!

Figo, um benfiquista ferrenho que tinha tanta pressa para fugir do SCP, que até assinou por 2 clubes em Italia!!

Que vergonha!!! Qualquer lista onde Ricciardi(mais um em tribunal) esta incluido é para descartar, pois é para arruinar com o SCP!!


SL

vitor disse...

Cada um estabelece os paralelismos que bem entende e é bem verdade que demagogia e populismo sempre colaram com desespero!

Os castigos vergonhosos anunciados hoje pelo CD são bem elucidativos da vergonha que é o sistema completamente bipolar que domina o futebol português! E este sim devia ser sempre o tema para alguns dos nossos comentadeiros que apreciam mais a lama!

A única obrigação que todos os candidatos têm com o clube e com os adeptos é de uma campanha pela positiva que abrace o futuro sempre em prol do SCP! E é este espírito que vai eleger o próximo presidente do SCP!

SL