sábado, 9 de fevereiro de 2013

12 dias

Faltam 12 dias para o fecho da entrega das candidaturas. Severino duvido que reúna 1000 votos para a sua candidatura ser aceite e BdC não terá esse problema.
No inicio da próxima semana as coisas vão aumentar o ritmo e a formalização das candidaturas deverá ser o ponto alto.
Muitos nomes têm sido avançados, a maioria desmentidos pelos próprios mas nesse período têm tempo de levar o carimbo de continuidade/banca ou de paraquedistas.
Não querendo entrar muito em nomes (ainda) durante algum tempo pensei que Oliveira fosse um nome muito interessante e forte para qualquer candidatura, nessa altura não me passava pela cabeça que ele era o maior investidor individual da SAD do FCP. Penso que isso invalida qualquer possibilidade de pertencer a qualquer candidatura ao clube.
Para quem se prepara para dizer que o que interessa é o projecto e não nomes eu digo, como sempre disse, apresentem-me um projecto com poucas propostas mas reais. Projectos que são uma lista infindável de suposições ou algo que se já está em funcionamento servem para quem não tem conhecimento nenhum do clube.
Preferia muito mais que um candidato me diga que vai assinar e propor a aprovação dos sócios a reestruturação financeira negociada pela anterior direcção ou que por exemplo tem um acordo com o Banco/investidor X para resolver os problemas de tesouraria do clube e isso permita-nos uma estabilidade financeira a médio/longo prazo permitindo cumprir com as nossas responsabilidades.
Saudações Leoninas

34 comentários:

Endho disse...

A doze dias do fecho da entrega das candidaturas tudo está ainda por definir.

Existe muita polémica em torno de Bdc, simplesmente porque há muita gente que não aceita o descontamento da massa adepta leonina. O clube cristalizou-se e é preciso quebrar essa letargia.

Nesse sentido, Bdc, se quer ser o próximo presidente tem um longo percurso a fazer e não pode contar com o ovo no traseiro da galinha (leia-se a percentagem de votos que recebeu).

Já tive a oportunidade de referir que Luís Figo é dos poucos nomes que pode "ganhar" estas eleições. Porque, muito para além dos problemas de tesouraria, das deficiências do plantel profissional, o Sporting debate-se com um défice de afirmação institucional.

A entrada de Figo seria uma mais valia em várias vertentes: visibilidade internacional, experiência de alta competição, competitividade.

Claro que muitos irão encontrar-lhe todos os defeitos do mundo (infelizmente, existem muitos adeptos com standards que o próprio Cristo teria dificuldade em acompanhar...).

O Sporting não precisa só de dinheiro, necessita de garra, competência e sede de vencer. Figo fez a sua carreira em torno destes predicados (e, não escondamos - gosto pelo pilim - mas desse defeito, quem não padece, afinal?)...

tiscp disse...

Figo, embora com todos os anti-corpos que veio criando em Alvalade nos ultimos anos, poderia fortalecer, e muito, a imagem do clube em termos internacionais, podendo ser igualmente uma mais valia na procura de investidores externos, alem da estreita relação que mantem com Jorge Mendes.

Gostaria de ver Figo numa candidatura que assumisse a rotura com o passado recente, mas tendo em conta que quem esta por detras desta pseudo-candidatura são alguns dos notáveis sportinguistas,já se vê que a mesma é a grande aposta da linha da continuidade.

Esperemos é que não se opte como da ultima vez pela composição da equipa apenas pelos nomes e para vencer as eleiçoes, sem que exista uma estrategia comum e em que cada um tinha uma ideologia diferente do rumo a seguir.

Quanto a mim seria importante nestas eleições é que os candidatos assumissem com clareza e objectividade qual o projecto, os objectivos que tem para o clube e que apresentassem garantias de que o projecto seria sustentavel para o mandato. Isto é, que não volte a acontecer como com GL, que apostou todas as fichas e apos um ano de projecto falhado mude completamente a estratégia, ou seja se se pretende investir na equipa esse investimento tem que ser continuado e com objectivos definidos, se for outra a estrategia é assumi-la e apresenta-la com clareza aos socios.

Não podemos voltar a ser enganados, tem que se falar a verdade de uma vez por todas.

mana disse...

LR neste momento excluis algum nome, independentemente do projeto que possa apresentar?
Obrigado

Pedro disse...

Desta vez será mais complicado ir buscar velhas glórias dado que GL fez o especial favor de pôr lá todas. Desde a marcação de hoteis até tirar bolinhas em sorteios é tudo feito à grande com ordenados de 20000 euros para cima.

Figo é realmente dos poucos que não embarcou na conversa há 2 anos sendo por isso o "activo" mais apetecivel e concorrido! Não é à toa que um grupo de "notáveis" já o quer... Seja lá qual for o significado de notável...

Endo,

É realmente importante ter nomes com garra e que saibam o que é o sporting. Não podemos é só ir atrás disso... Se figo concorrer com a tropa do costume vai ficar a fazer a mesma figura que manuel fernandes, vidigal ou beto. Desta vez os sócios deverão querer mais do que nomes! Nomes, função e em que medida poderão ser realmente úteis. Farto de betos em sorteios e manuel fernandes a ler recados estou eu farto.

Pedro - sporting sempre

JMM disse...

Miguel Ribeiro Teles
Luis Figo
José Couceiro

Admito que gostava de ver pelo menos um dos três.

Pedro disse...

MRT - não obrigado.
Figo - se disserem em que funções. Acredito que poderá ser muito útil.
Couceiro - nunca fez nada que me entusiasmasse como treinador ou DD. Para outro cargo nem percebo porque surge o nome de tal personagem.

Pedro - sporting sempre

Sporting até morrer disse...

"...durante algum tempo pensei que Oliveira fosse um nome muito interessante e forte para qualquer candidatura, nessa altura não me passava pela cabeça que ele era o maior investidor individual da SAD do FCP. Penso que isso invalida qualquer possibilidade de pertencer a qualquer candidatura ao clube."

Parece-me é que te custa sempre pensar correctamente...

Mesmo que não fosse investidor da SAD do FCP daria alguma vez um candidato credível?

Este é mais um que adora o Pinto da Costa e terá sempre ligações ao clube da fruta.

Ainda não chega disto em Alvalade?

É desta gente que queres no Sporting?



Quanto aos candidatos dizerem que vão assinar e propor a aprovação da reestruturação financeira negociada (?) por GL, só mesmo um candidato ligado às últimas gestões é que o poderá fazer.

Algum dos candidatos já anunciados conhece em pormenor essa reestruturação?

Algum de nós sabe alguma coisa sobre a reestruturação?

Dá cá 40M que eu perdoo-te 60M e ainda te coloco o resto com taxa de juro de 1%?

Ainda acreditas nisto?

O BCP ainda ontem anunciou prejuízos de mais de 1.000M de euros mas vem já aí oferecer dinheiro ao Sporting...

Sporting até morrer disse...

Quanto a Figo, é o único que vejo poder tirar a vitória a BdC e até veria com bons olhos um entendimento entre ambos.

O Tiscp disse tudo sobre esta hipotética candidatura.

JMM disse...

Sporting até Morrer,

Não oferece nada porque recebe 40M no imediato coisa que não receberia noutras circunstancias.

Quanto aos moldes da reestruturação, sendo aqueles que se fala é obrigação de qualquer candidato proceder a essa mesma reestruturação e depois atribuir o devido mérito à direcção cessante.

António Oliveira para além de ser um Homem do futebol e competente é um tipo inteligente. Seria sempre bom contar com a sua competência.

De resto, MST seria um bom nome. Teria sempre a minha atenção. Dependerá também do que quer e de com quem se apresenta mas seria sempre um nome a considerar.

José Couceiro ou Figo podem ser uteis nas mais variadas funções sendo que, no entanto, preferia MST como cabeça a qualquer um desses dois.

JMM disse...

Acrescento que espero que quem quer que seja eleito tenha os interesses do Sporting em mente e, nesse sentido, analise com cuidado a reestruturação da divida e não tenha problemas em, se for o melhor para o SCP, assinar a mesma.

Riga/V-1-Boy disse...

p+ara quem leu hj a 1ª parte da entrevista de godinho lopes no record, ele diz lá que falta apenas fechar a restruturaçao financiera. e que os candidatos irao ter acesso a um documneto de como estao as coisas, e o futuro presidente irá receber o que foi feito da restruturaçao financeira e depois pode-a concluir nos moldes em que está( ou entao seguir outro caminho, mas será sempre o novo presidente a apresentar a restruturaçao aos socios) e tambem está disponivel para deixar os contactos e o estado de varias negociaçoes que tem estado a fazer e planeava fazer.

se( e friso o SE) isto for real, acho que é bem feito e sinal de boa fé.

vitor disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
vitor disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
vitor disse...

Excelente 1ª parte da entrevista ao presidente hoje no Record! Quase 2 anos c/ receitas hipotecadas! A verdadeira aposta na formação foi a criação da equipa B! Nunca duvidei que o investimento feito em vários internacionais para sustentar a integração dos putos é facilmente duplicável, independentemente dos resultados! Os adeptos das modalidades devem pensar que o céu vai cair e que o Mundo está louco!

Todos os dossiers mais importantes interrompidos a meio! Sportinguistas que não acreditavam na alienação da maioria do capital da SAD já perceberam há muito tempo que isto só vai lá com um investidor maioritário! Há muita gente em Alvalade a precisar de 1 dono e de 1 açaime!

Força Sporting!

SL

Endho disse...

Pedro

O facto de Figo vir não é importante apenas pelo seu nome (e twens toda a razão quando falas no procedimento realizado por GL). Neste caso, a situação para mim é muito diferente.

Acredito que Figo só entrará em Alvalade se considerar ter todas as possibilidades de ter êxito. Considero-o um fanático pelas vitórias (ao contrário da legião de oportunistas que se bandeou para o lado de GL).

Ele pode ter todos os defeitos do mundo, parvo não é um deles...

cmps

vitor disse...

«A caminho dos 5 milhões de resultados positivos»

Em 2014, quem for presidente do Sporting terá mais valias para aplicar naquilo que bem entender!

SL

JMM disse...

Vitor,

Por isso digo que o Presidente que vier terá muito melhores circunstâncias que aquelas que GL encontrou.

É importante (crucial!) que quem vencer (seja BdC ou outro qualquer) saiba aproveitar o que foi feito de bom assim como reconhecer o mérito de quem o fez.

SL

PS: Mantenho esperança nas três figuras que referi, Figo, COuceiro e MST. Especialmente neste ultimo. Ganhava o Sporting.

vitor disse...

JMM,

E o que eu digo é que mesmo sem dinheiro o trabalho estava a ser feito, tal como prometido e em todas as áreas! Nem ninguém fazia 1/4 em meio mandato como o clube estava!

E mandam-se embora os responsáveis pelo futebol porque não acertaram logo com o treinador? E o presidente quando até já tinha acertado?

Já vamos ver quem é tem cabedal para assinar o papelinho para o que falta realizar da época! E se chega ou não a haver novo presidente para abrir outro!

E ainda antes de mais e com o ambiente entretanto criado o que era mesmo positivo era ver a equipa voltar às vitórias já no domingo!

SL

jpinto disse...

LEão revisor

Resumindo o teu post

Não ninguem capaz além de Bruno de Carvalho, mas esse é que não !!!

Apelidar candidatos como sendo da continuidade, so porque sim é tão estupido como chamar Vale e Azevedo a alguem sem fundamento.

Mais estupido ainda é que GL fez muito pior ao Sporting que o proprio Azevedo fez aos lampiões.

Unknown disse...

Vítor
"! A verdadeira aposta na formação foi a criação da equipa B! Nunca duvidei que o investimento feito em vários internacionais para sustentar a integração dos putos é facilmente duplicável, independentemente dos resultados"

Já debatemos aqui algumas vezes sobre este assuntos, e parece-me que não é assim tão simples.
Para mim o modelo certo era este, bons jogadores, a preços de saldo. Jogar para ganhar todos os jogos, com uma pressão praticamente insuportável, não é para todos.
Talvez o Eric, de momento não há mais ninguém.

tiscp disse...

Tambem gostaria de ver o Figo numa outra lista encabeçada por um verdadeiro sportinguista, e se a ele fosse possivel juntar Couceiro melhor, para mim uma possivel combinação poderia ser D. Ferreira, Couceiro e Figo.

Os 2 primeiros no debate da Bola, mostraram muita cumplicidade e ideias comuns, penso que não seria de descartar uma coligação entre ambos.

Quanto ao Figo, sobre o seu caracter e como pessoa ja todos sabemos do que se trata, mas tendo em conta os dividendos que nos poder trazer, terá que ser obrigatoriamente de considerar.

vitor disse...

Haja luz,

Já debatemos mesmo e também já por mais que uma vez referi o que é que contribuiu para a nossa insatisfação.

Não nos terem deixado ir à Champions e a saída dos 2 responsáveis pelo futebol! Em Alvalade nunca param de pedir cabeças e depois com o clima que se instalou não basta estalar os dedos para aparecer um investidor, minoritário que fosse! Nas actuais circunstâncias muito já se arranjou!

Em todos os clubes os jogadores que chegam comprometem-se com um projecto e com determinadas pessoas! E sem Carlos Freitas não vai ser fácil voltar a contratar uma série de jogadores!

Claro que eu também concordo que o sucesso dos putos depende sempre da maturidade da equipa! No fim de contas no espaço de tempo em causa não aconteceu assim nada de tão anormal!

E convencer disso os papagaios do costume? Ou os que estão de fora que parece que bastava uma época para serem campeões europeus com ou sem dinheiro!

Nunca vai ser possível nenhuma avaliação séria a interromper os mandatos de forma sistemática!

SL

Ao serviço da República disse...

Na minha opinião GL "apenas" falhou no futebol sénior. Tudo o resto fê-lo bem. Mesmo na vertente financeira e mesmo tendo em conta a subida do passivo; Se é certo que subiu o passivo, também temos uma equipa com muito maior potencial, financeiro e desportivo.

Talvez por ser economista, tenho uma dificuldade enorme em me esquecer do passado e do seu contexto. Já tenho 25 anos de Sporting a "sério" e quando faço as minhas "criticas" ao presente e/ou ao futuro, tenho a mania chata de não ter a memória curta. Não vivo as coisas sobressaltado.
No ano passado chegámos a acreditar. No ano passado. Não foi à n anos. Na era Paulo Bento, por duas vezes estivemos prestes a ser campeões. Temos das melhores, melhores, escolas mundiais, com provas dadas ano após ano. Acredito que o Sporting é hoje uma marca bem mais conhecida mundialmente, com todos (que eu percebo que haja pessoas que não lhes interessa nada disso, mas eu interesso-me)os ganhos potenciais que isso implica. Ao nível das modalidades, penso que não tem corrido nada mal. Isto para dizer que nem tudo está mal no reino do leão. É preciso que as pessoas saibam disso, para não estragar o que de bom foi feito.

Isto vem a propósito da escolha da "personagem" para nosso Presidente.
Não votei GL mas foi o meu Presidente. E foi com profunda tristeza e mágoa que assisti ao seu linchamento desde o primeiro momento, e sim, estive a noite toda na noite das eleições. Desde esse dia que não existe união no Sporting. Não podem negar esta constatação. O seu falhanço era inevitável. Pena que o dele seja também o meu e o de todos nós - espero eu. E esta verdade devia corar muita gente.

Deste modo, o que me parece lógico é que o próximo Presidente seja um homem do futebol. Um Presidente que nos garanta que o futebol irá ter sucesso. Que saiba movimentar-se no meio. Que saiba como funciona uma equipa de futebol, do que precisa e do que não precisa. Tipo diretor desportivo ou manager (lol).

A ver se assim acalmamos esta malta. Anda tudo muito nervoso...

SL
Sócio 7149

Unknown disse...

Grande análise Vítor!
É pena não perceberem todos isso.
Vamos ver se aparece alguém com uma carteira boa, porque agora os jogadores de qualidade que vierem não vêm quase dados

Unknown disse...

Vítor, no primeiro ano de mandato, fomos as meias finais da LE e a final da taça, e só não entramos na CL porque o lugar já estava " marcado"

jpinto disse...

Haja Luz

Chegar á final da taça é um objectivo alcançado ? Estamos a falar do Sporting de Espinho ???

E ficar quase em 3º - outra conquistas de GL !!!

Desportivamente foi o pior Sporting de sempre, financeiramente perdemos 100 Milhões em 2 anos
Pela primeira vez estamos envolvidos em escandalos com arbitros (ainda por cima mal feitos), andamos a fazer parcerias com um clube corrupto, e muito mais

mas pronto - chegamos à final da taça, que até é uma festa bonita e acho que até ganhamos um titulo de judo em juniores masculinos, categoria de menos de 56kg e mais de 1 metro e meio..

Pedro disse...

A culpa de domingos ter sido despedido foi de quem?

2) a culpa de sa pinto ter sido despedido foi de quem?

3) a culpa da equipa nunca ter feito exibições à altura do clube foi de quem?

4) freitas e duque foram despedidos por quem?

5) vercauteren demorou 2 meses a ser contratado e foi despedido por quem?

6) o adn do sporting sofreu enumeras mutações por responsabilidade de quem?

7) haveria tanto mais para dizer (desde pedrosas nos juvenis até aos ordenados de betos e vidigais) só que já não há paciência...

Pela conversa de alguns iluminados parece que a responsabilidade de tudo isto é... Do pai natal!

Pedro - sporting sempre

Gonçalo disse...

JMM,

"Por isso digo que o Presidente que vier terá muito melhores circunstâncias que aquelas que GL encontrou."

A sério? Isto é a sério?

Sporting até morrer disse...

JMM,

Como São Tomé, ver para crer o que vai ser a proposta de reestruturação financeira.

Até ao momento não se passou do parece que vai ser assim...

Quanto a António Oliveira, não gosto da personagem, não me parece de confiança e mexe-se em meandros que sempre me pareceram iguais aos de Pinto da Costa.

jpinto disse...

Os Anti Bruno de Carvalho estão tão desesperados que até consideram minimamente serias potenciais candidaturas como a de Figo e Antonio Oliveira

Já agora o Simão Sabrosa tem alguma coisa que fazer ???

Unknown disse...

Jpinto, vives numa realidade paralela.
Deves pensar que temos o melhor plantel do mundo, e o orçamento mais elevado do mundo, e se não ganharmos tudo é por incompetência da direcção!
Independentemente de quereres menosprezar aquilo que fizemos no pessoas» primeiro ano de mandato, é a realidade.
De quiseres discutir futebol seriamente, discuto, agora se queres fazer campanha eleitoral, não.
já agora, gostava que me explicasses, onde é que estamos envolvidos com escândalos de árbitros, e como?

Unknown disse...

Corrigindo, no primeiro ano de mandato,

leao revisor disse...

Pedro

Todos os pontos até ao 7 a culpa é do presidente, quem nunca fez nada na vida nunca terá a responsabilidade de nada, mas quem tem... tem estes problemas depois.

Quanto ao ponto 7 está a ser como vocês gostam tanto de dizer intelectualmente desonesto por uma simples razão é que o candidato que tanto gostas quis o apoio do Vidigal, do Manuel Fernandes e chegou inclusivamente a anunciar o Beto... Por isso vir aqui referir ordenados de pessoas quando se iria fazer precisamente o mesmo é estúpido.

Alias se o teu candidato vencer mete no SCP mais de 20 pessoas novas e quero-te ver a levantar cabelo...

anonymus disse...



"Ao serviço da República disse..."


Você acaba de fazer uma análise da situação actual do Sporting, com a qual estou plenamente de acordo.

A partir de agora, logo que volte a fazer um novo comentário, não se surpreenda se algum dos fundamentalistas que circulam por aqui, lhe chame alguns daqueles nomes "emblemáticos" para eles, a começar por o de LAMBUÇAS!

Eu até estou admirado que ainda não o tenham feito!...

São sempre assim os extremistas, que quando se sentem atacados nas suas "convicções" e com falta de argumentos, tratam aqueles que eles consideram os seus inimigos.