quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Lista e Projecto

Antes de falar nos nomes e no projecto em si, hoje ironicamente diziam-me que bons candidatos ao SCP eram aqueles que tinham o nome no banco de portugal que esses de certeza que a banca não gostava deles. Pelo que se ouve é condição para se ser um bom candidato ter problemas com os bancos.
Registo um nome que me agrada, Jorge Bacelar Gouveia, um nome competente para a função, boa escolha a meu ver. Vicente Moura do lado oposto a pior escolha de todas, muito fraco, penso que até os apoiantes concordam... pelo menos concordavam! A restante lista recheada de nomes desconhecidos (o que é uma vantagem) e de políticos ou ex políticos.
Uma coisa parece-me evidente a lista está completamente centrada em BdC. One man Show como e bem disseram aqui.
Vamos então ao projecto, por muito que venha a ser criticado, as 120 medidas ou propostas como lhe queiram chamar são processos de intenções muitas delas já em pratica. Ali não está solução nenhuma para os problemas do clube, as soluções só se vão saber em debate, quando tiver o contraditório, ai sim as coisas vão finalmente se clarificar.
No futebol destaco a proposta 8, onde refere que vão existir 3 homens fortes para o futebol com a supervisão do presidente como é lógico. A proposta 12 onde se garante a aposta na formação. A proposta 14 onde volta a "conversa" da preparação física e onde afirma que e passo a citar "sendo a mesma definida pelo departamento específico e com acompanhamento do treinador da equipa principal" e eu pergunto qual é o tótó do treinador que aceita que seja um departamento específico fora da equipa técnica que define a preparação física? A proposta 19 tem "pouca" demagogia, quem compra pensa sempre que o jogador será uma mais valia para o plantel, pode acertar ou errar mas quando se contrata não se acha, penso eu, que o que temos é melhor, gostava até de saber qual é o clube ou director desportivo que cumpre com esta medida. Noto que os 50M do fundo russo não constam neste projecto, nada de mais.
Na Comunicação, Marca e Reputação, destaco a proposta 39, obviamente a sportingtv é fundamental para a expansão do clube. A proposta 47, onde pretende bater o record do ano passado. A proposta 54 onde pretende o regresso dos concertos, financeiramente é indiferente para o clube, o que se ganha no concerto perdemos na troca do relvado com os problemas consequentes que todos sabemos. Mas admito que Alvalade sempre foi o local dos grandes concertos em Portugal. E por ultimo a proposta 55 a venda do naming do estádio e do novo pavilhão, do pavilhão quem se chegar com 10/12M para o colocar de pé tem o naming por 10 anos parece-me simples, porque fazer um pavilhão junto do estádio por 4M até se faz, mas não se faz o pavilhão que o SCP precisa! Sobre o Naming do estádio foi incompreensivelmente chumbado pelos sócios.
Nas finanças, proposta 57, renegociar dividas a fornecedores "em condições a determinar". Proposta 58, reestruturação da divida como é lógico contempla a renegociação que estava a ser tratada... com o diabo do Ricciardi. Proposta 59, a tal auditoria de gestão, que a façam! Se houver crime e culpados que os metam atrás das grades e paguem por isso financeiramente. Proposta 63, tectos salariais na liga, tectos salariais sempre houve em todo o lado, nem que não seja que é o limite que o clube pode pagar, isso já existiu no SCP no tempo de FSF por exemplo. Tectos salariais na Liga quando as recomendações da Uefa falam numa % das suas receitas... Por acaso até nos dava jeito, o FCP nunca tinha pago os 8.5M ao Hulk na época passada 4x mais do nosso jogador melhor pago. Proposta 79, entrada de investidores sem perder a maioria, a minha pergunta é simples a que custo? Dinheiro vindo da banca é mau, vindo de um investidor mesmo que em piores condições passa a ser bom? Se metem o dinheiro que precisamos e ainda conseguimos manter a maioria da SAD, OPTIMO!
Modalidades, proposta 102, todos queremos um pavilhão junto ao estádio. Em relação ao património sinceramente não fiquei esclarecido com a proposta 113 que refere a expansão da academia de Alcochete, expansão em que sentido?
Foram 120 proposta que até acredito que tenham sido feitas com boa vontade, mas ao contrario da maioria para mim o que realmente interessa é a resolução dos problemas do clube mas isso tenho a certeza será discutido nos debates que desta vez vão ser muitíssimo mais produtivos. A esmagadora destas medidas servem a qualquer candidato, a duvida para este ou para qualquer um é se tem qualidade e capacidade para as realizar ou continuar o trabalho.
Saudações Leoninas

17 comentários:

Unknown disse...

Revisor até estou para ver a tua análise aprofundada ao programa do bancário do BES se é que alguma vez existirá! Quando se é casmurro não há nada a fazer. Trata-te homem!

LeaoCapel disse...

"Antes de falar nos nomes e no projecto em si, hoje ironicamente diziam-me que bons candidatos ao SCP eram aqueles que tinham o nome no banco de portugal que esses de certeza que a banca não gostava deles. Pelo que se ouve é condição para se ser um bom candidato ter problemas com os bancos."

Não palerma. Não está em causa um bom candidato ter o nome manchado no Banco de Portugal ou ir comer a sopa à Santa Casa.
O que está em causa é o tipo de relação que se quer estabelecer com a banca: relação de subserviência e subjugação como tem sido até aqui vs relação de paridade, negociação e colaboração que é o que se pretende para o futuro.

Um Presidente com uma boa relação com as instituições bancárias, sem dúvida, mas representativo dos sócios e que tenha voz de comando.

Fartos estamos nós de fantoches suportados por uma pequena elite de marialvas verde-azulados, sempre dispostos a baixar as calcitas ao Espírito Santo ( e não me refiro à figura biblíca, como é óbvio) que neste caso será o Pai que os concebeu.

Quanto ao resto, estou como tu. Aguardo pelos debates e aguardo claro está pelas ideias do candidato da situação.

SMiK disse...

Onde posso encontrar essas propostas?

Obrigado.

SMiK disse...

Já vi que está no post anterior.

Sérgio disse...

Caro LR,

Muito o tenho criticado pela sua obsessão por BdC, mas no entanto não posso deixar também de reconhecer com publicação da proposta do BdC não procurou a critica fácil e leu a Proposta da candidatura da Lista A na integra.

Quanto à lista de "intenções" tem ideias boas ou outras menos boas, mas no fundo o que marca esta candidatura face às restantes é a capacidade de liderança de BdC a sua habilidade frente às "provocações" dos media.

No entanto o melhor estará par vir com os debates.

P.S: O LR esqueceu-se de mencionar a frase que acaba por marcar esta apresentação:

" Bruno de Carvalho exigiu que Godinho Lopes regularize todos os compromissos antes de sair do Sporting, caso contrário a sua primeira medida – caso seja eleito presidente – será responsabilizar civil e criminalmente toda a direção demissionária do clube"

Mais nada ...

Riga/V-1-Boy disse...

lr

confesso que tinha as expectativas mais em baixo em relaçao a BC, mas gostei da CI, podemos criticar, ou nao gostar, mas aquele estilo "arrogante" até a responder aos jornalistas é algo que falta ao clube.

a parte da expansao da academia, nao é mais do que se tem feito até agora e aproveitar os planos de expansao no estrangeiro que estavam a ser negociados.

tal como há 2 anos BC é a minha primeira aposta, a ver se nao estraga tudo na parte de debates como há 2 anos.

o Couceiro é que já foi entalado e ainda nem se apresentou

leao revisor disse...

Leaocapel e Sergio

O que ele disse é o género de tipo de coisas que fica bem para o publico apenas.

Como já disse nos comentários do ultimo post, Cintra e João Rocha (apenas para citar 2 exemplos fora os ultimos 17 anos) deixaram o clube com contas (e grandes) por pagar.

Se existe crime é uma coisa agora pelo simples facto de ficarem por pagar é outra, a menos que ele assuma que não tem soluções para o fazer.

Unknonw

Disse isto antes e continuo a dizer, prefiro que me apresentem 5/6 propostas concretas sobre o clube do que 120 destas. Não tenho nada contra estas sinceramente mas isto já se faz, leiam com atenção nos reais problemas do clube nada de concreto existe.

Mas tambem não acredito que haja em outro, por isso digo que isto dos projectos é muito interessante para quem quer ver a coisa pela rama, importante vai ser nos debates quando as 120 propostas para encher o olho de nada servirem e ter que aprofundar "as condições a determinar" por exemplo. Ai sim começara a festa.

Mike Portugal disse...

Também já li o programa do BdC todo. A grande maioria dos pontos apresentados, penso que poderiam estar em qualquer lista (pontos como a aposta na formação ou a SportingTV) e alguns já estão feitos, como a expansão da Academia, que já existe em vários países.

O que eu quero ver é mesmo as pessoas que ele vai meter a gerir o futebol e as ideias que tem para resolver os problemas financeiros e desportivos do clube.

Finalmente quando à perda da maioria na SAD, já sabíamos que ele é contra e Couceiro não se importa de a perder. Eu fico na mesma em qualquer uma das opções. Não me chateia se ficarmos com a maioria e não me chateia perdemos a maioria, já que para os mais medrosos, o facto do clube perder a maioria não significa que perca o controlo, uma vez que o resto da percentagem irá ficar diluída por vários investidores.

anonymus disse...



Suponho, digo bem suponho, que a direcção demissionária (foi obrigada a fazê-lo) só pode dar seguimento à gestão corrente.

Depois do dia 10, que não está autorizada a tomar qualquer rsponsabilidade que engage o Clube junto da banca, para conseguir a liquidez necessária para pagamentos, aliás como acontece com um governo, depois de demissionário.


Mas isto sou eu que o digo.

Fico à espera dos "especialistas" habituais...

5 Junho disse...

Listas....meeeh. Entre desconhecidos (positivo) , e cacique autarca (negativo) , a coisa não é nada de especial. Provavelmente , tirando o conselho directivo não estou a ver em votar em qualquer outro orgão.

Mas no cd , agrada-me a pessoa da area das finanças e respectivo vogal.

Propostas , são as basicas. Maioria do Sporting na Sad , Auditoria de Gestão , e Responsabilização caso seja exista dolo. Referiu outra coisa , e ainda bem , que se chegar ao clube e esta direccao não tiver cumprido com a sua obrigação até ao dia 23 , será obviamente processada. Pareceu-me tão basico isto , que já tinha referido aqui no blog.

De resto , o revisor que nesta fase parece pertencer as secretas , com as indirectas e tal...tinha referido que se calhar iamos ficar surpreendido com as listas de ruptura e continuidade...parece-me que saiu furado. Por muito fraco que seja a lista , não vislumbro lambuças , nem ninguem ligado á gestão do clube nos ultimos 20 anos.

Se alguem tiver prai transcricoes ou videos , que colocasse aqui que eu só sei do pouco que li na imprensa.

5 Junho disse...

O naming foi "incompreensivelmente " chumabado pelos sócios ? lol

E as alienacoes de patrimonio ? A fusao da spm ? As vmoc's ? E todo e qualquer orçamento aprovado que nos levou para o fundo ?

Já foram decisoes compreensiveis ?

Se existe coisa que eu já percebi nos socios do Sporting é que são muito conservadores. Se não dominam o assunto , acreditam em quem confiam. Mas se lhes falam em mudar o nome do Estádio...a coisa pia mais fino. Tal como acho que uma mudança para minoria na sad , poderá ser chumbada. Esta então é o maior ataque ao associativismo em 100 anos de historia, e promete destroir toda a base do clube. No dia em que o Sporting perder a sua maioria , rapidamente deixará de existir na sua orgânica natural. Por mim nunca serei sócio nessas condições.

Eu nao tenho nenhum problema com o naming mas , acho bem que os estatutos definam o nome do estádio. Cada negocio , deve ser avalizado numa ag.

Simples , ético , democrático.

Os sócios existem para decidir. A legitimidade das direcções para alterações profundas na raiz economica , financeira e social do clube tem de ser extremamente limitada. As direccoes são eleitas para gerir. Os sócios para decidir !

farinha amparo disse...

Revisor dixit:
"prefiro que me apresentem 5/6 propostas concretas sobre o clube do que 120 destas. Não tenho nada contra estas sinceramente mas isto já se faz, leiam com atenção nos reais problemas do clube nada de concreto existe"

1º ficámos já a saber, de fonte segura, que o Couceiro apresentará só 5/6 propostas.

2º resta pouco para saber quantos mortais encarpados à rectaguarda o Revisor vai fazer, com a ajuda do Frischknecht, para concluir: o programa do Couceiro contém todas as soluções que procurávamos.

leao revisor disse...

Farinha Amparo

Já disse, só se vai saber as soluções nos debates quando um apertar com o outro.

Os programas são uma treta, um monte de frases feitas, bonitas para enganar tolos que não têm conhecimento nenhum do clube.

farinha amparo disse...

Ah, ok, o programa não interessa, só os debates entre eles
Portanto, já percebi que não vais dizer nada sobre o programa de Couceiro.
Só o BdC é que não presta.
Depois entras em blackout e não falas sobre os debates para não perturbar o bom andamento da campanha, onde apenas serás um anti-BdC.
Tipo Cunha Vaz, que até já admite fazer uma perninha só para que BdC não seja eleito
Compreendido.

leao revisor disse...

Farinha Amparo

É preciso ter uma paciencia!

O que eu digo é que destas 120 medidas, muitíssimas já são feitas! Outras todos querem fazer (pavilhão e sportingtv) mas não dizem como e ainda temos as ridículas.

O que eu quero é por exemplo dizer como se vai arranjar financiamento para o pavilhão, para o que temos que pagar até ao final da época, sobre a reestruturação com a banca, sobre os investidores, quais são as condições?

Isto sim é que me interessa e não 120 propostas de conversa fiada!

Compreende?

E nos debates é que se vai ter uma ideia mais clara, porque os candidatos vão explorar os pontos fracos do outro candidato e ai sim teremos hipótese de ver os argumentos de um e de outro, entende?

farinha amparo disse...

Entendo, entendo. Perfeitamente.
Estou esclarecidíssimo.
Só detalhas as críticas pontuais ao programa de BdC. Sobre Couceiro..., bem, aí é diferente. Aí aguardarás pelo teu período de hibernação para te pronunciares para com os teus botões.
Tranquilo

jcnaguiar disse...

leaorevisor as propostas mais que nao sao o caminho a seguir, se ja são feitas ainda bem, esse é o caminho para continuar, nao é palha como dizes, é dar uma linha da orientação que se vai dar. falas especificamente num ponto em que so se contrata jogadores estrangeiros se forem mais valias, e enganas-te quando dizes q é sempre assim e aqui acredito que se refiram a algum estrangeiro no qual o investimento seja superior a 3/4 Milhoes.. cm fazem benfica e porto quando vao buscar aqueles putos que ninguem conhece mas dão 5/6 milhoes por eles. as propostas são basicas sim.. mas sao tao basicas que nao é o que se tem seguido, são propostas nas quais a maioria comenta e afirma que ja deviam ser postas em praticas aqui na blogosfera cm por exemplo a de uma equipa baseada na formação com 5 referencias, ou um maior investimento no departamento de scouting para as analises serem mais objectivas, a propria expansão da academia tb é uma boa hipotesse, sendo que benfica e tambem braga vao investir nisso nao podemos dormir na sombra da bananeira achando que ja somos os maiores na formação, devemos sempre crescer e por isso parecem-me ser sempre medidas certas. pra mim o mais importante e que nao referiste é.. quem será a equipa de 3 elementos que suportará todo o futebol juntamente com o técnico e com o presidente e como pretende ele reduzir os custos como diz transformando-os em receitas. de resto mais que nao sao que linhas orientadoras, nunca demasiado aprofundadas porque isso nunca ninguem o fez.