quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Eleições

Deixemos-nos de conversa fiada, pois o momento pelo qual todo e qualquer sportinguista com dois palmos de testa está a chegar. Eleições à vista.
Sempre fui contra o populismo, aventureirismo de alguns para-quedistas  mas o estado a que o nosso Sporting chegou deixou me aberto a toda e qualquer proposta. Como andámos nos últimos anos é que já ninguém aguenta. Isto parece-me claro.
Nas anteriores eleições nem sequer pus em hipótese votar BdC, pelo seu discuro e projecto. O resultado que obteve surpreendeu-me. Nas próximas eleições ouvirei todas as propostas e projectos com a mesma abertura sem estar à partida viciado para qualquer um dos lados.
Na minha opinião pessoal, gostaria que não existissem mais de 3 listas a concorrer, para não segmentarem tantos os adeptos, e que ganhe alguém com uma vitória expressiva e nos unamos de vez em torno de um projecto em que todos acreditemos. Só assim seremos mais fortes.
BdC será um candidato óbvio (até pelo que aconteceu no último acto eleitoral), haverá o chamado candidato da continuidade (aquele "apoiado" pela banca e que não romperá totalmente com o passaado recente) e gostaria que aparecesse um terceiro (claro que não Carlos Severino) sem ligações nenhumas ou vicios antigos. Um nome "tipo" João Rocha Junior, ou algo parecido, uma cara nova que não seja conotada com nada.
Gostava (mas não acredito) que a campanha fosse limpa, sem acusações ou baixo nível, e se discutisse o Sporting. Como arranjar dinheiro, que estratégia para o futebol, etc.
Dada a data das eleições (Março) não creio que seja altura para populismos com anúncios de treinadores ou pré-acordos com jogadores. É preciso é que cada um explique o seu projecto com elevação e clareza que depois cá estaremos nós, todos, para decidir.

29 comentários:

Endho disse...

1. Discordo completamente da necessidade de elevação. Este é o momento para discutir o futuro do clube e se isso implicar debates a ferro e fogo, que seja. É preciso é esclarecer os sócios para que depois das eleições exista verdadeira união.

2. Repudio frontalmente a maneira como a possibilidade Couceiro foi tratada. A maneira como as notícias foram plantadas é sinal inequívoco do método croquette (mui bem relacionado junto duma certa Comunicação Social que deseja continuar a ver o leão submisso).

3. Engane-se quem pense que sou um defensor de Bdc. Sempre o considerei o reflexo da insatisfação leonina e após as eleições a sua prestação deixou muito a desejar. Se repetir os erros de casting de há dois anos, dificilmente será escolhido.

4. O que resta?

Mais do que nomes sonantes espero que surja uma equipa forte e cúmplice. Um Presidente atuante, um Diretor Desportivo competente e uma equipa escolhida pela virtude e pela capacidade e não por estrategismos eleitorais.

5. Quem quiser ser Presidente do Clube que seja frontal no seu desejo e não se acoberte nas parangonas dos jornais. Os media, sabemos bem, gostam de ver outras cores como vencedores...

Jalex disse...

Subscrevo inteiramente.


Estou disposto a ouvir todas as propostas,não tenho para já um candidato em mente.

Gostaria de ver sobretudo elevação e que se discutisse o essencial,o Sporting.

Jogos baixos,usar jornais para denegrir oponentes e outras tácticas politicas do género não deveriam ter lugar.Já chega de por o nome deste clube na lama.

Haja mais seriedade e honestidade.

Mas fique registado,quem vier fazer campanha com populismos baratos(promessas de jogadores, treinadores etc)o meu voto de certeza não vai ter.

Espero que estas ultimas eleições tenham servido para alguma coisa

Ps: A parte do Rocha Júnior vou considerar como mero exemplo(não confundam o filho com o Pai,são duas pessoas completamente diferentes).

Miguel disse...

Sem o Godinho a concorrer, creio que o nível do debate pode ser muito mais razoável e digno do clube.

Mike Portugal disse...

Para eu considerar votar num candidato, eis o que NÃO quero ouvir da parte dele:

- "Vamos ser campeões para o ano"
- "A banca vai ter que se sujeitar ao que o SCP quiser"
- "Vamos meter mais miudos da formação na equipa principal"
- "O meu treinador é X ou Y"
- "Estou a fazer acordos para comprar o jogador X ou Y"


Coisas que gostava de ouvir:

- "Vamos trabalhar o modelo de jogo SCP que é usado desde as camadas jovens até à equipa principal e ajustá-lo conforme necessário"
- "Vamos criar um plano de carreira para os jogadores, desde o momento em que assinam contrato profissional, para que sintam que o clube quer que evoluam da maneira mais correta"
- "Iremos trabalhar com as academias que foram abertas na Asia e Africa para a exploração de talentos e de vez em quando trazer algum jogador para a nossa equipa B ou juniores"
- "A Sporting TV irá avançar como previsto por Godinho Lopes"

vitor disse...

Provavelmente deve estar aqui retratado o estado de espírito de alguns sportinguistas, uma confusão do caraças! Fartos da "continuidade", seja lá o que isso quer dizer, na minha opinião quer dizer fartos de derrotas, saudosista q.b. e aberto a qualquer coisa e não há nada mais perigoso no SCP actual que esta última faceta!

De qualquer forma gostava só de acrescentar que até o indivíduo mais conservador tem por obrigação tentar sempre vislumbrar o futuro!

Da minha parte não tenho qualquer espécie de dúvida que José Couceiro bem suportado financeiramente e bem assessorado - até em coisas ainda tão importantes como as modalidades - já dava um excelente presidente, inclusive uma das melhores figuras para conseguir unir o clube!

Para o qual, diga-se o que se disser e como toda a gente sabe ainda não há nada como as vitórias! E o SCP não parte para estas eleições à procura da união mas à procura de vitórias!

Ainda mais importante este estado de espírito também tende a incorrer naquilo que é um erro tremendo nesta fase da vida do SCP, negligenciar o que ainda falta da época! Com tudo o que pode acarretar também no futuro!

SL

5 Junho disse...

A escumalha não permite discursos com elevação...ou voces não se lembram de carlos barbosa ?

E elevação é falar a verdade.

Godinho tudo o que disse era mentira.A juntar aos insultos que distribui-o.

Canalha.

Unknown disse...

Porra João Rocha Filho??!! mas o homem até parece deficiente não consegue dizer duas seguidas...

Sérgio disse...

Exatamente Titular,

Também gostaria que não houvessem várias listas, 3/4 já seria bom.

Que não haja conotações pros contra aventureiros etc... deixemos que as listas apresentem as suas propostas e que depois os sócios votem de acordo com a sua consciência.

E que acima e tudo o próximo presidente seja um verdadeiro líder, caso contrário sucumbira a feira de vaidades que gravita em torno da nossa casa.

SL,

5 Junho disse...

Unknown deve ser a costela monarquica do blogger.

A ideia que os filhos sucedem aos pais com naturalidade , está desacreditada há seculos.

Mas ainda existe quem teime......

É pena o Couceiro não ser tão bom jogador da bola como o seu ascendente Peyroteo.

Talk Talk disse...

Independentemente dos candidatos e projectos o que está aqui em causa é uma palavra: "Mudança"
Mudar é dificil. Muito dificil. Mesmo quando estamos mal, viu-se na vontade de muitos sócios de manter Godinho Lopes, é dificil obter pela mudança!
E porquê? Porque mudar é optar pelo desconhecido!
E a questão que todos devemos colocar é esta:
Queremos manter as coisas como estão ou queremos arriscar e tentar elevar de novo o nosso Clube?

Unknown disse...

Vítor, consegue-me dizer algo que ele tenha ganho?

vitor disse...

Haja Luz,

Nem vale a pena pensar nisso, o ganhar diz sempre respeito ao treino e Couceiro não vai ser o próximo treinador do SCP! Nem sequer o próximo responsável pelo futebol e muito menos presidente!

De resto o Sporting acaba de viver uma série de equívocos, no SCP ninguém chega ao titulo mais depressa que Luis Duque! Desde o choque com Roquette que lhe foi imputado o rótulo de despesista, por quem não faz a mínima ideia de quanto gastam Benfica e Porto! As pessoas tendem a esquecer que na única altura – no passado recente - que nos aproximámos dos orçamentos dos nossos adversários mais directos fomos nós que celebramos o título!

E depois outra coisa em que parece que alguns sportinguistas agora acreditam é nos percursos imaculados no futebol?! Algo em que por exemplo Couceiro levava vantagem, os poucos anticorpos permitiam-lhe sempre mais tempo e o que isso representa de fundamental na recuperação de um grande clube!

Uma coisa é o que eu gostava que fosse possível, outra coisa e completamente diferente é a realidade! Aquilo que é preciso para se ser presidente de um grande clube como o SCP, sobretudo na actualidade, só está ao alcance de muitos poucos sportinguistas! E não vale a pena descartar já a hipótese de um futebol completamente autónomo!

De resto e muito francamente estou muito mais focado no que falta jogar da época, sobretudo até ao fim de Março! Que também deve ser a principal preocupação do próximo presidente do SCP! As eleições nesta fase da época são uma estupidez de todo o tamanho! Braga, Rio-Ave e Paços ainda vão todos perder muitos pontos! E já era previsível que assim fosse, a época mais fácil para chegar ao 3º lugar e nós no estado em que estamos?! A viver mais um período eleitoral!

SL

LeaoCapel disse...

Pronto está decidido! Com tantos elogios ao Couceiro por parte dos estarolas do costume que por aqui andam já me ajudaram a decidir o sentido de voto, no sentido negativo claro. Obrigado!




Sporting até morrer disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Vítor, penso que não percebeste bem, o problema é que influiria na constituição do plantel

Sporting até morrer disse...

Aventureirismo só me faz mesmo lembrar os dois últimos presidentes...

Por falar em BdC, dá para o homem primeiro dizer que é candidato e só depois mandares os teus habituais bitaites?

Por último, João Rocha Jr só porque sim, certo?
Sinal evidente de mais aventureirismo...

Unknown disse...

Em relação ao Luís e ao homem missão impossível,fazem falta.
É bom relembrar, que chegamos á final da taça e as meias finais da LE, na sua primeira época

hra disse...

Deixe lá o João Rocha Jr. em paz porque aquilo que sabe fazer melhor é gerir as suas discotecas.

tiscp disse...

Concordo completamente com o que diz o endhoscopy, penso alias até que terá sido a propria linha roquetista juntamente com a banca, que vendo a qualidade que a nação sportinguista lhe reconhece e sentindo a disponibilidade do mesmo para avançar, que se tenha colado ao Couceiro já que viu lá uma grande possibilidade de manter o poder, já que não me parece que Couceiro apesar de todas as qualidades (essencialmente técnicas) que tem, seja alguem com capacidade de atrair investidores.

Continuo a achar que para a SAD é um nome bastante válido e que sera um grande trunfo se alguem conseguir a sua inclusão na lista, mas para a figura de presidente fica aquem, uma vez que sera muito dificil livrar-se da influencia que a banca quer manter nas decisóes do clube.

Acho que o mais importante nestas eleiçoies sera esclarecer os socios de toda a realidade do clube e meter tudo a nu, fala-se agora na necessidade de ter a curto prazo 30M, diz-se que e 5M para salarios, esclareça-se com toda a claridade as contas do clube.

vitor disse...

Para quem tinha duvidas sobre o que foi o comportamento abusivo e completamente desproporcionado, entenda-se extrapolação de funções chegando mesmo a reclamar poderes executivos em reuniões à porta fechada, da MAG durante praticamente todo o mandato que agora entendeu interromper!

Nomeadamente através de Sampaio ROC e Barroso DD, dois senhores que para além de não perceberem nada de futebol ainda entenderam que a função da MAG é intervir sempre o mais possível na condução do futebol do clube! Quando se perde de todo o noção dos lugares e da função para que foram eleitos!

Inclusive já depois de renunciar quem é o Sampaio para vir agora dizer que o próximo presidente do SCP vai ter um 1º ano muito difícil? Será alguma mensagem ainda para o mercado? Pensará o Sampaio que ainda lhe caberá analisar os projectos de cada candidatura? Quiçá vetar possíveis investidores, talvez continuar a chumbar investimentos ou mesmo a reclamar por mais cabeças!?

Estará o Barroso disposto também a continuar a farsa? Talvez a opinar ainda sobre possíveis treinadores?

Não há palavras para tanta insanidade! Muito aturou GL! Que raio de democracia que instalaram no SCP em que a MAG é que decide o presente e o futuro do futebol do clube na SAD!? Não mudem as fechaduras que não vale a pena!

A parte em que refere que a reestruturação não estará pronta a tempo, transitando o dossier para a próxima direcção, além de não ter sido precedida de um "penso que" também podia ter sido acompanhada de "e por responsabilidade da MAG", como aliás por toda a conturbação em que enfiaram o clube!

SL

Pedro disse...

Sim vitor, o pobre do gl é que aturou...
Porra, não há mesmo paciência para isto já. Entende que pir essas e por outras que a maioria dos sócios vai cair no voto útil nas próximas eleições?

Pedro - sporting sempre

tiscp disse...

Oh Vitor toda a gente reconhece que o comportamento da MAG não foi normal nem a adequada para a função, agora bater sempre na mesma tecla e ao mesmo tento desculpar as asneiras tomadas pela direacção não faz sentido.

Por muito má que tenha sido o comportamento do barroso, a culpa e a responsabilidade pelo fracasso que foi esto mandato é de GL e da equipa que o acompanhou, se se puder chamar aquilo uma equipa.Não a volta a dar, agora e olhar para o futuro e tentar-mos escolher o melhor.

Unknown disse...

Força Bruno Carvalho!! Sem qualquer duvida voto Bruno!!

LeaoCapel disse...

http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=380943

Mais uma razão para eu gostar de Abrantes Mendes. Sem dúvida que seria o meu candidato caso fosse a eleições.
A única razão para, segundo muitos sportinguistas, ele "não contar para o totobola" é apenas por dizer as verdades e não prometer mundos e fundos.

Sendo assim, o meu voto será o voto útil. Se será em BdC ou noutro qualquer...veremos.

johnC disse...

Não consigo entender, tal como disse em relação ao que o Revisor (e outros) diz constantemente acerca do BdC, como é que dizem mal das pessoas sem as conhecerem, sem elas terem apresentado nada, sem terem estado no clube, nem feito algo publico notório que mereça critica/elogio, sem terem sido punidas judicialmente, sem nada... apenas pelo nome! É algo que não consigo mesmo compreender, seja em relação a BdC ou ao filho do João Rocha, ou o S.Abrantes Mendes, ou outro qualquer como vejo nestes comentários!
Isto só cria guerra uns com os outros, mas enfim, vocês lá sabem!

Rodrigo disse...

Resta saber quanto tempo vai demorar o sporting a recuperar desta crise, espero que não tenha sido um golpe demasiado profundo.
Temos que aprender a lutar com as armas que temos, dificilmente mais alguma vez iremos estar ao nível do Porto e Benfica, apresentam um diverso número de soluções económicas e conseguem-se valorizar no mercado como ninguém.
O caminho vai ser lento e duro, temos que nos preparar e começar apreciar a nossa equipa na medida das necessidades que iremos ter nos próximos anos.
Quando os sportinguistas conseguirem perceber isso e conseguirem ter calma necessária para esperar, os resultados irão surgir.
Mais do que resultados é necessário liderança e organização, algo que deixou de existir algum tempo pelos lados de Alvalade.
Acredito que o futuro será risonho, vamos proteger os nossos miúdos e apostar num futuro mais sustentado.

JL disse...

"Braga, Rio-Ave e Paços ainda vão todos perder muitos pontos! E já era previsível que assim fosse, a época mais fácil para chegar ao 3º lugar e nós no estado em que estamos?"

Foi nisto que esta Direcção e as todas as outras desde Roquette transformaram o SCP, com o alegre beneplácito de gente como o vitor: num clube que tenta aproveitar uma boa época para chegar ao 3o lugar como se a mais nada lhe fosse permitido aspirar, e que espreita ciosamente os seus adversários directos Braga, Rio Ave e Paços, na esperança de aproveitar os seus delizes.

Alcatrão e penas era pouco para o que esta gente fez ao SCP, é o que vos digo, e uma lista que incluísse no seu programa a expulsão de sócio de toda esta maralha não faria mais do que a sua obrigação.

SL

vitor disse...

Era importante compreender de uma vez por todas que o futebol do clube para além de cotado tem administração e MAG e não se decide nas bancadas! O Sampaio tinha acabado de ser avisado quanto custou a brincadeira! Já se devia ter calado há muito tempo! Fossem as SADs encaradas mais a sério pela Comissão e este senhor já estava a responder em sede de inquérito há muito tempo! Os adeptos em geral já deviam ter percebido há muito tempo a principal razão para os défices crónicos do futebol! Domingos Paciência até os chamou pelos nomes! E não percebem porque não querem, da mesma forma que alguns ainda andam a congratular 2 putos e não tarda e vão ter a prova do que foi orquestrado contra a direcção e por inerência contra o clube!

A marca Sporting não chega ao anedotário nacional por realizar uma má época ou por trocar de treinador, nem há nada mais normal no futebol! Só no SCP é que o treinador adjunto não pode tomar as rédeas da equipa, ainda por cima com muitos constrangimentos financeiros! A partir daí tudo o que aconteceu de mais anormal aconteceu devido à guerra que se instalou e também só não percebe o quanto é lesivo para a equipa quem não quer! Para quem não dispensa os saltos altos o clube vai sempre continuar a ser muito apetitoso! E este é que é o principal problema do SCP, desde há muito e não tem nada a ver com incompetência! Esta MAG pode e deve ser responsabilizada por vários Milhões de prejuízo que a SAD vai voltar a acumular, quando estatutariamente até uma criança sabe que nunca lhe competiu dizer uma única palavra que fosse sobre o futebol do clube, que a equipa pratica ou deixa de praticar, se o treinador treina ou deixa de treinar, se o DD compra ou deixa de comprar! E vamos chegar ao fim do mandato e não se passou nada no futebol que a MAG não tenha comentado! Isto tem um nome e sempre para prejuízo do SCP!

SL

p.s. ninguém tinha mais gozo que ver os "competentes" a liderar o clube! A preocupação de início não era a Champions de certeza!

LeaoCapel disse...

Vitor, vai tomar os comprimidos, anda.

Se os problemas do Sporting fossem só no futebol estávamos nós bem.

E caso não te tenhas apercebido a maior parte do pessoal já se está a cagar para a MAG e para essas paneleirices todas.